Ir para conteúdo

Cuba - Nov/2016


Posts Recomendados

  • Membros

Fala ai galera,

 

Estou planejando ir a Cuba com a patroa em Nov/15. Falta tempo mas é bom que pesquiso legal.

 

Então queria uma ajuda ai sobre meu roteiro, minhas pesquisas de valores, outras dicas de hospedagem, etc etc.

 

Basicamente o roteiro que pretendemos seguir seria esse:

 

Roteiro

30/out - Sexta-Feira - RJ-Havana - Chegada por volta do meio dia. Dia Livre.

31/out - Sábado - Havana - Dia livre pela cidade.

01/nov - Domingo - Havana - Dia livre pela cidade.

02/nov - Segunda-feira - Havana-Cienfuegos - Ida as 7:00 para Cienfuegos. Dia Livre.

03/nov - Terça-feira - Cienfuegos - Ir a Playa Rancho Luna. Ir no Delfinario Cienfuegos. Noite livre.

04/nov - Quarta-feira - Cienfuegos-Trinidad - Pela manhã partir para Trinidad. Dia livre.

05/nov - Quinta-feira - Trinidad - Ir a Playa Alcon. Dia livre. Noite conhecer Disco Ayala.

06/nov - Sexta-feira - Trinidad - Passeio Valle de los Ingenios. Dia livre.

07/nov - Sábado - Trinidad-Santa Clara-Remedios - Saida as 7:30 para Santa Clara. Passeios por Santa Clara. Noite ir para Remedios.

08/nov - Domingo - Remedios - Visita a Cayo Santa Maria e Cayo Las Brujas. Noite livre.

09/nov - Segunda-feira - Remedios-Santa Clara-Varadero - De manhã ir para Santa Clara. Ônibus para Varadero 10:45. Dia livre.

10/nov - Terça-feira - Varadero-Cayo Largo - Pela manhã voo para Cayo Largo. Dia livre.

11/nov - Quarta-feira - Cayo Largo - Dia livre.

12/nov - Quinta-feira - Cayo Largo-Varadero - Dia Livre em Cayo Largo. Retorno a noite para Varadero.

13/nov - Sexta-feira - Varadero-Havana - Manhã livre. Ida para Havana 16:45. Noite livre.

14/nov - Sábado - Havana - Dia livre pela cidade.

15/nov - Domingo - Havana-RJ - Retorno ao RJ.

 

Hospedagens:

Havana - Casa Moraima - End. Malecon Avenue, Vedado - CUC 25,00 Diária x 3 = CUC 75,00 - http://www.cubaccommodation.com/properties_details.asp?id_hotel=280

Cienfuegos - Hostal Ramiro - End. Ave 46 #4410 / 35 y 37 - CUC 25,00 Diária x 2 = CUC 50,00 - http://www.cubaccommodation.com/properties_details.asp?id_hotel=2211

Trinidad - Hostal La Candelaria–Elvira e Alejandro - End. Calle Antonio Guiteras, 129 - CUC 25,00 Diária x 3 = CUC 75,00 - http://www.cubaccommodation.com/properties_details.asp?id_hotel=322#

Remedios Casa Yunai - Calle Hermanos Garcia, 137 - CUC 20,00 Diária x 2 = CUC 40,00 - http://www.cubacasas.net/cities/remedios/lalucia/

Varadero - Hotel Dos Mares - Calle 53 y 1ra. Avenida - CUC 20,00 Diária x 2 = CUC 40,00 - http://www.cubaccommodation.com/properties_details.asp?id_hotel=650#

TOTAL: CUC 280,00.

 

Transportes Internos

Havana > Cienfuegos - Ônibus - CUC 20,00 x 2 = CUC 40,00

Cienfuegos > Trinidad - Ônibus - CUC 6,00 x 2 = CUC 12,00

Trinidad > Santa Clara - Ônibus - CUC 8,00 x 2 = CUC 16,00

Santa Clara > Remédios - Taxi - CUC 20,00 x 1 = CUC 20,00 (Tentarei fazer com ônibus cubano comum)

Remédios > Santa Clara - Taxi - CUC 20,00 x 1 = CUC 20,00 (Tentarei fazer com ônibus cubano comum)

Santa Clara > Varadero - Ônibus - CUC 11,00 x 2 = CUC 22,00

Varadero > Havana - Ônibus - CUC 10,00 x 2 = CUC 20,00

Taxa Aeroporto - NA - CUC 25,00 x 2 = CUC 50,00

TOTAL: CUC 200,00.

 

Passeios

Cienfuegos - Playa Rancho Luna - Ônibus - CUC 1,00 x 4 = CUC 4,00

Cienfuegos - Delfinario - Entrada - CUC 10,00 x 2 = CUC 20,00

Trinidad - Playa Alcon - Ônibus - CUC 2,00 x 2 = CUC 4,00

Trinidad - Valle de los Ingenios - Tour - CUC 50,00 (os dois) - CUC 50,00

Remedios - Cayo Santa Maria e Cayo Las Brujas - CUC 40,00 (os dois) - CUC 40,00

Cayo Largo - Cayo Largo - Hotel Sol Pelicano 142 EUR Diária casal (ficaremos 2 diárias) + 124 EUR (voo ida e volta por pessoa) = EUR 550,00 (Arredondando) = CUC 625,00

TOTAL: CUC 743,00.

 

Gastos Totais:

Hospedagem - CUC 280,00.

Transporte Interno - CUC 200,00.

Passeios - CUC 743,00.

Alimentação - CUC 560,00 Estou estipulando CUC 20,00 por pessoa durante os 17 dias.

Diário - CUC 850,00 Estou estipulando CUC 50,00 para os dois (comprar lembrança, tomar cerveja, etc) durante os 17 dias

TOTAL: CUC 2.753,00 = Aprox. EUR 2.426,00. Penso em levar EUR 2.600,00, assim fica uma pequena folga.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá, meu caro!

 

Fiz um roteiro parecido com o seu ( 13-dias-em-cuba-ajudem-me-mochileiros-t91680.html ).

 

Achei bacana sua divisão de dias pelos lugares, inclusive deixando um dia final para Havana (que servirá para imprevistos, caso queira e tenha que ficar mais tempo num outro lugar).

 

Talvez o que eu mudaria:

1) Vi que vc fará a maioria dos trajetos intermunicipais de bus. Eu faria de carro, combinando com algum motorista na hora (ou de confiança da casa em que vc estiver hospedado). Com minha namorada, fizemos tudo de carro e saiu o mesmo preço que gastaríamos indo com a Viazul (considerando que o carro te pega e te deixa onde vc quer; já a viazul é longe em Havana, tendo que usar um táxi para chegar até ela). De carro vc combina com o sujeito o horário que desejar, será mais rápida a viagem e vc pára quando quiser, tira fotos, faz desvios...

2) Vi que separou só 10cuc para o Delfinário. Sinceramente, assistir o show eu achei o menos interessante. O legal é participar da coisa. Uma forma de fazê-lo pagando apenas os 10cucs é se voluntariando quando eles pedirem hehe Assim vc irá até lá para interagir um pouco com os golfinhos, diante da platéia. Isso é mais legal. Porém, mais legal mesmo é vc pagar a taxa para ficar depois do show com os golfinhos. É nessa hora que vc faz acrobacias com eles. Eles te beijam, te erguem, fazem de tudo hehe E vale a pena comprar as fotos, pois elas ficam show. Eu deixei uma máquina minha filmando tudo e a outra deixei com o motorista para ele tirar fotos. Mas, mesmo assim, compramos o DVD com nossas fotos (quase 100 fotos...). Ficaram mto boas!

3) Eu tiraria a parte dos Engenhos. Vi que vc usaria um dia inteiro para isso e gastaria 50 cucs. Talvez esse passeio seja interessante para alguns povos, mas não para os brasileiros. Não verá nada incomum (fazendas...). Se quiser pode dar uma passada quando for para Santa CLara e Remédios. Eu fiz isso. Combinei com o motorista uma parada na Torre do Engenho. Ficamos lá uma hora e meia, subimos na torre, vimos a casa principal, compramos umas lembrancinhas e deu. De lá fomos para Remédios. É caminho...

4) O dia ganho com a retirada do item 3 eu usaria dormindo uma noite em Playa Girón. Fazer snorkel ou mergulhos ali na Baía dos Porcos é sensacional (além do valor histórico emblemático da região). Se vc tiver interesse nessas coisas, posso te dar mais dicas. E Playa Girón é caminho de Havana para Cienfuegos...

5) De Trinidad para Playa Ancón eu iria de carro tb. É mto barato... não vale a pena ficar esperando ônibus ou van. Melhor fazer seu horário e aproveitar até o último minuto.

6) Disco Ayala é bacana para conhecer, pois é algo inusitado. E não se intimide com o caminho hehe é td escuro, não sinalizado e chega uma hora em que vc tem a nítida impressão de que está no caminho errado hehe Mas não se preocupe, está certo.

7) Eu deixaria para ir a Santa Clara no caminho de volta de Remédios para Havana. Foi o que fiz. COmbinei com o motorista para fazer um tour por lá. Paramos em todos os lugares que queríamos (levou uma hora e meia apenas...).

8) Eu dormi duas noites no Cayo Santa Maria e uma noite em Remédios, na volta. Peguei um carro de Trinidad para o Cayo Santa Maria (passando pelo Engenho). Assim cheguei bem em tempo para o checkin. Depois na volta fiquei em Remédios. No dia seguinte Havana (passando por Santa Clara). Não sei se é interessante fazer bate e volta de Remédios para Cayo Santa Maria dois dias... Primeiro pq as praias são dos resorts. Não sei se vc terá uma praia "livre" interessante lá. Além disso, gasta-se um tempo para entrar e para sair do Cayo (e não é barato se for pegar um táxi por lá mesmo...). Eu acho que vale a pena pegar uma ou duas noites lá no Cayo, num resort. Eu peguei um que foi bem barato (se não me engano deu uns 70 euros por pessoa), tudo incluso. Quarto gigante com sacada grande e vista para o mar. Reservei um dia antes, lá em Trinidad mesmo, com a Cubatur (ou algo asism hehe as duas são do governo mesmo). Não sou fã de resort, mas valeu pela experiência de conhecer um resort em terras cubanas. Os contrastes e a questão político-econômica da coisa é interessante. Não quero cortar suas surpresas na Ilha, mas aconselho a conversar com vários cubanos em todos os lugares onde for. Vc verá que existem situações bastante inusitadas, para se dizer o mínimo.

 

De momento é isso que sugiro ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom, acho que o zeclaudio já deu uma aula aí do seu roteiro, hehehe!!

mas vamos a minha opiniao:

*separe uma noite em Trinidad para ir a Casa de La Musica tambem. Pra mim os dois foram indispensaveis, Casa de La Musica e disco Ayala são show de bola!

*concordo com o zeclaudio, vale de los ingenios nao tem nada demais, mas o banho de cachoeira que está incluso vale muuuuuiiito a pena! nós optamos por nao conecer as fazendas e ficar todo tempo no rio tomando banho naquela agua refrescante!

*no retorno de Cayo Largo tem a opçao de ir direto para Havava em vez de voltar para Varadeiro, só que o preço fica mais caro e eu nao achei que compensava, mas se cabe no teu orçamento acho que vale a pena.

 

HOSPEDAGENS:

é uma questao de gosto, mas eu curti muito mais ficar em Havana Vieja do que no Vedado... achei mais a cara de Cuba, Vedado é um pouco mais "moderno"!

Em remedios mesmo se na ficar na casa da Yunai vá convesar com ela, é uma querida, e diga que uma das tantas brasileiras que passaram por lá manda um grande abraço!

 

TRANSPORTE

tambem achei uma otima opçao pegar maquinas em vez de onibus mas no meu caso só ocnsegui uma vez fazer isso, nas outras nao havia pessoas para compartir. mas se conseguir é uma boa!

 

no mais acho que zeclaudio ja falou tudo!

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Zé, primeiramente obrigado ai pela força e pelas considerações sobre meu roteiro.

Curti muito suas sugestões porém tenho algumas considerações sobre elas, veja no que pode me ajudar por favor:

 

1) Vi que vc fará a maioria dos trajetos intermunicipais de bus. Eu faria de carro, combinando com algum motorista na hora (ou de confiança da casa em que vc estiver hospedado). Com minha namorada, fizemos tudo de carro e saiu o mesmo preço que gastaríamos indo com a Viazul (considerando que o carro te pega e te deixa onde vc quer; já a viazul é longe em Havana, tendo que usar um táxi para chegar até ela). De carro vc combina com o sujeito o horário que desejar, será mais rápida a viagem e vc pára quando quiser, tira fotos, faz desvios...Até pretendo usar essa dica assim. Até prefiro, mas como não sei como vai ser lá na hora, os contatos ou facilidade/preço dos carros estou levando no roteiro os horarios para usar a Viazul

 

2) Vi que separou só 10cuc para o Delfinário. Sinceramente, assistir o show eu achei o menos interessante. O legal é participar da coisa. Uma forma de fazê-lo pagando apenas os 10cucs é se voluntariando quando eles pedirem hehe Assim vc irá até lá para interagir um pouco com os golfinhos, diante da platéia. Isso é mais legal. Porém, mais legal mesmo é vc pagar a taxa para ficar depois do show com os golfinhos. É nessa hora que vc faz acrobacias com eles. Eles te beijam, te erguem, fazem de tudo hehe E vale a pena comprar as fotos, pois elas ficam show. Eu deixei uma máquina minha filmando tudo e a outra deixei com o motorista para ele tirar fotos. Mas, mesmo assim, compramos o DVD com nossas fotos (quase 100 fotos...). Ficaram mto boas! Quem quer muito fazer esse passeio é minha esposa, eu mesmo não ligo muito. Acho legal e tal mas não me atrai tanto. Vou ver a possibilidade de pelo menos ela nadar com eles após os show. Eu fico fora tirando fotos e tal. Anotado a dica de fazer performance para ser escolhido na hora que pedirem voluntários ::lol4:: .

 

3) Eu tiraria a parte dos Engenhos. Vi que vc usaria um dia inteiro para isso e gastaria 50 cucs. Talvez esse passeio seja interessante para alguns povos, mas não para os brasileiros. Não verá nada incomum (fazendas...). Se quiser pode dar uma passada quando for para Santa CLara e Remédios. Eu fiz isso. Combinei com o motorista uma parada na Torre do Engenho. Ficamos lá uma hora e meia, subimos na torre, vimos a casa principal, compramos umas lembrancinhas e deu. De lá fomos para Remédios. É caminho...

Os engenhos realmente não são o que me atrai nesse tour. Vi relatos que passam numa cachoeira bem legal na volta dos engenhos parece e isso sim que queria fazer. Analiso a possibilidade de ir as cachoeiras de táxi ou algo assim e não ir aos engenhos propriamente dito. isso só sei se conseguirei lá na hora.

 

4) O dia ganho com a retirada do item 3 eu usaria dormindo uma noite em Playa Girón. Fazer snorkel ou mergulhos ali na Baía dos Porcos é sensacional (além do valor histórico emblemático da região). Se vc tiver interesse nessas coisas, posso te dar mais dicas. E Playa Girón é caminho de Havana para Cienfuegos...

Pesquisei mais agora sobre Playa Girón e realmente é um lugar espetacular. Penso sim em ir lá. Estou pensando até em tirar um dia de Havana. Eu chego em uma sexta meio-dia e ficaria esse resto de dia mais o outro dia por Havana. No terceiro seguiria para Girón. Eu e minha esposa somos muito mais apegados a natureza do que cidade. Nas cidades gostamos de ver as construções, o dia a dia mas não somos de entrar em museus e essas coisas. Talvez esses dia que chego, mais o dia seguinte e os últimos que estaremos lá quase dois dias inteiros vindo de Varadero já sejam suficientes para nós.

 

5) De Trinidad para Playa Ancón eu iria de carro tb. É mto barato... não vale a pena ficar esperando ônibus ou van. Melhor fazer seu horário e aproveitar até o último minuto.

Valeu. Vou ver essa possibilidade também.

 

6) Disco Ayala é bacana para conhecer, pois é algo inusitado. E não se intimide com o caminho hehe é td escuro, não sinalizado e chega uma hora em que vc tem a nítida impressão de que está no caminho errado hehe Mas não se preocupe, está certo.

Legal. Problema não ir, fico pensando na volta por esse caminho já estando mais "calibrado"

 

7) Eu deixaria para ir a Santa Clara no caminho de volta de Remédios para Havana. Foi o que fiz. COmbinei com o motorista para fazer um tour por lá. Paramos em todos os lugares que queríamos (levou uma hora e meia apenas...).

Vou avaliar na volta de Remedios para em Santa Clara. Só tem um equivoco ai. De Remedios eu irei voltar a Santa Clara somente para pegar um ônibus para Varadero. Não vamos para Havana de lá.

 

8) Eu dormi duas noites no Cayo Santa Maria e uma noite em Remédios, na volta. Peguei um carro de Trinidad para o Cayo Santa Maria (passando pelo Engenho). Assim cheguei bem em tempo para o checkin. Depois na volta fiquei em Remédios. No dia seguinte Havana (passando por Santa Clara). Não sei se é interessante fazer bate e volta de Remédios para Cayo Santa Maria dois dias... Primeiro pq as praias são dos resorts. Não sei se vc terá uma praia "livre" interessante lá. Além disso, gasta-se um tempo para entrar e para sair do Cayo (e não é barato se for pegar um táxi por lá mesmo...). Eu acho que vale a pena pegar uma ou duas noites lá no Cayo, num resort. Eu peguei um que foi bem barato (se não me engano deu uns 70 euros por pessoa), tudo incluso. Quarto gigante com sacada grande e vista para o mar. Reservei um dia antes, lá em Trinidad mesmo, com a Cubatur (ou algo asism hehe as duas são do governo mesmo). Não sou fã de resort, mas valeu pela experiência de conhecer um resort em terras cubanas. Os contrastes e a questão político-econômica da coisa é interessante.

O bate e volta de Remedios a Cayo Santa Maria e Las Brujas será feito somente uma vez. Esse lance do resort eu vou curtir em Cayo Largo que vamos após Varadero. Lá ficaremos 2 noites para descansar a viagem hahaha

 

Quanto a preços de hospedagem, dinheiro para alimentação e dinheiro para gastar lá no dia a dia você acha que esta legal?

 

Mais uma vez obrigado ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom, acho que o zeclaudio já deu uma aula aí do seu roteiro, hehehe!!

mas vamos a minha opiniao:

*separe uma noite em Trinidad para ir a Casa de La Musica tambem. Pra mim os dois foram indispensaveis, Casa de La Musica e disco Ayala são show de bola!

*concordo com o zeclaudio, vale de los ingenios nao tem nada demais, mas o banho de cachoeira que está incluso vale muuuuuiiito a pena! nós optamos por nao conecer as fazendas e ficar todo tempo no rio tomando banho naquela agua refrescante!

*no retorno de Cayo Largo tem a opçao de ir direto para Havava em vez de voltar para Varadeiro, só que o preço fica mais caro e eu nao achei que compensava, mas se cabe no teu orçamento acho que vale a pena.

 

HOSPEDAGENS:

é uma questao de gosto, mas eu curti muito mais ficar em Havana Vieja do que no Vedado... achei mais a cara de Cuba, Vedado é um pouco mais "moderno"!

Em remedios mesmo se na ficar na casa da Yunai vá convesar com ela, é uma querida, e diga que uma das tantas brasileiras que passaram por lá manda um grande abraço!

 

TRANSPORTE

tambem achei uma otima opçao pegar maquinas em vez de onibus mas no meu caso só ocnsegui uma vez fazer isso, nas outras nao havia pessoas para compartir. mas se conseguir é uma boa!

 

no mais acho que zeclaudio ja falou tudo!

 

Déia

 

oi deiafranzoi,

estava respondendo o Zé quando você postou.

 

1) Então, esse lance da Casa de La Musica já coloquei no roteiro. Valeu!

2) Sobre o Vale de los Ingenios eu não tenho muito interesse para ir nas fazendas não. Meu lance é ir na cachoeira. Sabe se consigo fechar algo lá mais em conta para ir a cachoeira sem ir as fazendas?

3) Vou ver essa possibilidade. A Cubatur não me respondeu sobre o preço para dois dias lá em Cayo com voo indo e voltando de Varadero. Também se não conseguir beleza. Volto a Varadero e curto a praia lá de manha e tarde parto para Havana. Vamos ver o lance do preço mesmo. Eu andei pesquisandndo e até postei no seu tópico sobre fechar tudo separado mas se tiver a certeza de conseguir fechar tudo la por mim é ate melhor. Você acha tranquilo fecha isso logo que chegar a Havana? Lembrando que vou para Cayo Largo no final da viagem, tipo uns 14 dias depois dessa reserva. Acha isso tranquilo?

 

Hospedagem > Vou ver isso de ficar em Havana Vieja. Como não pretendo ficar tanto tempo em Havana vou analisar a possibilidade de ficar sim em Vieja para sentir mais como é o dia a dia deles. Em Remedios pretendo ficar lá. Tomara que tenha vaga. Pode deixar que mando o seu abraço!!!

 

Quanto as maquinas, se eu pudesse so andava nelas. Adoro carros antigos e por mim seria ótimo. Seguirei esse conselho de vocês e tentarei sempre fechar elas em vez de Viazul.

 

Obrigado ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

bom, do vale nao sei se sai mais em conta, nós pagamos pelo passeio completo e decidimos não fazer as fazenda quando chegamos na cachoeira. Não sei se o preço vai mudar porque as fazendas ficam no caminho para a cachoeira, entao tu vai obrigatoriamente passar pertinho delas.

 

de Cayo largo, fica bem tranquilo de fechar lá! eu fui em alta temporada e fechei o pacote um dia antes de ir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo com a Deia. Casa de Música de Trinidad é imperdível. Trinidad é a cidade mais musical das que conheci. Gostei bastante.

 

Tb concordo qd ela diz que é melhor ficar em Havana Vieja. Eu fiquei entre o capitólio e a catedral. Aliás, não tenha o mesmo susto que eu. Qd cheguei lá, vi um monte de andaime e coisas tampando o Capitólio. Fiquei chateado, achando qu haviam começado a reforma justo qd resolvi ir. Mas não... Está assim faz mto tempo e ainda ficará mto mais tempo hehe

 

Sobre a viazul, é mesmo bom ter os horários anotados. Mas lembre-se que se for para usá-la tem que comprar antes o bilhete. Comprando no dia vc dificilmente vai conseguir sem se estressar ou perder tempo. É meio bizarro. Eles dizem que está lotado, mas que podemos ficar esperando lá onde o bus chega pq geralmente acaba sobrando uma ou outra vaga (!?). Aí vc chega no lugar e já tem umas 20 pessoas esperando essas mesmas vagas... Vc pergunta onde coloca o nome na lista e respondem que NÃO HÁ LISTA... hahaha Eu nem fiquei pra ver como isso ia terminar.

 

Sobre o Delfinário, é uma experiência bacana. E se vc não curte mas sua mulher sim, aí será ainda mais legal para ela, pois terá um fotógrafo à disposição hehe

 

Sobre a cachoeira, eu não fui até ela. Na verdade, não é uma. São várias cachoeiras pelo que vi. Uma fica entre cienfuegos e trinidad. Não sei se é essa que vc está falando. Mas provavelmente conseguirá incluí-la no trajeto de carro fretado de Trinidad para Remédios. Vai de combinar com o motorista... Assim economiza tempo e dinheiro.

 

Não sei se compensa tirar um dia de Havana. Tem MUITA COISA EM HAVANA, mesmo não entrando em museus. E o dia da chegada é uma incognita. Eu fiquei mais de 3hs no aeroporto após pegar as malas, pois suspeitaram de mim (aparentemente pq sou professor de direito constitucional, advogado e tinha um visto recente dos EUA). Acharam que eu seria má influência, sei lá hahaha Mas virou história para contar no fim.

 

COlocar uma noite (dois dias) em Playa Girón eu recomendo. Dá para fazer snorkel ou mergulho em Punta Perdiz (vc pode até ir de bike de Girón até lá). Na frente dela tem a Cueva de los Peces (dá uma pesquisada...). Tem para o outro lado Caleta Buena. Em Girón eu fiquei numa casa particular (como em toda viagem, com exceção de Cayo Santa Coisa), de um marinheiro bem gente boa e cheio de história. Se vc quiser posso passar o contato dele (fiquei de pedir a alguém para levar uma bandeira do Brasil para ele hehe ele tem várias bandeiras na casa). Mas se eu for novamente para lá pretendo ficar num hotel que tem na beira mar. Um hotel com piscina, grande e barato. No fim das contas daria quase a mesma coisa que pagamos na casa (que tb era barata). As mais caras geralmente são em Havana (25, 30, 35 CUCs). Nas outras cidades fica mais barato (10, 15, 20...).

 

Sobre encher a cara na Disco Ayala, sei lá hehe Eu não me senti tão empolgado (vc paga uma merreca pra entrar - acho que 2 cucs ou algo assim) e ainda ganha um drink hahaha Achei legal pra conhecer, mas não para beber como se não houvesse amanhã. Mas já que vc vai dar cobertura para a sua mulher no Delfinário, diga uqe agora é a vez dela de te dar cobertura hehe

 

Sobre Santa Clara, ela é caminho de Remédios para Havana assim como para Varadero. Então, tanto faz. E eu recomendo que vá de carro e não de ônibus.

 

Com relação aos Cayos, se vc já focou que quer o Largo, acho que dá pra cortar o Cayo Santa Maria. Use esse dia para curtir um a mais no Cayo Largo ou então na Baía dos Porcos. Eu com certeza faria isso (melhor do que um bate e volta para o Cayo Santa Maria, sendo que já passará duas noites no Largo).

 

E veja se é temporada de beisebol. Eu peguei um clássico (o time de Havana contra o de Santiago). Foi bem legal...

 

: )

 

 

 

Fala Zé, primeiramente obrigado ai pela força e pelas considerações sobre meu roteiro.

Curti muito suas sugestões porém tenho algumas considerações sobre elas, veja no que pode me ajudar por favor:

 

1) Vi que vc fará a maioria dos trajetos intermunicipais de bus. Eu faria de carro, combinando com algum motorista na hora (ou de confiança da casa em que vc estiver hospedado). Com minha namorada, fizemos tudo de carro e saiu o mesmo preço que gastaríamos indo com a Viazul (considerando que o carro te pega e te deixa onde vc quer; já a viazul é longe em Havana, tendo que usar um táxi para chegar até ela). De carro vc combina com o sujeito o horário que desejar, será mais rápida a viagem e vc pára quando quiser, tira fotos, faz desvios...Até pretendo usar essa dica assim. Até prefiro, mas como não sei como vai ser lá na hora, os contatos ou facilidade/preço dos carros estou levando no roteiro os horarios para usar a Viazul

 

2) Vi que separou só 10cuc para o Delfinário. Sinceramente, assistir o show eu achei o menos interessante. O legal é participar da coisa. Uma forma de fazê-lo pagando apenas os 10cucs é se voluntariando quando eles pedirem hehe Assim vc irá até lá para interagir um pouco com os golfinhos, diante da platéia. Isso é mais legal. Porém, mais legal mesmo é vc pagar a taxa para ficar depois do show com os golfinhos. É nessa hora que vc faz acrobacias com eles. Eles te beijam, te erguem, fazem de tudo hehe E vale a pena comprar as fotos, pois elas ficam show. Eu deixei uma máquina minha filmando tudo e a outra deixei com o motorista para ele tirar fotos. Mas, mesmo assim, compramos o DVD com nossas fotos (quase 100 fotos...). Ficaram mto boas! Quem quer muito fazer esse passeio é minha esposa, eu mesmo não ligo muito. Acho legal e tal mas não me atrai tanto. Vou ver a possibilidade de pelo menos ela nadar com eles após os show. Eu fico fora tirando fotos e tal. Anotado a dica de fazer performance para ser escolhido na hora que pedirem voluntários ::lol4:: .

 

3) Eu tiraria a parte dos Engenhos. Vi que vc usaria um dia inteiro para isso e gastaria 50 cucs. Talvez esse passeio seja interessante para alguns povos, mas não para os brasileiros. Não verá nada incomum (fazendas...). Se quiser pode dar uma passada quando for para Santa CLara e Remédios. Eu fiz isso. Combinei com o motorista uma parada na Torre do Engenho. Ficamos lá uma hora e meia, subimos na torre, vimos a casa principal, compramos umas lembrancinhas e deu. De lá fomos para Remédios. É caminho...

Os engenhos realmente não são o que me atrai nesse tour. Vi relatos que passam numa cachoeira bem legal na volta dos engenhos parece e isso sim que queria fazer. Analiso a possibilidade de ir as cachoeiras de táxi ou algo assim e não ir aos engenhos propriamente dito. isso só sei se conseguirei lá na hora.

 

4) O dia ganho com a retirada do item 3 eu usaria dormindo uma noite em Playa Girón. Fazer snorkel ou mergulhos ali na Baía dos Porcos é sensacional (além do valor histórico emblemático da região). Se vc tiver interesse nessas coisas, posso te dar mais dicas. E Playa Girón é caminho de Havana para Cienfuegos...

Pesquisei mais agora sobre Playa Girón e realmente é um lugar espetacular. Penso sim em ir lá. Estou pensando até em tirar um dia de Havana. Eu chego em uma sexta meio-dia e ficaria esse resto de dia mais o outro dia por Havana. No terceiro seguiria para Girón. Eu e minha esposa somos muito mais apegados a natureza do que cidade. Nas cidades gostamos de ver as construções, o dia a dia mas não somos de entrar em museus e essas coisas. Talvez esses dia que chego, mais o dia seguinte e os últimos que estaremos lá quase dois dias inteiros vindo de Varadero já sejam suficientes para nós.

 

5) De Trinidad para Playa Ancón eu iria de carro tb. É mto barato... não vale a pena ficar esperando ônibus ou van. Melhor fazer seu horário e aproveitar até o último minuto.

Valeu. Vou ver essa possibilidade também.

 

6) Disco Ayala é bacana para conhecer, pois é algo inusitado. E não se intimide com o caminho hehe é td escuro, não sinalizado e chega uma hora em que vc tem a nítida impressão de que está no caminho errado hehe Mas não se preocupe, está certo.

Legal. Problema não ir, fico pensando na volta por esse caminho já estando mais "calibrado"

 

7) Eu deixaria para ir a Santa Clara no caminho de volta de Remédios para Havana. Foi o que fiz. COmbinei com o motorista para fazer um tour por lá. Paramos em todos os lugares que queríamos (levou uma hora e meia apenas...).

Vou avaliar na volta de Remedios para em Santa Clara. Só tem um equivoco ai. De Remedios eu irei voltar a Santa Clara somente para pegar um ônibus para Varadero. Não vamos para Havana de lá.

 

8) Eu dormi duas noites no Cayo Santa Maria e uma noite em Remédios, na volta. Peguei um carro de Trinidad para o Cayo Santa Maria (passando pelo Engenho). Assim cheguei bem em tempo para o checkin. Depois na volta fiquei em Remédios. No dia seguinte Havana (passando por Santa Clara). Não sei se é interessante fazer bate e volta de Remédios para Cayo Santa Maria dois dias... Primeiro pq as praias são dos resorts. Não sei se vc terá uma praia "livre" interessante lá. Além disso, gasta-se um tempo para entrar e para sair do Cayo (e não é barato se for pegar um táxi por lá mesmo...). Eu acho que vale a pena pegar uma ou duas noites lá no Cayo, num resort. Eu peguei um que foi bem barato (se não me engano deu uns 70 euros por pessoa), tudo incluso. Quarto gigante com sacada grande e vista para o mar. Reservei um dia antes, lá em Trinidad mesmo, com a Cubatur (ou algo asism hehe as duas são do governo mesmo). Não sou fã de resort, mas valeu pela experiência de conhecer um resort em terras cubanas. Os contrastes e a questão político-econômica da coisa é interessante.

O bate e volta de Remedios a Cayo Santa Maria e Las Brujas será feito somente uma vez. Esse lance do resort eu vou curtir em Cayo Largo que vamos após Varadero. Lá ficaremos 2 noites para descansar a viagem hahaha

 

Quanto a preços de hospedagem, dinheiro para alimentação e dinheiro para gastar lá no dia a dia você acha que esta legal?

 

Mais uma vez obrigado ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outra coisa: vale a pena vc pesquisar hospedagens bacanas e levar o contato de umas 4 em cada cidade. Mas, sei lá, eu não sou mto fã de reservar tudo. Fica amarrado demais. É legal ter um plano de viagem, mas deixá-lo aberto para mudanças radicais até. Eu fiz algumas mudanças no meu e repensando deveria ter feito mais até! Eu ficaria mais um ou dois dias na Baía dos Porcos (só não sei de onde tirar esses dias hahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Zé,

Vou aumentar em um dia e ir a Playa Giron. Pretendo conhecer mesmo assim Cayo Santa Maria. Agora deixa eu te perguntar. Acha que é tranquilo eu arranjar uma máquina de la para Cienfuegos por uns 20 CUC? Outra coisa sobre o hotel que falou. É esse aqui?

 

http://www.cubaccommodation.com/properties_details.asp?id_hotel=655

 

Acho que rola até um all inclusive hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...