Ir para conteúdo

Comidas exóticas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Companheiros,

 

Proponho que compartilhemos aqui pratos que poderiam ser classificados na subjetiva definição de "exóticos" e nossas impressões pessoais sobre estes.

 

Começo com uma "iguaria" que experimentei recentemente: hormigas cullonas.

 

Provei as formigas no restaurante Color de Hormiga, em Barichara, Colômbia. Era um peito de frango recheado ao molho de hormigas cullonas. Em cima do frango, além do molho, várias formigas tostadinhas...

 

É uma experiência divertida, mas, na verdade, vale mais pelo inusitado. As formigas não têm gosto de nada... são apenas um adereço crocante sobre a carne...

 

p.s.: O prato estava ótimo, e recomendo o restaurante, que, apesar de não ser exatamente "budget", não é também nada que acabe com o orçamento de ninguém.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

PINAÚNA* ASSADA

 

Pinaúna assada na brasa é uma iguaria muito comum entre os frequentadores da Praia de Itapuã, em Salvador- Bahia. Dizem os moradores mais velhos que Dorival Caymmi adorava!!

 

O mais legal é que não precisa pagar, basta pegar alguns gravetos, fazeu um fogo e deixar queimar para fazer as brasas, enquanto isso jogue-se nas pedras e vá catar as pinaúnas, com muito cuidado para não espetar o dedo nos seus espinhos, sugiro pegar um espetinho daqueles que usam para queijo coalho (reciclagem!!!) rs...

 

Basta colocar as pinaúnas na brasa e deixar elas assarem, não precisa colocar sal, vai sair uma espécie de espuma esbranquiçada é o sinal que ela já está quase pronta.

 

Depois de pronta, ela perde os espinhos e apresenta uma polpa macia dentro da carapaça, muito deliciosa!!! Para acompanhar sugiro uma cerveja bem gelada. Como diz o Velho Caymmi "é bom passar uma tarde em Itapuã..." e comendo pinaúna melhor ainda. Eu experimentei e recomendo, no início é meio nojento ::bruuu:: mas depois vc acostuma.

 

Experimentem!!!! ::otemo::

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_80020_DMC_018.jpg

 

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_80020_DMC_025.jpg

 

(*) Pinaúna é como chamamos Ouriço do mar aqui em Salvador.

 

Vou ficar devendo as fotos de um assado de Pinaúna que fizemos semana passada, vou providenciar essas fotos e coloco aqui em breve. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

TESTÍCULOS DE BOI

 

Eu morei em Itapuã muitos anos, mudei pois o bairro fica muito afastado de centro de Salvador, e por conta de trabalho e estudos estava muito cansativo, tive que mudar para um bairro mais próximo, porém eu tento largar Itapuã mas Itapuã não me larga!! rs ... sábado e domingos acordo bem cedo, coloco minha mochila nas costas e "me pico" pra lá.

 

Numa dessas vezes meu Tio me chamou pra comer um feijão no Mercado de Itapuã e eu prontamente fui. Chegando lá, tomamos aquela cerveja bem gelada, sentados de frente pro mar... eita vida boa!!! enquanto o feijão não chegava, alguns minutos se passaram e chega um prato de moqueca, muito cheiroso, acompanhado de arroz, pirão, molho lambão (molho de pimenta com vinagrete)etc. Comi horrores!!!

 

-hummmm que gostosa esta moqueca!!!!

 

- É moqueca de quê, Meu Tio???? pra quê perguntar??

 

Meu Tio então respondeu que tratava-se, o delicioso prato, de "ovo de boi", eu ainda fiquei processando a informação até me dar conta que eu comi os testículos do boi!! eca!! que nojo!!! ergut!! ::bruuu:: ergut!! ::bruuu:: ergut!! ::bruuu:: ergut!! ::bruuu:: nojentooooooooooo!!!! ::bruuu::::bruuu::::bruuu::::bruuu::::bruuu::

 

Depois eu acabei deixando a frescura de lado e comi mais pq tava muito gostoso, a pessoa que preparou colocou azeite de dendê e bastante cheiro verde, ficou bem saboroso, uma delícia!!! esqueci rapidamente o nojo inicial... acho que isso acontece muito com pratos exóticos, sempre dá aquela repulsa ... mas depois a gente "lambe os beiços"

 

Pode-se encontrar este prato com facilidade no Mercado de Itapuã, que fica localizado próximo à Praça Dorival Caymmi ao lado da Igreja de Itapuã, Salvador, Bahia.

 

Abraços!!!! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Testículos Fresquinhos

 

Uns dias atrás ví uma reportagem justamente sobre os tais testículos de boi. Acho que é um programa da Discovery chamado ''Comidas Exóticas''

 

Se passava em uma fazendo do Uruguai e é muito apreciado por lá.

 

A diferença é que lá é bemmm fresquinho. Vc come as bolitas fresquinhas, o peão amarra as patas do boi, deita ele no chão e zaaapt !!! Já joga na panela pra cozinhar, acrescenta um molho e come-se como um quitute.

 

A única sacanagem é que cortam las bolas do boi sem anestesia ... o cara disse que ''não dói'' ... lógico, não são as dele !!!

 

abraços

 

Rodrigo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Rodrigo,

 

 

Esqueci de dizer que depois desse dia eu nunca mais comi os tais testículos, apesar de ter achado gostoso, não dá!! não como mais...

 

E estes testículos fresquinhos então, nem pensar!!!!!!!! sem falar que é maus tratos contra animal!! eca!!! que nojo!!!! ::bruuu::

 

abraços!!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu já tive oportunidade (!) de comer testículo de frango... sinceramente, fora a estranheza, não achei nada de muito estranho. A carne é só meio porosa! E tem uma pele difícil de arrebentar... Ugh!

 

p.s.: Eu nem sabia que frango tinha testículo, hahahahaha!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...