Ir para conteúdo

Minas Gerais – Regiões Vinícolas – Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t1][align=justify]ROTEIRO DE VINHOS SUL DE MINAS[/align][/t1]

 

[align=justify]A região de Andradas, Caldas, Andrelândia e Santa Rita de Cássia, no estado de Minas Gerais tem se destacado pelo cultivo de uvas viníferas rústicas, as uvas americanas que bem se adaptam às condições climáticas da região. As variedades são a Jacques e Bordô (ou folha de figo) para as tintas e a Niágara como variedade branca. De colonização italiana, a região conta com vinícolas familiares que produzem vinhos para consumo imediato. As maiores vinícolas trazem as cabernet sauvignon produzidas no Rio Grande do Sul para produzirem seus vinhos. No município de Andradas, anualmente em julho acontece a Festa do Vinho.

A uva principal da região, Jacques, é a que produz o vinho usado nas cerimônias religiosas católicas, o tradicional vinho do padre. A casca desta uva é finíssima, o que dificulta em muito seu transporte, fazendo com que a uva seja vinificada logo após sua colheita.

 

4876522881_ea930a4496.jpg

 

Outro município que foge desta região, mas tem se destacado principalmente pelo cultivo da chamada syrah do cerrado é João Pinheiro, no noroeste do estado. Aqui o cultivo do maracujá não deu bons resultados e iniciou-se o cultivo de algumas espécies de uva, porém a que melhor se adaptou foi a syrah.

A única região brasileira com reconhecimento de procedência é a “Serra Gaúcha”. Porém outras regiões estão sendo amplamente exploradas na busca de melhores castas.

Em Andradas, além dos vinhos, os mochileiros mais aventureiros podem desvendar o Pico do Elefante com 1478 m e o Pico do Gavião, este último com 1663m, a partir de onde se consegue boa vista da cidade e em dias bons, de municípios vizinhos. A torre da TV com 1467 m também proporciona bela vista da cidade.

O passeio a esta região é riquíssimo em cultura, o jeito mineiro de ser fazem desta uma jornada muito divertida.[/align]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]VINÍCOLAS DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS[/t1][/align]

4876526771_8db4f8986e.jpg

 

[align=justify][t3]ABN[/t3]

Além das tradicionais produzidas na região, esta vinícola traz a pinot noir, syrah, cabernet franc e sauvignon, seibel, Goethe, sendo as duas ultimas de mesa. Esta empresa também produz macadâmia, uma espécie de noz que garante longevidade aos consumidores diários. Prove o inigualável bouquet do Seibel.

Endereço: Fazenda Agrocultura Biguá-Nandalina, Andrelândia – MG.

Site:Vinícola ABN

 

[t3]Marcon[/t3]

Nesta vinícola os vinhos de mesa são as estrelas, tanto tinto secos quanto suaves. Licores e outros produtos, como os vinhos compostos, onde se mistura o vinho com: jurubeba ou vermouth ou canela. Deguste os tintos produzidos com a uva Jacques harmonizando-os com ricota e pão italiano.

Endereço: Rua Olintho Trevisan, 60. Andradas - MG.

Site:Vinhos Marcon

4876517093_01262331e1.jpg

 

 

 

[t3]Piagentini[/t3]

A Cia Piagentini tem vinícola irmã em Caxias do Sul – RS. Produzindo vinhos e outras bebidas de excelente qualidade. Os vinhos Piagentini de uvas finas são provenientes do sul do país e os de uva de mesa produzida em Andradas. Dentre os vinhos licorosos os chamados “generosos” são de sabor inigualável. Os da linha chef Allan são os usados para cozinhar.

Endereço: Rua Tiradentes, 877. Andradas - MG

Site:Piagentini bebidas

 

[t3]Casa Geraldo[/t3]

A bela decoração e o bom gosto fazem parte desta vinícola. Oferece curso de degustação, com duração de um dia. Faz parte da empresa a Vinhos Campino que produz os vinhos de mesa. Prove o "mistela" harmonizado com sobremesa de frutas e o tinto meio seco cabernet, que incorpora cabernet sauvignon, merlot e tannat.

Endereço: Fazenda São Geraldo, Bairro Jaguari. Andradas - MG.

Site:Casa Geraldo

 

[t3]Basso[/t3]

Fabricados de forma tradicional, prezando pela qualidade e tradição. Juro que gostaria muito de presenciar um bate papo entre este Senhor da foto abaixo e o Sr Juarez Valduga, um mineiro e um gaúcho, ambos amantes inveterados do vinho e com conhecimentos a flor da pele.

Endereço: Chácara Lagoa Dourada, Bairro Alto Alegre, próximo ao centro da cidade.

Site: Vinhos Basso[/align]

 

4876524871_8894970f39.jpg

 

[creditos]Fonte de pesquisa: Sites das Vinícolas Visitadas, Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, Minas Gerais, Vinho Virtual, Site do Vinho Brasileiro[/creditos]

Link para o comentário
  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...