Ir para conteúdo

Bota Vento (Nômade) X-PRO III


Posts Recomendados

  • Membros

598da6a6c734a_foto3.jpg.920a19389bd1f586819cc6a125165634.jpgBota Vento (Nômade) X-PRO III Vermelha nº39 Lote 20131406B

 

Pessoal, meu nome é Roberson Alberto, sou do Litoral Norte-Catarinense e ainda meio principiante nos trekkings e montanhismo. Estou escrevendo para postar um breve e despretensioso review da Bota Vento também conhecida como Nômade modelo X-PRO III.

 

Não sou o mais indicado para um review, no entanto comprei esta bota meio às cegas. Com muito pouca informação sobre ela na internet. Motivo pelo qual fui levado a escrever o presente texto. Acredito que outras pessoas poderão tirar proveito dele. Outra coisa que não encontrei na internet foi detalhamento do solado – fotos, material, desenho das travas, etc; também vou postar algumas fotos, que não encontrei na rede.

 

Bom, pelo custo poderia ter investido em uma bota gringa, com um incremento no desembolso dava pra pegar uma daquelas grifes bastante renomadas. Mas acredito nas empresas sérias que temos no país. Elas são baluartes da persistência. Num país onde o justo paga pelo injusto e onde a carga tributária é inescrupulosa; se nem nós brasileiros acreditarmos nos caras, aí estamos todos mortos. É claro que qualidade, conforto e atenção no pós-venda é o básico. Enfim, confiei na credibilidade da marca, e num detalhe que foi decisivo na escolha: a presença do Fábio Monroe, um dos representantes da empresa, que está sempre atendendo às postagens de fóruns e redes sociais, sempre muito atencioso e solícito.

 

Mas vamos ao que interessa:

 

Impressões da bota no site e na prateleira: Bonita, robusta e inovadora. Ela é apresentada como impermeável (resistência à chuva e poças), não sei se resiste à absorção quando imersa por longo período de tempo. Me foi apresentada como um dos modelos de ponta da marca. Gostei muito do outro modelo, a CAOS, mas preferi a X-PRO III, por já haver duas gerações antecessoras desta bota. Acredito que tenham ocorrido melhorias e inovações. E também por preferir os detalhes em cordura ao couro (preferência pessoal).

 

Primeiras impressões no pé: Firmeza. Com a numeração certa a bota fica justa no pé. Sem sobras de espaços. Sem movimentos internos. Transfere confiança e firmeza dos dedos até o tornozelo, o que pra mim é muito importante. Sou pesado e carrego cargueira sempre pesada. Ajustando o cadarço o negócio (bota) cola no pé. Em resumo, as primeiras impressões são: Firmeza e conforto.

 

Então... eu fui na loja interessado na Titan, da mesma marca. Como não compraria a PRO-X III, não abusei dos vendedores pedindo pra dar uma caminhada. E como a bota seria presente da esposa (maravilhosa! Muito obrigado Rê!), voltei pra casa e comentei que tinha visto uma bota linda e fui contemplado com o presente!

Agora com a bota comprada, analisando bem o produto, dá pra observar melhor a qualidade dos materiais utilizados, a espuma o forro, os ilhoses, e os tecidos todos, dá pra perceber que tudo foi pensado pra durar.

 

Devo dizer que também encontrei uns três pontos soltos na costura do forro da ligüeta e umas poucas e pequenas marcas do adesivo usado na sobreposição dos materiais – extremidades do revestimento emborrachado da biqueira e na união da sola com entressola. Nada que estrague minha animação com o presente ou a qualidade final do produto. Detalhe de acabamento meramente visual.

 

O design da bota apresenta alguns detalhes bem peculiares:

• O forro que fica atrás do pé tem extremidade mais baixa que a posição do último par de ilhoses, isto parece estranho, mas acaba dando mais conforto no fechamento, não sei o porquê.

• Quando olhamos a bota por trás, do calcanhar para o bico, percebemos que ela tem um formato de ampulheta (largo em cima e embaixo e estreito no centro). Isto faz com que meu pé encaixe perfeitamente aquela parte do Tendão de Aquiles, sem folgas neste centro, sem que meu calcanhar ou tornozelo fiquem apertados.

• A entressola é levemente mais larga que o corpo da bota, e a sola levemente mais larga que a entressola. Acredito que daí venha parte da sensação de firmeza. A bota tem uma superfície de contato com o solo com área levemente maior que a sola do pé. Tem algumas botas que possuem esta superfícies estreitas.

• O posicionamento dos ilhoses (passadores de cadarços) estão fixados de maneira irregular. Não estão em uma linha reta. Visualmente isto pode parecer uma falha. Mas pelo que percebi este posicionamento permite um ajuste mais eficaz dos diferentes pontos de aperto nos pés.

• O solado apresenta um desenho interessante. As travas estão colocadas de forma assimétrica ou desproporcionais, com diferentes direções de trabalho.

Uma coisa bacana é que mesmo a bota com centro em vermelho é discreta. Não tem o nome da marca espalhado pela bota. Ou num grande desenho. Tem a marca “V com o vetor” no alto na lingueta e a logo (texto “vento” tachado com o vetor) na parte de fora dos pés acima do calcanhar.

 

Apesar do tecido ser respirável e ter a tal membrana Climatex a bota parece abafar os pés.

 

PÓS-USO

 

Depois de um final de semana inteiro sem tirar a bota do pé, posso dizer com certeza que, no quesito conforto, a bota parece mais um tênis que uma bota. Detalhe que faaaz toda a diferença é a palmilha, que encaixa muito, muito bem no pé. Claro que precisa ser bem ajustada (cadarços) e “amaciada”. De primeiro uso, durante um dia inteiro só senti um pequeno incômodo no tendão do pé direito, o que não me é novidade, quase todos os tênis que compro me causam este desconforto. Assim não dispensaria o uso de uma meia adequada nos casos de travessias, expedições e caminhadas mais longas.

 

Quanto à respirabilidade, foi engano meu pensar que a bota abafava os pés. Muito confortável também neste ponto.

 

Um detalhe a ser mencionado é que pelo nível do produto seria muito bom sem houvesse aquelas alças que auxiliam no momento de calçar.

 

Quanto ao solado, surpreendente. Andei com ele num dia chuvoso sobre àquelas ruas de pedras (paralelepípedos), que são bem escorregadias e nem sinal de escorregões, mesmo tentando provoca-los.

 

Enfim, o produto me agradou bastante pela qualidade, pelo conforto e pela aparência. Resta saber como ela se comporta ao longo do tempo.

Novamente, não tenho a pretensão de fazer deste texto uma análise técnica do ‘equipamento’. Minha motivação de fazê-lo foi o fato de não ter encontrado nenhum na web. E mesmo fotos do solado, que não encontrei nenhuma. O texto está desde já aberto a contribuições.

 

Deixo meus contatos a disposição para quem precisar de mais informações.

Página do produto: http://botasvento.com.br/?page_id=697

Bota Vento (Nômade) X-PRO III Vermelha nº39 Lote 20131406B

Comprada na loja Jurapê Aventura em Joinville/SC.

 

Tenham boas caminhadas ::cool:::'> !

robersonalberto@hotmail.com

http://www.facebook.com/robersonalberto

foto4.jpg.aee9d0b1a6f5150f9f305981043a87c9.jpg

598da6a892b36_foto22.jpg.57f560447c3bdaa59206a6dcf4d4a33a.jpg

bota5.jpg.3fff662a718d74c32482847ba92dc9ae.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Roberson!

 

 

Boa contribuição. Tenho certeza de que será útil a muita gente.

 

Tenho o modelo Chaos, lançado na mesma época que esta 3ª geração da X-Pro. O que você disse da X-Pro se aplica quase que inteiramente à Chaos, com a diferença que achei, visualmente, o acabamento da Chaos superior ao da X-Pro. Na minha não tive problemas com costuras ou colagens, a bota estava perfeita, mas notei na mesma loja em que comprei que o esmero na X-Pro (que também experimentei) já não era o mesmo. Diferenças de lote/linha de produção? Sei lá...

 

O solado e entressola também são idênticos. Ponto para a indústria nacional. O Fábio não "abriu o jogo" ainda sobre quem está fabricando este maravilhoso solado, mas ele é nacional e não é da Amazonas (que fabrica o ótimo Segall, de alguns modelos de gerações anteriores, como a Finisterre).

 

Ainda é cedo para me manifestar sobre a resistência da Chaos pois o lançamento e compra foram recentes, mas estou plenamente satisfeito com seu conforto e com sua impermeabilidade. Há alguns dias andei uma tarde toda praticamene dentro de rios aqui na serra e ela ficou bastante tempo na água sem molhar (claro que em profundidades pequenas - mas que certamente a faria vazar se não fosse impermeável).

 

Abraço e parabéns pelo review!

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado Getúlio! Valeu pela contribuição. Concordo contigo quanto à Chaos, acabei escolhendo esta em relação às duas meio ao acaso. Pois não tinha informações de ambas. Quando procurei material na rede, não achei nada.

 

A propósito, vi em sua assinatura a chancela de "Montanhistas de Cristo" existe um grupo?

 

Abraço,

 

Roberson Alberto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Muito boa iniciativa sua, Roberson!!! Se ainda existisse o antigo sistema de pontuação te daria um positivo!!!!

Esse novo solado me parece uma evolução do Amazonas, que acho muito melhor do que o que existia no modelo XPró I (muito escorregadio). Quanto maiores forem as opiniões favoráveis, mais ajudarão os demais membros do grupo!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Já estou pensando na hipótese de dar um par "de presente" pra mim mesmo!!!! :lol:

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!

 

Passei dois dias com a bota no Pico Paraná, e exposta a situações diversas. Digo que estou satisfeito com a bota.

Conforto extremo, sem dores nos pés e muito firme nas passadas;

Aderência excepcional, ainda não vi igual. Sobre terra batida, rocha e rocha molhada, excepcional;

Flexível apesar de robusta, muito versátil nas vias ferratas e nas "escalaminhadas".

 

O ponto negativo foi para quando cheguei em casa e percebi que um dos ilhoses estava quebrado.

 

É isto, forte abraço e bons trekkings!

 

Roberson Alberto

São Francisco do Sul - SC

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Roberson, também faço parte da Associação Montanhistas de Cristo. Na minha assinatura tem o endereço de nosso blog (blog da AMC). Temos uma fan page no FB também.

E parabéns pelo review.

 

Roberson,

 

 

O Otávio já lhe respondeu antes que eu. Só me cabe dizer apareeeça! :mrgreen:

Reuniões às quintas, 19:30h. Veja o endereço na nossa FanPage no Facebook.

Abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...