Ir para conteúdo

Caiaques infláveis


Posts Recomendados

  • Respostas 67
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Eu uso o Duck da Náutika. Esse aí da foto ....

Duck.jpg.c04cc503c3364d000bba5c750662c9a8.jpg

 

Depois de tanto apanhar do vento remando em mar aberto aprendi o seguinte:

 

1. se vc rema sozinho contra o vento em um Duck para duas pessoas o lugar para sentar é no meio mesmo mas se vai a favor do vento é melhor sentar atrás. Dessa forma o peso concentrado na popa deixa mais "corpo" do caiaque para o vento direcionar no sentido da ventania e fica bem mais fácil controlar a direção por estar atrás. Essa postura diminui drasticamente a tendência ao zig-zag já que o Duck não possui leme.

 

2. O mesmo raciocínio se aplica na saída do mar surfando ondas. Sente atrás para ter mais controle pois em onda o Duck tende a ficar parelelo a onda propiciando uma boa virada.

 

3. Todos já sabem que remando contra ondas o ideal é enfrentá-las de frente para evitar virar. Pois bem, algumas vezes precisei atravessar trechos em que a direção a ser tomada colocaria o Duck paralelo as ondas. O que fiz para evitar virar ao tomar uma onda lateral foi aproveitar o vento. Como assim? Deixei o Duck de frente para as ondas e lateral ao vento. Dessa forma o vento me empurra lateralmente e eu me preocupo somente em estar com a proa perpendicular as ondas.

 

Um dos motivos pelo qual escolhi o Duck é a facilidade em transportar o caiaque desinflado. Cabe na mala de um Pálio! Dá um trabalhinho encher e secar mas nada que inviabilize o seu uso. Por ser inflável tem uma grande capacidade de carga, já remei com 3 pessoas e pretendo fazer uma excursão com pernoites carregando toda a tralha para duas pessoas (e duas pessoas no caiaque também).

 

Gostaria de saber se alguém utiliza o Hidro 2 e qual sua opinião

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi Sandra.

Enfim alguém para trocar idéia neste tópico. Vamos lá ...

Vou te dizer porque prefiro para duas pessoas e aí vc faz seu julgamento.

 

Vantagens:

1. pode levar um companheiro o que torna o passeio e a aventura muuuuuuito mais agradável.

2. se vc quiser fazer uma excursão por água pode carregar muita tralha no espaço que seria ocupado pela segunda pessoa.

3. mesmo com duas pessoas ainda dá pra levar muita tralha porque o Duck é o "C-130 Hércules" dos caiaques. Um verdadeiro cargueiro.

4. uso muito para auxiliar na segurança de atividades aquáticas como travessia de natação. Se o sujeito cansar, é só subir e carregar. Já remei com três pessoas. Eu e mais duas.

 

Desvantagens:

1. mais pesado que o de uma pessoa ... óbvio.

2. demora um pouco mais para encher. O meu eu encho em 10 min com folga.

3. aumenta o arrasto causado pelo vento já que o volume é maior que para uma pessoa.

 

Dá uma olhada no Duck da "Hidro 2". Tem melhor hidrodinâmica e assentos com apoio lombar. Isso conta muito.

 

20090730184928.jpg

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Oi pessoal, eu tenho uma ideia de dar a volta a Ilha Grande de Caiaque. Planejo executar com um amigo que jah o fez de caiaque oceanico. O duck seria seguro para esse tipo de travessia? Estou pensando em adquirir um independente disso, e tb gostaria de receber a dica de qual duck seria o mais adequado, ou o melhor custo-beneficio.

Muito Obrigado

Mauricio

 

ps: Inclusive deixo em aberto, para mantermos contato com quem se interessar no nosso projeto, seria uma volta a Ilha, ou um Parati-mirim - Trindade, ou Sono.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Oi pessoal, eu tenho uma ideia de dar a volta a Ilha Grande de Caiaque. Planejo executar com um amigo que jah o fez de caiaque oceanico. O duck seria seguro para esse tipo de travessia? Estou pensando em adquirir um independente disso, e tb gostaria de receber a dica de qual duck seria o mais adequado, ou o melhor custo-beneficio.

Muito Obrigado

Mauricio

 

ps: Inclusive deixo em aberto, para mantermos contato com quem se interessar no nosso projeto, seria uma volta a Ilha, ou um Parati-mirim - Trindade, ou Sono.

 

Meu amigo, se vc conseguir dar a volta em Ilha Grande usando um duck serei seu fã número 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas antes é bom vc saber algumas coisinhas:

 

Pós:

1. o duck é um burro de carga! Cabe muita coisa e muito peso.

2. é ótimo pra transportar pq desinflado cabe na mala da maioria dos carros.

3. é muito estável (mas em onda é péssimo pra controlar e vira fácil)

 

Contra:

1. devido ao seu grande volume é muito suscetível ao vento. Remar contrar é um esforço descomunal e a favor se vc for sozinho sente o mais atrás possível pq controla fácil. Com duas pessoas ambos tem que estar bem entrosados pra manter em linha. Quem vai atrás é que tem o maaior controle.

2. tem muito arrasto e se comparar com um caiaque oceânico é o mesmo que um fusquinha e uma ferrari.

3. tem que ter prática pra manobrar bem e manter reto. É necessário corrigir o tempo todo. Com prática é fácil mas se vc não tem ....

4. não tem leme e nem quilha. Isso dificulta mais ainda manter reto.

 

Bom, veja as informações acima considerando sua intenção de fazer travessias em mar. Eu tenho um duck e adoro! Já remei muito em rios, as vezes apóio travessias de natação e já levei mais duas pessoas além de mim. Pra corredeiras é muito legal também.

Se vc quer um primeiro caiaque eu recomendo um duck sim. Mas ante de tentar qualquer excursão mais arrojada faça diversos test drives em rios, mar, etc para conhecer melhor o que tem em mãos, seus limites e possibilidades.

 

Particularmente com um duck eu não daria a volta a Ilha Grande. Moro em Natal/RN mas conheço Ilha Grande e já vi que na parte voltada para o oceano o bicho pega pra valer.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola Clebson, valeu pela dica!! Estamos repensando o nosso projeto!

Pegamos uma carta náutica para estudar e realmente, ia ficar difícil realizar o percurso com essas características que foram ressaltadas.

 

Agora, como tb queremos fazer uma travessia mais curta, e os caiaques estariam em Angra, ainda estamos pensando no Duck, para uma travessia Parati-Mirim x Trindade. Seria um esquenta, pois é um percurso bem menor. Mas agora estamos levando em conta essa nossa limitação, que seria o Estado do Mar.

 

Obrigado pelo apoio!!! Ei, ia ser interessante se conseguíssemos ter uma comunidade com a galera que rema, daria para combinar algumas coisas bem boas, que a gente não consegue fazer sozinho.

Bem, estamos na área e assim que fecharmos uma data disponibilizo aqui nosso planejamento.

 

Forte Abraço

Mauricio

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Belezinha Maurício

A idéia da comunidade é tudo o que eu queria. Não só de caiaque mas de esportes de aventura de um modo geral pois adoro todos.

Infelizmente estou bem distante de vcs e em uma parte do Brasil onde a natureza não propicia tantas possibilidades como a natureza do Sudeste.

Moro em Natal/RN e por aqui pouco há o que fazer.

Mas vamos trocando idéias ... pelo menos de espírito estarei sempre presente.

Boa sorte e sucesso nas suas aventuras e ... mantenha-me informado vez ou outra pelo menos pra eu imaginar e sentir virtualmente o sabor dessa vida aventuresca.

Abraço forte e até mais

Link para o comentário
  • Membros

Opa, boa noite!

 

Maurício, você é do Rio? Também sou e estou comprando um duck da Hidro 2 pra mim. Acredito que tenha melhor aerodinâmica em relação aos demais, baseado em alguns relatos que ouvi.

 

Se quiser fazer essa travessia ou qualquer outra pelo Rio e região, pode contar comigo!!!

 

Abs!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...