Ir para conteúdo

Saboreando seu destino: 10 melhores países para viajar e comer!


Posts Recomendados

  • Membros

Saboreando seu destino: 10 melhores países para viajar e comer!, por Luiz Fernando Niquet

 

Viagem e culinária caminham quase sempre juntas. Não importa o seu destino, sempre se encontra uma iguaria típica que desafia sua imaginação ou aguça os seus sentidos. Além disso, a cozinha local é sempre uma excelente maneira de se conhecer mais um pouco sobre a cultura de um povo. Porém, em alguns países a comida é uma das principais atrações, o que atrai para suas fronteiras um grande número de especialistas em culinária ou simplesmente apaixonados por comida.

 

Veja abaixo uma lista de dez países com sabores especiais:

 

1 – Portugal

 

O famoso cozido, o delicioso bacalhau, a lula, o polvo e os demais frutos do mar, o coelho assado... Isso sem falar nas famosas tripas à moda do Porto. A culinária portuguesa tem o suficiente para agradar a qualquer paladar. E, se ainda sobrou algum apetite, os doces portugueses são irresistível, em especial os famosos pastéis de Belém. Ah, e não se esqueça das sopas e caldos, dos azeites, dos vinhos do Porto...

 

2 – Itália

 

A comida é, provavelmente, o item mais famoso e o mais exportado pela Itália ao longo do tempo. E isso, sem dúvida, tem uma razão. Portanto, quando for visitar a Itália, aproveite a saboreie as famosas pizzas, as pastas al dente e os deliciosos risottos. E para beber? Além dos bons vinhos, o melhor do país é o café. Ah, e os sorvetes também são especiais. Ou seja, uma refeição completa!

 

3 – Tailândia

 

Localizada estrategicamente entre a China e a Índia, a cozinha Tailandesa reúne o que há de melhor nos ingredientes e nas técnicas de ambos os países, além absorver diversas outras influências do sudeste asiático. Ora bem picante, ora doce e suave, a cozinha tailandesa proporciona uma harmoniosa seleção de sabores e aromas, resultando em pratos multicoloridos. As deliciosas receitas caracterizam-se, particularmente, pelo uso de condimentos frescos, como pimenta, raiz de cidró, folha de limão, alho, gengibre, coentro, manjericão doce e outros.

 

4 – Japão

 

A comida japonesa é uma febre que se espalhou por todo o mundo. Mas uma viagem ao Japão permite usufruir da tradicional culinária de uma forma que vai além de um simples sushi ou sashimi. Uma refeição no Japão engloba uma grande cerimônia, que envolve não apenas a refeição em si, mas a preparação do alimento, o local onde este será servido, os costumes e tradições de servir e até a vestimenta utilizada. Tudo isso resulta no aprimoramento supremo da nobre arte de servir e comer.

 

5 – França

 

Do queijo ao champagne, do escargot à baguetes, os franceses são mundialmente famosos pela sua culinária. A cozinha francesa se destacou mundialmente por sua grande qualidade e variedade. As características do clima e geografia de cara região resultou em uma enorme gama de especialidades regionais. Apesar dos altos preços locais, quando estiver na França, não deixe de saborear as diferentes iguarias, mesmo que seu orçamento só permita aproveitar os queijos e vinhos (além dos pães, é claro!).

 

6 – Espanha

 

A culinária espanhola é fortemente influenciada pela tradicional cozinha mediterrânea, assim como a Grega e a Portuguesa. Frutos do mar, sempre frescos, são a alma dessa cozinha, que também é famosa pelo seu jamón crudo. Na Espanha, um jantar é sempre um evento, especialmente quando servem aquela paella. Mas nunca antes das 21h...

 

7 – Índia

 

A Índia é o picante reino das especiarias. Mesmo considerando as enormes variações existentes entre os estados e as regiões deste subcontinente, um aspecto une todos eles: a preferência por pratos picantes e bem temperados. Os temperos mais apreciados são o açafrão e a cúrcuma. Mas há também o gengibre fresco, a canela, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, as sementes de mostarda e muitos outros. Os verdadeiros curries, ensopados de legumes, carne ou de peixe, são uma das marcas da culinária local – e para saboreá-los, tem que se estar preparado. O que no ocidente se batizou de curry é, na verdade, uma versão da masala, uma requintada mistura de condimentos, ervas e plantas aromáticas que chega a incluir até trinta ingredientes diferentes e que, apesar de ser preparada de forma diversa em cada casa do país, constitui um dos traços de identidade da singular cozinha indiana.

 

8 – China

 

Da mais simples barraquinha em uma viela servindo insetos no espeto, ao mais luxuoso banquete em um hotel cinco estrelas, a China possui uma alternativa para todos os gostos e bolsos. A culinária chinesa baseia-se fundamentalmente no arroz e no macarrão, mas esses são incrementados por carnes, pimentas, frutas e vegetais para compor uma culinária única e saborosa. Além disso, uma longa cadeia de especialidades regionais, influenciadas pela cultura e pela história, completa esse cenário saboroso.

 

9 – México

 

A culinária mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. Com influências européias e indígenas, os saborosos pratos típicos são baseados no milho e no feijão e dentre eles se destacam os saborosos (e mundialmente famosos) burritos, tacos, nachos e guacamoles.

 

10 – Marrocos

 

A culinária marroquina pode não ser considerada um ícone da gastronomia internacional, mas vale a pena experimentá-la. Os temperos e especiarias estão sempre presentes, com seus sabores e aromas marcantes. Dentro os pratos típicos, o mais famoso é o couscous, que em pouca coisa lembra a versão brasileira. No Marrocos, ele é feito com semolina cozida no vapor, legumes, grão de bico e carne, geralmente de frango ou cordeiro. O tajine é outro prato típico delicioso, que merece ser saboreado. Feito em um recipiente específico, origem de seu nome, é uma espécie de cozido de carne e legumes, sendo a versão mais tradicional a de frango. E não se pode esquecer, é claro, da bebida nacional: o thè à la menthe, o chá de menta delicioso e saboreado a qualquer hora e local.

 

Atenção! Essa lista não está em nenhuma ordem de preferência ou qualidade, e nem tenho a pretensão de englobar em apenas dez exemplos, todas as principais culinárias do mundo. Existem diversos outros países onde o viajante será assaltado por odores e sabores inesquecíveis, como, por exemplo, o Peru, a Argentina, a Turquia, a Grécia, a Bélgica e o Vietnam. Se você tiver alguma outra sugestão, seja bem-vindo: é só comentar abaixo!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

O problema é que o Brasil é gigante então é melhor citar estados e nao a culinaria nacional.

 

Eu por exemplo acho de pessimo nivel a gastronomia carioca e nao sou dos maiores fãs de nossa alimentacao basica.

 

pao com manteiga + cafe/leite eu considero uma das piores formas de se começar o dia.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Luiz vamos incluir a Culinária peruana que esta entre as melhores do mundo, e uma dica: todo ano no mês de Setembro na Cidade de Lima acontece o evento chamado Mistura Apega, uma feira Gastronômica onde o viajante pode degustar pratos típicos de todas as regiões do Peru. Valeu pelo tópico. ::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...