Ir para conteúdo

Companhias Aéreas Domésticas do Brasil - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Resolvi lutar contra o duopólio e acabei comprando passagens da TRIP e da Passaredo. Alguém já voou por estas cias? Fico com um pouco de medo desses aviões pequenos, mas os preços eram bem melhores que da TAM ou GOL. Outra coisa, alguém já conseguiu comprar passagem na AZUL? Eu sempre olho para Rio-Gyn e os preços da Azul são sempre mais caros que a das outras. Obrigada

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Algumas considerações sobre o Duopólio x outras empresas

 

TAM - Problemas nos Fokker 100 que fizeram a empresa abandonar o uso da aeronave. A empresa fabricante ficou tão queimada no mercado que mudou o nome de Fokker 100 pra MK-80, que são usados atualmente pela AVIANCA, antiga Oceanair. Queda do A-320 que matou mais de 200 pessoas, alem de inúmeros pousos de emergência e problemas internos. Veja alguns titulos de reportagens sobre a TAM na Internet

 

- Avião da TAM arremete em Ilhéus.

- Deputada denuncia falta de segurança em vôo da TAM

- Funcionário da TAM é atropelado por avião da empresa em São Luiz (MA)

- Uma estranha manutenção em avião da TAM no Aeroporto de Recife

- Passageiros passam por situação de pânico durante vôo da TAM Rio-Vitória

- Problema em avião da TAM assusta jogadores do Botafogo

- Avião da TAM tem pane elétrica e aborta decolagem em MG

- Problema técnico faz avião da TAM pousar em Guarulhos

- Avião da TAM sofre pane em Teresina (PI)

- Pneu de Airbus da TAM estoura durante pouso em Minas Gerais

- Aviões da TAM fazem pouso de emergência em Viracopos (SP)

- Avião da TAM com problemas aborta decolagem em São Paulo

- Manobra com avião da TAM provoca desespero em Cuiabá (MT)

- Vazamento de combustível em avião da TAM atrasa vôo em Brasília

- Vôo 3453 da TAM sofre queda brusca entre Minas e São Paulo

- Avião da TAM faz pouso de emergência em Miami

- Teto de Airbus da TAM cai durante o pouso em São Paulo

 

 

GOL - Queda do Boing 737-800 "new generation" que matou mais de 199 pessoas alem de outras diversas ocorrencias.

 

TRIP - Todos os relatos de incidente e Acidentes são relacionados a Aeronave ATR, de fabricação Europeia, que apesar de ser uma boa aeronave para voos regionais, ainda é um turbo-helice e mediante os modernos jatos, são um pouco desatualizados. Nenhuma morte

 

WEBJET - Todos os Relatos de Incidentes dos ultimos 2 anos estão ligados a choque com passaros ou atrasos.

 

PASSAREDO - Opera com frota 100% nacional, utilizando avioes Brasilia e ERJ-145 da Embraer , não tem relato de incidentes nos ultimos 2 anos

 

AZUL - Frota nova, de aeronaves da Embraer tambem (ERJ-170 e 190 ) esta adquirindo 40 aeronaves ATR para rotas menores

 

 

Bom, poderia falar de outras varias empresas, mas em resumo, o que fica claro é que as gigantes do mercado são as que apresentam maiores problemas e acidentes fatais. O fator fabricante da aeronave e nossas precarias formas de fiscalização em relação as manutenções dessas aeronaves, alem de que quanto maior a quantidade de voos, maior a chance de acidaentes, pelo menos pra mim, não deixam duvidas que seja TAM, GOL ou teco-tecos de aeroclubes, tanto faz - O risco é intrínseco a aviação assim como a de sofrer um acidente de carro em uma de nossas "boas" estradas.

Em relação a qualidade dos serviços prestados, se considerar e comparar todas as classes economicas dessas empresas, chegaremos a conclusão de que ou é 6 ou é meia duzia...

 

abs

 

Léo

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Leo Ramalho, permita-me algumas correções:

 

fabricante ficou tão queimada no mercado que mudou o nome de Fokker 100 pra MK-80,

 

O motivo da troca de nome para MK-80 se deve ao fato de Fokker ( o sobrenome do criador dos aviões) ser, infelizmente, muito parecido com o termo perjorativo americano "F*cker". Houveram alguns problemas internacionais por causa disso...

 

 

TRIP - Todos os relatos de incidente e Acidentes são relacionados a Aeronave ATR, de fabricação Europeia, que apesar de ser uma boa aeronave para voos regionais, ainda é um turbo-helice e mediante os modernos jatos, são um pouco desatualizados.

 

Os Turbo-helices modernos em nada devem tecnologicamente aos turbofans que hoje existem. São ultilizados principalmente pelas suas caracteristicas de pousos e decolagens curtos e baixo custo operativo, mas em nada deixam a dever em tecnologia aeronautica, principalmente os ATR da nova geração que a TRIP ultiliza, os da nova familia "-500"

 

 

PASSAREDO - Opera com frota 100% nacional, utilizando avioes Brasilia e ERJ-145 da Embraer , não tem relato de incidentes nos ultimos 2 anos

 

Passaredo faz novo pouso de emergência com avião da EmbraerQuarta, 25 de Agosto de 2010 - 18h01 ( Atualizado em 25/08/2010 - 18h38 )

Aeronave com 27 pessoas fez pouso de barriga no aeroporto de Vitória da Conquista, depois de apresentar problemas no trem de pouso

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/08/25/passaredo-faz-novo-pouso-de-emergencia-com-aviao-da-embraer.html

 

 

AZUL - Frota nova, de aeronaves da Embraer tambem (ERJ-170 e 190 ) esta adquirindo 40 aeronaves ATR para rotas menores

 

A Azul não opera o jato EMB-170. Opera os jatos EMB-190 e 195. O termo ERJ-170 não existe, sendo empregado unicamente para a familia de pequeno porte (ERJ-135, ERJ 140 e ERJ 145).

 

 

o que fica claro é que as gigantes do mercado são as que apresentam maiores problemas e acidentes fatais.

 

Obviamente. São as que tem mais Pousos e decolagens, e fica claro que quanto maior a empresa e a frota, maiores as probabilidades de ocorrerem acidentes.

 

O risco é intrínseco a aviação assim como a de sofrer um acidente de carro em uma de nossas "boas" estradas.

 

Mas a probabilidade de um acidente fatal de avião é muitas vezes menos que a de um carro.

 

Em relação a qualidade dos serviços prestados, se considerar e comparar todas as classes economicas dessas empresas, chegaremos a conclusão de que ou é 6 ou é meia duzia...

 

http://www.voeazul.com.br . Voa lá primeiro ai depois você me diz se é a mesma coisa que o 6 ou meia duzia.

E olha que eu conheço esse ramo.

 

 

Espero ter contribuido com conhecimentos.

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Olá Carol!

 

Tudo bem com você? Eu voei pela Passaredo em dezembro/2009. Fiz o trajeto GRU-GYN, com escala em UBL. O voo estava previsto para as 7h30, mas decolamos às 11h30 por má condição climática em Uberlândia. Até aí, tudo bem, compreendi que a Passaredo não tinha nada a ver com isso. O que me frustou foi que, pelo site, a informação era de que voaríamos num jato Embraer 190. Para a minha surpresa e dos demais passageiros, fomos embarcados em um turbo-hélice Brasília. Houve alguns protestos no início mas, enfim, decolamos. Éramos cerca de 25 passageiros. Houve leve turbulência até a aeronave atingir a velocidade de cruzeiro mas, depois disso, um voo super tranquilo - tanto que eu dormi e acho que até ronquei, hehe! O serviço de bordo foi bom; havia apenas uma comissária. O ponto negativo foi que o ar condicionado da aeronave demorou muito a resfriar a cabine. Eu e boa parte dos passageiros chegamos até a improvisar um leque para nos refrescar; nós usamos aquele informativo das normas de segurança. No mais, uma rápida escala em Uberlândia e o pouso em segurança em Goiânia. O ponto positivo foi a atenção dos tripulantes para conosco. Apesar dos contratempos, eu indico voar pela Passaredo.

 

Abraço,

 

Allan David

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
O motivo da troca de nome para MK-80 se deve ao fato de Fokker ( o sobrenome do criador dos aviões) ser, infelizmente, muito parecido com o termo perjorativo americano "F*cker". Houveram alguns problemas internacionais por causa disso...

 

Isso é o que o assessor de imprensa deve ter dito pra ficar "menos" feia a mudança de nome e a tentativa de apagar a pessima imagem que o F-100 tinha! Mas Ok, vamos fazer de conta que foi isso... ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Os Turbo-helices modernos em nada devem tecnologicamente aos turbofans que hoje existem. São ultilizados principalmente pelas suas caracteristicas de pousos e decolagens curtos e baixo custo operativo, mas em nada deixam a dever em tecnologia aeronautica, principalmente os ATR da nova geração que a TRIP ultiliza, os da nova familia "-500"

 

Bom, poderia citar uns 100 itens, desde sistemas avionicos, aerodinamicos, economicos, autonomia etc. Mas prefiro ficar so com os mais basicos, que são os que separam "muito" os fans dos helices : Velocidade e capacidade de carga.

O que quiz deixar claro em minha resposta pra Carol foi que a TRIP utiliza os Turbo-helices, e veja la, disse que são boas aeronaves... porém em relação a tecnologia ( e aqui me refiro a tudo que envolva a comparação de um com o outro ) se ela optar por uma empresa que utilize um fan, ela estaria bem mais servida na comparação final.

 

 

Passaredo faz novo pouso de emergência com avião da EmbraerQuarta, 25 de Agosto de 2010 - 18h01 ( Atualizado em 25/08/2010 - 18h38 )

Aeronave com 27 pessoas fez pouso de barriga no aeroporto de Vitória da Conquista, depois de apresentar problemas no trem de pouso

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/08/25/passaredo-faz-novo-pouso-de-emergencia-com-aviao-da-embraer.html

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

A Azul não opera o jato EMB-170. Opera os jatos EMB-190 e 195. O termo ERJ-170 não existe, sendo empregado unicamente para a familia de pequeno porte (ERJ-135, ERJ 140 e ERJ 145).

 

OK. Sou Engenheiro Mecatronico e trabalhei alguns anos na Embraer, e realmente foi força do habito. A Embraer preferiu não usar a sigla ERJ nos 170,190 e 195 justamente pra desvincular essas aeronaves da aviação regional. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Mas, novamente como disse ai em cima, não sou critico de aviação, estava apenas ajudando a Carol, então se chama EMB, ERJ, EMBRAER ou TECO TECO, tanto faz pra mim, o que quiz deixar claro era que a Azul usava aeronave da Embraer. ( inclusive se jogar no google ERJ-170 o resultado é o mesmo que EMB-170 ) ::hahaha::::hahaha::

 

Obviamente. São as que tem mais Pousos e decolagens, e fica claro que quanto maior a empresa e a frota, maiores as probabilidades de ocorrerem acidentes.

 

Apesar de parecer uma resposta obvia, aqui sim minha critica foi mal interpretada! Vou tentar ser mais claro:

 

As gigantes do mercado deveriam ser as que menos tem acidentes, pois deveriam investir mais em manutenção preventiva! Mais pousos e mais decolagens,pra mim não justificam as estatisticas de acidentes. Isso é tapar o sol com a peneira!! Investe em mantenção preventiva e em treinamento de profissionais pra vc ver se os indices não diminuem!!! ::prestessao::

Bom, enfim, não sou critico desta aerea, sou apenas como todo usuario, apenas mais uma vítima em potencial! ::hahaha::::hahaha::

 

Mas a probabilidade de um acidente fatal de avião é muitas vezes menos que a de um carro.

::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Vc não é um Troll não né???? ::hahaha::::hahaha::

 

Bom, vamos considerar que não... entao Blz... a "probabilidade" de acontecer um acidente de carro é tão "maior" quanto a historia ai das gigantes do mercado, afinal temos mais carros nas estradas do que avião no céu! Isso é estatistica!!! mas comparando banana com banana, o risco esta intrínseco para o avião no céu, assim como esta para o carro na estrada ::mmm:

 

 

Em relação a qualidade dos serviços prestados, se considerar e comparar todas as classes economicas dessas empresas, chegaremos a conclusão de que ou é 6 ou é meia duzia...

 

 

http://www.voeazul.com.br . Voa lá primeiro ai depois você me diz se é a mesma coisa que o 6 ou meia duzia.

E olha que eu conheço esse ramo.

 

Aqui eu continuo afirmando! Ou é 6 ou é meia duzia!! ::bad::::bad::

Conheço bem os serviços da AZUL, assim como de todas as outras empresas nacionais e algumas internacionais.

Não sei qual é o seu nivel de exigencia, mas eu receber refrigerante no copo com gelo ou a "garçonete" anotar meu pedido e me trazer na lata, pra mim é a mesma merda! Eu ler uma revista de entrevistas com as personalidades decaidas nacionais, ou ver um filminho com propagandas de produtos que vejo todo dia na globo, pra mim tambem é a mesma merda, escutar meu I-pod com minhas musicas preferidas ou as musicas batidas do plano de voo, mesma merda, sentar num banco de couro todo rachado ou num de veludo encardido, mesma merda... enfim, o que importa pra mim é que minhas pernas continuam não cabendo no espaço entre poltronas, eu continuo ficando de 20 a 40 mins em filas nos check-in nos horarios convencionais, continuo aguardando que nem um babaca nos portões de embarque (as vezes até olhando pra pista ) esperando meu avião chegar atrasado e escutando sempre a justificativa que a culpa não eh da empresa, continuo tendo milhares de pontos de milhagem perdidos por que as alianças so funcionam no papel, enfim.. classe economica é classe economica em qualquer empresa nacional e diria que ate no mundo todo! ::cool:::'> ::cool:::'> Exceto a Ryanair que queira inovar tanto a classe economica e voos low cost que propos que houvesse vendas de TKTs para os passageiros viajarem em pé! ::putz::::lol4::::lol4::

 

Sei la se colou!!! ::essa::

 

 

Espero ter contribuido com conhecimentos.

 

Conhecimento aqui no site nunca é demais!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Bem vindo ao time!, inclusive se vc é do ramo, desde ja esta convidado a dar uns pitacos la nos esportes aereos que aquilo la ta muito parado! ::ahhhh::

 

 

Abraços

 

Léo

 

 

Ps. Nenhum comentário neste post tem por intenção de criticar ou se opor a qualquer ideia de outro usuario do site. São pensamentos pessoais!

 

Não alimentem os Trolls!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
  • Colaboradores
Isso é o que o assessor de imprensa deve ter dito pra ficar "menos" feia a mudança de nome e a tentativa de apagar a pessima imagem que o F-100 tinha! Mas Ok, vamos fazer de conta que foi isso... ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

É obvio que é isso. Uma empresa holandesa não tem culpa se o sobrenome de seu criador é muito parecido a um palavrão nos EUA. Cabe a cada empresa saber o nome a adotar para a aeronave, que de fabrica é F28 Mk 0100. Fokker 100, F28, MK-28, MK100, FMK100, F-100... há muitas variantes. Assim como os aviões militares em cada força aérea tem uma designação. A Exemplo o CASA 295 que a força Aérea chama de C-105 Amazonas, ou o Airbus A-319 que na força aérea é VC-1 e os EMB-190 que são os VC-2, tudo depende do operador e de como mele quiser chamar a aeronave.

 

 

Bom, poderia citar uns 100 itens, desde sistemas avionicos, aerodinamicos, economicos, autonomia etc. Mas prefiro ficar so com os mais basicos, que são os que separam "muito" os fans dos helices : Velocidade e capacidade de carga.

O que quiz deixar claro em minha resposta pra Carol foi que a TRIP utiliza os Turbo-helices, e veja la, disse que são boas aeronaves... porém em relação a tecnologia ( e aqui me refiro a tudo que envolva a comparação de um com o outro ) se ela optar por uma empresa que utilize um fan, ela estaria bem mais servida na comparação final.

 

Se você julga como modernidade velocidade e capacidade de carga...

 

De qualquer forma a helice ou fan, as comparações nessa área tecnologicamente falando não existem.

 

 

 

OK. Sou Engenheiro Mecatronico e trabalhei alguns anos na Embraer, e realmente foi força do habito. A Embraer preferiu não usar a sigla ERJ nos 170,190 e 195 justamente pra desvincular essas aeronaves da aviação regional. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Mas, novamente como disse ai em cima, não sou critico de aviação, estava apenas ajudando a Carol, então se chama EMB, ERJ, EMBRAER ou TECO TECO, tanto faz pra mim, o que quiz deixar claro era que a Azul usava aeronave da Embraer. ( inclusive se jogar no google ERJ-170 o resultado é o mesmo que EMB-170 ) ::hahaha::::hahaha::

 

De qualquer forma a Azul não opera o 170. E se você trabalhou aqui na EMBRAER (aqui pois moro em São José dos Campos, deveria se referir corretamente aos jatos dessa família, já eu ja soltei um ERJ-190 perto de um copila e um ajustador e não fui muito bem respondido... Mas ta certo, sendo leigo não é obrigação sua saber.

 

 

Mas a probabilidade de um acidente fatal de avião é muitas vezes menos que a de um carro.

::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Vc não é um Troll não né???? ::hahaha::::hahaha::

 

08 de Abril de 2005, foi a data em que me registrei. Já teria sido banido se fosse. só não tenho mais postagens porque sumiram com uns topicos, a autoria de outros mudou... mas criei váriso topicos grandes desse forum.

 

 

Bom, vamos considerar que não... entao Blz... a "probabilidade" de acontecer um acidente de carro é tão "maior" quanto a historia ai das gigantes do mercado, afinal temos mais carros nas estradas do que avião no céu! Isso é estatistica!!! mas comparando banana com banana, o risco esta intrínseco para o avião no céu, assim como esta para o carro na estrada ::mmm:

 

Não. Uma pesquisa divulgada há alguns anos pela revista americana Newsweek mostrou que o transporte aéreo registra média de 0,01 morte a cada 100 milhões de milhas viajadas, enquanto os trens somam 0,04 morte e os carros, 0,94.

 

 

Aqui eu continuo afirmando! Ou é 6 ou é meia duzia!! ::bad::::bad::

Conheço bem os serviços da AZUL, assim como de todas as outras empresas nacionais e algumas internacionais.

Não sei qual é o seu nivel de exigencia, mas eu receber refrigerante no copo com gelo ou a "garçonete" anotar meu pedido e me trazer na lata, pra mim é a mesma merda! Eu ler uma revista de entrevistas com as personalidades decaidas nacionais, ou ver um filminho com propagandas de produtos que vejo todo dia na globo, pra mim tambem é a mesma merda, escutar meu I-pod com minhas musicas preferidas ou as musicas batidas do plano de voo, mesma merda, sentar num banco de couro todo rachado ou num de veludo encardido, mesma merda... enfim, o que importa pra mim é que minhas pernas continuam não cabendo no espaço entre poltronas, eu continuo ficando de 20 a 40 mins em filas nos check-in nos horarios convencionais, continuo aguardando que nem um babaca nos portões de embarque (as vezes até olhando pra pista ) esperando meu avião chegar atrasado e escutando sempre a justificativa que a culpa não eh da empresa, continuo tendo milhares de pontos de milhagem perdidos por que as alianças so funcionam no papel, enfim.. classe economica é classe economica em qualquer empresa nacional e diria que ate no mundo todo! ::cool:::'> ::cool:::'> Exceto a Ryanair que queira inovar tanto a classe economica e voos low cost que propos que houvesse vendas de TKTs para os passageiros viajarem em pé! ::putz::::lol4::::lol4::

 

 

Couro rachado? só se foram as temporarias da JetBlue que estavam operando pela azul. de qualquer forma o jeito é valorizar os detalhes não é? e eu que tenho 1,90 não passo aperto NENHUM das pernas na Azul, como você passa? só se você tivesse mais de 2,10... e mesmo assim existe o espaço Azul lá na frente que é 20 cm maior.

 

Bem vindo ao time!, inclusive se vc é do ramo, desde ja esta convidado a dar uns pitacos la nos esportes aereos que aquilo la ta muito parado! ::ahhhh::

 

 

Pode deixar.

 

 

Abraços

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...