Ir para conteúdo

Como comprar voos baratos em 5 passos


Posts Recomendados

  • Membros

Muita gente me pergunta onde encontro mamatas para comprar passagens baratas pelo mundo. Então, para ajudar mais gente a dar a louca e sair viajando por aí, resolvi preparar um guia sobre como pesquisar voos baratos em 5 passos! Porque você sabe, né, se souber as manhas, com o valor de uma viagem dá pra fazer três. Mãos à obra!

 

[t1]1. Defina ~alguma coisa~[/t1]

 

Muitas vezes queremos viajar, mas não temos certeza de quando ou para qual destino. Veja abaixo em qual perfil você se encaixa e confira as dicas, vantagens e desvantagens.

 

Tenho destino e datas definidos! Ótimo, facilita a vida. Mas lembre-se que alta temporada, fins de semana, feriados e sobretudo grandes datas comemorativas como Natal e Ano Novo são os mais caros de todos. Se conseguir negociar uns dias de folga no trabalho para viajar em dias úteis, você tem mais chances de conseguir boas promoções. As melhores ofertas normalmente estão entre terça e quinta.

Sei para onde quero ir e tenho datas flexíveis. Melhor ainda! A maioria dos buscadores tem opções de pesquisas flexíveis que mostra a variação de valores para até 7 dias, e alguns fazem isso de forma fácil para 30 dias. Esse perfil é o mais fácil para conseguir promoções. Se você é desses e ainda não encontrou passagens em conta, siga os próximos passos e seja feliz.

Tenho dia certo pra viajar e tanto faz o destino! Foi o que aconteceu comigo. Recebi a notícia das coletivas e decidi que iria viajar para o lugar mais legal e mais barato que encontrasse. Esse foi complicadinho de resolver, mas pesquisei e descobri que o buscador SkyScanner tem a opção de destino “qualquer lugar”. Ou seja, você coloca o aeroporto de origem, as datas e ele mostra TODAS as ofertas disponíveis para TODOS os lugares, elencando por preço e por país. Bom, né?

Quero viajar, mas não sei nem pra onde nem quando. Filho, vai fazer uma terapia, uma meditação, resolve sua vida e depois volta pra terminar de ler esse post.

 

[t1]2. Esqueça a preguiça[/t1]

 

Quando o assunto é pesquisa de passagens, mais é mais. Procure em todos os buscadores que puder. Veja quais companhias aéreas têm as melhores ofertas e refaça a pesquisa em seus respectivos sites.

 

Muitas vezes os buscadores de passagens têm ofertas que os sites das companhias não têm, e vice versa. A única forma de saber é pesquisando em TUDO. Busque em várias abas diferentes e depois vá de uma a uma comparando os preços finais. A maioria dos buscadores cobra taxas para compra de passagem que podem influenciar bastante no valor total.

 

Segue uma lista dos sites que mais uso para pesquisar passagens:

 

Decolar.com - Em português. Uso muito esse site para ver voos simples como ponte aérea, mas raramente para destinos de férias, porque ele não permite uma visualização de datas flexíveis como outros buscadores. Tem uma ótima função de alerta de preços. Faz venda direta e cobra taxa de serviço.

 

Kayak - Em português. Bom para quem tem datas flexíveis, permite ver voos para +-3 dias e próximos fins de semana (sexta a domingo, sábado a domingo, sexta à noite a segunda de manhã, você escolhe!). Não faz venda direta, direciona a outros sites.

 

Momondo – Em português. Mostra um excelente calendário de preços que é uma mão na roda para quem tem datas flexíveis. Também permite, de forma muito intuitiva, adaptar a escolha dos voos de acordo com a sua preferência: se você prefere poupar dinheiro ou tempo (ou ambos). Não faz venda direta, direciona a outros sites.

 

SkyScanner - Em português. É o único (até onde sei) que permite colocar como destino “qualquer lugar”, o que é perfeito para indecisos como eu, e também para quem quer viajar mas só se encontrar uma boa promoção. O resultado mostra desde os menores preços e lista por país – ao selecionar um, abre-se uma lista de destinos com os preços. Não faz venda direta, direciona a outros sites.

 

Submarino Viagens - Em português. Tem uma ótima função para datas flexíveis: você insere a origem e destino, a duração da viagem e o mês e ele mostra um calendário com o preço por data de saída. Também tem um gráfico de tendências por mês. Faz venda direta e cobra taxa de serviço.

 

Mundi - Em português. É parecido com o Decolar.com, com a exceção de não realizar venda (direciona para outros sites). Gosto do Mundi especialmente pela variedade de companhias aéreas que ele traz – muito mais do que em outros sites do gênero. Foi lá que conheci a Ethiopian Airlines, por exemplo.

 

E-Dreams - Em português. Usei muito para buscar voos baratos na Europa. Ele lista uma quantidade imensa de companhias aéreas, a maioria das quais você nunca ouviu falar, e incluindo clássicas low-fare europeias como Ryanair, Vueling e Easyjet. Assim fica fácil conseguir uma boa oferta!

 

LastMinute - Em inglês. Como o nome diz, é ótimo para comprar passagens de última hora. E foi lá que encontrei a super oferta para Santiago por R$ 800 que causou um alvoroço no Facebook! Bom dizer, fui direcionada para lá pelo SkyScanner. Permite ver datas flexíveis de forma bem fácil e possui ofertas bem exclusivas das mais variadas companhias aéreas.

 

[t1]3. De olho no calendário[/t1]

 

Aqui vai depender do tempo que você tem até a sua viagem.

 

Se tiver uma boa antecedência – 3 meses ou mais, pode ficar tranquilo e pesquisar por algumas semanas até encontrar a passagem ideal.

 

Agora, se você tem 2 meses ou menos e pretender viajar na alta temporada, não perca tempo: ao encontrar uma boa oferta, compre o mais rápido possível para não correr riscos de no dia seguinte não encontrar mais. Acredite, não tem frustração pior do que perder aquela promoção incrível porque resolveu pensar por mais uns dois dias.

 

[t1]4. De olho no relógio[/t1]

 

Se você é notívago e já pesquisou passagens aéreas de madrugada, deve ter percebido que nesse horário tem mais promoções do que de dia – algumas inacreditáveis!

 

Isso não é por acaso, e nem porque as cias aéreas preferem passageiros com olheiras. O motivo é porque, durante o dia, agências de viagens fazem pré reservas para seus próprios pacotes turísticos. A cada meia noite, estas reservas vencem e as companhias tornam a vendê-las pelo site. Por ter mais oferta, o preço diminui – isso faz parte do algoritmo destes sites. Pelo menos até as 8h do dia seguinte, quando as mesmas agências tornam a reservar tudo de novo.

 

Ou seja, se puder, pesquise passagens após a meia noite. Você pode ter boas surpresas!

 

[t1]5. Dica de ouro[/t1]

 

Você olhou tudo, seguiu todos os passos, virou noites na internet e ainda não encontrou uma passagem que custe menos que o seu rim esquerdo. Nesse caso, tenho a última dica para você. Mas só serve para quem tem destino definido.

 

Vá até o site do aeroporto de destino e procure a lista de companhias aéreas que pousam ali. Você provavelmente vai encontrar nomes que ainda não haviam aparecido em suas buscas. Entre no site destas companhias obscuras e veja se elas voam para o Brasil. Faça sua busca e voilà.

 

Essa dica viabilizou minha viagem para a Bolívia ano passado. Segui todos os passos anteriores e só encontrava passagens a cerca de R$ 3000. O timing não ajudava – busquei com menos de um mês de antecedência, e o período era o hiato entre Natal e Ano Novo. Fiz a busca no aeroporto de La Paz e vi um nome que não havia aparecido antes: Boliviana de Aviación. Lá, encontrei um voo a R$ 1000. E assim começou a viagem :)

 

 

Espero que este passo a passo seja útil! Aproveitem as dicas para viajar mais e me contar sobre suas experiências :)

Link para o comentário
  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Outra dica: caso vá fazer viagens longas, Tailândia por exemplo, entre no site das companhias mais recomendadas para lá (Qatar Airways, Emirates, etc.) e, ao invés de comprar SP-BKK direto, compre com uma escala de 2 ou 3 dias (ou mais, se for de interesse da pessoa) na cidade para onde a companhia opera (no exemplo aqui dado, Doha ou Dubai). É incrível, os voos quase sempre reduzem muito o valor. Pra se ter uma noção, estava pesquisando SP-Kuala Lumpur pela Emirates e sempre achava em torno de R$4000,00 ida e volta. Fiz com uma escala de dois dias em Dubai através da opção "múltiplos destinos" e o novo preço era de R$2500,00!!

 

Essa tática não funciona sempre, mas em muitos casos é eficiente. Há, inclusive, o relato de um cara aqui no site que foi para Dubai e Luanda. O que ele fez? Comprou SP-Luanda com uma parada de 8 dias em Dubai (já que essa era a cidade que ele queria visitar) e depois ficou apenas 3 dias em Luanda e retornou. Se ele tivesse comprado SP-Dubai o valor sairia muito alto, mas como comprou SP-Luanda com "escala" em Dubai, pagou incríveis R$1500,00 por todos esses trechos.

 

Vale a pena conferir isso!

Link para o comentário
  • Membros

Helena, adorei a iniciativa desse fórum. Algumas dicas eu até conhecida, mas confesso que vc acrescentou outras que eu nem imaginava, como o relato que vc deu referente a passagem p Bolívia! Muito legal, parabéns!

 

João, pretendo ir à Tailândia no ano que vem e a sua dica realmente é de ouro! Vou fazer exatamente isso! Obrigadaaaa!!! =)

Link para o comentário
  • Membros

Oi, já faz uns três meses que eu e meu namorado decidimos fazer um mochilão pela Europa. Já montamos o roteiro e estamos aguardando uma promoção boa para comprar as passagens aéreas e começar as reservas de hostels, atrações e etc. Nas pesquisas que eu vinha fazendo a respeito dos passagens sempre com o destino:

 

Porto Alegre/RS - Roma/Italia: 30/11/2014

Praga/Rep checa - Porto Alegre/RS - 29/12/2014

 

Os preços sempre estavam entre 3.000,00 e 3.400,00, agora na Decolar e na Aerolineas Argentinas o preço está entre 2.800,00 e 2.900,00, estou em dúvida se compro ou não, alguém sabe me dizer se eu posso conseguir preços melhores se eu esperar? Ou dar algumas dicas...

 

Obrigada.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Minha experiência atual:

 

PESQUISAR nos buscadores, e como o colega do 1. post falou, mais é mais...

 

Além dos citados, VEJAM O SITE DA CVC, que vendem só pasagens (sem pacotes ou hotéis inclusos).

 

Meu "drama pessoal"

 

- No dia 24/02/14 "me deu na telha" de pegar mala e cuia e dar uma volta no carnaval |(tinha acabado de perder o emprego, então to de folga... ) - E CARNAVAL é periodo de preos (bem) cheios, viajar pelo BR impossivel!

 

Então comecei a definir um roteiro, queria visitar PY-AR-UR, mas como tinha ido para Foz ano passado, desisti do PY, então pensei em Montevidéu (ou Punta del Este) e Buenos Aires.

 

Vi busão (ida e volta SP-Montevideu), ia ficar mais de 950 reais a viagem ida e volta (além de demorado), e olhando rapidamente as cias aereas tava bem caro também (passando de 1500 reais).

 

Então olhando o mapa, vi passagem pela Azul Campinas - Porto Alegre a R$165,00 ida e R$ 165,00 volta (dia 03/03 ida e dia 07/03 volta). Ali pegaria o ônibus para Montevidéu (180 reais + despesinhas na viagem) totalizando ida e volta 750 reais mais ou menos...

 

Já ia me conformando quando pesquisando datas pela Decolar.com vi voo direto SP-BsAs por 420 reais ida e volta (mais taxas) totalizando 715 reais (aerolineas)... Não gostei da forma de parcelamento (40% entrada e o resto em até 6x)

 

Mas como sou macaco velho, peguei o mesmo voo e pesquisei no site da Aerolineas e o preço estava em quase mil reais...

 

Tava quase fechando quando resolvi ver o site da CVC e para minha surpresa, O MESMO VOO ficou cerca de R$20,00 mais barato que o Decolar.cm, totalizando 690 reais ida e volta de 03/03 até 07/03 - sendo voo direto, saindo de Guarulhos e indo para o AEROPARQUE, voando no Embraer 195 (quem voou nele pela Azul sabe o quanto é mais confortável que Boeing 737 ou A320...)

Outro detalhe: ate 6x sem juros!

 

Procurem bastante, e NEM SEMPRE muita antecedência é sinônimo de preço baixo (a não ser uma data MUITO apertada, mas se for em feriado ou altissima temporada, dificil conseguir barato...)

 

 

UMA OBSERVAÇÃO: O autor do post afirmou que o Decolar.com não possui uma busca de preços por dia. Existe sim!

 

Para ativar, procure só por passagem aérea (sem hotel) digitando origem, destino e datas de ida e volta...

 

Após a procura, vai aparecer duas abas em cima, do lado direito da tabela de preços das cias: PREÇOS +/- 3 DIAS e PREÇO POR CIAS AÉREAS, clique em PREÇOS +/- 3 DIAS que abre uma tabela de preços, com as datas de embarque em cima da tabela e as datas de retorno do lado esquerdo. Vendo essa tabela que achei a promoção por 420 reais ida/volta (mais taxas) de SP-BsAs em plena 2a de carnaval... :mrgreen:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...