Ir para conteúdo

Volta ao Mundo em 15 meses! itinerário de um Mauricinho.


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros, preciso da opinião de vocês.

 

estou planejando uma viagem de 1 ano e 3 meses (15 meses) passando pelo o que eu, viajante iniciante, julgo ser essencial pra trazer pra "casa" um sentimento de que eu realmente eu vivi aquelas culturas e realidades tão diferentes. tentei controlar ao máximo aquele sentimento de viajante que quer conhecer tudo em uma unica viagem, por isso separei a grande viagem em pequenos "capítulos" de cultura pra conhecer. O roteiro não é fixo, então se uma região me parecer mais interessante que outra eu fico mais e, infelizmente, outra região ficará de fora (espero conhecer tudo o que pesquisei, foi extremamente difícil deixar esse roteiro enxuto).

 

Aprendi aqui no fórum que cada pessoa tem o seu próprio estilo de viajar, por isso adianto um pouco do meu, até para minimizar aqueles discursos repetitivos ( ::dãã2::ãã2::'> ):

Eu sou um cara com energia, não tenho o menor problema em andar (amo me perder, com ou sem intenção :lol: ), não sou um atuante do greenpeace mas gosto de admirar belas paisagens naturais e sentir a alma desses locais (por isso foquei mais em grande centros nessa viagem, sou meio urbano) e claro, amo misturar doce com salgado, frio com calor e barulho de transito com um de uma cachoeira (talvez por isso a mistura das minha escolhas)

Chega de mais detalhes. Vamos aos fatos; minha saída do Brasil ainda não esta certa mas queria encaixar uma saída que pegasse Bali fora da época de monções (Não é legal pegar praia com chuva né?) só está definido que começará em 2015. Aqui está o roteiro:

 

- Espanha - 1 mês

Foco em Madrid e a região de Andaluzia. (se possível, Barcelona)

 

- França - 2 meses

acho que dá pra conhecer legal a frança porém se o tempo apertar quero dar umas prioridades: Paris (nunca cansa), vale do Loire, praias da Normandia com St Michel (o meu castelo preferido), regiões rurais (e apaixonantes) da provença e o clima mágico da Cotê D'Azur.

 

- Itália - 2 meses

pra muita gente é muito tempo mas confesso que ainda vai ficar apertado porque eu amo esse país. foco em cidades-Mestres como Roma, Veneza, florença e Bolonha (passeio rápido em Milão, nunca fui fã), desvendar os alpes italianos e a Toscana. Se der tempo (acho difícil) ir para a Sicília. (meu objetivo aqui é comer oq não comi na França, não sou amante da culinária francesa ::hahaha:: )

 

- Londres - 10 dias

Ficar na região de Londres mesmo (atrações como London eye e a torre do relógio se forem feitas, serão no máx. em 2 dias). Objetivo principal é descobrir na capital o que não dá tempo (e o que não sabe que existe) quando se vai pela primeira vez. Uma Londres diferente e interessante.

 

- Quênia - 5 dias

Como vcs já notaram, eu sou um pouco urbano (um pouco kkk) então pra mim 5 dias serão suficientes (já tô achando até demais) para um safári em uma das 17229191 reservas que devem existir na Africa. escolhi Quênia pela fama com safáris e pelas experiencias que ouvi (Se alguém puder me indicar outro destino com esse mesmo foco ficarei grato). (Nesse "capitulo" estou numa duvida cruel: faço esses 5 dias de safári pelo Quênia ou por um destino que vcs me indicarem ou eu adiciono esses 5 dias em um safári na africa do Sul, próximo "capitulo"?)

 

- Africa do Sul - 1 mês

Foco na região de Cape Town e cidades portuárias do sul (algumas vinícolas tb). passeio rápido por Johannesburgo e possível safári de 5 dias (substituindo os 5 dias do Quênia).

 

- Índia - 1 mês

Sinceramente, aqui começo a me perder um pouco.. a Índia nunca foi minha primeira opção de destino então esse deve ser um dos "capítulos" que eu menos tenho informação. depois de madrugadas pesquisando aqui no Fórum percebi que na maioria das opiniões se chega a um consenso; O triangulo tradicional Delhi/Jaipur/Agra é essencial à uma primeira visita no país. Foco talvez seja conhecer essa região e talvez ir para Mumbai (soube que a locomoção interna é um problema a enfrentar, então está em cheque). Talvez se der tempo (o que acho difícil pois me falaram q é uma das nações que mais surpreende quando se chega) visitar Colombo, no Sri Lanka (sonho pessoal, li um livro quando jovem e me apaixonei por lá, só indo pra ver né). Além de que eu tenho uma meta pessoal na Índia (um pouco infantil, não me julguem) : passear em cima de um elefante. certamente o ápice do meu dia ::lol4::

 

- Tailândia - 15 dias

A maioria aqui do fórum venera a Tailândia, não critico nem concordo pois não tenho a menor base para discutir. Enfim, pelo o que entendi de Tailândia, 15 dias seriam suficientes para fazer Bangkok e mais uma ou duas praias das inúmeras praias paradisíacas que eu tenho em vista. Nomes como Phi Phi Islands e krabi foram bastantes mencionados nas minhas buscas. seriam essas boas opções? tem algo mais barato (soube que Phi Phi é um assalto) sem ser tão inabitado ao ponto de dizerem ser lá a verdadeira lagoa azul? :lol:

 

- China - 1 mês

Pareceu me pouco tempo de inicio quando pensei na China. Porém, fui ''cortando'' áreas que ou não tinha interesse (poucas, pq China é China né) ou realmente não há dinheiro nem logística pra rodar tudo, como não sou mágico, resolvi focar em uma modalidade: grande cidades com pequenos vilarejos. Eis aí a minha engenharia turística para essa situação: Pequim, Xangai, Hong kong com Macau, Xian e de lá ir para alguns vilarejos. Acompanhar a muralha desde Pequim até um ponto determinado parece ser uma boa pedida. Sugestões?

 

- Japão/ Coreia do Sul - 1 mês

Particularmente, a síndrome do "quero conhecer tudo" me atacou de novo. Pensei em fazer 5 dias em Seul e depois ir Pro japão. na terra do Sol nascente, conhecer os roteiros tradicionais como Toquio, Yokohama, Osaka, Kyoto e Hakone e depois ir para Hiroshima e nagasaki e talvez Sapporo. Só acho que poderia ficar um pouco corrido oq acham? talvez dê p dar essa corrida básica já que outros lugares a viagem será mais ''calma''. Eu rodo tudo isso ou separo só algumas? ( :cry: ) coreia ou não? vale a pena Seul?

 

- Bali - 15 dias

Acho que 15 dias está aceitável para Bali. esse lugar incrível que até hoje eu não vi ninguém botar defeito (até agora, vai q aparece alguém detonando né) tem um pouco de tudo: praias, florestas, pessoas, vida noturna... um bom piti-stop na minha jornada né, até porque ninguém é de ferro.

 

- Taiti - 15 dias

(conexão ou em Kuala lumpur e Auckland, passagem uma facada ::sos:: (to vendo ainda se vale a pena...) Bom... quando penso no Taiti aquela imagem de casinhas em cima daquela água de ver inveja me vem na cabeça e dá uma vontade enorme de largar tudo e entrar naquela foto. Porém, aqueles preços me trazem de volta pra realidade até ninguém merece pagar tudo aquilo pela qnt de dias oferecidas né? então eu escolhi papeete pq me falaram q Bora-Bora é mais caro. Além das passagens, o hotel tb frusta meu sonho de "morar" numa casinha sobre a água. Então hotéis em terra devem ficar mais no meu orçamento. Como vcs podem ver, frustração 1000... porém a vontade daquelas praias é irresistível. Meu medo é de gastar pra chegar em Papeete e não ver/sentir nada diferente de bali ou pior, sentir que não devia ter saído de lá. Taiti está uma incógnita pra mim, me ajudem nesse tópico pfvr.

 

- Austrália - 1 mês

Depois de tanta Natureza (pra mim já ta bom demais) vamos às cidades: Sidney e Melbourne são ótimas. Talvez estique até Cairns (outro sonho de criança, a grande barreira) e Adelaide. Se der tempo esticar até Perth (paixão platônica) ou Hobbat na Tasmânia, tenho receio de não dar tempo de ver tudo ou não aproveitar o melhor de cada lugar além dos deslocamentos serem caros (passagens aéreas me fizeram chorar)

 

- Califórnia - 1 mês

Aqui eu pretendo rodar o estado todo, aproveitando tudo que o meu preferido estado americano pode oferecer: Yosemite, Death valley, Napa valley, Big Sur e aquelas cidades com píers tipicas são lugares para visitar (e viver) além de Hollywood (sou alucinado por Cinema). Talvez se der Tempo, esticar a las vegas e Grand Canyon (aproveito mais e vou p extremo norte da California ou LV e G. Canyon valem mais (primeira visita) ?

 

- Nova York - 1 mês

Não sei se tem tempo demais, mas é certo que nunca é tempo demais pra NY não é? Vou aproveitar pra me perder bastante e espero no final desse mês me sentir um pouco Nova Iorquino. Talvez faça um curso de inglês, na hora eu decido ::hahaha:: ... nos fins de semana posso visitar cidadezinhas de NJ ou CT ou até mesmo Washington D.C. Lá eu decido melhor

 

- Terra Nova e Labrador - 1 mês

Pessoalmente, escolhi TNL por vários motivos: a natureza exuberante, o povo simpático, o clima que me agrada muito e principalmente... St John's. Uma passagem rápida tempos atras me fez totalmente apaixonado por essa cidade, não sei explicar mas me sinto em casa lá... esse que eu saiba, um dos prazeres de viajar. Um mês vai dar tempo com bastante folga pra conhecer um pouco da minha parte favorita do Canadá (Não desmerecendo as outras, Vancouver mora no meu coração).

 

- Patagônia (extensão à Ushuaia) - 1 mês

Pra fechar com chave de ouro essa jornada que almejo finalizar com sucesso, a Patagônia. Uma das regiões que mais me intriga na America, talvez seja pelo seu lado exuberante, talvez seja pelas experiencias que se tem lá, só tenho duvidas quanto ao período q irei à Patagônia. No inverno, parece ser mt frio contrapondo com o possível calor ("calor") de Terra Nova e labrador. Se possível, uma visita a Ushuaia.

 

Bom, isso que pensei horas a fio escolhendo mil e um roteiros, alguns dos diferentes lugares q seriam interessantes agrupá-los. Minha maior dificuldade é encaixa-los numa forma de que um lugar não contraponha outro (sair de um lugar mt frio p um mt quente) porém analisando todas as combinações possiveis a melhor saída nem sempre é a mais viável pois ia ser um zigue-zague de voos que me dá enjoo só de pensar. Os deslocamentos Internacionais ou por ''Capitulos'' estão inseridos nos 15 meses já. a ordem dos destinos apresentada seria a ordem da viagem. Então, oq acharam?me ajudem nos topicos que eu preciso pfvr (e os q eu n preciso tb, toda ajuda é válida ::hãã2:: )

obrigado a todos,gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

e ai, Gabriel?

bom, nunca fiz uma RTW mas tenho muita vontade...

enfim, gostei bastante das suas colocações e escolhas. mas, se puder dar duas sugestões/opiniões:

- você pensou em incluir marrocos no seu tour pela espanha? como estará com um bom tempo na Andaluzia, talvez seja uma opção interessante.

- não estou conseguindo visualizar como você encaixará a africa do sul no seu roteiro, em que momento pensar em incluir o país?

- sobre o quenia, talvez botswana seja uma opção, assim como a zambia ou o zimbabue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Juliad,

- Sobre o marrocos: é uma ideia bastante interessante, obrigado pela dica. Quero muito aproveitar a Andaluzia e acho que dá p fazer alguns passeios pelo Marrocos (como Tanger e Casablanca) mas sobre a questão do transporte: ferry seria a opção mais viável p atravessar o estr. de Gibraltar? Ainda quero visitar Barcelona se der tempo então pode ser que fique um pouco corrido, só fazendo uma logística mais especifica nesse "capítulo".

- A Africa do Sul está apresentada na ordem do itinerário, após o Quênia (ou de Londres caso inclua o safári em outro destino) e antes da Índia. Julgo eu ser um país com estações de temp não tão extremas então qqer época poderia ser visitado. Corrija-me se eu estiver errado, pfvr.

- Pensei em Botswana tb, até pela distância com a AFS. ZAM/ZIM seria interessante tb visto a visita a Victoria Falls. Existem opções de sáfari perto das V. falls? obg por me ajudar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala ae Gabriel! Ta indo quando mesmo?! E aq, quanto ta programando gastar?! Fez os cálculos aleatórios por dia ou foi calculando pais por pais?! Enfim, to nessa onda tb, saiu daqui de Sampa em Julho! Mas acho que os trechos nao sao totalmente compatíveis nao ( acho que nunca é!, rs) manda notícias ae! Abs e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, e sobre os safaris.... O meu ta programado pra Tanzânia! Dizem que lá os parques sao sinistros! Em cada lugar da África e possível ver animais diferentes de acordo com o parque/ país que vc vai, mas no geral um brother meu me aconselhou Tanzânia pelo custo/beneficio... Enfim, a Victoria falls originalmente estava na minha programacao tb, mas acabei deletando, considerando que haviam outros lugares mais interessantes e acho que nao me causara tanto impacto a mais que causou em foz de Iguaçu! Nao sei, depende de cada um, mas parti deste principio! Temos que estabelecer prioridades, certo?! Rs. Já na África do Sul existem sim vários safaris possíveis, mas nao sao os mais tradicionais nao... Nao sei se ajudei ou compliquei mais sua cabeça, mas ta ae! Rs abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito legal o seu planejamento Gabriel, tbm pretendo fazer minha RTW em 2015, mas em um período um pouco menor, 1 ano. Um ponto que acho que você não deve ter notado ou pesquisado enquanto fazia este roteiro, é que o visto Japonês tem duração de 3 meses a partir do momento em que ele é tirado, e tbm só pode ser tirado no país em que você reside. Da um conferida nisso ae, no mais, show de bola o roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá!

 

Seu roteiro parece bem bacana, curti bastante, mas tem um detalhe: Vc tem cidadania Europeia?

 

Em caso negativo, note que o tempo de permanência para um brasileiro na Europa é de no máximo 90 dias. Pelo o seu roteiro, vc planeja ficar lá por 5 meses e 10 dias, melhor repensar isso! Dependendo por onde vc sair da Europa, pode tomar um carimbo de "overstay" no seu passaporte e precisar pedir visto a próxima vez que quiser voltar pra lá! Melhor não arriscar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...