Ir para conteúdo

Construindo uma Mochila


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Será que tem algum maluco como eu aqui no grupo que também está fazendo uma mochila? Primeiramente deixa eu contar, estou projetando uma mochila que seja de 45 litros expansivel até 90 litros, isso mesmo ... depois, ela será de armação de fibra de carbono + poliuretano em paralelo e X, com a base dela reforçada com roneycomb, que é uma chapa de sanduishe de fibra de carbono x papel em formato de colméia super resistente e leve. To projetando ela toda em Catia, mas estou com dificuldade de achar material para fabricalá, principalmente Condurá, alguém sabe onde posso achar?

 

Segundo é que peguei uma mochila bem simples aqui de 30 litros expandivel para 40 litros de marca desconhecida (Nycon) que não é cargueira, e estou transformando para cargueira no sistema da que estou projetando. Falta reforça-la nas costuras e duplicar em alguns pontos o material. Alguém já fez isso?

 

Queria trocar idéias com outras pessoas. Só registrando, o meu objetivo não é economizar, mas desenvolver algo. Pois inclusive estou para comprar um Deuter Traveller ou uma Curtlo Adventure de 60 litros, e tenho uma Alpine.

 

A minha idéia é fazer mochilas leves, mas com resistencia de pesadas, usando material de alta tecnologia. Produzir para vender? Não sei, por enquanto é mais curiosidade. Estou trazendo estes materiais da contrução de aeronaves homebuilts e do aeromodelsimo.

 

Abraços.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Caraca, Márcio! Construir uma mochila! ::otemo::

Tchê, pelo visto o material tu conheces bem, e já o pessoal de SP vem pra te dizer onde tu compra tecidos... aliás, acho que até tem tópicos sobre isso..

http://www.mochileiros.com/nylon-rip-stop-e-cordura-por-metro-t16850.html

Não faço idéia de onde começar uma mochila, mas uma coisa que eu imagino que deva te preocupar é a ergonomia e a transferência de peso. Mais importante do que ter uma mochila onde vc possa carregar 50 quilos de pedras cheias de pontas, é uma mochila que te dê conforto e não te machuque com míseros 5 kg de carga :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

márcio,

eu já fiz isso!

quando eu comecei no montanhismo eu era tão duro, mas tão duro, que eu não tinha alternativa a não ser equipamentos volumosos e pesados. não cabia nada na mochila que eu tinha, que também era uma de fabricação local (uma porcaria).

resolvi então fazer uma mochilona que acabou me acompanhando por muito tempo.

usei o simples duratran 600, numa horrível cor marrom, com dois gigantes bolsos laterais e um frontal, maior ainda. a capacidade deve ter ficado em uns 160 litros, mais ou menos, REAIS. apesar da aparencia tosca, a mochila tinha umas coisas legais, tipo costuras em Kevlar, armação interna, forração com espumas de duas densidades, baixíssimo peso (uns 1,5kg) etc.

 

no final, aprendi umas coisas:

mochila tem que ser super ergonômica, "feita no alfaiate". isso faz TODA a diferença.

alças largas também ajudam muito, 8cm pros ombros e 15 cm pra barrigueira tá bom.

a qualidade do material empregado completa a tríade, sem fitas, fivelas e linhas boas a mochila desmancha.

 

nem em sonho eu boto fotos do monstro aqui, mas GARANTO que eu já fiz a petrô-terê com ela 3 vezes, passei uma semana no caparaó e fiz mais um monte de outras viagens, sempre arrancando olhares e torcendo narizes por onde passava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Perito, que tu é doido a gente já descobriu.

Agora mais doido ainda tu é se não postar fotos da mochila aqui. Especialmente destes detalhes de barrigueira, costuras, estrutura.

Sem essa de "é feia". Se tu visse minhas espiriteiras de Kaiser... ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

samuel, joga a foto aí!

 

na gringolândia tem editorias e editorias sobre fazer mochilas. é interessante. e o negócio é esse: o bom mochileiro, o aventureiro de verdade, adora desenvolver seus próprios equipos. isso sim é autonomia!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Márcio,

Tem outra louca aqui também! Estou começando a entrar no mundo dos mochileiros e agora preciso fazer uma mochila para viagem. Diferente de você, meu motivo é falta de dinheiro mesmo. Preciso de uma bem grande e vou tentar fazer o mais confortável possível. Minha dificuldade já para começar é não ter uma outra para pegar modelo e dimensões. Mas doido que se preze faz de tudo. Você pode me dizer em que tipo de loja eu encontro materiais de qualidade, apropriados?

 

Samuel,

Tem mais uma aqui querendo ver as fotos! Você não vai deixar todo mundo na curiosidade, vai?!

 

Ô Ogum,

Encontrei este site http://www.backpacking.net que tem dicas de gente que fez mochila, barraca, saco de dormir, fogareiro. Você saberia me dizer um site legal que dá dicas para confeccionar uma mochila?

 

Obrigada gente por qualquer informação. Se eu conseguir fazer a minha coloco fotos aqui também.

 

Um abraço, fiquem em paz! ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada Ogum!

Eu estava procurando por "homemade backpack". Estou vendo também as dicas do Faça Você Mesmo aqui dos Mochileiros.

Com "diy backpack" apareceram 1.500 páginas na busca do Google.

Desculpe a ignorança, mas o que é diy?

Um grande abraço!

Andréa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...