Ir para conteúdo

[Reviews] Companhias Aéreas Internacionais - Avaliação


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico foi criado para que os usuários relate a sua experiência e deixe a sua avaliação do serviço prestado pelas Companhias Aéreas![/info]

 

[align=Justify][li=Porquê?]As vezes encontramos passagens em ótimos preços, porém não conhecemos a companhia aérea e sempre bate aquela insegurança na hora de comprar a passagem!

 

Sabemos que no fundo, a avaliação é bem pessoal, e o que é bom pra uns as vezes é péssimo para outros. Mas deixe aqui a sua impressão e o seu relato da prestação de serviço das Companhias Aéreas, isso pode ajudar outros mochileiros a não se meterem em uma furada ou pode ajudar a acabar com a insegurança na hora de optar por uma determinada empresa! ::otemo::[/li][/align]

Link para o comentário
  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

[align=justify][li=IMPORTANTE]Relato feito pelo Glauco Adams,, autor do Blog TOTH. O relato foi publicado inicialmente no Blog Melhores Destinos.

 

Estou publicando este relato aqui no Mochileiros com autorização do Glauco, que também acompanha e adora o nosso fórum! ::otemo::[/li][/align]

 

[align=Justify]A companhia aérea KLM ainda gera incertezas entre turistas brasileiros (na Europa ela é muito conhecida). É comum ver pessoas interessadas em pesquisá-la, conhecê-la melhor, depois que um agente de viagens oferece voos por ela. Que companhia é essa, afinal? É boa ou ruim em quais aspectos?

 

Confesso que também tive essas dúvidas há quase dois anos, quando viajei por ela pela primeira vez. Minha agente de turismo, ao fechar meu pacote para Egito—Grécia, ofereceu voos pela KLM. Minha primeira reação foi um não. Ela insistiu e eu só aceitei porque temos uma longa relação, todos os meus pacotes por ela deram muito certo — valia um voto de confiança. Então, voltei para casa e fiz o óbvio: pesquisei a companhia na internet.

 

A KLM é holandesa. Suas cores típicas são azul e branco. Curiosamente, duas cores associadas a paz e tranquilidade — duas sensações que até hoje associo à companhia. (OK, já ficou claro que tenho uma boa análise sobre ela.)

 

O voo inicial foi São Paulo—Amsterdã. Em São Paulo, eu já estava tranquilo. Não tenho medo de voar — pelo contrário, eu gosto muito. Mas a situação muda quando se trata de um voo que vai atravessar o planeta com destino final a um lugar exótico como o Norte da África — o Egito. Seriam dois voos para chegar lá: o de São Paulo e depois um com rota Amsterdã—Cairo. Haja horas de viagem!…

 

aviao_klm.jpg

Aeronave da KLM à espera no aeroporto de São Paulo.

 

Ao desembarcar no Cairo, depois de toda essa “jornada”, eu entendi, enfim, por que minha agente de turismo havia insistido na KLM. É preciso mesmo um bom cuidado ao escolher companhia aérea para uma viagem dessas.

 

Do início ao fim de cada voo, fiquei satisfeito em todos os sentidos — algo raríssimo em termos de companhias aéreas. Ao todo, foram quatro voos pela KLM em apenas uma viagem de turismo: do Cairo a Atenas eu viajei pela companhia grega Aegean (sobre a qual escreverei também); depois, de volta à KLM, fiz Atenas-Amsterdã e desta para São Paulo de novo.

 

aviao-klm-interior.jpg

Início do voo São Paulo-Amsterdã.

 

Neste artigo, eu ia comentar em itens a KLM e atribuir notas de zero a dez a cada um. Desnecessário: atribuo dez a tudo. Evidentemente, condições mudam o tempo todo, há variações, por isso não posso garantir qualidade. Uma empresa pode decair ou melhorar de um mês para outro. Aqui eu me limito às minhas experiências.

 

Fazer check-in em São Paulo foi rápido e com um atendimento cordial. (Em Amsterdã, testei check-in pelo terminal de autoatendimento. Foi rápido, intuitivo.) Já comecei a gostar do respeito…

 

A aeronave era recente e estava em ótimas condições (Aeronave gigantesca, a maior de todas as minhas viagens. Sinto muito, não me lembro do modelo exato, provavelmente era um 777). Logo na entrada percebia-se a extrema cordialidade da tripulação. Cordialidade incomparável, constante em todos os voos. O tempo todo os comissários de bordo tinham um sorriso para nós. Um deles era até brincalhão, contribuindo para um clima bem mais ameno durante a longa viagem. Passageiro com dúvida ou precisando de algo? Bastava chamar e um comissário vinha com todo o prazer. (Depois, passeando em Amsterdã, descobri que isso é bem típico dos holandeses. São muito sorridentes, simpáticos.)

 

A comida — acredite se quiser — era boa. Muitos extras foram servidos antes e depois, com qualidade e fartura. De madrugada, até sorvete eles serviram — e de primeira qualidade.

 

O entretenimento também agradava. As telas tinham boa qualidade e o conteúdo era variado, com inúmeros e modernos filmes e séries de TV.

 

Os bancos eram confortáveis, mesmo na classe turística — ou para o padrão de uma classe turística.

 

Não sei se foi pura sorte ou se foi resultado da “fórmula” avião de qualidade + pilotos muito bem treinados, mas todos os voos (os quatro!) foram extremamente, cem por cento tranquilos, zero de turbulência, o tempo todo como se eu estivesse na sala de minha casa. Em cada pouso, foi impressionante como uma aeronave daquele tamanho, lotada (!), atingiu com certa suavidade o chão.

 

aviao-klm-multimida.jpg

Parte das informações de voo durante Amsterdã-Cairo.

 

aviao-klm-entretenimento.jpg

Em sinal de respeito aos clientes, a KLM mostrou informações também em árabe. (Vale lembrar: o destino era Egito, e havia muitos egípcios no voo.)

 

No Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, eu caminhava até o setor de retirada de bagagem quando de repente cruzei com a tripulação do meu voo. Eu disse, em inglês: “Gostaria de falar com o comandante”. Eles se assustaram. Alguma reclamação? Mas em seguida o comandante juntou-se a eles. E eu: “Nunca tinha visto avião tão bom, tripulação tão cordial, serviço de bordo tão atencioso, voo tão tranquilo. Foi minha primeira vez pela KLM. A partir de hoje, em todos os voos internacionais, verei antes opção por essa companhia”. Eles abriram um sorriso deste tamanho, parece que orgulhosos como se a KLM fosse cria deles.

 

Com base em minhas experiências, sem dúvida nenhuma eu recomendo a companhia, mesmo para os mais longos e exóticos destinos.

 

Site da KLM: http://www.klm.nl

 

Duas dicas:

 

:arrow: É evidente que, com toda essa qualidade, as tarifas da KLM, no geral, não são as mais “populares”. Mas fique de olho: muitas vezes a companhia faz promoções que igualam os preços aos das outras. Por exemplo, já vi preços, para a Europa, iguais aos da espanhola Iberia — e certamente eu escolheria a holandesa! Outras vezes, a diferença é pequena, então considere gastar um pouco mais para ter — ao menos em teoria — mais qualidade e tranquilidade.

 

:arrow: Independentemente do seu destino, é bem provável que seu voo passe antes em Amsterdã para uma conexão, pois a sede da KLM fica na Holanda. Já que você está no país, por que não aproveitar ao menos um pouquinho? Nem que seja só um dia! Converse com o seu agente de turismo. Ele pode programar a sua conexão para outro dia. Eu fiz isso. A Holanda estava nas minhas prioridades para visitar, mas eu ia em outra oportunidade. Por que marcar, no futuro, outra viagem para lá, gastar, enfrentar de novo aquelas horas de voo? Fiquei no país durante dez dias — e, minha nossa, como vale a pena![/align]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Segue a minha experiência... mas adianto desde já: Ingrid, concordo com vc!

 

Já voei bastante com a KLM e nunca me decepciono... NUNCA! As promoções também fazem valer a pena... KLM é a minha preferida também.

 

Fora ela, a Cathay Pacific e a Royal Jordanian ficam com o segundo e terceiro lugar respectivamente.

 

Tive péssimas experiências com a Ibéria (serviço ruim, atendimento simplesmente inexistente a não ser nos momentos de jogar a refeição, A340 velho e sem sistema de entretenimento, banco quebrado que não parava na posição vertical) enfim, Ibéria é barata e ruim, mas me levou seguro de um lado ao outro do Atlântico e em algumas viagens na península ibérica.

 

Japan Airlines é exemplar, principalmente no quesito cortesia.

South African me deixou surpreso com o kit de bordo para a classe econômica (escova e pasta de dentes, máscara para olhos, meias, cobertor e bons travesseiros).

Gosto muito da LAN Chile, mas o longo vôo de Santiago - Auckland num A340 relativamente velho e sem entretenimento de bordo é enfadonho demais.

Aerolineas Argentinas parece um caco voador... na maioria dos voos regionais, voam com uns 737 300 da época da tia avó e no longo trecho BsAs - Ushuaia voei com um MD83 que era uma vergonha de tão sujo.

Na Qantas me senti como se estivesse voando na Varig durante a época de falência... atrasada, aviões locais velhos, comissárias velhas, comida ruim e gordurosa. Acredito que para vôos intercontinentais a Qantas seja melhor...

Air Asia é 10. Principalmente pelo preço... sente-se muito mais profissionalismo que na Gol, por exemplo.

Gol... quebra um galho, mutias comissárias sem noção. Poderia ser melhor

Azul... me senti muito melhor no Embraer da Azul do que me senti no 737 da Gol. Mais espaço, menos gente, menos loucura, comissárias muito bem preparadas e simpáticas, salgadinhos são melhores, entretenimento de bordo em alguns aviões faz a diferença... e é tudo novo!

Tam... Sei lá, a Tam é Tam... já foi muito melhor, mas poderia ser bem pior. rs

Nas minhas últimas férias no Brasil voei com a Webjet. Maior arrependimento ... pior que vôo charter, ar condicionado do avião não funcionava em terra... em cada escala (que são sempre muitas) o avião virava um caldeirão. Muita confusão e falta de organização em todos os sentidos.

Ryanair... O avião é ok, as tripulação é despreparada e grossa, quando você começa a dormir eles soltam um anúncio de comida, perfume, raspadinha ou qualquer coisa para encher o saco... alguns aeroportos ficam na PQP e o transporte para lá é mais caro que o próprio bilhete, mas mesmo assim muuuuitas vezes compensa voar com ela! I Love Ryanair!

Easyjet... É uma Ryanair disfarçada. É a minha segunda cia preferida na Europa... pousa em aeroportos melhores mas não tem preços nem promoções tão boas (em quantidade) quanto a Ryan.

Vueling... gosto muito da Vueling! Dinâmica, pessoal bem preparado, animado... aviões muito bons e geralmente pontual. Para Barcelona vou de Vueling sempre!

TAP, a TAP é a praticamente a versão portuguesa da TAM... sem sal, falta alguma coisa, mas não é ruim.

Lufthansa... eu gosto, mas o 747 que eles colocam para SP é um cacareco... tá na hora de colocarem um 777 e renovarem as comissárias.

Air Baltic... boa, atendimento frio (obviamente) rs e com aviões muito bons e limpos.

LAM... para uma cia aérea africana é excelente. Limpa, organizada, bons aviões... atendimento poderia ser melhor mas ainda está ok.

 

 

é isso! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Gostei deste tópico.

Vamos a minhas avaliações em forma de ranking internacionais das empresas que já utilizei.

5º SAS

4º TAM

3º Air France / Alitalia

2º Lufthansa

1º KLM

 

Low fare

 

4º Ryannair

3º Easy jet

2º Air Berlin

1º Wizzair

 

Brasil

 

Saudades da Varig e VASP.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Show de bola o topico. Não vou poder contribuir em nada com ele(explico abaixo), mais vou ficar de olho para ter noção da qualidade das CIA.

 

Eu so tenho experiencia com 2 empresas.

Em 96 fui para os EUA com minha familia. Embarcamos em um 747 da empresa Tower Air que atrasou 5horas. Ficamos que nem bobos no aeroporto.

O voo foi tranquilo, sem turbulencia mais quando a gente olhava para fora, parecia que o aviao estava batendo asas. Elas se envergavam demais. Não sei se eh normal, mais deu um certo medo.

O servico de bordo era horrivel. Davam garfo e faca de plastico e uma asa de frango pra gente comer. Ridiculo! hahah

Na volta já foi mais sussegado. O aviao da Tower Air quebrou e entao voltamos de Varig em um MD11! Como tva muito cansado, dormi praticamente a viagem inteira, entao nao tenho muito o que comentar sobre a volta.

hehehe

Bom.. a Tower Air faliu em 2000 (pq será né? hahah)

 

Estou indo para Europa pela TAM e voltando pela Swiss. Depois posto a experiencia.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Gol... quebra um galho, mutias comissárias sem noção. Poderia ser melhor

 

Concordo plenamente! várias vezes(!) algumas comissárias de bordo cometeram garfes comigo. A maior delas foi que certa vez estava dormindo usando um protetor auricular e uma máscara de dormir, então durante o briefing, uma comissária me acordou só para que eu prestasse atenção às instruções de bordo. ::toma:: Detalhe, minha poltrona estava em posição, mesinha devidamente travada, e era 4 da manhã. E ainda por cima me pediu para remover o protetor auricular para que eu escutasse bem... sei lá o que deu na cabeça dela, mas me deu uma vontade de ::quilpish::

 

Na TAM, duas vezes aconteceu algo engraçado: fui pedir uma cerveja durante o voo a comissária perguntou-me se eu era ''maior de idade'' ::lol4:: ', respondi que talvez fosse mais velho que ela até, mas tudo bem, mostrei minha ID e ela pasmou, pois na época eu tinha 30, e ela 26 ::lol4:: é, eu tenho cara de pirralho mermo ::lol3::

 

Conclusão, em geral falta treinamento por parte dos tripulantes nas companhias aéreas brasileiras...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

CIA AEREAS

 

Mochileiras(o)

 

Se alguem por ventura um dia viajar com a Cia Emirates, acredito que os proprios rankings deverao ser reformulados.

Minha primeira viagem internacional foi em 1978, de la pra ca nao parei mais.

Estamos falando de Cia aereas, me perdoem se coloco um acento sobre os passageiros tambem! Vejo hoje que o saguao de muitos aeroportos viraram que nem sala de espera de rodoviaria. Talvez seja outro efeito da globalizacao. O que fica ainda mais dificil encarar e': presenciar a barbaridade de como e' deixado um aviao durante a caminhada de saida pelo corredor de um voo internacional ou intercontinental. Cenas que sao piores de uma rodoviaria! O poder aquisitivo a vista ou parcelado! Nunca foi e nunca sera' a equacao de boas maneiras e educacao! Geralmente vige a regra das grandezas que sao inversamente proporcionais!

Dito isso vamos ao que interessa:

 

Alitalia - ja' foi uma boa companhia, no meu parecer ate' 1983 ou 85, depois caiu tanto, mas tanto: que ate' agora a sua descida nao terminou. Utilizo a mesma somente nos voos regionais ou entre paises proximos a Italia; por causa da confiabilidade tecnica pela companhia e, nao por outras razoes;

 

KLM, conheco e viajei, mas depois de ter experimentado a Emirates, tanto na classe turistica como na business, bom para mim ate' agora nao tem companhia melhor;

 

TAP, viajei por muitos anos, ultimo voo feito pessoalmente foi em 2005 e, foi extremamente agradavel. Servico de check-in nota 10, de bordo nota 8. Colegas de trabalho, que viajam com ela, relatam que a qualidade e gentileza continuam;

 

Iberia, n.4 ou 5 viagens em total, a ultima em 2008. E sera' a ultima mesmo, se depender de mim;

 

Lufthansa, ja’ teve momentos melhores. Ultima minha visita em 2008, estava tao cansado que durmir: foi melhor assim; mas passei pela estupidez dos servicos de terra da mesma cia, no aeroporto de embarque;

 

Air France, servico de terra apreciavel, de bordo, diria dentro do minimo contratual;

British Airways, a minha felicidade foi e continua sendo, que viajei somente uma vez com ela;

South African Airways, sou obrigado a usar-la, mas rezo todos os dias para que ela ............;

LAM, fiz e faco muitos voos de curto raio. A frota foi recentemente renovada (avioes da Embraer), confiavel como companhia ate’ agora. O servico de bordo para 50 min. de voo, e’ semelhante a outros que conheco, portanto standard. Dificil servir caviar ou lagostas em tao pouco tempo!

GOL, viajei e muito. Servico de terra precisa melhorar, antigamente era bem melhor. Servico de bordo, na normalidade; gentileza sempre encontrei e se nao encontro, eu mando buscar!

TAM, viajei e muito tambem. Servico de terra no meu ponto de vista e’ aceitavel, no sentido que e’ standard, nenhuma reclamacao em merito ate’ o momento. Servico de bordo, dentro dos padroes. Gentileza, infelizmente tive que mandar buscar (nunca isso tinha acontecido antes, mas nem sempre todo funcionario e’ preparado) e, encontraram logo! Avaliacao por voos regionais. Rezo todos os dias para que a TAM se decida a operar na rota Brasil-RSA, melhor ainda para mim, com voo direto Salvador-Johannesburgo... mas nem tudo se pode ter na vida.... sonhar ate’ agora nao custa, e nao tem taxas!

Avianca, se nao me engano. Venezolana, usava para os voos internos. Muitas vezes teria preferido ser internado do que entrar na aeronave. Alguem ja’ ouviu falar do DC-10?

VARIG, essa e’ que era companhia aerea. Eu sei, vivir na minha propria pele o que significa subir no estrangeiro a bordo de uma aeronave VARIG: voce’ ja’ estava no Brasil! Atencao, sorriso, cordialidade, simpatia, alegria, qualidade nas refeicoes e qualidade de voo. Pena que deixaram ela falir, ou fizeram ela falir!

Boa Viagem!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Viajei para Los Angeles pela Delta e a experiência não foi das melhores a começar pelo check-in em Guarulhos onde ficamos "apenas" 3 horas e meia na fila, no meio de muita confusão, porque eles estavam despachando 3 voos ao mesmo tempo e não tinham pessoal suficiente para atender a todos com rapidez. O resultado foi que nosso voo atrasou a saída em 1h30min.

O avião era um 767-300, sem entretenimento a bordo, poltronas apertadas e que ainda reclinavam pouco. O ar condicinado muito gelado, comissários de bordo apesar de atenciosos não entendiam portugues. De toda equipe apenas 1 falava portugues e normalmente estava na atendendo na first class. Serviço de bordo demourou a iniciar, muitas pessoas já estavam dormindo quando começaram a servir o jantar às 4h00 da madrugada. Apesar deste detalhe a comida era boa. Para classe turistica foram distribuidos também pequenos cobertores e travesseiros que não ajudavam muito, mas...melhor que nada.

O voo transcorreu de forma normal, sem turbulências. Tempo de voo: 14 horas

 

Nos Estados Unidos fizemos um voo interno entre LA e Atlanta, também pela Delta voando num 757. Neste trecho o check-in foi rápido e eficiente, voo saiu no horário. O serviço de bordo era pago a parte e bastante caro para nós. De graça apenas água e refrigerante, isto num voo de 4 horas.

 

O voo de volta foi realizado num 767-400. Nesta aeronave havia sistema de entretenimento individual com uma variedade grande de opções entre jogos, filmes e músicas. Espaço para pernas apertado também e as poltronas reclinavam pouco como na aeronave da ida. Serviços de bordo e atendimento do pessoal no mesmo padrão. Voo tranquilo com duração de 13 horas.

Link para o comentário
Visitante Andre_Franca

KLM- nossa que supresa, achava que só eu gostava dela! mas como toda cia holandesa, eles sao muito eficientes! voos no horario, sempre paguei pouco, e recebi muito em troca, até hoje nada a reclamar!

1780236.jpg

TAM- então a cia em que trabalho, claro que sempre busca o melhor, mas ainda falta muito! o povo brasileiro adora falar mal da TAM, mas quando um voo e cancelado, nos buscamos alternativas, providenciamos transporte, refeição estadia, deixa a delta ou AA cancelar um voo, vao te deixar na mão e MESMO SEM RESERVA NO PROXIMO voo, experiencia propria! acho que todos deveriam torcer por ela, imagine se a tam quebrar? vamos pagar 3x mais pra viajar pra fora do país e 10x mais pra viajar dentro do país....

1780452.jpg

 

Copa- tive experiencias maravilhosas com ela, comissarios preparados, voos no horario, comida apetitosa e preços acessiveis! 4 estrelas na minha opinião

 

1755821.jpg

 

Air Jamaica - é uma pena que foi vendida, mas espero que venha a melhorar, voos no horario, baratissimos, e comida bem jamaicana mesmo (pimeeeenta) rsrsrs saudades dela!

1748135.jpg

Air france- não entendo como alguem pode gostar "disso", todas as vezes que voei com ela tive problemas, bagagem perdida, comissarias grossas, agente de solo sem noção, air france? non merci! :D

1780442.jpg

 

air berlin - 3 estrelas, servico é bom mas as vezes eu acho que eles nao te dao muita atencao quando vc nao e alemao rsrsrs foi como me senti

1779691.jpg

 

easyjet- minha cia baixo custo favorita! sempre no horario e precos bons! no more!

1779712.jpg

 

ryanair- tenho medo, nunca tive problemas, mas tenho medo rsrsrs

1780396.jpg

 

GOL- pra mim imitação da easyjet, em tudo, ate na cor, uniformes....

1780445.jpg

Norwegian air shuttle, nem cheira nem fede mas dou 3 estrelas pra ela!

1780605.jpg

LIAT- pior impossível! tenho pena do povo caribenho sao escravos da falta de concorrencia, espero que a caribbean venha a crescer e por ela no chinelo!

1555670.jpg

Editado por Andre_Franca
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...