Ir para conteúdo

Trilha Inca - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][info]Este é um tópico guia sobre a Trilha Inca - atualizado em outubro de 2009.

Nele estão reunidas diversas informações necessárias para os Mochileiros que pretendem conhecer a Trilha mais famosa da América do Sul.

 

Importante:

A Trilha Inca precisa ser reservada com 1 até 3 meses de antecedência, por ser um percurso famoso e muito procurado.

O governo controla a entrada diariamente, permitindo a entrada de apenas 500 pessoas por dia em todo o seu trajeto.

Não é possível entrar na trilha sem uma agência local contratada.

 

Atenção:

- Para verificar a disponibilidade de vagas, acesse o Site Oficial do Governo do Peru saiba como verificar isso AQUI

Quer fazer a reserva? Saiba como AQUI.

- Para saber mais sobre as agências já contratadas pelos usuários do Mochileiros.com, pesquise no tópico – Listas de agências para fazer a Trilha Inca

- Para tirar dúvidas e postar dicas sobre a Trilha Inca, acesse o tópico - Trilha Inca: Perguntas e Respostas

- Para tirar dúvidas e postar dicas sobre a Trilha Inca Alternativa / Caminho Sagrado (curta – 2 dias e 1 noite)

- Para fazer um relato sobre a Trilha Inca, crie um novo tópico em Relatos de Viagens na América do Sul.[/info][/align]

 

[align=justify]Trilha Inca

Camiño Inca

Inka Trail

 

 

Banho na Trilha

O banheiro é muito deficiente, praticamente não funciona. O banho até rola, mas além do frio alguns boxes costumam ser nojentos, com água na canela e muita coisa boiando. Ah, não tem luz tb. Recomendo entrar no box e não tentar ver o que fica grudando na tua canela enquanto se banha. Aponte a lanterna pro teto e agiliza. Fora a sujeira, é frio pra caramba!! Se preferir pague e encare a fila do banho quente (no último dia). O banho quente, não é tão quente custa 6 soles, mas é limpo.

 

Temperatura na Trilha

Depende da época que vc vai. Em maio, de dia é quente pra caramba, nem precisa de blusa, já a noite a temperatura desce pra caramba, chegando a negativo muitas vezes. Mas nada que um bom saco de dormir garanta. No inverno chega a nevar na trilha. Na maioria das cidades é o mesmo esquema, quente de dia e frio pra caramba à noite. Em dezembro, durante o dia dava até pra sair de bermuda e chinelo, mas só quando o sol dava as caras. Quando a chuva chegava de repente (bem comum no verão), a temperatura cai rapidinho. À noite nem se fala, faz frio como no inverno em SP. Chegamos a pegar temperaturas entre 5 e 8 graus. Pra dormir era o mesmo esquema do inverno. Vários cobertores, mas não precisei me agasalhar muito. De qualquer jeito, leve roupa de frio daqui, e na necessidade ompre algum casaco barato por lá.

 

O que levar na mochila

Onde empoeira mesmo é na bolívia, indo no teto dos ônibus (ou o que quer que sejam aqueles veículos). Mesmo num bagageiro interno corre o risco de aparecer molhado, e nunca se sabe o que é aquilo. É bom levar camisetas daquele material sintético, tipo camisa de futebol. Seca mais rápido, não precisa passar e é mais leve. Levei ainda 1 anoraki (muito bom pra chuva e cortar o vento), poncho de chuva (quase mesma função, só que cobre tb a mochila e até metade da perna), 1 casaco + ou -, ou qdo o frio é ameno. Outra coisa foi aquelas coisas que se usa por baixo da calça, ridículo, mas fazer o quê? hehehe. Na bolívia comprei outro casaco. Como a maioria dessas tinha proteção pro pescoço, não usei nada extra (cachecol e afins). Luvas é bom ter tb. Lembre-se de levar também:

  • - cordinha pra improvisar um varal
    - 6 ou mais camisetas, 2 calças (uma meio bermuda, no corpo), cuecas, meias (de lã são boas tb, assim como as de 2 camadas), 1 bermuda, toalha (tipo de natação), capa de chuva
    - lanterna (bom pra trilha)
    - escova de dentes
    - de remédio só levei band-aid, umas aspirinas (boas pra altitude) e uns melagrião em pastilha (não resfriei de ficar respirando pela boca a viagem toda, só de leve)
    - LEVAR UMA BANDEIRA DO BRASIL TAMBÉM!!!
    - cadeados para a mochila
    - chinelo pra usar a noite no acampamento
    - mochila de ataque, tipo 8 ou 15 litros, para levar máquina fotográfica, um livro, e qualquer porcariada pra ajudar a passar o tempo nas rodoviárias e buses da Bolívia, ou seja, uma mochilinha pra ficar comigo dentro do ônibus ou pra andar na cidade durante o dia
    - uma panela pequena. Tenho uma de acampar, tipo aquelas que se encaixam fechando e dentro cabe talher e prato. Quando fechada fica pequena, além de ser bem leve
    - uma bóia de braço, pra encher e usar de travesseiro. Aqueles encostos que a véiarada usa em ônibus também serve. Disso sim eu senti muita falta.
    - tenho uma gaitinha que eu judio de vez em quando. Podia ter levado, pois cabe no bolso.
    - baralho.
    - um morteiro, lança-granadas, stinger, etc. Várias vezes na Bolívia trocaria tudo por uma artilharia pesada e detonar uma meia dúzia de "forgados"
    - nunca mais levo Binóculo, que além da caixa ser de um tamanho consideravel, usei só uma vez na trilha

O que "geralmente" vem incluido no passeio de 4 dias e 3 noites na Trilha Inca é:

  • - Onibus de Cusco até KM82
    - Entrada a Trilha Inca e Machu Picchu (usd50 ou usd25 para quem tem carteirinha de estudante)
    - porteadores para os objetos comuns (vc tem que carregar a sua própria mochila) / barracas / comedores (barraca montada para o povo se abrigar e fazer as refeições) / colchonetes (que vc deve carregar)
    - 3 cafés da manhã / 3 almoços / 3 lanches da tarde / 3 jantas
    - Trem de retorno a tarde de Aguas Calientes a Ollantaytambo (usd35 ou usd12 pela manhã)

 

Por esse pacote descrito acima estão cobrando cerca de us$200, se optar por ficar a 4º noite em Aguas Calientes (o que não é uma má idéia) vão cobrar usd23 a menos que é a diferença de preço do trem da tarde pelo trem da manhã. Se tiver carteirinha de estudante economiza mais usd25.

 

O que pode ser pechinchado?

  • - Peça para incluir o saco de dormir no pacote, geralmente eles cobram usd2 por dia pelo aluguel do saco de dormir.
    - Opte pelo tour de 5 dias, ficando a 4º noite em Aguas Calientes, peça para incluirem o Hostal em Aguas Calientes no pacote.
    - Tente incluir o onibus para "descer" de MP para Aguas Calientes, como o Celso mencionou custa usd4.50

IMPORTANTE: TUDO TEM QUE ESTAR EXPLICITADO NA "BOLETA DE VENTAS", CASO VC QUEIRA RECLAMAR POR ALGO QUE COMBINOU E NÃO RECEBEU, FAÇA CONSTAR TUDO TIM TIM POR TIM NO RECIBO

 

Dicas

 

Dica 01

Leve daqueles panos umedecidos pra limpar nene, na falta de banho, tanto no trem da morte quanto na trilha inca, vai ajudar bastante.

 

Dica 02

Se vc for comprar uma capa de chuva em cusco, naum compre aquela que vem num saquinho da nikko, ela fica molhada por dentro tb.

 

Dica 03

Pra trilha inca, leve uma mochila pequena, e só carregue o que for indispensável. Na minha levei, além da roupa que eu estava usando (uma camiseta de manga comprida, uma manga curta, calça, bermuda térmica e uma blusa), 4 camisetas, 4 sungas, 4 pares de meia, 2 calças e mais barras de cereais. Não usei metade das coisas que levei, além de um peso montruoso nas minhas costas.

 

Dica 04

Tirei a carteinha internacional de alberguistas, mas naum usei nenhuma vez, naum teve utilidade, os hostals eram mais caros que os hotéis com banheiro privativo e café da manhã.

 

Dica 05

Não esqueça de levar lanterna e pilhas extras para quem for fazer a trilha.

 

- acho que levando 3 camisetas, 01 calça e 01 agasalho é suficiente.

- lanterna é item obrigatório + pilhas

- capa de chuva tb, pois o tempo na trilha é doido

- barraca, naum se preocupe, está incluso no valor do pacote, e os carregadores (porteros) carregam.

- saco de dormir, vc pode alugar em cusco, é baratinho, ou levar o seu, vc que carrega o seu.

- isolante térmico - está incluso no pacote, vc que carrega o seu.

- quanto a comida, depende de vc, naum precisa passar de algumas barrinhas cereal (se vc naum sente muita fome), pois a comida que o pessoal prepara é muito bom.

 

 

Itens obrigatórios:

- pastilha de purificação de água (clorin), para a trilha inca.

- uma bolsa com alguns medicamentos: dor de cabeça, enjoo, dor de barriga, diarréia, gaze, methiolate.

 

Uma bota para caminhada é a melhor escolha, pois o terreno é bem acidentado e as pedras são lisas. Além da bota aconselho também uma meia daquelas de caminhada que absorvem o suor e aquecem bem os pés.

 

- barraca, naum se preocupe, está incluso no valor do pacote, e os carregadores (porteros) carregam.

- saco de dormir, vc pode alugar em cusco, é baratinho, ou levar o seu, vc que carrega o seu.

 

Esses itens estão inclusos no pacote para a trilha inca....

Qto ao saco de dormir vale a pena levar o seu .. eu usei o meu em hoteis qdo os lençois nao eram lá aquelas coisas... e durante as viagens tanto de onibus qto de trem durante a noite sempre esfria e o saco quebra o maior galho.. Sem contar na trilha claro... q no segundo dia fez um frio horroroso.... e isso q eu fui em janeiro ....

 

 

Preste atenção:

Quando você paga o pacote para fazer a trilha inca, já está incluso o preço para andar na trilha e mais o preço para entrar no parque arqueológico de Machu Picchu. Caso não faça a trilha, aí você terá que pagar uma taxa para entrar em Machu Picchu.

Independente se você levar um saco de dormir ou alugar um por lá, você que o carregará na trilha. Além do saco eles também oferecem um colchonete que você também carrega.

 

Em cusco, deixei mais da metade das coisas que eu tava levando, no hotel, em umas mochilas que tinha comprado em la paz, e fiz a trilha com a mochila de 65, só que mais vazia.

 

Se vc já tiver uma mochila, é bom levar, caso ainda naum tenha, vale a pena comprar lá em cusco, tem umas marcas muito boas e bem mais barato que no brasil.

 

Como pretendo ir sozinho e de mochila, durante a trilha tenho que levar barraca para dormir ou durmo no acampamento?

 

Na trilha que vc contrata (guias) esta tudo incluso,vc só se preocupa em ter que andar mesmo...(com sua mochila nas costas)..

o restante é por conta deles (comida, barracas)

 

obs.: nem pense em levar a mochila com os 10 kg, pra trilha.

 

 

 

 

 

 

 

Amigos viajantes, quando se contrata o Caminho Inca há uma série de requisitos, além da taxa de entrada no parque, que devem ser respeitados para que o serviço oferecido seja legalmente honesto e condizente com aquilo que se espera.

 

Primeiro desses requisitos é que as AGÊNCIAS CREDENCIADAS paguem os impostos cobrados pelo governo peruano para poderem oferecer serviços de trekking na trilha Inca. Esses recursos são utilizados na manutenção e conservação da rede de Caminhos Incas. Muitas agências não pagam esses impostos e por isso vendem vagas na trilha muito mais baratas.

 

Como segundo requisito podemos enumerar o pagamento adequado aos porteadores que irão fazer todo o serviço pesado como carregar sua comida e seu equipamento de camping durante os dias de trilha. Para que esses trabalhadores não sejam explorados por agências desonestas foi estabelecido um piso salrial para os porteadores. Muitas agências não pagam o mínimo estabelecido aos porteadores e por isso também vendem vagas na trilha mais baratas.

 

Terceiro requisito é cumprir com uma série de obrigações para que tudo corra bem durante sua aventura. Entre esses, oferecer comida e equipamentos de boa qualidade durante os dias de caminhada, manter um kit de primeiros socorros com oxigênio e um rádio para comunicação no caso de um problema na trilha, e oferecer um guia credenciado e com conhecimento de cultura Inca para esclarecer suas dúvidas e lhe contar um pouco de história durante o caminho. Muitas agências não respeitam essas regras e por isso vendem vagas na trilha mais baratas.

 

Se esses itens básicos não forem cumpridos a mundialmente famosa trilha Inca corre o risco de degradação muito rápida e mesmo de não existir quando seus filhos sonharem em caminhar nela. E eles irão querer fazer isso assim como vocês querem hoje. Além de que, se os requisitos acima não são respeitados, a qualidade dos serviços oferecidos à você pode ficar seriamente comprometida e você acabar entrando numa roubada.

 

Muitas agências de viagens e muitas pessoas que não são agências de viagens credenciadas pelo governo peruano burlam estas regras com o objetivo de oferecer serviços mais baratos e sem nenhuma responsabilidade. Atuam não somente através da Internet como também nos aeroportos, estações de trem e ônibus de Lima e Cusco agenciando viajantes. Oferecem a chamada galinha morta.

 

Antes de contratar a trilha Inca pergunte à quem você está contratando, se ele ou ela é uma agência de viagens credenciada

e qual a atitude tomada em relação aos impostos cobrados pelo governo peruano, pagamento de pessoal e equipamentos e comida oferecidos durante a trilha.

 

Outra coisa que você deve levar em consideração quando for contratar diretamente o Caminho Inca: Quem é que vai defender seus direitos de viajante brasileiro no Peru se algo sair errado? Aquele que lhe recomendou os serviços? À quem você vai recorrer para representa-lo caso tenha problemas por lá?

 

Reservas antecipadas (3 meses) são fundamentais para se percorrer a trilha Inca de maio a agosto. Ocorre que não basta apenas

enviar o nome e está tudo ok. A coisa não é tão simples assim. Não acredite nisso. Não há como garantir que enviando apenas seu nome você estará inscrito para fazer a trilha naquele determiando dia. Tem de ocorrer o pagamento junto à UGM e tem de ocorrer um segunda confirmação dias antes da data marcada. Só uma agência credenciada e que receba por isso pode garantir sua vaga na trilha.

 

Na Internet existem várias agências peruanas CREDENCIADAS que pode lhe fazer as reservas antecipadas. No Brasil também existem várias agências que trabalham com roteiros para o Peru e que podem lhe oferecer todas as garantias pela lei brasileira necessárias à sua viagem. Utilize os mecanismos de busca na Internet e procure uma

agência devidamente legalizada seja no Brasil ou no Peru.

 

Tenha visão crítica diante de "recomendações" e lembre-se, não existe galinha morta que não cheire mal. Preços abaixo do custo significam que alguma regra não está sendo respeitada.

 

Pense bem se é melhor economizar uns trocados e correr o risco de entrar numa roubada,ou pagar o minimo recomendado por um serviço adequado e que respeite as regras do governo peruano. Pense bem com que espírito e atitude você irá viajar à um local sagrado como Machupicchu.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Melhores meses para se fazer a trilha, segundo o guia do meu grupo que já a fez mais de 100 vezes.

 

Janeiro - muita chuva.

Fevereiro - fechada para manutenção.

Março - muita chuva.

Abril - bom mês, pouca chuva e temperatura legal.

Maio - começa a lotar, temperatura cai, mas é bom.

Junho - frio, risco de neve (nesse ano, a neve interditou o caminho num dia e tiveram que voltar)

Julho - frio, risco de neve.

Agosto - temperatura melhora, mas é o mês mais lotado.

Setembro - melhor mês, temperatura amena e pouca chuva.

Outubro - começa a chover, mas ainda é bom.

Novembro - pouco frio e chove mais.

Dezembro - chove mais regularmente, temperatura legal.

 

Claro que pode haver muitas variaçoes, pois o tempo na trilha é meio louco. Isso refere-se a uma média geral. Por exemplo, terminei a trilha ontem e peguei pouca chuva, só no último dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Trilha Inca / Caminho Sagrado[/t1]

 

A Trilha Inca começa no KM 88 ou 82, dependendo da agência contratada, e a distância a percorrer na trilha é de 39,6 km.

Duração da Trilha: 4 dias e 3 noites.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091017212753.jpg 500 375 Legenda da Foto][t3]1 dia[/t3]

 

A partir de Qoriwayrachina.

 

A trilha começa a 2498m de altura, nas ruínas de Qoriwayrachina.

 

No posto de controle que fica na entrada, é entregue um bilhete que servirá de ingresso para entrar na Cidade Sagrada – guarde-o bem!

 

Após a entrada, são 9 km a serem percorridos em até 5h30 até o povoado de Wayllabamba (3000 m de altitude), onde os grupos passam a noite acampados.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091017213304.JPG 500 281.875 Legenda da Foto][t3]2 dia[/t3]

 

Até Warmiwañusca.

 

O maior e mais cansativo dia, por causa das descidas e subidas.

 

O dia começa em uma subida de mais de 1200m até o topo da montanha Warmiwañusca, e na sequência, desce-se 700m até o valo do Rio Pacaymayu (3500m de altitude) , onde os grupos passam a noite acampados.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091017213927.JPG 500 375 Legenda da Foto][t3]3 dia[/t3]

 

Até Wiñaywayna.

 

No terceiro dia, caminha-se mais 17km até o centro de de Visitantes de Wiñaywayna, mas esse dia é menos cansativo que o anterior.[/picturethis]

 

Neste dia, conhece-se 4 sítios arqueológicos muito importantes:

Runkuraqay (3710m de altitude)

Sayaqmarka (3575m de altitude)

Phuyupatamarca (3650m de altitude)

Wiñaywayna (2640m de altitude)

 

OBS:

A Trilha Inca curta alternativa, ou Caminha Sagrado, (2 dias e 1 noite) se funde com a Trilha Clássica neste percurso. Nela, os grupos percorrem o um trajeto até encontrar os grupos da Trilha Clássica, passando por outros sítios arqueológicos, até Wiñaywayna, e chegando no mesmo dia em Machu Picchu.

Como a chegada dos grupos do Caminho Inca acontecem ao entaedecar, a pernoite não é acampado e sim em Águas Calientes.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091017221641.JPG 500 375 Legenda da Foto][t3]4 dia[/t3]

 

Machu Picchu.

 

Acorda-se por volta das 4h30 e às 5h30 chega-se a Intipunku – Porta do Sol. De lá avista-se Machu Picchu. Demora-se cerca de 1h para descer até as ruínas.[/picturethis][/align]

 

[creditos]Usuários Mochileiros.com; Guia do Viajante Independente na América do Sul; Imagens - Google.[/creditos]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...