Ir para conteúdo

Sabores do Nordeste


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]São tantas as delícias, tentações, novos e diferentes sabores do Nordeste brasileiro, que creio que seria interessante discutirmos um pouco sobre a gastronomia tão rica e farta dessa belíssima região do nosso amado país. Frutas típicas, comidas, bebidas, o quê e onde provar; dê suas dicas!!![/info]

Link para o comentário
  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Estive recentemente no Maranhão e repasso o que aprovei e reprovei na culinária local. (Não quero com isso dizer: "não provem", porque sei que gosto é algo absolutamente pessoal. Portanto, provem sim, e depois coloquem o que acharam aqui, ok? [:)]).

Em São Luís adorei:

Caldo de Sururu na praia do Calhau, tempero imbatível.

Bolinho de aipim recheado de carne seca e acompanhado de geléia de pimenta, arroz de Cuxá (folhas de vinagreira), e sorvete de tapioca tudo consumido no bar e restaurante Antigamente, no centro histórico, absolutamente divino.

Em Alcântara comi até passar mal o famoso doce de espécie, vendido por toda a cidade por meninos muito simpáticos. Ele é um tipo de bombocado assado, é uma verdadeira perdição.

Em Alcântara também provei do licor de jenipapo, forte mas bem gostoso, e suco de murici, o qual detestei, pois a fruta tem gosto de queijo. Mas sei de gente que ama, eca!

E em Barreirinhas tomei suco de bacuri, fruta essa de sabor muito consistente, leitoso, gostei bastante, e provei da tiquira, água-ardente local. Uiiiiiiii, se vcs acham tequila forte, esperem até provar isso, mamma mia!!

E pra terminar, a bebida mais tradicional do Maranhão, o famoso Guaraná Jesus. Cor-de-rosa, com gosto forte de canela, nada parecido com o Guaraná que conhecemos. Eu particularmente não gostei, mas não deixem de provar. É no mínimo diferente.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

No Maranhão tem coisas bem diferentes mesmo pra gente que mora aqui no Sudeste ... uma mistura de Nordeste com a Amazônia ... gostei muito dos ensopados de peize de comi lá em São Luis e Alcântara.

 

Também gostei de beber a Tiquira, trouxe até umas garrafinhas.

 

O Guaraná Jesus também é uma coisa bem típica de lá ... em São Paulo virou até "cult" ... é um refrigerante normal , nem muito bom , nem tão ruim ... mas muito artificial.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nunca comi ostra no Nordeste, aliás não me lembro de ter visto ostra no cardápio em nenhum lugar onde estive por lá, senão teria provado com certeza. Ostra gratinada é tudo de bom, humnnnnnn. E essa lambreta parece realmente saborosa Ever, anotado. [:)]

 

Outra iguaria deliciosa que provei na praia do francês pertinho de Maceió foi o quebra-queixo com castanha de caju. Absolutamente divino, às vezes sonho com ele, hehehe!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

E sigo anotando tuas preciosas dicas Ever, hehehe. Jaca nunca foi uma fruta que me chamou muito a atenção, até o momento que provei do seu suco, e achei delicioso. E pastel de jaca, jamais tinha ouvido falar, que legal!

 

Outra dica: em Fernando de Noronha não deixem de provar os deliciosos bolinhos de tubalhau (preparados como os de bacalhau: a carne salgada e cozida é desfiada, misturada à batata e aos temperos e tudo é frito em óleo bem quente. Recomenda-se adicionar algumas gotas de pimenta e azeite). Uma delícia servida em diversos bares na ilha. Um bom lugar para degustar a iguaria é no Museu Tubarões, na vila do Porto. Além de servir porções honestas, exibe um interessante acervo relativo ao mais temido dos peixes: há painéis explicativos, mandíbulas, pôsteres e uma série de referência a tubarões.

Para apreciar o tubaburger, a dica é o Flamboyant, na vila dos Remédios. Além deles, deliciosos pratos à base de tubarão podem ser encontrados em quase todos os bares e restaurantes por lá.

Link para o comentário
  • Membros

Saindo um pouco do litoral e adentrando o sertão, a culinária nordestina continua deliciosa e surpreendente. De Alagoas até o Rio Grande do Norte, a carne de sol regada a manteiga de garrafa com macaxeira é presença certa (graças a DEUS!!). O baião-de-dois (mistura de arroz, feijão, queijo de coalho e coentro), apesar dessa mistura inusitada, é muito bom (na minha opinião...), apesar de muita gente torcer o nariz para esse prato. Se vier acompanhado de pirão de leite ou de macaxeira, então, nem se fala.

 

O cuzcuz de milho é muito comum nos cafés-da-manhã do sertão. Junto com ele, as bolachas de água e sal assadas na manteiga de garrafa (e previamente amolecidas no leite), café adoçado com raspas de rapadura, queijo de manteiga

(mais gorduroso do que o de coalho). Agora, a tal da paçoca é maravilhosa (carne de sol triturada no pilão, refogada com manteiga de garrafa e cebola, e depois misturada com farinha de mandioca).

 

No sertão existe também a fuba, que é feita de grãos de milho torrados e transformados em pó no pilão e depois misturados com açúcar. Muito bom.

 

A farofa de feijão-verde (feijão verde, toucinho, coentro, manteiga de garrafa, farinha de mandioca) é algo simplesmente surreal. Geralmente vem junto com carne de sol.

 

Sem falar das frutas: pitomba, serigüela, umbu, cajá-manga, caju a dar com pau, etc. Vou parar por aqui porque já está dando fome.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vou defender a terra que moro: acarajé, caruru, vatapá, xinxim de galinha, mugunzá, bolo de aipim, carimã, milho.

Aqui também tem ostra, muqueca de peixe,camarão, Mariscada (argh não gosto de frutos do mar,rs).

Escondidinho (carne do sol com pirão de aipim por cima), Arrumadinho (vem na seguinte ordem de baixo p/ cima:farofa,feijão tropeiro, carne que pode ser do sol,fumeiro, calabresa, e por cima salada). Pirão de leite (hummmm!), aipim frito. Rabada, mocotó, buchada.

Faltou sarapatel (não sei bem de que é feito,mas sei que tem pedaços de porco, se não me engano tripas), maniçoba (uma mistura de folhas com carne, típica do Recôncavo) dobradinha (que é conhecido em francês por Cassoulet, sem um monte de carne), quiabada, cozido (um monte de verduras com pirão e carne), sobe-desce (parece com o cozido só que tem menos carne e verdura)...e o caranguejo?

O marido gritou: meninico de carneiro...

Ai tô com fome. Vou ali no Mercado do Peixe (que vende comida dia e noite, 24h,hehehe, e serve quase tudo que eu disse) almoçar e depois volto viu? Bjo²

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...