Ir para conteúdo

Azeites - Dicas e Sugetões


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][info]Este é um tópico para troca de conhecimentos sobre azeites.

Se você aprecia, conhece, indica marcas, possui dicas de consumo e de utilização, colabore!

 

Regras do tópico:

Não reproduza textos de outros sites ou bibliografias na íntegra. Textos parciais de base devem ter sua fonte publicada ao final de cada post.

 

Utilize o BBCode "Créditos" ou copie este código em verde no final do seu post.

 

[creditos] Escreva aqui a fonte utilizada e cole ao final do seu post. [/creditos]

[/info]

O azeite de oliva é feito a partir do fruto das oliveiras, a azeitona, e para ser chamado de azeite de oliva ele não pode apresentar nenhuma mistura com qualquer outro tipo de óleo.

São necessárias, aproximadamente, duas mil azeitonas para produzir um vidro de 250 mililitros de azeite.

 

20090825221634.jpg

 

[t3]Qualidade[/t3]

 

A qualidade do azeite de oliva é medida de acordo com:

* variedade da azeitona;

* condições climáticas;

* tipo de solo;

* práticas do cultivo;

* estado de maturação do fruto;

* acidez;

* tempo de processamento das azeitonas após a colheita.

 

[t3]Classificações[/t3]

 

Azeite de oliva refinado - produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.

 

Azeite de oliveira virgem - obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum. O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%.

 

Azeite extra-virgem - o azeite não pode passar de 0,8% de acidez (em ácido oléico) e nem apresentar defeitos. O orgão que os regulamenta e define quais defeitos são catalogados é o Conselho Oleícola Internacional.

 

Azeite de oliva comum - obtido da mistura do azeite lampante, inadequado ao consumo, reciclado por meio de processos físico-químicos e sua mistura com azeite virgem e extra-virgem. O azeite de oliva comum não possui regulamentação.

 

20090825223147.jpg

 

[t3]Como utilizar o azeite, de acordo com a acidez[/t3]

 

Extra Virgem - < 0,8% - Saladas e molhos

Virgem fino - 1,5% - Saladas e molhos

Semifino - 3,0% - Saladas e frituras

Refinado - >3,0% - Frituras de imersão

Puro - >2,0% - Frituras, assados e marinados

 

[t3]Benefícios para a saúde[/t3]

 

- reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo

- reduz o risco de infarto ou AVC,

- previne oxidações biológicas que causam o envelhecimento, doenças degenerativas, câncer, infarto etc.

entre outros...

 

[t3]Dicas de cunsumo[/t3]

 

Prefira azeites com prazo de validade inferior a 12 meses.

Prefira azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidência de luz acelera a oxidação do produto.

Azeites em latas podem oxidar por causa da solda da lata.

Armazene em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz, é por isso que os restaurantes envolvem os azeites com guardanapos (e não apenas para manter a higiêne).

Bicos dosadores devem ser evitados porque podem oxidar o azeite.

Após aberto, consuma o azeite o mais rápido possível. Se for o caso, armazene em frascos pequenos.

 

[t3]Paladar e Aroma[/t3]

 

A degustação de um azeite deve ser feita em um frasco escuro para que a cor não influencie na impressão do paladar.

Antes de degustá-lo, deve-se aquecer o frasco com o calor das mãos de forma a liberar o aroma.

O aroma do azeite não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo.

Azeites mais verdes tem aromas e sabores mais frutados.

O seu gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona, pode ainda conter alguns traços importantes, como gosto amargo ou levemente picante.

Elementos como sabor metálico, avinagrados ou acidez perceptível indicam um azeite de baixa qualidade.

 

[t3]Acompanhamento[/t3]

 

Azeites mais leves e doces acompanham saladas, legumes e carnes brancas.

Azeites mais acentuados acompanham carnes vermelhas e cozidos.

 

[creditos]www.Inmetro.gov.br; wikipedia.[/creditos][/align]

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Mais um detalhe:

Tenha sempre um azeite bom, virgem, extra-virgem de qualidade para colocar em saladas e comidas frias. Outro, menos nobre, NÃO VIRGEM, para comidas.

Quando se recomenda para colocar um fio de azeite na frigideira para dourar um peixe, por exemplo, usamos o azeite normal, não-virgem. Porque?

Acima da temperatura de 60 graus o azeite virgem perde a virgindade. Ele se torna um azeite normal!

Se usar um virgem, extra-virgem, para cozinhar, irá pagar por um azeite virgem e comerá um normal.... Use os virgens para tempero de saladas/comidas frias.

Cozinhe com o azeite normal!

 

Hasta!

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Intaum... Eu, costumo comprar esses azeites que estão sempre em promoção nos mercados maiores, esses que ficam entre R$10,00 e R$15,00 o vidro de 500ml. São todos importados, já envasados, creio eu, da Espanha, Portugal e Itália, tem ainda alguns daqui mesmo. Uns virgens, outros extra virgens. Não identifiquei nenhuma irregularidade do tipo: - Feito de azeitonas ruins, do bagaço, ou se eram processados através do uso de produtos químicos. Mesmo assim, fico preocupado com o preço. Parece barato demais, né? Eu os utilizo mormente, de onde é que saiu essa palavra? Digo, principalmente, pra cozinhar, mas tb uso nas saladas. Alguém poderia me ajudar falando da qualidade desses azeites?

 

Abraços. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Intaum... Eu, costumo comprar esses azeites que estão sempre em promoção nos mercados maiores, esses que ficam entre R$10,00 e R$15,00 o vidro de 500ml. São todos importados, já envasados, creio eu, da Espanha, Portugal e Itália, tem ainda alguns daqui mesmo. Uns virgens, outros extra virgens. Não identifiquei nenhuma irregularidade do tipo: - Feito de azeitonas ruins, do bagaço, ou se eram processados através do uso de produtos químicos. Mesmo assim, fico preocupado com o preço. Parece barato demais, né? Eu os utilizo mormente, de onde é que saiu essa palavra? Digo, principalmente, pra cozinhar, mas tb uso nas saladas. Alguém poderia me ajudar falando da qualidade desses azeites?

 

Abraços. ::otemo::

 

E aí?

Azeite é ótimo em todas as situações. Ele pode ser usado muito mais vezes que óleos e gorduras, e quando utilizados adequadamente, só fazem bem a nossa saúde mesmo.

Azeite caro não é sinônimo de azeite bom. O que você deve levar em consideração é a acidez deles. Normalmente, todos os azeites exportados para o Brasil ou os brasileiros possuem essa informação obrigatória no rótulo (em outros países isso não é obrigatório).

Azeites para frituras e comidas muito quentes devem ser de acidez acima de 2% sempre, ou podem se tornar prejudiciais ao invés de benéficos.

Abs!

Link para o comentário
  • Membros

Oi MI_GR, brigado viu! Hum... O problema é achar o tal azeite comum (com mais de 2%). Enquanto não acho vou usando outros mesmo né. Esses que eu citei, os baratos, tem em média 0,5%. Eu prefiro usar o azeite em frituras por questões pecaminosas, de sabor mesmo. É um crime, eu sei. Uma das características do azeite é alcançar temperaturas mais altas que outros óleos vegetais, por isso os chefs, cozinheiros, gourmets e cozinhólatras preferem usá-lo na elaboração de seus pratos, e eu nas minhas experiências. Mas adoro ele nas saladas, até aquela de tomate, jiló e cebola, o jiló tem q ser fatiado bem fininho. Um salzinho, uma pimenta do reino moída na hora, umas gotas de vinagre e muito, muito, muito azeite. Ah! corta o jiló por último, se naum ele escurece...peraí...eu to falando isso pra quem? Ninguém é louco como eu pra fazer salada com jiló. kkkk

 

Abraços. ::otemo::

Link para o comentário
  • 5 anos depois...
  • Membros

Pra quem for à Espanha, recomendo fortemente comprar algum azeite da região ("denominação de origem") Baena; são de altíssima qualidade (dica de amigos de lá). Já comprei duas vezes um da cooperativa Nuñez de Prado; é orgânico, não filtrado, e delicioso. A primeira vez trouxe da Espanha, a outra comprei numa delicatessen grande de Paris (por uns €10, em 2013).

Link para o comentário
  • Colaboradores

O interessante é que quase todo o azeite dito italiano é produzido na Espanha.

 

A Itália compra os lotes da espanha e envasa como italiano.

 

Um amigo disse que 20 anos atrás houve uma série de pragas e má gestão nos cultivos italianos acabando com as oliveiras.

 

Também houve a prisão de vários empresários tradicionalíssimos, inclusive da família Paesano, por fraude e adulteração.

 

Uma pena.

 

Grande abraço !!!

 

Rodrigo Cavalcante

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...