Ir para conteúdo

Molhos - Dicas e Sugestões


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Deixe aqui sua sugestão de molho pra massas, saladas e afins. Conte-nos seu segredo![/info]

 

Eu não sou um espetáculo na cozinha, mas quando quero cozinhar direito, faço com louvor! Nunca ninguém morreu comendo a minha comida, nem as que eu invento.

 

Uma vez eu fiz um [t1]molho vegetariano[/t1] que fez um baita sucesso. (Tenho testemunhas!)

 

Medidas a olho: (não me pergunte quantidades ou porções).

- cebola bemmmm picadinha

- uma cabeça de alho

- cheiro verde bemmm picadinho

- mostarda em bolinhas (sei lá como chama!)

- 1 tomate bemmmm picadinho

- 3 ou 4 mini pimentões (sem semente, óbvio!) bemmmm picadinhos.

 

Refoguei tudo no azeite (muito azeite).

Botei lá 1 caixa de molho branco.

Botei lá um pote quase inteiro de requeijão (requeijão BOM, hein!).

Botei lá um pouquinho de maizena para engrossar o molho.

 

Misturei tudo e depois que o macarrão tava pronto, servi com umas azeitonas bemmmm picadinhas.

 

O macarrão não importa, mas só para conhecimento, era um penne.

Entenderam as partes do "bemmmmm picadinho" ?

 

Vou ficar devendo as fotos! Posto aqui quando fizer de novo! ::prestessao::

Link para o comentário
  • Colaboradores

hahahahaha dá-lhe Mi!!!! Vamos agitando a área... esse teu molho deu uma água na boca...

 

Bem, eu ainda nao fiz nenhum curso de gastronomia, é um hobby para mim cozinhar para os amigos e um dia para minha futura esposa... bem, sem mais xorumelas... eu inventei um molho também que acompanha qualquer massa, melhor as de recheio de queijo, como um Raviolli ou Conchiglione, pois um dos ingredientes combina com o sabor do queijo, principalmente se for um mais forte, ou na combinação que inclua um.

 

Vamos lá....

 

Molho Pitangueiras

(pq quando eu inventei eu tava no Guarujá!!! hahahahaha)

 

- molho branco em caixinha (marca boa)

- nozes picadas

- damascos bem picados

 

esquente o molho branco e no final antes de colocar sobre a massa, desligue o fogo e coloque os damascos bem picados.

Espere 2 minutos. Coloque em cima da massa escolhida e salpique nozes picadas com moderação.

 

Um bom vinho Carbenet Sauvignon para acompanhar e bom apetite!

Link para o comentário
  • Membros

Lá vou começar a mandar receitas ao fórum!

Eu gosto de cozinhar, mas me atenho a poucas receitas ainda...um dia, quando tiver dinheiro sobrando irei fazer um curso de gastronomia. Por enquanto fico nas receitas e estágios que fiz com amigos que cozinham!

 

Molho bechamel

 

Este é o molho base para muitas receitas. Ele é conhecido como molho branco. ::ahhhh::

Eu vi essa receita em um livro de culinária francesa de minha mãe que trazia detalhes da culinária das sobras - eles adoram víceras!

É um molho simples que de início poderia ser servido com massas ou carnes se o público não tiver pretenção de comer algo explêndido. Pode salvar uma refeição de última hora! :)

 

Não vou colocar medidas porque não uso isso na cozinha. Receita comigo não funciona. Vou dizer como as coisas têm de ficar e vocês depois vão experimentando. Adoro cozinha experimental!

Bom, vamos ao molho.

Como eu disse, considerado com um molho clássico!

 

Você precisa de farinha de trigo, manteiga, leite, sal, noz moscada, bouquet garni e pimenta do reino.

 

Primeiro você deve fazer um bouquet garni.

Esse bouquet é uma mistura de temperos.

Não acha ele em supermercados, nem em latas, você deve fazer! Pegue folha de louro, tomilho, salsinha e amarre-os com barbante de algodão em um talo de allho-poró ou salsão.

 

Vai pegar o leite e colocar esse bouquet dentro assim que começar a esquentar o leite. Quando a fervura do aparecer, desliga o fogo, retira o bouquet e reserva o leite que estará aromatizado com os temperos do bouquet.

 

Então vai pegar a manteiga em outra panela, derreter e depois disso vai jogar a farinha.

Vão formar uma bolhas, mas fica um caldo espesso formado pela manteiga e farinha, mas não sobra manteiga líquida não, senão fica muito oleosa. É a consistência de creme.

Esse produto, da farinha sendo frita pela manteiga, chama-se roux. Tem três tipos: claro, médio e escuro. O que diferencia cada um é o tempo que você deixa a farinha fritar. Se for pouco tempo fica claro, se ficar muito tempo, escuro = a farinha começa a escurecer. Cada comida pode pedir um tipo de roux diferente. Para nosso caso, será o roux claro, claro. :)

 

Assim que fez o roux, quando estiver no ponto certo da cor, despeje o leite que reservou antes!

Em cozinha isso se chama déglacer - o processo de jogar algum líquido em uma panela que tenha fritado, refogado ou cozido algo de modo que a massa que está grudada ou grudando da panela se solte.

 

Quando jogar o leite na farinha frita a massa de farinha irá se soltar e se incorporar ao leite. Neste momento você mexe constantemente até perceber que está engrossando o caldo - consequência do contato da farinha com água do leite. Quando você pegar a colher, passar o dedo nela e a marca de seu dedo ficar, sem que o caldo escorra e/ou cubra o buraco, esse é o ponto de retirar do fogo. Não deixe muito tempo! Lembre-se que, mesmo depois, a farinha aquecida no leite ainda estará cozinhando e engrossa mais um pouco.

Pegue a noz moscada e a pimenta do reino em pó e coloque nele nesse momento. Não coloque ants senão os dois serão cozidos e soltarão muito sabor na comida. O momento é esse porque o sabor ainda será suave e grande parte do aroma desses dois temperos aparecem logo. Quando for servir a noz moscada provavelmente vai prevalecer e vai fazer sucesso.

Caso use o molho como pré-preparo para outra receita, provavelmente não irá colocar estes dois últimos ingredientes - pimenta do reino e noz moscada.

 

Bom, é isso. Esse molho final é o molho branco tradicional, o bechamel! Ele é bom se servido com macarrão tipo pene, fusili, gravatine, conchilhone e qualquer outro que permita reter o molho dentro das cavidades.

Um dia posto uma receita que use ele como molho básico pra algo mais avançado!

 

Abraços!

Douglas - aprendiz de estagiário de lavador de pratos. ::hãã::

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Como é bom trabalhar no domingo... Bom, esses dias eu fiz um filé e, como adoro fazer experiências, fiz uma mistura de molho madeira falso e molho branco de araque. Algo assim. O molho madeira falso eu já tinha guardado, é falso pq fiz com vinho tinto seco barato e não com o vinho madeira. Eu reservei os ingredientes que precisava antes de fritar os filés. Assim, fritei os filés numa frigideira grande com um pouco de azeite, depois de virar os filés, acrescentei uma colher de sopa manteiga. Depois reserva-se os filés. Naquela crosta q fica da fritura acrescenta-se outra colher de manteiga, dois dentes de alho bem picadinhos e uma cebola pequena bem picadinha mesmo hein. Hoje em dia já se encontra o próprio molho madeira nos supermercados que pode ser usado aqui no lugar do molho madeira feito em casa. O importante é que já esteja pronto. Experimente e coloque sal se for o caso e pimenta do reino moída na hora. Deixa ferver. Depois acrescenta-se creme de leite fresco, se não tiver vai o de caixinha mesmo. Mexa bem. Acrescenta-se cogumelos grandes em conserva fatiados. Pronto. Coloque o molho sobre os filés naquela vasilha de vidro linda que vc tem. Salpique salsa. O molho fica uma cor marrom, bem aveludado, encorpado. Delícia. Sirva com arroz branco ou batata salteada ou biscoito cream cracker kkkkkk... este último é brincadeira. Fico devendo o molho madeira.

 

Abraços. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu descobri recentemente que adoro cozinhar! ::otemo::

Tenho um querido amigo italiano que me ensinou a fazer alguns molhos rápidos para uma refeição para duas ou três pessoas. Testei em casa e não só eu aprovei como minhas irmãs também! Vou compartilhar com vocês! :wink:

 

Spaguetti ao Molho de tomate fresco e bacon

Tempo de preparo: 30 minutos.

 

Ingredientes (3 pessoas):

- Duas dúzias de tomatinhos cereja ou tomatinhos holandeses;

- 200 gramas de bacon em cubos;

- 1 cebola picada;

- Pimenta do reino em pó a gosto (ou outra que você preferir);

- sal a gosto;

- Queijo provolone fresco e ralado (ralado em pedaços grandes);

- Folhas de manjericão a gosto.

- Pimenta calabreza em flocos (ou outra que você preferir).

- Azeite.

- 500 gramas de spaguetti nº 13 (eu uso o Barrilla).

 

Modo de Preparo:

- Refoque a cebola no azeite, não deixe dourar muito. Acrescente o bacon em cubos e refogue por alguns minutos.

- Corte os tomates em duas partes e acrescente ao refogado de cebola e bacon.

Importante: Quanto mais suculento os tomatinhos melhor, não desperdice o suco dos tomatinhos.

 

- Acrescente somente um pouco de água (menos de meio copo) e deixe os tomatinhos cozinharem até que a pele comece a soltar.

- Acrescente sal e pimenta do reino a gosto.

- Quando os tomates já estiverem quase derretidos, acrescente um punhado de queijo provolone e misture bem. Reserve.

- Prepare o spaguetti nº 13 conforme instruções da embalagem, é importante que a massa fique “Al dente” (uma média de cozimento de 8 minutos).

- Misture o molho ao spaguetti, coloque em um refratário e decore com as folhas de manjericão.

 

Sugestões:

Sirva-se e acrescente mais queijo provolone e pimenta em flocos a gosto nas porções individuais.

A bebida ideal para acompanhar este prazo é sem dúvida um ótimo vinho tinto. Eu adoro um carbenet sauvignón.

 

molho.jpg

A foto foi tirada com celular... mas o molho fica mais ou menos assim!

 

spaguetti.jpg

Prato pronto!

 

Buon appetito

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Uma vez eu fiz um [t1]molho vegetariano[/t1] que fez um baita sucesso. (Tenho testemunhas!)

 

Hoje eu testei a receita da nossa amiga Mi_GR e tenho que dizer que APROVO e com louvor! E também tenho testemunhas!

 

Porém com algumas adaptações:

:arrow: Ao invés do molho branco de caixinha, eu fiz o molho caseiro mesmo!

:arrow: Usei pimentão verde normal.

:arrow: Não usei a mostarda porque não gosto.

 

Mas mesmo assim ficou ótimo! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Recomendo! ::otemo::

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...