Ir para conteúdo

Brasil - Regiões Vinícolas - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

hehehe, Valeu amigo Billy!

tenho a certeza que logicamente quem passa pelo Rio Grande do Sul nem sabe a quantidade de lugares e histórias

para ver e saber.

quando se vai para esta região tem bem mais que vinícolas, uvas e vinhos!

só peço desculpas pois estou desde ontem tentando colocar umas fotos para vcs rirem da minha cara mas infelizmente qdo chega aos 99% diz que ocorreu "erro ao salvar imagem"

buáááá

bjim

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Káren ! Excelente roteiro !!!

 

Onde vc participou do "Dia da Colheita"? Estou indo para a Serra agora no fim de Janeiro e quero muito participar desta atividade.

 

Obrigado pela dica!

 

Abs, Rafa.

 

Ola, Rafa, tudo certo,

 

valeu pelo elogio ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Participei sim do Dia da Colheira, ou "Dia da Vindima", na Casa Valduga, é assim: SENSACIONAL, eu adorei!!!

 

Aconselho-te a ligar antes, as vinícolas que fazem são:

 

Pizzato Vinhas e Vinhos

Programação: visita guiada aos parreirais e colheita da uva. almoço harmonizado.

calendário: mês de fevereiro: aos sábados, e domingo e segunda-feira no carnaval.

 

Casa Valduga

programação: colazione, colheita de uvas, sabragem, degustação de vinhos, almoço harmonizado, visita à Capela das Neves, visita aos processos de vinificação, jantar harmonizado, esmagamento da uva com os pés.

calendário: aos sábados de 30 de janeiro a 13 de março. Casa Valduga.

 

Miolo.

 

As outras estou em contato mas nenhuma me respondeu, mas estas duas são certeza.

 

aff hoje é o dia dos conselhos, então vai lá, mais um (perdão ::hein: ): ir um dia antes do dia da vindima e fazer um curso de degustação, é muito importante, logicamente, caso vc não tenha realizado antes, ok?

 

Estou fazendo o guia da Serra Gaúcha, Região da Uva e do Vinho, creio que até quando fores estará pronto com muitas dicas.

 

Se quiseres ver o guia da Serra Gaúcha, Região das Hortênsias, tem algo sobre Gramado, Canela, N. Petrópolis e 3 Coroas...

 

Caso precise de algo, pode pedir.

 

Abraços

 

Káren

Link para o comentário
  • Membros

Oi Karen !!!

 

Nas minhas "andanças" pelo google, encontrei um site dos Produtores do Vale dos Vinhedos (APROVALE) onde tinha uma reportagem sobre a Vindima 2010. Estou colocando a reportagem na íntegra e ela dá os endereços e datas do "Dia da Colheita", olha que barato ! rsrsrsrsrsrs

O site deles é http://www.valedosvinhedos.com.br/

 

Te animas a ir?

 

Bjks, Rafa.

 

"Vale dos Vinhedos espera receber mais de 35 mil turistas para a vindima 2010.

 

Quem visitar o Vale dos Vinhedos nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 terá um motivo a mais para se encantar com o principal roteiro enoturístico do Brasil. É tempo de colheita da uva na região e as cantinas, pousadas, hotéis e restaurantes reservam atrações diferenciadas ao visitante.

Atraídos pela possibilidade de colher uvas e degustar uvas e vinhos, além de participar de eventos típicos para celebrar a nova safra, cerca de 37 mil visitantes deverão estar desembarcando no Vale entre os meses de janeiro a março. A expectativa é da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), embasada no crescimento de 15%, registrado no inverno deste ano. No primeiro trimestre de 2009, o Vale recebeu cerca de 32 mil turistas.

Como ocorre todos os anos, a vindima no Vale dos Vinhedos reserva ao visitante momentos de festa, alegria e de celebração com a chegada de mais uma safra. O perfume das uvas e o cheirinho do vinho podem ser sentidos em cada parada do roteiro. Parreirais carregados cobrem os vales formando um gigantesco tapete. Tudo gira em torno da colheita. É possível caminhar entre os vinhedos e degustar diretamente da videira diversas variedades de uvas, além de acompanhar de perto o início do processo de elaboração dos vinhos.

Para marcar este período e enaltecer a cultura do vinho, o trade turístico do Vale dos Vinhedos preparou atrações diferenciadas para o início de próximo ano.

 

Confira abaixo a programação da Vindima 2010 no Vale dos Vinhedos.

 

Programação:

 

Abertura da Vindima do Vale dos Vinhedos

Local: Hotel Villa Michelon

Dias: 30 e 31 de janeiro

Programação:

- Solenidade de abertura, exposição de uvas e de artesanato, colheita de uvas no parreiral modelo do hotel, pisa das uvas pela rainha e princesas da corte da Fenavinho e do Vale dos Vinhedos, missa festiva, filó festivo (reuniões tradicionais italianas com comida, música, dança e jogos), jogos típicos italianos, apresentação de coral, colazione (café da manhã típico italiano), degustação de vinhos do Vale dos Vinhedos.

Mais informações: pelo telefone (54) 3459.1800 ou pelo e-mail hotel@villamichelon.com.br.

 

Festa da Vindima Casa Valduga

Local: Complexo Enoturístico Casa Valduga

Dias: aos sábados, de 30 de janeiro a 13 de março

Programação:

- Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, passeio de dindinho, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à unidade de vinificação, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.

Mais informações e inscrições: pelo telefone (54) 2105.3122 ou pelo e-mail valduga@casavalduga.com.br

 

Dia da Colheita Pizzato

Local: Pizzato Vinhas e Vinhos

Dias: 6, 13, 16, 20 e 27 de fevereiro

Horário: das 9h às 13h

Programação:

- Visita guiada pelo proprietário da vinícola aos parreirais, acompanhamento das etapas de vinificação com acompanhamento do enólogo, pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação é encerrada com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.

Mais informações e reservas: pelo telefone (54) 3459.1155 ou pelo e-mail pizzato@pizzato.net.

 

Cursos de degustação / harmonização

Local: Restaurante Don Ziero / Vinícola Cordelier

Dias: de segunda às sextas-feiras, no período entre janeiro e março

Programação:

- Horário: das 10h às 11h45min.

- Conteúdo: Curso de degustação com abordagem teórica sobre a história da viticultura, os processos de elaboração de vinhos e espumantes e noções de análise sensorial. Inclui o serviço de petiscos, a entrega de material didático e de certificado.

Mais informações e inscrições: pelo telefone (54) 3453.7593 ou pelo e-mail: donziero@cordelier.com.br

 

Degustação Top Premium Lidio Carraro

Local: Vinícola Boutique Lidio Carraro

Dias: Diariamente, sob reserva para grupos de até 14 pessoas

Horário: 19h

Programação:

- Degustação fechada da linha de vinhos especiais com apresentação de palestra sobre trajetória da vinícola.

Mais informações e agendamento: pelo telefone (54) 2105.5555 ou pelo e-mail atendimento@lidiocarraro.com

 

Wine Day Miolo

Local: Escola do Vinho Miolo

Dias: 06 de fevereiro - Vinhos Brancos e espumantes

13 de março - Vinhos Tintos

Programação:

- Horário: das 9h às 16h

- Conteúdo: Um dia acompanhando todo o procedimento de elaboração dos vinhos, desde a vista aos parreirais, colheita de uva, etapas de vinificação com degustação de mostos, visita às caves de maturação e envelhecimento, processo de rotulagem e engarrafamento. Curso de iniciação às análises sensoriais com degustação de vinhos. Encerramento com almoço harmonizado na Osteria Mama Miolo e entrega de certificados.

* Inscrições: Vagas esgotadas. Inscrições somente para a lista de espera.

Mais informações: pelo telefone (54) 2102.1500 ou pelo e-mail gabriela@miolo.com.br

 

Wine Maker Miolo – Aula Final Turma 2009

Dias: 14 a 17 de janeiro

Local: Vinícola Miolo

Programação: Último encontro da turma de Winemakers 2009. O encerramento do programa compreende a fase de engarrafamento e rotulagem dos vinhos elaborados pelos inscritos no curso. Programação exclusiva para os alunos da turma e para jornalistas interessados na cobertura do programa.

Mais informações e inscrições: pelo telefone (54) 2102.1500 ou pelo e-mail gabriela@miolo.com.br

 

Festa da Colheita Hotel e SPA do Vinho Caudalíe

Local: Hotel e SPA do Vinho Caudalíe

Dias: sextas e sábados, entre 5 de fevereiro e 28 de março

Programação:

- Jantar temático "História do Vale dos Vinhedos" na Trattoria Damigiana, Prima Colazzione (café da manhã colonial) no quarto, passeio e colheita em parreirais centenários com brítola tradicional, almoço típico italiano ao ar livre ao som de coral de imigrantes italianos, pisoteio de uvas e degustação de vinho doce, Carte Du Jour no SPA Caudalíe, brunch ao espumante e late check out.

Mais informações e agendamento: pelo telefone (54) 2102.7200 ou pelo e-mail reservas@spadovinho.com.br

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

Gostaria da sua opinião, pretendo visitar o Vale dos Vinhedos e conhecer algumas vínicolas... já decidi que visitarei a Casa Valduga, Miolo e Salton, mas tou em dúvida em relação as pequenas, são muitas e não vou ter tempo para todas, fiquei entre Don Candido, Don Laurindo, Cave de Pedra, Cordilier, Cave de Amadeu e Dom Giovanni, dessas 6 se pudesse me indicar 3, quais seriam?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Opa, mais uma enomochileira ::otemo::

 

A Cordelier é a primeira da rota, pode ser uma. A Cave de Pedra é lindíssima. Saindo da Casa Valduga à direita, vc terá a Dom Cândido, é encostada e logo à frente tem a Marco Luigi (vixi, vc queria só 3 né?) ::bruuu::

 

Dentro de Bento não deixe de visitar a Vinícola Aurora.

 

Se puderes, não deixe de visitar em Garibaldi a Vinícola Garibaldi e a Peterlongo (ao menos) é bem pertinho de Bento.

 

Espero não ter te deixado com a pulga atrás da orelha, mas é uma viagem muito "deliciosa", em todos os sentidos.

 

Bjk, divirta-se e caso precise de mais infos, estamos aqui.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Tópico fino, hein? ::otemo::

Atualmente, no RS, além do vale dos vinhedos, há produção de vinhos - até onde sei, especialmente brancos e espumantes - na região de Encruzilhada do Sul - uns 100 km daqui de casa - e também na região da fronteira com o Uy, Santana do Livramento, Quaraí. A Casa Valduga produz e tem unidade em Encruzilhada, e acho que também lá na Fronteira.

E em se falando de Brasil, os vinhos do vale do Rio São Francisco também já tem um bom destaque.

Vai ter que provar vários, Karen! ::cool:::'>

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...