Ir para conteúdo

Como você guarda sua mochila? 12 Dicas para prolongar a vida útil da sua companheira de aventuras!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

E ai pessoal, pesquisando os tópicos do fórum não achei nenhum relacionado aos possíveis cuidados quando a mochila não está sendo usada, ou seja, quando está "guardada".

 

Se você possui alguma dica especial, algum segredo ou sacada contribua com a comunidade!

 

A minha sacada é a seguinte, ou melhor, meus 12 mandamentos da mochila bem guardada são:

 

1º Depois de voltar de um trekking ou viajem, se houver sujeira em algum lugar da mochila, passo um pano ou buchinha de cozinha umedecidos com água morna.

 

2º Evito usar químicos, detergentes. No último dos casos, utilizo sabão neutro para limpar algum tipo de graxa ou lipossolúvel.

 

3º Nunca a molho voluntariamente, muito menos a submerjo na água. Se for necessário a lavar a ponto de a encharcar, entendo que seja imprescindível a deixar secar no vento por completo e longe dos raios do sol.

 

4º Para a secar, deixo-a na sombra. Em nenhum hipótese utilizo de secadores, estufas e similares.

 

5º Não uso nenhum tipo de escova abrasiva.

 

6º Deixo ela em um local longe dos raios de sol, para evitar desgasto e descoloração do tecido.

 

7º Sempre deixo ela sem nada dentro.

 

8º Deixo ela pendurada em um preguinho, em um local bem arejado.

 

9º Nunca a deixo guardada com peso encima, pois pode deformar a estrutura original dela.

 

10º Sempre deixo os zíperes fechados e fivelas conectadas para evitar que emperrem, quebrem ou algo do tipo. É comum pisar encima das fivelas soltas e as quebrar. Essa dica serve para qualquer situação.

 

11º Sempre coloco uma pedrinha de naftalina, no mesmo lugar em que a deixo, para afastar as malditas traças (não coloque dentro dela ou encostando, pois pode danificar o tecido). Ainda estou tentando descobrir algo que seja mais eficiente e que não deixe o agradável cheiro de naftalina.

 

12º Não a coloco em sacos plásticos e embalagens que evitem o contato com o ar, pois a probabilidade de desenvolver algum tipo de fungo/bolor/mofo vai ser grande.

 

Como as mochilas normalmente não são itens muito baratos e, ainda, muitas pessoas as deixam mais tempo guardadas do que efetivamente as usam, o modo de acondicionamento no período em que não estão em uso certamente poderá aumentar a vida útil delas! Assim, a grana alta que você investiu nelas vai render por mais tempo. Mesmo que você não tenha gasto muita grana na sua companheira, certamente vai querer que elas durem tanto quanto possível, então as guarde com cuidado e elas vão lhe acompanhar por muitos e muitos anos! O bom acondicionamento pode duplicar a vida útil delas.

 

Bem galera essas são as minhas dicas.

 

E você alguma dica, macete ou conselho? Compartilhe conosco! ::cool:::'> :D

 

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ela é velhinha mas pouco usada, acredito que umas 50~60 vezes nestes 20 anos (ou mais, não lembro ao certo quando comprei, mas mais de 20 tem).

Abaixo ela pronta pra última trip (07/6/2012), 4 dias e temperatura de -11ºC na Serra Geral.

 

 

20120704184828.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Caracas Otávio! Que mochila! Isso não é mochila, é um tanque de guerra! Queria eu ter uma dessas! Com 20 anos está nova! Certeza que vai mais 20!

 

Parabéns, mochila extremamente técnica! De longe é coisa pra quem tem muitaaaaaaaaa experiência!

 

Abraços! Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Amend e Otávio

 

Muito valiosas as dicas para preservar a mochila, seguir essas orientações certamente estenderá a vida útil da nossa fiel companheira das longas (e curtas) jornadas. Porém, como um mochileiro inexperiente e pouco ativo que sou, fiquei com dúvidas quanto às dicas 8 e 12.

 

8º Deixo ela pendurada em um preguinho, em um local bem arejado.

Deixá-la pendurada não força a(s) alça(s) da mochila?

 

12º Não a coloco em sacos plásticos e embalagens que evitem o contato com o ar, pois a probabilidade de desenvolver algum tipo de fungo/bolor/mofo vai ser grande.

E quanto ao saco plástico, se a mochila estiver limpa e seca (evitando, assim, os fungos) o saco não seria uma boa maneira de protegê-la?

 

Geralmente eu deixo a minha mochila em cima do guarda-roupa, na posição horizontal, embalada no saco plástico que uma companhia área me forneceu em uma viagem. E até o momento não tive nenhum problema com fungos, traças ou insetos – mas também pode ser porque ela ainda é relativamente nova (3 ou 4 anos)...

 

Como sou novo aqui, peço desculpas se descumpri alguma regra ou "boa maneira" do grupo.

 

Saudações amigos mochileiros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Fala Rogerotoni! Seja bem vindo ao fórum!

 

Então cara, eu deixo ela pressa pelo pegador de mão na parte superior, sabe? Normalmente a mochila tem um. Creio que deixar pendurada pelas alças, vazia, não comprometa a mochila, mas se tiver o pegador de mão é melhor.

 

Quanto a armazenar a mochila em sacolas. Isso ocorreu comigo por experiência própria. Como normalmente pratico trekking e montanhismo, as mochilas voltam bastante sujas, muitas vezes molham, ficam em contato direto com o chão, logo podem entrar em contato com algum tipo de microrganismo e isso pode, ocasionalmente, com as condições necessárias, gerar algum tipo de cultura de fungo ou bactérias. Como a região onde moro é absurdamente úmida, sempre deixo elas em contato direto com o ar, pois se durante minhas pernadas elas entraram em contato direto com algum microrganismo que, mesmo após a limpeza, resistiu, o saco plástico pode se tornar uma espécie de estufa e, talvez, ocasionar o surgimento de fungos e etc. A única vez que coloquei uma mochila em um saco plástico tive uma má experiência, pois depois de alguns meses ela estava coberta por fungos. Foi triste limpar ela! Mas como eu disse antes, tudo vai depender das condições de umidade e temperatura aliadas ao efeito estufa que o saco plástico possa ocasionar eventualmente. Não é uma regra. Mesmo assim, creio que se na prática o modo que você tem cuidado da sua "companheira" está dando certo, certamente funciona na teoria!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

11º Sempre coloco uma pedrinha de naftalina, no mesmo lugar em que a deixo, para afastar as malditas traças (não coloque dentro dela ou encostando, pois pode danificar o tecido). Ainda estou tentando descobrir algo que seja mais eficiente e que não deixe o agradável cheiro de naftalina.

 

Cravo-da-índia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...