Ir para conteúdo

[Dúvida] Mochilas cargueiras e problemas de coluna: Têm solução?


Posts Recomendados

  • Membros

Eu já procurei pelo pai Google e não encontrei uma resposta então queria saber dos amigos mais experientes aqui do fórum o que fazer para conciliar lordose, escoliose e outros problemas na coluna (eu por exemplo tenho escoliose) com uma mochila cargueira para, por exemplo, mochilão com bastante trajeto urbano (Europa, Japão, Canadá) e também algumas trilhas pra hiking.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcello, as mochilas cargueiras possuem aquele cinturão para que o peso seja distribuído entre as costas e as pernas. Dependendo da regulagem o peso vai praticamente todo pra cintura. Acho que a saída para vc é escolher um modelo renomado que possua um sistema eficiente e versátil de regulagem, aí você deixa ele preparado da forma que te atenda melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marcello, as mochilas cargueiras possuem aquele cinturão para que o peso seja distribuído entre as costas e as pernas. Dependendo da regulagem o peso vai praticamente todo pra cintura. Acho que a saída para vc é escolher um modelo renomado que possua um sistema eficiente e versátil de regulagem, aí você deixa ele preparado da forma que te atenda melhor.

 

Robson,

 

Vou ficar de olho na sua dica, eu estou entre uma Deuter Traveller 55+10 ou 70+10 e uma The North Face Doubletrack 28, essa principalmente por além dos straps da cintura e alça, tem rodinhas o que pode me ajudar a circular. Conhece ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Eu já procurei pelo pai Google e não encontrei uma resposta então queria saber dos amigos mais experientes aqui do fórum o que fazer para conciliar lordose, escoliose e outros problemas na coluna (eu por exemplo tenho escoliose) com uma mochila cargueira para, por exemplo, mochilão com bastante trajeto urbano (Europa, Japão, Canadá) e também algumas trilhas pra hiking.

Olá Marcelo.

Complicado conciliar cargueira com escoliose heim! Ainda mais não sabendo o seu grau de desvio.

Primeiro algumas observações sobre mochilas cargueiras: Mochilas de boa qualidade, bem estruturadas transferem em média 70% do peso da carga para o nosso quadril através das barrigueiras quando bem ajustadas e os 30% restantes ficam nos ombros através das alças.

Caso você esteja decidido utilizá-la sugiro testar mochilas de médio porte até uns 45 litros. Mochilas de marcas conceituadas na qualidade técnica e conforto como por exemplo as linhas Futura PRO, ACT Lite ou Aircontact da Deuter ou a Mountaineer da Curtlo.

:arrow:Mochilas Deuter.

:arrow:Mochila Curtlo Mountaineer.

 

É fundamental você experimentar estas mochilas com peso entre 8 e 10 kg e caminhar por uns 15 minutos para ver como suas costas irão reagir.

Se estas mochilas te provocarem algum desconforto então o jeito é esquecer mochila cargueira e partir para uma bolsa ou mala com um carrinho de transporte para os trajetos urbanos.

 

20120903131943.jpg

 

E para as trilhas invista em pochetes eu já cheguei a ver até de 15 litros e você poderia usar duas dependendo da sua necessidade de carga. Tem também pochetes do tipo cartucheira como opção para complemento de carga.

 

Pochetes

20120903132552.jpg

20120903132616.jpg

 

Pochete tipo cartucheira

20120903132717.jpg

 

Não esqueça também que utilizar dois bastões de caminhada são extremamente importantes no seu caso para auxiliar no peso sobre os ombros. ::otemo::

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu já procurei pelo pai Google e não encontrei uma resposta então queria saber dos amigos mais experientes aqui do fórum o que fazer para conciliar lordose, escoliose e outros problemas na coluna (eu por exemplo tenho escoliose) com uma mochila cargueira para, por exemplo, mochilão com bastante trajeto urbano (Europa, Japão, Canadá) e também algumas trilhas pra hiking.

Olá Marcelo.

Complicado conciliar cargueira com escoliose heim! Ainda mais não sabendo o seu grau de desvio.

Primeiro algumas observações sobre mochilas cargueiras: Mochilas de boa qualidade, bem estruturadas transferem em média 70% do peso da carga para o nosso quadril através das barrigueiras quando bem ajustadas e os 30% restantes ficam nos ombros através das alças.

Caso você esteja decidido utilizá-la sugiro testar mochilas de médio porte até uns 45 litros. Mochilas de marcas conceituadas na qualidade técnica e conforto como por exemplo as linhas Futura PRO, ACT Lite ou Aircontact da Deuter ou a Mountaineer da Curtlo.

:arrow:Mochilas Deuter.

:arrow:Mochila Curtlo Mountaineer.

 

É fundamental você experimentar estas mochilas com peso entre 8 e 10 kg e caminhar por uns 15 minutos para ver como suas costas irão reagir.

Se estas mochilas te provocarem algum desconforto então o jeito é esquecer mochila cargueira e partir para uma bolsa ou mala com um carrinho de transporte para os trajetos urbanos.

 

20120903131943.jpg

 

E para as trilhas invista em pochetes eu já cheguei a ver até de 15 litros e você poderia usar duas dependendo da sua necessidade de carga. Tem também pochetes do tipo cartucheira como opção para complemento de carga.

 

Pochetes

20120903132552.jpg

20120903132616.jpg

 

Pochete tipo cartucheira

20120903132717.jpg

 

Não esqueça também que utilizar dois bastões de caminhada são extremamente importantes no seu caso para auxiliar no peso sobre os ombros. ::otemo::

Abraço e boa sorte.

 

Sandro,

 

Valeu pelas excelentes dicas. A minha escoliose é moderada, nada grave mas também nada imperceptível e acho até que aguentei bem na minha recente viagem para Buenos Aires o peso que carregava. Como fui com esposa e filha sobrava para mim carregar computador (2,5kg), iPad (680g), câmera e 3 lentes (apróx. 1,6kg) mais roupas, 1,5l de água e comida, fora alguns presentes acho que chegava próximo dos 8kg numa mochila simples, urbana.

As minhas opções iniciais de mochila são:

 

Deuter Traveller 55+10 SL

http://www.deuter.com.br/detalhes-traveller-55-10-sl

0a1270495500.jpg

 

Deuter Traveller 70 +10

http://www.deuter.com.br/detalhes-traveller-70--10

0a1270496204.jpg

 

Deuter Quantum 55+10

http://www.deuter.com.br/detalhes-quantum-55-10

0a1270555947.jpg

 

Deuter Quantum 70+10

http://www.deuter.com.br/detalhes-quantum-70-10

360x500_3432_Quantum70u10_1500_12.jpg

 

The North Face DOUBLETRACK 28"

http://www.thenorthface.com/catalog/sc-gear/doubletrack-28-0034.html

60177.200.C.v1.360x430.jpgTNF1996-DTBLK.jpg

 

The North Face Flyweight Duffel Grande (fazendo par com a Doubletrack)

http://www.thenorthface.com.br/equipamento/mala-de-viagem/mala-flyweight-duffel-grande-2.html

202_1_1.jpg

 

Gosto dessas por todas terem uma mochila de ataque junto, o que para minha viagem vai ser essencial já que devo me movimentar bastante, deixando a mochila na casa onde devo me hospedar ou hostel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é! 8 a 10 kg de sobrepeso sobre suas vértebras foi o que calculei por alto que não seriam desconfortável pra você e principalmente seguro pra sua saúde.

Como 8 kg você já levou numa mochila comum sem desconforto lombar em uma com barrigueira você poderá levar até um pouco mais, mas não abuse! Por esta razão também não é legal você comprar uma cargueira de porte muito grande, acima dos 45/50 litros, pois você ficará sempre tentado a colocar mais coisas e uma de 45/50 litros é mais que suficiente pra você transportar de 8 a 15 Kg.

Com base nisso não vou considerar as de 70+10 que passou, mas é claro que ninguém melhor que você mesmo pra avaliar essa questão de volume, peso, desconforto e lembrando que é essencial você experimentar estas mochilas com peso dentro e ajustá-las bem ao seu corpo. Com elas ajustadas ande pela loja, incline seu corpo para frente, para os lados, agache-se, tire-as e coloque umas três vezes para simular uma situação de trilha mesmo e para elas se ajustarem bem ao seu corpo.

 

Veja no vídeo abaixo como ajustar as alças e a barrigueira corretamente:

 

 

A Traveller 55+10 SL da Deuter é um modelo feminino, toda mochila com a sigla SL da Deuter foi desenvolvida para o corpo feminino, alças mais estreitas e com formato curvo para contornar os seios e barrigueira mais curta para encaixar no formato do quadril feminino que é mais largo. Este modelo para o corpo masculino só nas litragens 70+10 e 80+10.

A maior diferença entre a Traveller e a Quantum é que na Traveller as alças e barrigueira você pode guardar (embutir) em um compartimento, conservando mais estas partes e melhorando seu despacho em esteiras de aeroportos e bagageiros de modo geral. Porém a Quantum traz com ela um saco de transporte para esta mesma finalidade, o Transport Cover:

 

transport-cover-60-90l-azul.jpg

 

A The North Face Doubletrack 28" é uma ótima mala/mochila, mas cuidado, ela é volumosa! 81 litros e sozinha pesa 5 Kg.

Importante salientar também que estas rodinhas de malas e mochilas são feitas para deslizarem em pisos lisos de aeroportos e rodoviárias por exemplo. Não são feitas para pisos abrasivos e irregulares como calçadas que danificam rapidamente estas rodinhas.

Uma página bem descritiva da Doubletrack: http://global.rakuten.com/en/store/sworld/item/08-nm08116-k/.

E um vídeo bem descritivo também:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcelo eu sou Formado em Fisioterapia e fui professor de fisiologia durante alguns anos e vou te responder não apenas como mochileiro mas também como profissional. Sugiro que use o modelo de rodinhas, ou então mala utilizando apenas para trajetos curtos a mochila de ataque e com pouco peso. Os desvios de coluna que você citou podem se agravar com o peso que você vai carregar em suas viagens, podendo causar quadros algicos ( dor) e até mesmo crises que podem te deixar acamado, caso o quadro se agrave muito pode até causar complicações como hérnia de disco ou pinçamento de nervos. Hoje em dia até para crianças em idade escolar são indicadas mochilas com rodinhas, eu mesmo tenho optado já por algum tempo e em determinadas viagens o uso de malas com rodinhas, tudo que não quero é ter que ficar acamado ou sentindo dor em uma situação que deveria me proporcionar satisfação e prazer como uma viagem, espero ter ajudado o amigo e que reflitas sobre o que é melhor para você e sua saúde. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marcelo eu sou Formado em Fisioterapia e fui professor de fisiologia durante alguns anos e vou te responder não apenas como mochileiro mas também como profissional. Sugiro que use o modelo de rodinhas, ou então mala utilizando apenas para trajetos curtos a mochila de ataque e com pouco peso. Os desvios de coluna que você citou podem se agravar com o peso que você vai carregar em suas viagens, podendo causar quadros algicos ( dor) e até mesmo crises que podem te deixar acamado, caso o quadro se agrave muito pode até causar complicações como hérnia de disco ou pinçamento de nervos. Hoje em dia até para crianças em idade escolar são indicadas mochilas com rodinhas, eu mesmo tenho optado já por algum tempo e em determinadas viagens o uso de malas com rodinhas, tudo que não quero é ter que ficar acamado ou sentindo dor em uma situação que deveria me proporcionar satisfação e prazer como uma viagem, espero ter ajudado o amigo e que reflitas sobre o que é melhor para você e sua saúde. ::otemo::

 

Pô Nando, ajudou muito mas também me deixou com algumas dúvidas agora entre ficar com uma mochila de 50l com mochila de ataque + duffel ou viajar com uma mala + mochila ou ainda, apelar para não a Doubletrack 28 que é muito grande mas sim a Doubletrack 21" + duffel. Tiro por base a viagem que devo fazer em maio para o Japão, vão ser 20 dias pelo pais me locomovendo de metrô e trem porém, quero continuar usando a mochila ou mala para futuras viagens, o que não me impede por exemplo, de no futuro pegar uma cargueira menor (entre 32 e 50l) para essas viagens.

 

Atualização:

 

Encontrei isso aqui: Forclaz 60 + 15 Trek

http://www.decathlon.co.uk/forclaz-60-15-trek-id_8173198.html

big_800PX_33453282.jpgbig_800PX_41947975.jpg

 

Será essa a solução para mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Sem problema, ainda não comprei a mochila eheheh.

Ainda não consegui encontrar essa mochila por aqui ou tão pouco alguém que esteja vindo da Europa e que possa trazer para mim. Dito isso, eu andei pensando em pegar uma The North Face Crestone 60 ou uma El Lobo 60 com uma Surge II presa por fitas de compressão e, para quando a costa reclamar de tudo, um carrinho desses que o Sandro recomendou. Estou indo a Orlando agora em novembro e acho que seria mais facil comprar as North Face por lá (ou mesmo a Deuter ou Osprey).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...