Ir para conteúdo

Dicas - Milhas: tudo o que você precisa saber para aproveitar os programas de milhagem


Posts Recomendados

  • Membros

Os programas de milhagens são um sucesso absoluto! Com a “popularização” das viagens aéreas e o aumento do consumo no país, cada vez mais pessoas estão acumulando as famosas milhas, de olho nas próximas férias ou mesmo numa escapada de fim de semana.

 

Mas esses programas ainda causam dúvidas na maioria das pessoas. Como funcionam? Como se inscrever? E para trocar as milhas por bilhetes, o que devo fazer? Por isso, resolvi responder às principais questões em um só post.

 

Mas se restou alguma dúvida, é só me perguntar nos comentários e eu acrescendo na lista!

 

1. O que são e como funcionam?

Os programas de milhagem são programas que visam a fidelização dos clientes, que ganham pontos (ou milhas) a cada trecho voado. Ao atingir uma determinada quantidade de pontos, é possível trocá-los por trechos aéreos. Alguns cartões de crédito também acumulam pontos para esses programas. Por isso, é importante conferir se seu cartão oferece esse benefício. Assim, você transforma os gastos do dia-a-dia em férias futuras, além de não precisar viajar sempre para acumular pontos!

 

No Brasil, os principais programas de milhagem são o Programa Smiles, da GOL/Varig e o Programa TAM Fidelidade. Mas existem alguns outros, como o Tudo Azul e o Programa Amigo, da Avianca/Ocean Air. É importante lembrar que o Programa TAM Fidelidade permite que você voe não apenas pela TAM, mas também em todas as companhias que sejam afiliadas à Star Aliance. Essa é uma grande vantagem desse programa, já que são ao todo 27 empresas aéreas afiliadas, e você pode usar as milhas TAM em qualquer uma delas! Para maiores informações, acesse o site da TAM ou da Star Alliance.

 

As demais companhias estrangeiras também oferecem seus programas individuais. Se você costuma viajar sempre com uma mesma empresa aérea, vale a pena se informar no momento da compra do bilhete ou pelo site da companhia.

 

 

2. Como se inscrever?

 

Para participar dos programas de milhagem, é necessário se inscrever em cada um deles individualmente. Se cadastrar em todos eles pode ser um processo trabalhoso, mas vale a pena! Afinal, não custa nada e você pode acumular milhas em praticamente qualquer vôo! Para informações, acesse o site da companhia aérea desejada ou se informe no momento da compra do bilhete. Para acumular pontos com o seu cartão de crédito, informe-se junto à sua instituição financeira e veja se o seu cartão oferece esta vantagem.

 

Uma dica importante: se o seu cartão de crédito permite o acúmulo de milhas, não se esqueça de comprar a passagem aérea usando o cartão de crédito. Assim, você ganha em dobro: com as milhas de empresa aérea e com os pontos pela compra no cartão! Eu, sempre que possível, faço isso. É uma boa maneira de acumular milhas rapidamente!

 

 

3. A partir de quantos pontos eu consigo trocar passagens?

 

Depende de cada programa. Muitas companhias fazem promoções, reduzindo a quantidade necessária de milhas para se efetuar a troca, principalmente em vôos nacionais ou pela América do Sul. Então, vale a pena ficar atento e conferir regularmente os sites das companhias aéreas. Em geral, para trechos internacionais dentro da América do Sul, a quantidade varia de 10 mil (no Smiles) a 15 mil (TAM). No caso da Azul, cada crédito equivale a R$ 1 e a partir de R$ 50 já é possível efetuar a troca por bilhetes.

 

 

4. Como compro uma passagem utilizando milhas?

 

Normalmente, o procedimento é bem parecido com o da compra com cartão de crédito. Inclusive, é possível efetuar a compra pela internet ou telefone É rápido e fácil! Basta informar o número do cartão fidelidade e a senha fornecida pela empresa aérea.

 

Só não esqueça que a quantidade de assentos reservados às milhas é reduzida, então tente comprar com bastante antecedência!

 

 

5. Tenho prazo para usar minhas milhas?

 

Sim! Normalmente as milhas expiram após certo tempo. O prazo varia de acordo com cada programa. No Smiles, o prazo é de aproximadamente três anos. Na TAM, os pontos expiram após dois anos. Então, fique atento para não perder seus pontos!

 

 

6. Faço viagens pela minha empresa. Posso acumular pontos no meu nome?

 

Pode sim! Não importa quem pagou a passagem, as milhas vão para a pessoa que utilizou o bilhete. Só não se esqueça de informar o número do seu cartão fidelidade no momento da reserva. Mas se você se esqueceu, não se preocupe: é possível também requisitar as milhas após a utilização do bilhete, pelo site da companhia. Mas há um prazo para a requisição, então não deixe para depois!

 

 

7. Posso participar de mais de um programa ao mesmo tempo?

 

Claro! Não há qualquer exigência de exclusividade! Você pode e deve se inscrever em todos os programas. Mas tente voar sempre com a mesma empresa, assim que acumula milhas sempre em um mesmo programa e atinge mais rapidamente o número de milhas necessário para a sua viagem!

 

 

8. Tenho muitos pontos acumulados. Posso doá-los ou vendê-los?

 

Não é possível doar ou transferir seus pontos para outra pessoa, mas é permitido emitir bilhetes em nome de terceiros. Infelizmente, também não é possível juntar seus pontos com os de outra pessoa.

 

Em relação à venda de milhas, legalmente ela não é permitida. Porém, há um enorme mercado paralelo de milhas e ele cresce a cada dia! Lá, não só é possível vender suas milhas, como também comprar milhas ou bilhetes emitidos com milhas. Mas essa é uma outra história que merece um post inteiro só para ela...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E aí Luiz...blz?

 

Vc sabe a respeito de resgate de milhas em empresas parceiras?

 

É o seguinte, tenho 11500 milhas na American Airlines, só que provavelmente não voarei de AA tão cedo, e essas milhas vencem no primeiro semestre. Queria saber se é possível emitir passagens da GOL com essas milhas ou era necessário que, após realizado o voo, eu tivesse requerido as milhas diretamente à GOL? Não sei se fui claro, caso não tenha entendido, me avise...ok? Mesmo tendo lido as regras dos programas, não sei se as interpretei corretamente...

 

Obrigado.

Abraço!

 

Everton.

Link para o comentário
  • Membros

Everton,

 

Eu não sei te responder com certeza se você poderá emitir o bilhete da GOL com as milhas da AA, ou se poderá transferir as milhas de um programa para outro. Mas eu estou agora pesquisando sobre isso, e assim que descobrir te respondo por aqui!

 

Abraços!

 

Luiz

Link para o comentário
  • Membros

Everton,

 

Eu estava dando uma olhada no site da AA, e vi que é sim possível emitir bilhetes da GOL utilizando as milhas da AA. Só não sei se o número de milhas que você possui será suficiente, já que a tabela utilizada não é a mesma da Smiles. Sobre transferir os pontos da AA para a Smiles, aí acho que não é possível, acho que você deveria ter solicitado os créditos direto da Smiles, na época do seu voo.. Segue abaixo o link no site da AA Advantage:

 

http://www.aa.com.br/i18n/AAdvantage/earnMiles/travel/airlines/gol.jsp

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Legal o tópico!

 

Em relação à venda de milhas, legalmente ela não é permitida. Porém, há um enorme mercado paralelo de milhas e ele cresce a cada dia! Lá, não só é possível vender suas milhas, como também comprar milhas ou bilhetes emitidos com milhas. Mas essa é uma outra história que merece um post inteiro só para ela...

Po Luiz, não foge da polêmica não :P.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem, que apaguem meu post se for proibido.

 

Um amigo já vendeu e já comprou milhas. Existem sites grandes de compra de milhas (não sei se existem site de vendas). O problema é que eles compram a valores muito baixos (250~300 reais cada 10.000 milhas) enquanto no mercado paralelo os valores são um pouco mais altos (400~600 por cada 10.000 milhas TAM se n me engano). O problema é que como o dono das milhas pode cancelar o vôo a qualquer momento, é necessário certa confiança de quem está comprando as milhas.

 

A compra de milhas basicamente é você pagar para o cidadão comprar uma passagem com as milhas e colocar o passageiro como você, já que na maioria das cias é impossível transferência de milhas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Eu já comprei milhas duas vezes, quando fui para a Colômbia (2007) e para a Venezuela (2008). Nos dois casos paguei 250 reais por cada 10 mil milhas Smiles (500 reais o bilhete ida e volta). Mas na época eu acho que era mais barato...

 

Nos dois casos eu comprei pelo Orkut! Em uma comunidade de compra e venda de milhas.. mas o problema foi exatamente esse de confiança.. não aconteceu nada, mas fiquei até o dia da viagem apreensivo, com medo do vendedor cancelar o bilhete! Afinal, não sabia quem era - só tinha conversado pelo orkut! - e já tinha transferido o dinheiro!... mas no final deu certo, e economizei bastante..

Link para o comentário
  • Membros
Everton,

 

Eu estava dando uma olhada no site da AA, e vi que é sim possível emitir bilhetes da GOL utilizando as milhas da AA. Só não sei se o número de milhas que você possui será suficiente, já que a tabela utilizada não é a mesma da Smiles. Sobre transferir os pontos da AA para a Smiles, aí acho que não é possível, acho que você deveria ter solicitado os créditos direto da Smiles, na época do seu voo.. Segue abaixo o link no site da AA Advantage:

 

http://www.aa.com.br/i18n/AAdvantage/earnMiles/travel/airlines/gol.jsp

 

Ei Luiz, valeu aí pela ajuda! Aliás, vc acabou solucionando uma outra dúvida...rs...sobre qual seria a tabela utilizada, pois a GOL normalmente faz promoções de resgate com 1.000, 4.000 milhas...Pena q é a da AA!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não sei como anda agora, mas até pouco tempo atrás era meio complicado emitir bilhetes de empresas parceiras com milhas AA. Era necessário ir a um escritório AA para fazer o procedimento, não dava para fazer direto pelo site da AA.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...