Ir para conteúdo

Condições físicas


Posts Recomendados

  • Membros

oi pessoal, gostaria de saber de voces algumas informacoes necesserias sobre condicionamento fisico pois vou a peru/bolivia/atacama agora em julho, ja estou de passagens compradas mas nao tinha me preocupado muito com isso.. nao faco exercicios regularmente e tenho 44 anos, o que voces poderiam me dizer?? fumo cigarro e bebo com frequencia

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Cristo, boa tarde.

 

Quando foi a última vez que você fez um check-up?

 

Se igual a eu mais de 2 anos ou nunca. Qualquer opinião não passa de uma mera especulação.

 

Como você vai passar pela Bolívia, você pode sentir bastante o efeito da altitude, principalmente por você ser fumante, o fôlego fica precário mesmo.

 

De qualquer forma, a não ser que você vá fazer alguma trilha, ou subir alguma montanha (que já não esteja nos seus planos) do mais acho que será sussegado.

 

Trabalho com sistemas sentado numa cadeira 8 horas por dia + 3 sentado na cadeira da faculdade, nos fins de semana não faço nada de atividade a não ser tomar algumas com os amigos. Tenho 24 anos e não sinto problemas sérios quando viajo. Claro, as costas doem um pouco, a parte da frente da canela e a pantorrilha doem pra caramba. Mas sempre que isso acontece eu sento, faço uma parada e continuo depois.

 

Nada que me impedisse de ir para onde eu queria.

 

Geralmente todos os passeios são bem lentos, caminhadas bem leves, seu corpo demora a sentir o cansaço, você fica mais cansado de ficar de pé o tempo todo do que da própria caminhada.

 

As trilhas são capciosas, mas nada que várias paradas de 5 min para um descanso não resolvam.

 

A dica mais importante na minha opinião pessoal é, se você não se sente confiante: Faça um check up antes. Talvez até um teste físico em qualquer academia decente ou clinica de fisioterapia (não custa mais que 40 reais e 20 minutos).

 

Tenho certeza que vai valer a pena para não correr o risco de estragar a viagem, ou deixar de ir naquele ponto turistico que voce almejada e não ter conseguido.

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cristo,

 

Com certeza os mais puxados são a trilha inca e o trek de Colca Canyon. Digo mais puxado mas nada que chegue a ser impossível de ser feito por qualquer um com a saúde normal (não precisa ser um atleta, nem estar em plena forma física).

 

São 4 dias de caminhada na trilha mas se faz várias paradas para fotos (apesar que depende do seu guia ele esfola), no final das contas é tranquilo.

 

A grande maioria dos passeios você faz andando e tirando fotos, nem chega a suar.

 

Por exemplo, alguns passeios sussegados de se fazer são as Linhas de Nazca (você faz de avião 8) ) e o forte de Sacsayhuaman(que é mais fotos e fotos).

 

Existe um trek no Colca Canyon de 3 dias/2 noites, começando a 20 minutos (a pé) leste de Cabanaconde no Pampa San Miguel , uma trilha para San Juan Chuccho (uma das maiores vilas ao redor do rio). Em San Juan Chuccho você consegue dormir em camping ou existem aqueles "hoteis familiares, na maioria casa dos próprios moradores".

 

No segundo dia consiste em caminhar entre os vilarejos de Tapay, Cosnirhua e Malata antes de cruzar o rio e entrar na verde Sangalle (chamada de Oasis pelo próprio povo local), um mini paraíso pelo Rio Colca, lindas cachoeiras.

 

Terceiro dia é o pior deles, você caminha 4-5 horas acima do circulo (canyon) ::mmm: e termina em Cabanaconde para almoçar.

 

Este tour você pode contratar em Arequipa (fica a 200km do Colca, existem ônibus), não é barato, com a Carlos Zárate Aventuras fica cerca de 140 Soles por dia. Mas existem várias outras agências. (Land Adventures, Colonial Tours, Condor Travel...)

 

Neste caminho de Arequipa a Colca é comum ver muitas lhamas na estrada, algumas até atrapalham um pouco o trânsito, mas nada que atrase a viagem. Você acaba vendo várias também durante o tour. Não me arrisquei a passar muito perto delas, elas te dão uma catarrada na cara que é o ó. ::lol4::

 

Existem treks menores, de algumas horas, mas nenhum tão legal quanto este.

 

Uma dica muito importante !!! Não existem caixas eletrônicos na área do Colca e cartões de créditos não são aceitos, apenas dólares e soles. Nenhuma conta acima de 10 dólares é aceita em dólares. Traga soles para não ter dúvidas nem dor de cabeça.

 

A segunda dica muito importante é, traga MUITA água (existe água para vender lá, mas é bem caro, ela é "importada" de Arequipa), óculos escuros, um chapéu, boas botas de caminhada, barras de cereais ou derivados de Coca para aliviar o problema de mal de altitude e roupas apropriadas, num minuto você toma uma rajada de vento e areia e na seguinte você fica sob um sol lascado de arder. Não esqueça do protetor solar (importante).

 

Alguns que eu quero muito fazer na próxima vez é o rafting em Urubamba, a escalada no Colca Canyon (você pode vê-lo sem escalar), Sandboard(descer a duna esquiando na areia) nas dunas de Huachachina(5 km de Ica).

 

Um grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A minha opinião sobre condicionamento físico na altitude, acho que não conta muito! Se fosse assim somente atletas poderiam viajar para lugares de altitude. A altitude depende muito da genética. Eu nunca levei uma vida sedentária, sempre pratiquei esportes e nunca fumei, logo que cheguei em Potosí não senti absolutamente nada, porém no segundo dia, se caminhava muito me faltava o ar. Quando fui para Uyuni fui jogar bola, minha cabeça parecia que ia explodir, um amigo meu sentia que tinha uma bola no peito e sentia ânsia de vômito, depois de uns 5 dias não sentíamos mais nada. Cada pessoa tem uma reação diferente. Já ouvi relatos de gente que foram direto para La Paz e não suportaram ficar muito tempo e voltaram logo em seguida.

Acho que fazer um check-up é válido, não por causa da altitude e sim para saber se está tudo bem para enfrentar uma longa viagem e estar com as vacinas em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Este foi exatamente o que eu quis dizer mas acho que extendi demais o texto.

 

O check-up é justamente para você ver se aguenta o pique da viagem, nada relacionado com a altitude.

 

Agora, Cristo, por você ser fumante, teoricamente você sentirá mais do que uma pessoa não fumante.

 

Mas não acredito que faça diferente na viagem.

 

De qualquer forma, só fazendo para se saber. Com o check-up !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Condicionamento físico em altitude não conta muito, mas fazer o check-up sim.

 

Se não for fazer grandes trekkings ou subir montanhas, pode ir numa boa e ainda beber todas as cervejas que encontrar por lá. ::otemo::

 

Cigarro que pega, pois em altitude, é uma péssima combinação que geralmente leva a acúmulo de liquido nos pulmões. Podendo gerar de uma simples pneumonia a um edema pulmonar.

 

Pegando leve no cigarro... O resto vai ser tranquilo. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Condicionamento físico em altitude não conta muito, mas fazer o check-up sim.

Se não for fazer grandes trekkings ou subir montanhas, pode ir numa boa e ainda beber todas as cervejas que encontrar por lá. ::otemo::

Cigarro que pega, pois em altitude, é uma péssima combinação que geralmente leva a acúmulo de liquido nos pulmões. Podendo gerar de uma simples pneumonia a um edema pulmonar.

Pegando leve no cigarro... O resto vai ser tranquilo. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Sinceramente acho que é bem por aí... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Condicionamento físico em altitude não conta muito, mas fazer o check-up sim.

 

Se não for fazer grandes trekkings ou subir montanhas, pode ir numa boa e ainda beber todas as cervejas que encontrar por lá. ::otemo::

 

Cigarro que pega, pois em altitude, é uma péssima combinação que geralmente leva a acúmulo de liquido nos pulmões. Podendo gerar de uma simples pneumonia a um edema pulmonar.

 

Pegando leve no cigarro... O resto vai ser tranquilo. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Leo, sabes explicar melhor isso de acumular liquido nos pulmoes?? pneumonia, edema pulmonar.... nao gostei nem um pouco da ideia!! rss

e o que tu considera pegar leve no cigarro?? de 5 a 10 por dia o que me dizes?? abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...