Ir para conteúdo

bota salomon cosmic 2 4d gtx (fabricação 05/2012) - problema com impermeabilização


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, já acompanho o fórum há um certo tempo, mas só agora me registrei para postar. Acho importante compartilhar minhas impressões sobre essa bota e sobre o problema que tive com a impermeabilização dela.

 

Vou ao aconcagua neste final de ano e fui a caça da bota para essa aventura. Meu pai (que já fez santiago de compostela, kilimanjaro, campo base do evereste e aconcagua até nido de condores) me indicou a salomon. Disse que nas viagens dele viu muita gente usando e falando bem dessas botas. Ele usa uma lowa comprada no exterior.

 

Pesquisei bastante e escolhi o modelo cosmic 2 4d gtx, que é o mais leve para uso em trekking pesado da marca. Acha-se fácil aqui no Brasil. Tem uma loja aqui na minha cidade que vende.

 

Nas minhas pesquisas pela internet achei muitos relatos de pessoas reclamando que essa bota vaza, entra água. Basta uma pesquisa no google por "salomon cosmic 2 leaks" que você acha vários relatos.

 

Comentei com o vendedor da loja que tem aqui e ele me disse que nunca teve reclamações e que, se vazar, a garantia cobre.

 

Como eu conhecia a loja resolvi comprar a bota.

 

Fiquei impressionado com o conforto dela. O suporte ao calcanhar é excelente. O solado é bem rígido e estável. Até ai, só elogios.

 

Fiz um trekking leve (estrada de chão em boas condições) de 50km em dois dias. Só alegria.

 

Resolvi testar a impermeabilidade. Botei ela numa bacia com água (apenas passando por cima da parte dos dedos, bem abaixo do limite da língua) por 15 minutos.

 

O pé esquerdo encharcou! Aquela cena de virar a bota e escorrer água.

 

Levei na loja e trocaram na mesma hora por outra novinha.

 

Com o segundo par eu fiz um passeio pelo sítio do meu pai bem curto (5km aprox.) e fui testar ela numa lagoa. Coloquei os pés na água por cerca de 15 minutos e encharcou os 2 pés!

 

Liguei para a loja e falei com a gerente. Ela não tinha mais o meu número (42) e se comprometeu a conseguir outro par. Uma semana depois o novo par chegou e ela disse que testaria ele na loja antes de entregar para mim. Ela deixou a bota na água por 2 horas e disse que não havia entrado água. Troquei novamente e peguei a bota testada. Ela realmente estava seca. A parte de fora estava úmida e a parte de dentro seca.

 

Chegando em casa, coloco a bota e ela e ela encharca novamente. A água que estava nas camadas exteriores invadem a parte de dentro, pelo solado acho eu, e encharca tudo.

 

Resumindo, a bota é super confortável, fornece um suporte excelente ao tornozelo, é leve, o sistema de trava de cadarço é muito bom, mas não é impermeável. Acredito que seja um problema na construção ou no projeto do solado 4d. Entra muita água. Além disso, a bota não seca! ela absorve tanta água no acolchoado interno que é muito difícil de secar. Fiquei com o segundo par por uma semana aguardando a troca, e a bota não secou.

 

Troquei novamente, agora pela Conquest, que é um modelo para trekking mais leve (a Cosmic é indicada para terreno técnico e mochila pesada), que foi considerada a melhor bota de trekking 2013 pela revista go outside. A Conquest é mais barata que a Cosmic.

 

As minhas cosmic foram todas fabricadas em 05/2012, conforme marcação da etiqueta.

 

Principal diferença que percebi entre as duas botas é a rigidez do solado, a conquest é mais flexível, e o suporte ao tornozelo. A Cosmic é melhor nesse quesito.

 

O problema é pagar R$ 999,00 numa bota que não cumpre o que promete. Fica a dica.

Link para o comentário
  • Membros

As únicas botas que mantém a impermeabilidade por longos períodos são as de couro inteira esmoeste as de uma peça de couro. Qualquer uma feita de tecido a membrana vai pro saco mais ou menos rápido.

 

Mesmo as de couro inteira tem de tratar ciclicamente, as de couro liso com certas especiais as de couro serragem com impermeabilizastes a base de silicone.

 

Todas também pode se beneficiar com uso de óleo de mocotó e outros usados em selaria. Protegem o couro da sela do suor do cavalo do montador e da chuva.

 

Lembrando que em notas e onde o goretex tem suas vantagens menos percebidas.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Demorou um pouco, mas fiz o teste ontem a noite.

 

A conquest também vazou. A bota completará 3 meses no dia 27/09.

 

Ainda não a tinha utilizado para trilhas. O máximo que ela enfrentou foram umas visitas ao sítio. No domingo (14/09) fiz a trilha da costa da lagoa com ela. A bota é muito confortável. Posso afirmar que esse é o ponto forte da marca. Tanto a cosmic como a conquest são muito confortáveis. Comprou, pode calçar e enfrentar o que quiser (desde que não tenha água, heheh). Com uma boa meia não tem erro. Só achei a sola da conquest um pouco mole. Não sei se isso é bom ou não. Acho que vai do gosto de cada um. Você sente o EVA trabalhando. A Cosmic é mais rígida, pois tem a placa na entressola. A proteção dela às imperfeições do terreno é bem melhor. Como a proposta das duas é diferente, acho que essa característica está de acordo com sua indicação de uso.

 

Quanto a impermeabilização, nenhuma das duas cumpre o que promete. A Cosmic vaza fácil. Trocaram a bota para mim 2 vezes, ou seja, 3 pares vazaram. O último eu nem usei. A própria loja testou. Quando peguei-a na loja ela estava molhada por fora e seca por dentro. Foi só chegar em casa e calça-la que a água entrou.

 

A conquest paraceu um pouco melhor, ou menos pior. Na trilha da costa da lagoa, eu entrei em tudo quanto é poça com ela. Cheguei em casa seco ainda, mas a bota absorveu muita água. Deixei ela secando até ontem, sem utilizá-la.

 

Ontem, quinta-feira, como estava chovendo bastante, fui trabalhar com ela. Na volta para casa já comecei a sentir umidade na parte de cima dos dedos. Fui pisando em todas as poças para testá-la. Quando cheguei em casa a bota estava úmida por dentro na parte da frente acima dos dedos. Coloquei ela numa bacia com água para fazer a prova definitiva e ela vazou em apenas 15 minutos. A bota está lá, molhada, secando.

 

Em resumo, essas botas são muito confortáveis, mas não são impermeáveis. A cosmic vazou muita água e com muito pouco uso (3 pares). A conquest resistiu um pouco mais e entrou menos água. Mas também vaza.

 

Não tenho dúvidas de que se você entrar numa trilha molhada, ficará encharcado. E essas botas demoram muito para secar, pois o acolchoado interno é muito grosso.

 

Vou ao Aconcágua em dezembro e não tenho bota. Não encontro nada nas lojas do Brasil. Procuro uma bota do nível da cosmic (para montanha e terreno com muitas pedras). A conquest já não seria indicada para isso, mas é o que tinha disponível. As north face que encontro no mercado não são para isso e o conforto está bem longe das salomon. A verbera hicker, por exemplo, não tem proteção nenhuma no bico e a língua dela incomoda muito quando você aperta bem o cadarso (o que é necessário para descidas).

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

caramba Felipe !! tem umas impermeabilizações meio fajutas mesmo

torço para que vc tenha sorte na próxima.... comigo isso ainda não se passou...

tenho uma salomon exit peak mid2, mais simples, já esta esfarelando por fora, mas ainda aguenta o tranco!

agora, a minha asolo fugitive é mais robusta e ainda não me deixou na mão, apesar de uns comentários sobre a entre sola acabar...

boa sorte

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...