Ir para conteúdo

Minha experiência com membranas, solas e plates.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, quero dividir com vocês detalhes das minhas experiências com calçados técnicos. Pra começar, vamos citar o que eu já usei no pé e o que estudei:

 

Timberlando Nordic (entre outros básicos)

691d71d6b2cd3d4756b7ee1cca4b6593.jpg

Lafuma X-Light Mid OUTDRY adquirido na Orientista

f_2011t_1.1.jpg

The North Face Hedgehog GTX adquirido na Centauro

239582_800.jpg

Salomon Dicovery GTX adquirido na NetShoes

119600.jpg

The North Face Verbera lite GTX da Equinox

X-tracks Mid também da Equinox.

 

 

 

Solas: maioria dos básicos, como solados timberland, desgasta facilmente e abre buraco antes do fim dos cravos (são ocos), mas tem alto grip. Dentre os Vbram - que tem de várias qualidades -, ou solados mais elaborados, alguns tem prob. de gripe no molhado. O VBRAM estava presente no Lafuma e nos TNF. No primeiro, há um modelo básico de solado VBRAM - Vitesse -, está quase liso, tem médio gripe no molhado, mas é muito bom no seco. Não é oco e vai até o fim com a bota. No segundo calçado com Vbram (TNF hidgehog), o solado é elaborado, tem o melhor grip entre os solados que já comprei, mas desgastou rápido demais, abriu buracos antes de chegar na entre sola (levemente oco) e descolou, mas realmente tem o melhor grip que já vi. No caso da Verbera Lite, parece utilizar da mesma borracha aderente do meu preferido, mas tem travas baixas e pouca área de contato no calcanhar pro porte da bota, na minha opinião. Já no Contagrip Salomon observamos o contrario do Vbram: quase não desgasta, mas escorrega em superfícies molhadas e lisas (como pedras portuguesas). Não é oco, e aparentemente vai durar muito, muito mais.

14375_mens-the-north-face-hedgehog-gtx-xcr-iii_ed0_detail_05.jpg

 

Timberlad Nordic: Timberland.

Lafuma Xlight: Vbram Vitesse

TNF Hedgehog: Vbram unique.

TNF Verbera: Vbran unique

Salomon Discovery: ContaGrip

Salomon X tracks: contragrip

 

Estrutura rígida: plate; chassis; etc... Há vários nomes. Nas botas mais básicas não há (como alguns Timberland), ou é parcial (como este Timberland Nordic, onde esta posicionada logo abaixo da palmilha, com formato "anatômico", ou no Lafuma, que é lisa, colada à sola). Entre os mais elaborados, temos aquelas mais antigas, que melhoram a flexibilidade e proteção, que incluem toda a sola, como no caso deste Salomon discovery: é uma placa quase lisa, que da pouco suporte mas protege contra pedras e aumenta a flexibilidade. Nos TNF é uma placa mais moldada (3D?), que também aumenta o suporte lateral sensivelmente. Botas ainda mais caras tem a estrutura completa por toda sola e ainda envolvem o calcanhar nesta mesma estrutura - muito moldada -, para garantir suporte. Já em hikings simples, diferentes texturas de EVA podem agradar mais, se com pouco peso, dando mais liberdade para correr, com peso contido, etc... Como é o caso da Xtracks.

 

3D-Chassis_56bb0a030a54e.jpg

 

 

Timberlad Nordic: Difusion plate no calcanhar, 3D.

Lafuma Xlight: Plate parcial, 2D.

TNF Hedgehog: SkakePlate 3D.

TNF Verbera: Plate 3D completa.

Salomon Discovery: Chassis 2D.

Salomon Xtracks: 2 densidades de EVA.

 

EntreSola: Normalmente EVA. Botas simples tem apenas uma densidade de espuma, como timeberland e, curiosamente esta Salomon. Mais densidades no EVA aumentam o conforto, perceptível no Lafuma (que é muito confortável graças às 3 densidades de espuma bem elaboradas na entressola), ou/e aumentam o suporte ao utilizar maior rigidez na região do calcanhar, como no caso deste TNF. Nas mais caras pode-se encontrar Gel/Ar para auxiliar na absorção de impactos.

maxresdefault.jpg

 

Timberlad Nordic: 1 densidade.

Lafuma Xlight: 3 densidades.

TNF Hedgehog: 2 densidades.

TNF Verbera: 2 densidades.

Salomon Discovery: 1 densidade.

Salomon Xtracks: 2 densidades.

 

Membranas: Minha experiência se resume à OUTDRY e a Gore-Tex. Das 3 impermeáveis citadas, apenas a Dicovery GTX ainda o é. A primeira dica é comprar a bota um numero maior. As meias de hiking são grossas e, no caso do TNF GTX veio na cota do meu pé e a membrana rasgou por atrito com a unha do meu dedão, como ocorre em bicos de tenis sem reforço. Eu a perdoei pois o pé que não há o rasgo continua impermeável. Durou 6 meses. Melhor, muito melhor que a OUTDRY. Quando encho meu lafuma de água, todas as costuras cospem com força a água. Não recomento essa membrana, por exemplo: cuidado na escolha. A membrana durou 3 meses, ridículo. Atualmente o Salomon está impermeável e mais folgado no meu pé, então acredito que a membrana GoreTex vai durar muito, é a melhor, mas mesmo assim acaba, é difícil fazer durar 1 ano, pelo menos neste caso: é a membrana de duas camadas, dura menos mas é mais confortável que as 3 camadas (quentes). Sempre há opção de optar por uma bota toda em couro, com costuras seladas, lingua integrada ao cabedal, e fazer manutenção com ceras/hidrocarbonetos antes da aventura, na minha sincera opinião, menos frustrante que acreditar em um eterno WP que não ocorre de fato com as membranas, pelo menos até onde constatei.

 

funktion_schuh_d.jpg

 

Timberlad Nordic: N/A.

Lafuma Xlight: OutDry.

TNFs: GoreTex EC.

Salomos: GoreTex EC.

 

Upper: Impermeabilidade reforçada com couro e textil. Frescor com Mesh.

 

Timberlad Nordic: Couro costurado sem impermeabilidade e textil.

Lafuma Xlight: Mesh/Couro/Sintético

TNF Hedgehog: Mesh/Couro/Sintético.

Salomon Discovery: Couro/textil.

Salomon Xtracks: Courino/textil.

 

Palmilha: Mais simples tem uma densidade (Lafuma). Médias tem duas densidades (salomon ortholite). Tops tem 2 densidades e gel (TNF).

ortholite.jpg

 

Timberlad Nordic: 1 densidade.

Lafuma Xlight: 1 densidade.

TNFs: 3 densidades.

Salomon: 2 densidades.

 

Canos Mid: adequado para tracking e hiking. Tall: adequado para backpacking (mochilas pesadas). Tenis? Tracking de ataque (sem peso).

 

Timberlad Nordic: baixo.

Lafuma Xlight: mid.

TNF Hedgehog: baixo.

TNF verbera: SuperMid

Salomon Discovery: SuperMid.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Endosso o Otávio, parabéns pela sua análise, precisamos mais relatos e experiências desse tipo.

Confirmo o desempenho do Vibram dos tênis TNF: muito aderente e desgaste rápido, não sei o desempenho GTX pois não comprei nenhum modelo impermeável de tênis. O Vibram do tênis Lafuma tem se mostrado mais resistente à abrasão e com aderência um pouco menor, mas, comparativamente, tenho usado-o muito pouco em terreno molhado.

Os solados Contagrip que eu usei variaram o desempenho, um tênis gastou rápido, outro durou quase três anos e uma bota me dá a impressão que está sofrendo abrasão muito intensa. Em termos de aderência é isso mesmo, o Contagrip pode patinar em pedra lisa molhada mais do que o Vibram.

Da Timberland, eu usei um modelo nacional de 2007 até ano passado e ele tinha um solado maciço extremamente resistente a abrasão e uma placa que ocupava 2/3 da sola, dura ao ponto de ser desconfortável quando se fica se usa-la por um tempo. Mas esse modelo, pelo que vejo nas lojas foi amaciado e deve ter solado oco, pra diminuir peso e custo e não tem mais a placa dura. Tenho uma Chocorua desde 2010 que não tem causado problemas, mas o solado, embora maciço, desgasta mais que o outro. Em termos de adesão é semelhante ao Contagrip.

As palmilhas que eu mais gostei foram as da Salomon, as ortholite, mas isso é muito pessoal pelo que já li aqui, gosto tanto que as guardo como reserva quando descarto o calçado.Depois delas, as palmilhas da TNF são muito boas.

Sobre membranas, eu não tenho tido problemas com as duas botas GTX que possuo, uma com quatro anos e a outra com um ano de uso, mas desconfio que a segunda durará pouco por ser uma forma justa da Salomon,sofrendo mais atrito internamente.

Curiosamente, o solado com melhor adesão que tenho atualmente é de uma papete TNF, dá de 10 a 0 nos outros. E tem apresentado baixo desgaste, também. Infelizmente não tem nenhum identificador.

Se eu fosse comprar novamente, para caminhadas longas, eu compraria o tênis Salomon Puntera, que elogiei a durabilidade do Contagrip, mas ele saiu de linha, terei que achar outro.Quanto às botas, a minha próxima compra será uma Vasque Breeze, que é muito elogiada pelo conforto e durabilidade e fica na casa dos US$ 180 lá fora.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Giuliano e amigos,

Estava pesquisando sobre o Contagrip depois de um acidente que tive, há quinze dias, por causa deste solado.

Vamos ao acontecido:

Estava em Lisboa, descendo uma calçada de pedras portuguesas depois uma chuvinha leve, e escorreguei com o tênis Salomon Climashield Waterproof que tinha comprado no dia anterior.

Foi a primeira vez que usei, então não há como dizer que a sola estava gasta.

Comprei o produto exatamente porque acreditava que o tênis estava preparado para terrenos molhados. Sinto-me agora enganado, pois o tênis tem impresso na sua lateral a expressão "waterproof" e logo abaixo a expressão "contagrip", o que me levou a acreditar que se tratava de um produto adequado à chuva e com aderência necessária.

Vejo agora aqui no site que o Contagrip não é adequado para piso molhado. Como então a Salomon conjuga esse solado com um tênis que teoricamente seria waterproof? Mas que atitude irresponsável é esta?

Estou, agora, com o tornozelo quebrado, fiz uma viagem de volta horrorosa ao Brasil, perdi minha viagem, enfim.

Lamentável a minha primeira experiência com esse solado.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...