Ir para conteúdo

Sistemas de ajustes de torso, alças de ombros e barrigueira


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Sistemas de ajustes de torso, alças de ombros e barrigueira

 

A duvida mais comum que nos ocorre quando decidimos adquirir nossa primeira mochila cargueira é o seu tamanho. Qual o tamanho mais adequado pra mim? Ou... Será que ela comporta bagagem necessária para uma viagem para “X” dias?

Duas questões diferentes que como tal requerem tratamentos diferentes e individualizados para se chegar em respostas satisfatórias. Mas não tratarei destas questões neste tópico, estas questões já foram amplamente explanadas em outros tópicos. As questões de medidas que irei tratar aqui apesar de estarem relacionadas diretamente com os tamanhos de “litragens” (capacidade de volume) das mochilas, são questões mais técnicas e sensivelmente mais importantes na hora de definirmos uma nova mochila que mais se adéque às medidas do nosso corpo.

 

Muitos se perguntam porque a maioria dos modelos de mochilas masculinas que possuem uma versão feminina estas possuem capacidade de volume menor?

Mochilas femininas de mesmos modelos masculinos (acima de 45 litros) geralmente possuem capacidade de volume menor não porque as mulheres são mais fracas fisicamente que os homens, mas sim porque a maioria das mulheres da mesma faixa etária que os homens possuem um torso menor. Esta média é universal seja entre os ocidentais como nos orientais.

 

Sistemas de ajustes de torso

Existem basicamente duas metodologias adotadas na fabricação das mochilas para as regulagens da altura de torso.

Existe o que eu chamo de Sistema Subdividido e Sistema Único.

Quando falamos no tamanho da mochila que utiliza medidas de torso subdivididas a capacidade de volume (litros) fica em segundo plano, pois a medida da qual falamos é com base no tamanho de torso da pessoa, classificado geralmente como (extra-pequeno, pequeno, médio, grande e extra-grande). Normalmente recebem as nomenclaturas em inglês: Extra Small (XS) / Small (S) ou Short / Medium (M) ou Regular / Large (L) ou Long / Extra Large (XL) ou Tall.

Neste sistema cada fabricante estabelece sua classificação de tamanho com base numa tabela de variação de medidas.

A capacidade de volume (litros) das mochilas que possuem este sistema sofre variações para mais ou para menos conforme a classificação do tamanho de torso, o volume em geral expresso no modelo da mochila se refere à classificação Media (M) ou também Regular.

Algumas marcas que utilizam este sistema:

Arc'teryx, Black Diamond, Gregory, Kelty (estrutura interna), Lowe alpine, Mammut, Mountain Hardwear, Osprey, The North Face.

 

[align=center]sistema_subdividido.jpg.4d409e309eb02d61a223237bb01b07a0.jpg[/align]

Já mochilas que utilizam Sistema Único sua capacidade de volume (litros) é fixo, não há variações, pois não ocorrem mudanças no tamanho de confecção da mochila com base nas medidas de torso, são as mochilas chamadas lá fora de “One size”.

Nas mochilas de Sistema Único a variação de regulagem na altura de torso é muito mais ampla que nas subdivididas para atenderem com um único modelo fabricado o que as subdividas atendem com mais de um tamanho de mesmo modelo.

Algumas marcas que utilizam este sistema:

Conquista, Curtlo, Deuter, Equinox, Kailash, Kelty (estrutura externa), Quechua, Trilhas & Rumos.

 

[align=center]sistema_unico.jpg.65cdfb62488c6276e7f7372a7bbca5ae.jpg[/align]

A maioria dos fabricantes elaboram e disponibilizam nos pontos de venda um gabarito para medir o torso do consumidor e identificar o melhor tamanho de mochila quando utilizam Sistema Subdividido ou para o ajuste da altura das alças de ombros quando utilizam Sistema Único.

Na falta do gabarito constam nos sites, catálogos nas lojas e nas etiquetas das mochilas as tabelas de medidas correspondentes à cada modelo.

 

[align=center]

Exemplo de tirada de medida de torso para Sistema Subdividido[/align]

Aprenda como medir corretamente seu torso para a aquisição de uma mochila que utiliza o Sistema Subdividido

 

Medindo o torso

Para se encontrar o comprimento correto do torso devemos medir a distância entre a sétima vértebra cervical e a crista do quadril. Para fazermos isto devemos nos postar de pé com a coluna ereta.

1 - Incline a cabeça para frente até que o queixo toque o peito, a sétima vértebra é aquela que se revela mais proeminente na base do seu pescoço.

2 - Coloque as mãos em seu quadril com os polegares voltados para dentro, seus polegares devem descrever uma linha horizontal entre os limites do osso ilíaco (o nível da parte superior dos ossos do quadril) para o centro da sua coluna.

3 - Com o auxílio de uma fita métrica e outra pessoa peça a ela que meça da linha imaginária traçada entre seus polegares até sua sétima vértebra. O resultado será o seu comprimento de torso.

 

[align=center]Torso.jpg.5c8ca6771c06fbb0e795c54ca71b6d91.jpg[/align]

Considerações

Quando você for adquirir um modelo de mochila de Sistema Subdividido onde a medida do seu torso ficar entre dois tamanhos de mochilas, considere a capacidade de volume que melhor irá lhe atender na maior parte das suas viagens, lembre-se por exemplo que em viagens de inverno as roupas são mais volumosas requerendo mais espaço.

 

Observações em relação à marca Curtlo: Na falta do gabarito este fabricante estabeleceu uma tabela de ajustes relacionando os tamanhos de torsos com a altura das pessoas, mas o ajuste do torso com base na altura do corpo não é adequado, pois o comprimento do torso não está necessariamente relacionado com nossa altura. É completamente possível que uma pessoa que tem um torso curto tenha pernas longas; inversamente uma pessoa mais baixa pode ter um longo torso e pernas curtas. O melhor método sem dúvida é fazer a regulagem baseada na medida do torso que é diferente de pessoa para pessoa.

Outra curiosidade é que mesmo sendo uma marca nacional o fabricante adotou a nomenclatura de tamanho inglês: XS, S, M, L, XL e XXL.

 

[align=center]Medidas_Curtlo.jpg.f382401f40eae84b70f47debb5546f4d.jpg[/align]

Ajustando tamanho de torso em uma mochila que não possui gabarito ou outra referência de medida

 

1 - Coloque a mochila sobre os ombros e ajuste a alça do quadril (barrigueira) de forma que fique firme.

 

2 - Sinta se as alças dos ombros ficaram apertadas ou folgadas. Se ficarem apertadas mesmo soltando as fitas de regulagem que ficam abaixo do seu peito é porque a definição da altura do torso está muito baixa para você, será preciso subir as alças no sistema de ajuste de torso no costado.

Se você sentir que as alças ficaram folgadas e mesmo puxando as fitas de regulagem permanecer um vão entre a parte de cima dos seus ombros e as alças é porque a definição da altura de torso está muito alta para você, será preciso abaixar as alças no sistema de ajuste de torso no costado.

 

3 - Um ajuste adequado permite que as alças dos ombros envolvam a parte de cima e frente dos ombros e as laterais do peito com uma leve pressão, as fitas de regulagem das alças devem descrever um ângulo de aproximadamente 45º em relação aos seus pontos de fixação na mochila.

 

[align=center]Ajuste_sem_gabarito.jpg.686a0e4a58c64ef2cd262ce99620bb06.jpg[/align]

Alças de ombros e barrigueira

 

Assim como cada pessoa possui uma medida de torso diferente de outra o mesmo ocorre com as medidas de ombros e quadril. Desta forma as mesmas empresas que fabricam mochilas com tamanhos de torsos subdivididos em geral fabricam também alças de ombros e barrigueiras com medidas variáveis para atenderem de forma adequada as mais variadas anatomias.

 

Tamanho das alças de ombros

(Normalmente chamadas de Shoulder Straps ou Shoulder Harness)

 

[align=center]alcas-1.jpg.9c33006ebd44271e131377909ceb8fb4.jpg[/align]

Outros exemplos:

[mostrar-esconder][align=center]alcas-2.jpg.3062f88f13f9c45454cfd673b34aa634.jpg[/align][/mostrar-esconder]

Tamanho da alça de quadril - “barrigueira”

(Normalmente chamada de Hipbelt ou Waist Range)

 

[align=center]barrigueira-1.jpg.2329c8f5b7f2ea3d654d1681d8d0e580.jpg[/align]

Outros exemplos:

[mostrar-esconder][align=center]barrigueira-2.jpg.915904cfd0549228263432416fdf17be.jpg[/align][/mostrar-esconder]

 

:!: Com o avanço tecnológico de materiais já tem empresa personalizando completamente suas mochilas sob medida, confeccionando as alças com uma espuma moldável que quando submetida a uma determinada temperatura em um pequeno forno elétrico as alças obtém o contorno anatômico de cada pessoa.

http://www.ospreypacks.com/en/web/custom_fit

 

Considerações finais

Toda mochila quando ajustada às costas sem peso fica confortável, o teste adequado em loja requer peso, se a loja não dispuser de pesos específicos como sacos de areia coloque barracas ou outros equipamentos, utilize também sacos de dormir ou outra mochila menor para ocupar o maior volume possível.

 

Este artigo não visa esgotar o assunto, mas servir como fonte de consulta e discussão sobre um tema ainda pouco difundido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Grande Sandro!

Bacana demais o artigo! Alto nível técnico. Vai para a lista dos links recomendáveis e de leitura obrigatória por aqui. Parabéns!

Forte abraço!

Obrigado Getúlio.

Abraço.

 

Totalmente excelente!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Só lembrando que existe outra diferença entre mochila masculina e feminina além do tamanho do torso, o desenho da barrigueira e alças, por causa dos seios e do osso da bacia.

Obrigado Otávio.

Por isso fiz questão de deixar nos exemplos modelos de alças femininas e masculinas. :wink:

Abraço.

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá galera!

Adquiri em sete/2013 uma osprey Aether 70 tamanho M, comprada pelo amazon e trazida dos EUA por uma amiga. Antes da aquisição, tentei pesquisar bastante e sanar as dúvidas quanto ao tamanho adequado pra mim. A medida do meu torso deu algo em torno de 19", e tenho 1,70m. Tentei regulá-la de acordo com um vídeo no youtube de descrevia as instruções expostas aqui. Usei-a pela 2ª vez agora em junho numa travessia de 3 dias e, no 1º dia, percebi, já no acampamento, um inchaço no meu quadril, provavelmente por ter deixado todo o peso de 13 kg apoiado na barrigueira. Como não comprei pessoalmente, não deu pra moldar a barrigueira no forno da Osprey.

Será que regulei mal a mochila, e devo distribuir o peso também nos ombros?

Custei a comprá-la, e gostei muito dela. Quero aprender a usá-la da maneira correta! Dêem uma luz aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mas o correto é levar o peso todo no quadril, as alças servem para "fixar" a mochila nas costas.

Sentiu desconforto no quadril? Será que foi causado pela barrigueira?

Tem que investigar melhor isso aí, seria bom colocar peso na mochila, ajustar e dar uma volta no bairro beeeem longa, pra ir sentindo o que está errado. Daí volta pra casa e muda o ajuste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bhzorox tenho uma mochila dessas mas tamanho s.

 

Toda a carga deve estar suportada pela barrigueira, o ponto e que a barrigueira deve estar em posições certas no quadril e mesmo com isso pode ocorrer desconfortos.

 

Eu pessoalmente testo em casa três settings de posição. Como para cada posição de barrigueira no quadril a alça fica em um ponto isso muda. Eu faço para ir fazendo um rodízio no quadril e não doer.

 

Você e de sp? Eu acho que para 170 a m ta grande para você.

 

Outro ponto e a roupa... Cuidado com a borda da calça, ilhós, costuras e fivelas. A barrigueira apertando ela destrói...

 

Tem duas técnicas a obelix e a rapper...

 

Na obelix vc sobe a calça ate a barriga deixando qualquer costura e fivela acima da linha da barrigueira, põe a camisa por cima e so aí veste a mochila e ajusta.

 

A técnica rapper e o oposto abaixa a calça ate a costura dela ficar abaixo da linha da barrigueira.

 

Eu so uso a obelix.

 

Use cuecas próprias para esportes com costuras planas ajuda muito.

 

Ultimo detalhe termo moldar a barrigueira e legal mas não muda muita coisa não.

 

Outro segredo e usar bem as alças de estabilização mas isso so da para mostar pessoalmente.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu ae Otávio e Bullseye!

O ponto é tentar arrumar um setup que incomode menos, pois a compra já foi feita nos termos que falei e trocar por um tamanho menor acho que não rola, tentando distribuir um pouco do peso no ombro se precisar.

Ou usar uma outra mochila que tenho, bem mais simples...

Vamos tentando por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...