Ir para conteúdo

Carro de passeio pela Bolivia


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, to planejando ir para a Bolivia no começo de Janeiro, vou de carro e gostaria de algumas informações de quem conhece ou já passou por estes trechos.

O meu projeto é entrar por Ciudad de Este no Paraguai seguir até Villamontes na Bolivia, depois Tarija, Tupiza, Uyuni.

Esta é a primeira parte em que eu pegaria bastante estrada de chão, e a segunda seria de Oruro, Estancia Ancaravi, Turko Marka, até o monte Sajama.

A minha maior preocupação é com os rios sem pontes que dizem existir nestes trechos, porque pelo que eu andei lendo, é que quando chove (que seria bem nesta época mesmo) eles aumentam muito o nivel, dificultando a travessia.

Outra coisa é sobre os hotéis, se eles tem garagem ou o carro fica na rua.

Se alguem tem algumas dicas pra passar fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Retornei da viagem.

Fiquei onze dias e rodei mais de 3 mil km somente nas estradas da Bolivia que era meu objetivo principal.

Mudei o meu trajeto inicial e por motivos a parte acabei indo pela Argentina. A grande surpresa foi com a polícia que este ano não me incomodaram, diferente do ano passado que vindo da Cordilheira me extorquiram em Posadas.

E não só comigo, durante a viagem falei com mais pessoas e todas relataram a mesma coisa, tudo tranquilo com a policia Argentina, tomara mesmo que estejam mudando.

 

Sobre a Bolivia, vai a opinião do que eu vi e vivi nestes dias de viagem.

 

A paisagem é espetacular independente da região que você se encontra. O povo é hospitaleiro e são prestativos. As cidades , grandes ou pequenas em termos de trânsito são pra lá de desorganizadas , a única excessão, dos lugares que eu passei

foi Santa Cruz de la Sierra , lá parece que você esté em outro país, tudo parece funcional e é mais limpa. Aliás falando em limpeza se tem uma coisa que eu acho que é super limpo na Bolívia, falo que acho porque eu não vi, é o interiror dos carros deles. Digo isso porque tudo que eles consomem dentro do carro ( e olha que consomem ) é jogado pra fora, contribuindo para o acumulo de lixo nas rodovias ou nas cidades, é impressionante a quantidade de lixo jogada por todo quanto é canto.

A policia é tranquila e geral não incomada, salvo duas situações que tive problemas, uma em La Paz por conta do parabrisa que deu um trinco até na metade e policia implicou . Papo vai e papo vem devolveu os documentos e seguimos viagem.

A outra em Santa Cruz , lá eles encresparam com a pelicula acho que nem se tocaram do parabrisa, se bem que de tudo o que eu vi por lá acho que até andar sem parabrisa nem seria assim tão grave.Mas afinal também não deu em nada.

O maior stress que tive foi na hora de abastecer, no começo do ano passado foi criado uma lei que cobra o dobro do preço para veículos com placa extrangeira.Até ai tudo bem, pois o valor vira e mexe fica quase o mesmo que eu já pago aqui.

O que deixa puto de verdade é que não são todos os postos de gasolina que tem autorização para abastecer e então tem que ficar que nem tonto procurando até achar o bendito posto. ( Gostaria de ter encontrado o Evo para dar os parabéns por esta brilhante idéia). Isso foi o maior incomodo da viagem.

 

Na parte da comida é o frango que domina, Sendo no Norte, no Sul ou em qualquer outra região sempre vai ter frango frito, arroz e batata por um preço muito baixo, coisa de 15 a 20 bolivianos ou talvez até menos. O que também merece destaque são as trutas , por um preço similar ao frango também se encontra de montão e são umas delicias. Quanto a higiênie, tem casos e casos. Tem casos que você vê que eles pegam tudo com a mão e colocam no teu prato e tem casos que o prato já vem pronto.Minha namorada levou um estoque de não sei tudo o que na fármacia para no caso de algumas eventualidades, mas eu já levei choque antes mesmo de entrar na Bolivia.

Na Argentina comi carne de lhama e mais algumas coisas e algo daquilo não caiu bem, então o resultado foi uma congestãozinha pra animar a viagem.Ainda que não deu maiores problemas.

Mas se o vivente for meio enjoado pode comprar frutas nas feiras . Se é uma coisa que tem de monte na Bolivia são as feiras , tem gente vendendo de tudo em tudo quanto é canto até altas horas da noite, e de manhã cedinho tão lá denovo.

 

Uma preocupação que inclusive eu havia perguntado aqui anteriormente era sobre os hoteis com garagem, se era facil de encontrar ou não. Foi a parte mais tranquila, tanto em encontrar quanto em preço. No geral pagamos na faixa de 140 a 180 bolivianos por quarto de casal com banheiro privativo, café e garagem. Se não fosse o fato de eu querer com garagem poderia ficar em alguns com o preço bem mais em conta.

 

Dicas: Não importa a estrada , se ela for movimentada ou não sempre haverá animais na pista, portanto sempre devagar e atento. O pedágio é uma beleza, cobram até em estrada de chão. Na Bolivia pelo que eu entendi o pedágio é cobrado somente da parte que você utiliza, bom para que vai perto , pra quem vai longe não faz muita diferença mas é bom lembrar que deve se guardar o ticket caso tenha pago para uma distância grande , senão vai ter que pagar novamente no pedágio intermediário.

 

Enfim é isso, Gostei da Bolivia , passei por lugares incriveis que já estão me dando saudade. O que mais me impressionou foi as ruínas de Pumapunku em Twianaco, ver o lago Titicaca, entrar nas minas de Cerro Rico em Potosi, brincar no gelo

no parque Cotapata e passar pela Estrada da Morte entre La Paz e Coroico , linda e ao mesmo tempo perigosa.

 

E isso foi um resumo da minha viagem.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Parabéns pela viagem!

Gostei do relato, bem humorado, realmente a gente tem que ter bom humor pra enfrentar algumas perrengues na Bolivia. Mas o país é muito lindo, todo o altiplano. Conheci apenas a parte Norte , La Paz, Titicaca. Sempre tive vontade de conhecer o resto do país mas preciso ser um pouco mais corajosa... quem sabe...Vontade nao falta pois tem muitos lugares bonitos!

Voce entrou pela Argentina e seguiu para a Bolivia por Villazon/Tupiza?

Por favor detalhe mais o seu roteiro se puder.

e obrigada por compartilhar sua experiencia para todos aqui.

Suelih

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...