Ir para conteúdo

Culinária Sueca


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t3]Culinária Sueca[/t3]

 

Históricamente conhecida pela sua pouca diversidade a culinária sueca vem aceitando e adotando novos sabores e incorporando ao seu cardápio.

É muito comum ver uma boa dezena de restaurantes estrangeiros espalhados pelas cidades.

Talvez o único tempero que, pra nós exótico, eles usam é o Endro( Dill) .

Parece uma erva doce porém com cheiro e característica diferente.

Usado em molhos que acompanham peixes, batatas cozidas ,ou mesmo salpicado sobre um peixe assado.

Deep_Frozen_Dill_Tops.jpg

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Receita de Janssons Frestelse[/t1]( Tentação de Jansson)

 

Este é um prato típico de natal.

Deve ser preparado conforme a receita e jamais dobrá-la ou diminuí-la.

No Brasil temos uma diversidade enorme de pratos , coisa que não é muito comum na Suécia.

Super fácil de fazer.

 

[t3]Ingredientes[/t3]

 

12 batatas médias ( cortar em formato de meia lua bem finas)

2 cebolas tamanho médio (1 cortada em meia lua outra bem picadinha)

1 lata de "anchovas" ( No Brasil é a Aliche mais puxada no sal prove antes , compre de preferência uma boa marca)

1 lata de creme de leite fresco( Dá pra fazer com o de lata(sem o soro) porém deve diluir mais com leite mesma medida)

Farinha de rosca para polvilhar

Manteiga ou azeite de oliva para untar( prefiro o azeite apesar de que a receita original leva manteiga , não margarina)

2 pedaços de manteiga com cerca de 5 g cada.

 

[t3]Modo de Fazer[/t3]

 

Forno a 250º

 

Corte as batatas (cruas) em meia lua bem finas e reserve,

Corte 1 cebola em meia lua e reserve

Abra a lata de aliche e não jogue a água fora.

Corte 1 cebola bem picada.

Numa forma refratária untada com manteiga ou azeite coloque a camada de cebola em meia lua , seguindo de uma camada de batata,retire somente as aliches na próxima camada, seguindo das cebolas picadas ,batata novamente.

Misture o creme de leite fresco com a água da latinha e jogue por cima.Obs se a água da conserva estiver muito salgada misture leite de vaca ao creme de leite.Por cima as duas fatias de manteiga.

Coloque no forno até que estejam cozidas as batatas aproximados 30 min.

Retire do forno e cubra com a farinha de rosca e deixe por mais 15 minutos em temperatura 200º.

Vá controlando para não queimar.

 

Não coloque sal em nada pois já há o suficiente na lata do peixe.

E pelamor de Deus não faça com sardinha ou atum em lata. :mrgreen:

Sirva com salada de alface.[/align]

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá Joyce e comunidade!

 

Sou nova por aqui e peço desculpas caso a minha dica nao seja pertinente ao tópico.

 

Existe uma bebida sueca parecida com o nosso quentao que se chama "glück" (ou algo semelhante...rs*). Eu nao conheço os ingredientes e nem o modo de preparo, mas sei que ela é servida quente. Se alguém for pra lá e quiser beber algo típico fica aí a dica.

 

De repente, saboreá-la com um patezinho servido num tipico pao sueco, que é uma espécie de torradinha fina e escura.

 

Bjs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O nome da bebida é Glögg é um tipo de quentão à base de vinho,servida no período do natal,já vende pronto nos supermercados em teor alcoólico baixo 2,1%.

A maioria dos homens misturam uma boa dose de Absolut.

Cada um faz a mistura da forma que agrada, eu coloco sempre uma dose de vinho seco, pois acho o glögg muito doce.

É servido com amêndoas secas e passas , acompanha pepparkakor que é o biscoito de canela e gengibre.

Não deve ser fervido.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Meu deus Dill é bom demais. Pena que aqui no brasil ninguém tem coragem de usar!!!

 

Knäckebröd é o pãozinho estilo torradinha. A coisa mais viciante depois de Godis.

 

Quem for pra Suécia tem que entrar nas lojas de doces, balas, etc. Parecidas com aquelas de self-service que existem aqui no brasil e são mais comuns em shoppings.

Porém as balas na Suécia são de outro mundo, e são baratas também, eu acho que é o alimento mais barato que se pode encontrar por lá, rs. Palavra de ex-intercambista.

 

GODIS, GODIS, GODIS: [linkbox]http://innerwellness.files.wordpress.com/2009/03/losgodis-2.jpg?w=450&h=337[/linkbox]

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá Comunidade! (Especialmente a joycebruja)

Estou aqui novamente por causa do Glogg.

Alguém sabe onde posso encontrá-lo aqui em Sampa?

Estive em algumas distribuidoras de bebidas importadas na regiao central (Mercado Municipal, rua Paula Souza) e ninguém sequer ouviu falar na tal bebida. Até pro Consulado Sueco já escrevi sem obter resposta. Alguma luz???

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá, Sou Chef de cozinha sueca há 38 anos, sou carioca e moro em Caxias do Sul, A bebida Glög é uma bebida típica sueca e muito fácil de preparar em casa, vi algumas receitas neste Site e não confere com a minha receita original.

Preparo muitas delícias suecas inclusive a Aquavit uma aguardente sueca com a receita tradicional sueca, sou famoso

no preparo do Smörgäsbord que faz sucesso nos meus banquetes, infelizmente aqui no Sul nada que leva peixe e frutos do mar funciona, a galera daqui só come churrasco e polenta ??

Entre no meu Site do Facebook e veja as minhas artes escandinavas. > chef jhonny moreira

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...