Ir para conteúdo

Dicas: resgatar passagens no Tam Fidelidade


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 31/03/2014: MUDANÇA DA TAM DA STAR ALLIANCE PARA A ONE WORLD

 

Como muita gente não sabe todo o potencial de suas pontos, fiz esse tópico pensando em quem tem pontos no programa e reuni algumas dicas para aumentar as opções de resgate apresentadas. Nesse momento, não entrarei na questão de como acumular pontos, e me concentrarei nos procedimentos do resgate.

 

Dica 1: usar todos os recursos do site da Tam

 

No site da Tam tem a opção por pesquisa do modo convencional, colocando origem, destino e datas, mas há também a opção da busca customizada com pontos. Como essa opção é em Java, não dá para colar o link aqui que vai dar erro, mas ela é facilmente encontrada na página inicial da companhia, onde está BUSCA PONTOS, acima de onde colocamos origem e destino da busca normal. Essa busca customizada tem a vantagem de apresentar um mapa-múndi com as opções de cidades que se encaixam na sua disponibilidade de datas e pontos.

 

Tem que fazer as duas buscas pois elas podem apresentar resultados diferentes. Não é tão comum, mas já encontrei passagem com diferença de 90.000 pontos só por trocar o método da busca.

 

Dica 2: você não é obrigado a gastar seus pontos em voos da Tam

 

NOTA: A partir de 31/03/2014, a Tam passou a ser parte da alinaça One Oworld. Como houve a "fusão" com a Lan (LATAM), a partir de 01/04/2014, a Tam fará parte da One World, em cumprimento à condição imposta pelo governo do Chile para que a Lan se unisse a Tam.

 

A Tam faz parte da One World. Logo os pontos podem resgatar passagens em qualquer das companhias parceiras. Ao pesquisar por passagem com pontos no site da Tam, só vão aparecer voos da Tam, mas essa é uma limitação do sistema deles, não quer dizer que suas opções são só essas. Ao montar um roteiro sempre veja as rotas disponíveis no site da One World, assim você pode encontrar em outra companhia um trecho ou horário que lhe seja mais adequado. Anote os dados dos voos encontrados, eles ajudarão no próximo passo.

 

Dica 3: persevere, corra atrás e insista

 

A TAM só libera no site dela a troca de pontos por bilhetes para voos JJ (operados pela TAM). Eles não liberam no site a troca para companhias parceiras da One World. Para resgatar voos em outras companhias ou mesmo para achar algum trecho da própria Tam que você não encontrou no site, siga os dicas a seguir.

 

Vá a uma loja da Tam ou ligue na central para checar os bilhetes em voos de outra companhia. Deve haver insistência, mas sem ser mal educado, insista mas seja delicado, você terá que conquistar o atendente, pois eles tendem a fazer o que é mais fácil e te convencer a usar trechos da Tam. Se for à loja e não encontrar nada, tente em outra loja ou outro atendente até achar alguém que lhe atenda bem.

 

Já aconteceu comigo: fui na primeira loja e a moça (sem digitar nada no PC para fazer a busca) disse que não tinha o trecho desejado na Tam com a quantidade mínima de milhas, só com o dobro de milhas eu conseguiria. Perguntei das companhias parceiras e (novamente sem digitar nada) disse que nunca tem nas parceiras. Misteriosamente, não tinha nenhum voo em nenhum lugar em nenhuma companhia. Desisti da moça e tentei em outras lojas, até achar o trecho que eu queria com o mínimo de milhas do regulamento do programa.

 

Mostre que você está por dentro e sabe que existe essa opção: diga o número do voo, horário, nome da companhia, mostre que conhece as conexões. Quem está informado tem mais chances de conseguir o que deseja: se você não sabe nada, podem falar que não tem, mas se você sabe, vão ter que pelo menos pesquisar para checar a disponibilidade. Mostre que você sabe das coisas, que você entende que, ao contrário do que muitos pensam, a troca de milhas não é um favor que a companhia aérea lhe faz, essa viagem não é grátis, ou você voou o bastante para ter essas milhas ou seu banco está pagando uma porcentagem dos seus gastos no crédito para torná-la viável.

 

Dica 4: quantidade de pontos e destinos

 

Fique de olho na quantidade de milhas pedidas. Se pedirem uma quantidade de pontos bem maior que o mínimo que se prevê para o destino e data, pode ser melhor não trocar e comprar a passagem. Deixando para usar os pontos de modo mais racional em outra ocasião, observando sempre a validade: se estiver para vencer, melhor gastar mais pontos do que perder.

 

Veja também os destinos, valores de compra normal da passagem e pontos necessários para resgatar a passagem antes de optar por comprar ou resgatar as milhas. Exemplo: voar para alguns lugares da América do Sul custa só um pouco menos que voar para a Europa, mas ganha o mesmo tanto de pontos que um voo RJ-SP. Então o que compensa fazer? Pagar um pouco mais em uma passagem para a Europa em qualquer companhia da One World, ganhar pelo menos 12.000 pontos, ficar de olho nos trechos promocionais, e usá-los para trocar por uma passagem para a América do Sul.

 

 

Dica 5: MUDANÇAS NAS REGRAS: seis meses e três meses ERAM as datas mágicas!!!!

 

Antes eu havia postado que 3 e 6 meses eram as datas mágicas. Agora a Tam permite o resgate para qualquer destino com até um ano de antecedência. Com isso, ganha-se a vantagem de se poder planejar com mais antecedência. Por outro lado, se quiser comprar com mais proximidade pode ser que alguém já tenha resgatado antes com uma quantidade razoável de milhas. Por que isso ocorre? Agora os resgates de passagem possuem três modalidades: Promocional, Clássico e Irrestrito (para cada classe). Como os nomes dão a entender, cada modalidade tem uma quantidade de pontos. E quanto mais perto da data da viagem maiores as chances de que só se encontre bilhetes na modalidade de resgate irrestrito, o que significa que os pontos necessários serão bem mais que o razoável, às vezes inviabilizando o uso racional de pontos. Por isso agora não tem mais datas mágicas, tem que pesquisar sempre para poder encontrar algo bacana.

 

Essa mudança teve reflexos, um bom e alguns ruins:

 

- bom: antes a econômica para a América do Sul era basicamente 15.000 pontos o trecho, havendo a chance de poder encontrar mega promoções, mas essa chance era meio remota. Agora com a modalidade Promocional, pelo menos nas minhas pesquisas, percebi que há mais trechos para a América do Sul por 10.000 pontos.

- ruim: alguns trechos na Econômica aumentaram muito, a Executiva aumentou mais ainda. Antes, executiva para a América do Sul era 20.000 pontos o trecho, agora a Executiva "promocional" está saindo por 30.000.

- outro ruim: como a janela de emissão aumentou, agora não dá mais para pensar numa viagem para daqui a 3 meses e resgatar a passagem, já que faltando apenas 2 ou 3 meses, costuma estar disponível apenas o resgate Irrestrito na econômica. Esse resgate irrestrito é tão sem noção, que tem casos em que o resgate irrestrito na Econômica pede mais pontos que a Executiva promocional. Para ilustrar como as regras ficaram complicadas: em 2012 fui e voltei de NY por 40.000 pontos. Hoje tem passagem só de ida pra Buenos Aires pelos mesmos 40.000 pontos.

 

 

Espero que as dicas ajudem vocês a encontrar o que desejam de forma mais fácil. Se lembrar ou descobrir mais alguma coisa, ou algo novo, voltarei aqui para atualizar o tópico. ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

CONTINUAÇÃO. DICA ADICIONADA EM 05/09/2012

 

Dica 6: Ida e Volta

 

No caso de passagens domésticas, essa dica não se aplica. Mas faz toda a diferença para passagens internacioanais. Pode-se resgatar passagens só de ida com pontos, mas isso só vai compensar se você conseguir comprar depois a volta com pontos. Caso tenha que pagar por um trecho internacional avulso, o seu custo será praticamente o mesmo, ou até maior, que o valor da viagem ida e volta. Desse modo, se tiver que comprar em dinheiro é melhor comprar ida e volta, ganhar os pontos dos dois trechos e deixar para usar os pontos em outra ocasião.

 

Nessa mesma linha de raciocínio, vamos supor que viajem duas pessoas os pontos sejam suficientes apenas dois trechos. Use os pontos para pegar ida e volta de uma pessoa e pague ida e volta para a outra. Se usar os pontos para comprar as duas idas, o preço das duas voltas cairá no caso acima.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Paulo, obrigado pelas dicas! Muito boas mesmo!

Queria deixar aqui também uma dica boa para acumular algumas milhas facilmente no TAM fidelidade.

 

Os postos Ipiramga estão com uma promoção neste mês de outubro que vai dar milhas em dobro. Cada Km de vantagem do programa Ipiranga, vale 2 pontos no TAM Fidelidade.

 

A dica é, para quem ainda não é cadastrado, só no cadastro você acumula 300 Km. Dai você acessa o site do Km de vantagens e escolhe o seu posto preferido. Toda vez que você abastecer neste posto e pagar em dinheiro, independente do valor que você abastecer, mesmo que seja R$ 10,00, você acumula 200 Km de vantagem.

 

Ou seja, você faz o seu cadastro, abastece algumas vezes no posto ipiranga que você escolheu... acumula facilmente 1000 Km de vantagem e troca por 2.000 pontos TAM.

 

Mas esta promoção de pontos em dobro só é válida para resgates feitos em outubro.

 

OBS: Não estou ensinando nada ilegal ou anti-ético. Tudo isto está explicado nas regras do programa. Eu sempre abasteço pouco, pois o posto ipiranga mais perto é muito caro, mas com alguns reais é suficiente para ganhar 200 pontos no programa e transferir para o TAM Fidelidade.

 

Abs. ;)

Link para o comentário
  • Membros

Paulorco,

Obrigada por compartilhar essas informações, porque viajar com milhas é tudo de bom!!

Eu não conhecia a opção no site da Tam da busca customizada, muito interessante!

Uma informação para quem também não conheçe essa opção e que ajudará rapidamente a acha-la: na página principal da Tam não constará busca customizada e sim "busca pontos", que está onde se faz a busca dos voos, mais especificamente o link está acima da opção onde se informa o aeroporto de partida (De) e abaixo das opções ida e volta ou somente ida.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Pedro, voce so tem milhas no Tam Fidelidade ?

 

Pra Europa, com os parceiros do smiles ( KLM e Air France) se der sorte e pesquisar constantemente, pode achar trechos na economica por 35.000 pts (valor da tabela) e ainda rola um stopover. Fiz uma simulacao aqui agora , por exemplo, saindo de Belo Hte pra Paris ida 01/06/15 e volta 30/06/15 pela Air France tem disponibilidade por 35.000 o trecho.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...