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Passagem Aérea Internacional - Guia de Informações


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  • Membros de Honra

[noselect][/noselect][t1]Passagem aérea internacional[/t1]

 

[align=justify][info]Este manual foi criado para esclarecer e explicar a necessidade de entender o universo a que pertence uma viagem internacional.

Nele constam as informações básicas e dicas importantes que poderão ajudar em uma próxima aventura.

Lembrando que este tópico tratará apenas de passagem aérea para vôos internacionais.

Caso vc tenha alguma dica , dúvida ou observação fique à vontade em opinar, eventualmente serão editadas e creditadas ao autor.[/info]

 

 

[t3]Primeiro trecho – A preparação[/t3]

 

Verifique se seu passaporte está em ordem , ou seja , bom estado de conservação , data de validade superior a 6 meses do vencimento.

Jamais compre passagem internacional sem ter em mãos o passaporte.

 

Verifique se o país de destino exige visto para turista, para tal entre em contato com o Consulado ( Não Embaixada ) .

 

Verifique se o país de destino exige algum tipo de vacina. Se for o caso , procure um posto médico e tome a vacina com bastante antecedência à viagem

 

Caso seja menor de idade (18 anos) e pretende viajar desacompanhado ,deverá entrar em contato com a cia aerea para verificar as regras e condições de embarque.Normalmente exigem uma autorização judicial.

 

Não deixe nada para a última hora.

 

[t3]Segundo trecho – A busca[/t3]

 

Após vencido o primeiro trecho é hora da busca.

 

Abuse da pesquisa , entre em pelo menos três sites de compras pela internet e tenha uma idéia geral de preços.

 

Verifique por quais empresas aéreas são oferecidas as passagens, entre em contato com elas diretamente e veja se há alguma informação adicional sobre o destino ou sobre as tarifas.

 

Entre em contato com um agente de viagens de confiança ou algum que seja afiliado à ABAV( vc pode ligar na ABAV de seu Estado e solicitar informação sobre alguma agência qual vc já tenha ouvido falar ou indicada por alguém) e solicite um apanhado de preços através dele.

 

Terminada a busca você estará apto a iniciar o terceiro trecho que é

 

[t3]A reserva e compra do bilhete[/t3]

 

Ao reservar sua passagem aérea internacional deve ficar atento a detalhes que podem evitar problemas posteriores.

Independente se comprar via internet o chamado E –ticket (bilhete eletrônico) , via agência de viagens ou diretamente na companhia aérea.

A era dos bilhetes físicos acabou.

 

 

Confira atentamente :

 

Se seu sobrenome/nome estão escritos corretamente , de acordo com o passaporte.

 

Se está correto o seu título,Mr(homens) Mrs(mulheres) CHD (menores 2 a 12 incompletos) INF(0 a 2 anos incompletos).

 

Se os horários dos vôos conferem com o seu desejo.

 

Verifique o horário da partida do vôo conexão, se houver.

 

Se o lugar na aeronave é o desejado.

 

O nome do aeroporto de embarque / desembarque e embarque na conexão.

 

A franquia de bagagem internacional despachada e de mão.

 

O tempo de sua conexão (se houver) seja superior a 60 minutos.

 

Que sua passagem está confirmada com o devido código.

 

Reconfirme seu bilhete com 72 horas de antecedência ao vôo, ligando para a empresa aérea.

 

Após tudo conferido segue o quarto e último trecho que é

 

[t3]O embarque[/t3]

 

Muitas empresas aceitam o check –in antecipado , deixando apenas o despacho das bagagens para o dia da viagem , mesmo sendo esse seu caso chegue ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência à partida da aeronave e dirija-se ao balcão de despachos.

 

Apresente sua passagem ( cartão de embarque ) e passaporte ao funcionário do check-in juntamente com sua bagagem.

 

Verifique se o(s) canhoto(s) da(s) bagagem(ns) confere(m) com seu destino final.

 

Certifique –se que lhe foram entregues , os cupons de embarque dos trechos até o destino, a "passagem" de retorno e o passaporte.

 

Dirija –se para o portão de embarque tendo em mãos o cartão de embarque e o passaporte.

 

[creditos]Texto: Joyce Banditelli

Fonte:Joyce Banditelli[/creditos][/align]

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  • Membros de Honra

[noselect][/noselect][t1]Aprendendo a ler um bilhete aéreo[/t1]

[align=justify]Sempre que se pega um tkt pela primeira vez há um emaranhado de códigos complicados aparentemente e muitas pessoas acabam por guardar apenas por qual empresa vão viajar o numero e o horário do vôo .

Em todos os bilhetes deverão constar basicamente, nome do passageiro, trecho, o nome da cia operadora , numero do vôo, horário, base tarifária, status da reserva , franquia , o código da reserva. A maioria virá em código.

Os códigos são usados exatamente para simplificar o contrato de viagem que é a sua passagem.

 

[t3]Abaixo os códigos de algumas Cias Aéreas[/t3]

 

[col]AF – Air France

AR – Aerolineas Argentinas

AL - Alitalia

AA – American Airlines

BA – British Airways

KL – KLM Royal Dutchs airlines

LA – Lan

LH - Lufthansa

CM – Copa|G3 – Gol

KE – Korean

SR – Swissair

SA – South Africa

SK – SAS

JK – Spanair

JJ – TAM

TP – TAP

UA – United Airlines[/col]

 

[t3]Os aeroportos tambem são codificados - Brasil[/t3]

 

[col]AJU – Aracaju

BEL – Belem

BSB - Brasilia

CGR – Campo Grande

CNF – Confins

CGB - Cuiabá

FLN – Florianópolis

CWB – Curitiba

FOR – Fortaleza

GYN – Goiania

JPA – João Pessoa|MCZ – Maceió

MAO –Manaus

NAT- Natal

POA – Porto Alegre

REC – Recife

GIG – Rio de Janeiro

SSA – Salvador

SLZ – São Luiz

GRU – São Paulo

THE – Teresina

VIX - Vitória[/col]

 

[t3]Alguns aeroportos internacionais[/t3]

 

[col]EZE – Buenos Aires

FRA – Frankfurt

JFK – Nova Iorque

FCO – Roma

LIS – Lisboa

MAD – Madrid

CDG – Paris|YYZ – Toronto

MEX – Cidade do México

CCS – Caracas

BOG – Bogotá

HND – Tóquio

ARN – Estocolmo

CPH - Copenhagem[/col]

 

Após familiarizar-se com os códigos acima que deverão constar num tkt aéreo existe também a base tarifária o localizador de reservas e a franquia de bagagem a despachar

 

Utilizando a base tarifária na classe econômica.

 

Todas as empresas aéreas aplicam bases tarifárias representadas por letras , essas bases podem ser entre 5 e 20 tipos de porcentagem diferente.

Por exemplo a tarifa Y(Yankee) custa100% ou tarifa cheia.As outras letras definirão a porcentagem de desconto a ser liberada, algumas significam tarifas de grupos, operadores, milhagem , funcionários.

A base tarifaria C ( Charlie) significa classe executiva , algumas empresas dependendo do período e procura chegam a cobrar 100% a mais do valor da tarifa Y.

Não há uma regra de desconto para as outras bases tarifárias elas variam de acordo com o período, companhia aérea, tipo de aeronave, entre 10 até 45%.

Portanto se vc consegue uma passagem na classe econômica com base tarifaria W com 25% de desconto , poderá estar sentado ao lado de um outro passageiro que comprou na base N com 30% de desconto e do outro lado um terceiro passageiro que comprou na base Y com 0% de desconto.

 

[li=Importante saber]Abro aqui um parêntese para um comentário, muitas vezes as Cias aéreas propagam uma tarifa super barata para um determinado trecho, quando vc vai fazer a reserva esse valor não existe.Essa prática é muito comum em vôos internos, eles disponibilizam alguns poucos lugares com o preço abaixo de custo apenas para atrair o comprador e depois de alguns minutos já não existem os lugares , porem esta prática de dumping é proibida para vôos internacionais , portanto será muito dificil encontrar valores como 10 reais para Paris.[/li]

 

Fique atento quanto maior o desconto maior serão as restrições de utilização do bilhete.

 

[t3]O localizador da reserva[/t3]

 

Todos os bilhetes são reconhecidos pelos funcionários através de um código, e esse é o localizador da reserva.Composto de letras e números é a sua senha para reconfirmar sua passagem.

Ao entrar em contato com uma companhia aérea para reconfirmar a reserva irão te pedir o sobrenome data da viagem , destino ou apenas o código da reserva, para facilitar mais uma vez convencionou-se um alfabeto fonético para evitar enganos .

 

[col]A – Alfa

B – Bravo

C_ Charlie( Coca no Brasil)

D_ Delta

E – Eco

F- Fox trot ( Fox no Brasil)

G – Golf

H – Hotel

I – India

J- Julliet

K- Kilo

L- Lima

M- Mike ( fala se Maique)|N – November

O- Oscar

P- Papa

Q – Quebec

R – Romeo

S – Sierra

T – Tango

U- Uniform

V – Victor

X – X Ray ( Ecs rei)

W - Whiskey

Y - Yankee

Z - Zulu[/col]

 

Por fim o código de franquia e o do status da reserva, viagens partindo do Brasil é o PC na maioria dos casos, significa piece concept que quer dizer: vc tem o direito a despachar 2 malas(tamanho padrão) com 32 kg. O tópico explicativo sobre bagagens é bastante extenso e será o próximo assunto .Por hora basta entender e saber onde ele estará localizado em seu bilhete.Por sua vez o status da reserva é o mais importante , sem ele confirmado vc não embarca,vem representado por duas letras HK, se tiver HL , quer dizer que vc estará em lista de espera.

Pela internet não se vende passagem HL, porém tome cuidado com pseudo agentes de viagens, podem receber de vc e te entregarem uma passagem HL.

 

Imagino agora que vc já estará craque em decifrar toda essa codificação , ficaria facil entender o que segue sem precisar ler o guia.

 

Sobrenome/nome Mrs Adt ABR24WZ

 

CNF / GRU JJ 1111 10oct 1000 1100 W HK1 PC

GRU / CDG AF 5555 10 oct 2200 0600 + 1 N HK1 PC

CDG / GRU AF 4444 30oct 1900 0900 +1 N HK1 PC

GRU /CNF JJ 2222 30 oct 1100 1200 W HK1 PC

 

Logicamente que no seu bilhete virá escrito De /Para , cia aerea, nº vôo, etc, mas se vc entender como está escrito acima poderá até esnobar na hora de reconfirmar seu bilhete dizendo o localizador no código fonético da aviação.[/align]

[creditos]Texto:Joyce Banditelli

Fonte: IATA[/creditos]

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  • Membros de Honra

[noselect][/noselect][align=justify][t1]Regras e informações gerais[/t1]

 

Se você leu os tópicos anteriores provavelmente não tem dúvidas quanto ao que fazer até a compra de seu bilhete aéreo, porém informações extraordinárias são sempre úteis para evitar possíveis futuras situações complicadas.Para tal você precisa saber de seus direitos e deveres.

Alguns itens serão acompanhados de exemplos práticos para o melhor entendimento.

 

[t3]Deveres do passageiro:[/t3]

 

-Pagar a passagem,

 

-Chegar com antecedência ao despacho de embarque,

Exp.:[mostrar-esconder]O prazo sugerido para a apresentação no check-in é de no mínimo duas horas de antecedência à partida da aeronave, lembrando que a empresa chama a lista de espera 30 minutos antes da decolagem.Caso vc não tenha se apresentado em tempo hábil vc perde o direito a sua reserva.E aqui entra um agravante da situação , se perda da reseva for do primeiro trecho (trecho de ida ) automaticamente seu retorno e/ou trecho sequencial serão cancelados.[/mostrar-esconder]

-Obedecer às normas de segurança de embarque /desembarque e dentro da aeronave,

Exp.:[mostrar-esconder]Idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou em cadeira de rodas, mulheres grávidas, familias com crianças e deportados ,têm prioridade de embarque , não se enquadradando em alguma das situações acima deverá aguardar a sua vez.

Objetos com pontas, armas de fogo/munição,armas brancas(facas , canivetes), sprays , acima de 1 litro de líquido em geral não são permitidos em bagagem de mão.Não usar o toalete em pousos, decolagens ou turbulência.Não molestar os passageiros ou tripulação.Não usar celulares, rádios ,MP3,notebooks até a liberação pelos comissários.Respeitar as informações fornecidas pela tripulação sem interromper ou criticar , elas poderão salvar sua vida.[/mostrar-esconder]

-Ter em ordem a documentação( passaporte ,vacina e visto se necessários),

 

Como notaram os deveres básicos são poucos e faceis de cumprir.

 

[t3]Direitos do passageiro:[/t3]

 

-Ter o seu contrato de viagem (passagem) cumprido,

Ou seja , a empresa aérea deverá transportar o passageiro até o seu destino final.

-Direito a reembolso,

[mostrar-esconder]O passageiro tem direito ao reembolso do valor já pago do bilhete se o transportador vier a cancelar a viagem, bem como no caso de atraso da partida por mais de quatro horas o transportador providenciará o embarque do passageiro, em vôo que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, se houver, ou restituirá de imediato, se o passageiro preferir, o valor do bilhete de passagem.

Todas as despesas decorrentes da interrupção ou atraso da viagem, inclusive transporte de qualquer espécie, alimentação, hospedagem e comunicações(telefonemas e fax) correrão por conta do transportador contratual, sem prejuízo da responsabilidade civil.[/mostrar-esconder]

-Ter sua bagagem despachada entregue no destino final,

[mostrar-esconder]O transportador é obrigado a entregar ao passageiro a nota individual ou coletiva de bagagem, em duas vias, com indicação do lugar e data de emissão, pontos de partida e destino, número do bilhete de passagem, quantidade, peso e valor declarado dos volumes. A execução desse transporte inicia-se com a entrega ao passageiro da respectiva nota de bagagem e termina com o recebimento da bagagem. O recebimento da bagagem, sem protesto, faz presumir o seu bom estado.

Para os vôos internacionais rege a convenção de Varsóvia que a transportadora deverá pagar 20,00 U$D por kilo declarado em caso de extravio.[/mostrar-esconder]

-Em desistir da viagem,

[mostrar-esconder]A passagem aérea tem validade de 1 ano apartir da data de emissão (compra), porém o reembolso será concedido se:o cancelamento de reserva for feito em até 24 horas antes da utilização do primeiro trecho.

A base tarifária permitir o reembolso,período da viagem( alta ou baixa estação)Este direito a reembolso deverá ser consultado junto à transportadora pelo passageiro antes de comprar o bilhete.Lembrando que poderá haver cobrança de uma taxa , variável empresa para empresa.[/mostrar-esconder]

 

-Em ter acesso às condições gerais para viagens aéreas internacionais.

 

-Em ter seu bilhete endossado para outra companhia aérea em caso de overbooking ou atraso superior a 4 horas( por motivos técnicos).

 

-Em solicitar cadeira de rodas para o acesso à aeronave

 

-Em solicitar alimentação especial.

 

Talvez seja mais dificil guardar os direitos que são muitos, porém se vc tiver em mãos as condições gerais fornecida pela empresa aérea ,fica mais facil consultar em caso de dúvidas.

 

[t3]Importante saber:[/t3]

 

Surface ou ARNK(arrival unknown):

[mostrar-esconder]Você pode comprar uma passagem aérea chegando em uma cidade e partindo de outra.Como no exemplo abaixo

São Paulo / Paris ARNK Londres /São Paulo, o trecho entre Paris e Londres será terrestre.Só é considerado trecho surface se vc comprar os trechos voando pela mesma transportadora ou aliada.Esse tipo de bilhete deverá ser adquirido em agências de viagens ou Companhias aéreas, ainda não está disponível para compras diretas pela internet.Os preços não são muito diferentes de uma ida e volta pelo mesmo destino.Pode variar na taxa de embarque(aeroporto) , ou dependendo da época.Em todo caso não deixe de fazer um apanhado de preços antes de efetuar a compra.[/mostrar-esconder]

Escala e conexão:

Os dois termos são motivo de confusão para muita gente porém há uma diferença básica : em uma escala o passageiro que segue a viagem não desce da aeronave , em uma conexão deverá descer , passar pelo controle de passaportes e pegar outro vôo.

Passagem de ida:

[mostrar-esconder]Somente para os países vizinhos talvez compense comprar só ida .

Em se tratando de vôo intercontinental a passagem de ida deverá compensar a volta supostamente vazia, portanto em muitos casos chega a ser quase o dobro de uma ida e volta.Entra também a questão de permissão de entrada no país estrangeiro, de alguma forma o valor da passagem só de ida inibe a entrada de pessoas ilegais no país de destino, porém a realidade não é bem esta, o fator mais importante é o econômico.[/mostrar-esconder]

Passagens a baixo custo:

Como disse em mensagem anterior , muito cuidado com passagens a preços muito inferiores aos praticados no mercado. Comece a desconfiar se ao comparar preços numa mesma data um vôo estiver com uma tarifa pela metade das outras, não compre antes de verificar o tipo do vôo, a companhia aérea e a empresa que está te vendendo.[/align]

[creditos]Texto:Joyce Banditelli

Fonte:IATA[/creditos]

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[noselect][/noselect][align=justify][t1]Bagagem aérea internacional[/t1]

Existem duas formas de analisar a bagagem internacional e dependem totalmente da Companhia Aérea.

No Brasil aplica-se o conceito por volume em quase 100% das empresas aéreas

Vamos a eles!

 

[t3]Conceitos de bagagem para a classe econômica[/t3]

 

 

[t3]Conceito de peso[/t3]

Que define qtos kilos vc pode despachar.Esse conceito pode variar de acordo com a cia aérea para vôos domésticos,portanto fique atento ao comprar seu bilhete separadamente no trecho nacional por empresas aéreas de baixo valor tarifário.

 

[t3]Conceito de volume ou peça PC ( Piece concept)[/t3]

Que define quantas peças vc pode despachar.

Normalmente este é o código de bagagem para passagens emitidas no Brasil , saindo do Brasil quer dizer que vc tem direito a 2 malas com a franquia de 32 kg cada,porém alguns retornos da Europa o conceito PC continua de 2 malas mas a franquia cai para 23 kgs cada.

 

[t3]Tamanho da bagagem[/t3]

Independente do conceito a média do tamanho da bagagem permitida é de 158cm no total de altura, largura e espessura.

 

[t3]Bagagem de mão classe econômica:[/t3]

 

1 cujo tamanho não exceda a 115cm (55cm40cm20cm) entre 6kg no Brasil e pode até chegar a 12kg na Europa.

Também variável de acordo com a cia aérea.São aceitos como excessões na bagagem de mão, 1 casaco, 1 notebook, 1 bolsa de mulher, guarda chuva , bengala por pessoa

 

[t3]Excesso de peso:[/t3]

Será cobrada ,uma porcentagem X (variável pela transportadora) da tarifa cheia em classe econômica por quilo excedente.

 

O excesso de volumes também é cobrado , variável de companhia para companhia.

 

Para classe executiva e/ou primeira classe varia a franquia de bagagem de acordo com a companhia aérea, porém o conceito de bagagem não muda.

 

[t3]Bagagens especiais:[/t3]

Artigos desportivos , instrumentos musicais são permitidos sem cobrança de excesso desde que não ultrapassem ao numero de volumes e nem de peso, para essas bagagens há tarifa especial aplicável de acordo com a cia aérea.

 

[creditos]Texto:Joyce Banditelli

Fonte:IATA[/creditos][/align]

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