Ir para conteúdo

Jordânia Perguntas e Respostas


ivandre

Posts Recomendados

  • Membros

[t1]As informações deste tópico são usadas para atualização da Jordânia - Guia de informações clique aqui[/t1]

 

olá,

o que é ou não seguro nesta parte do mundo é muito relativo.... em todo caso, eu iria a Jordânia sim; se você tem tempo/recursos, é impensável perder a oportunidade de visitar Petra, não apenas pelo site arqueológico fenomenal, mas igualmente pelo espetáculo do deserto ao redor.

 

Você não especificou porque quer evitar Israel; no quesito segurança eu acho Israel (pelo menos nas áreas que você terá acesso como turista) muito mais seguro do que o Egito e a própria Jordânia, já que tem mais policiamento, uma cultura mais ocidental etc. Eu estive duas vezes em Israel e adoraria voltar lá se houvésse oportunidade.

 

O meio que eu conheço de visitar a Jordânia é via Israel, mas super fácil. De Cairo você toma um ônibus direto até Jerusalém, sai a noite e chega lá de manhã cedo. Tirando a chatice que é descer do ônibus de madrugada na fronteira, o resto é barbada.

 

De Jerusalém você pode facilmente fazer uma excursão de 1-2 dias até Petra (qualquer agência de viagens vai informá-lo a respeito), ou tomar um táxi compartilhado (muito mais barato) até Amman. Amman não é um lugar lindo de morrer, e o trânsito é absolutamente infernal. Mas enfim, depois de Cairo você não vai se assustar com mais nada neste quesito... :)

 

De Amman você arranja fácil um ônibus ou táxi até Wadi Musa (o vilarejo na entrada de Petra, onde estão as pousadas e hotéis). Nós alugamos um táxi privado por cerca de USD 50, mas acho que pagamos demais. É fácil e mais barato (embora mais lento e menos confortável) usar o ônibus. Uma dica: Wadi Musa é absolutamente infestado de hospedagens, hotéis etc, e o lugar é pequeno o suficiente para caminhar a pé. Não se preocupe em reservar acomodações com antecedência, e tenha em mente que com a concorrência enorme e a quase total falta de turistas os preços devem ser ridiculamente baixos. Mas sempre peça para olhar o seu quarto antes de se comprometer. Aliás, essa dica vale para a Jordânia como um todo.

 

Não sei se há muitas outras coisas que valham a pena visitar na Jordânia, e considerando a situação política etc, talvez você não queira ficar por lá muito mais tempo do que o necessário. Nas redondezas de Amman você deveria visitar também Jerash, que é uma viagem curta de táxi, e tem ruínas romanas bem extensas.

Quanto a Aqaba, eu pessoalmente achei-a algo entre o feio e o sem graça, mas quem curte mergulho diz que é dos melhores.

 

Na minha opinião o Oriente Médio em geral apresenta algumas das maiores riquezas culturais do mundo. As pirâmides, o vale dos reis, Petra, Jerusalém .... a lista não tem fim. Não se deixe levar pela propaganda negativa, vá e aproveite.

 

um abraço

 

i

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Nada do q se preocupar, não rola tanto fanatismo assim na Jordânia e o país é seguro, o povo é amigável e as coisas são relativamente bem organizadas. Apenas use o bom senso.

 

Amman é mais ou menos. Aconselho uma visita as ruinas romanas de Jerash q fica mais ou menos a uma hora de distância. Tem um passeio até o mar morto mas esse eu não fiz, pelo menos não de Amman.

 

Aconselho a não perder POR NADA DESSE MUNDO uma visita de alguns dias a Petra e um passeio, se possivel com pernoite, no deserto de Wadi Rum, algo q vc vai se lembrar pra sempre.

 

Qto a Petra, sou suspeitíssimo pra falar... Absolutamente imperdível. Faça com calma e vá a todos os lugares, inclusive ao Monastério q fica a uma boa caminhada de distância e, como todo o resto, é imperdível.

 

Por sinal, se não me falha a memória, o explorador q encontrou Petra foi o mesmo q achou o templo de Abul Simbel no Egito.

 

Falem o quiser mas Petra dá de um milhão a zero nas pirâmides. E jordânia, no geral, ganha do Egito de longe (ok, nada de comparar povos e lugares...sorry). Nesse ultimo além do povo querer te sacanear toda hora ultimamente alguns ainda estão atirando ! Poxa, primeiro os comerciantes sacaneiam e depois vêm os terroristas e atiram ! Assim não dá, mas obviamente foi um caso isolado, apenas pra afetar a industria do Turismo afinal se os turistas nao forem pro Egito, quem eles vao sacanear ? Só se forem os camelos ou os beduínos do deserto...

 

Mais uma coisa, a moeda da Jordânia é forte como a libra esterlina (mais ou menos isso) então as coisas podem ficar caras, mas dá pra levar na boa.

 

Boa sorte,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra

já pesquisei bem sobre isso e já estou meio que programando...só vou ver se posso tirar o visto para a Jordânia daqui do Brasil mesmo.

 

é o seguinte, de Dahab temos que ir para Nuweiba de busão (cerca de 01hs de viagem e se meu Lonely Planet não estiver errado há busão às 09h30, se não me engano, mas nã passa dessa hora,pode ser às 08h30), chegando a Nuweiba devemos ir até uma espécie de balsa que parte até Aqaba.

 

A balsa custa em torno de U$ 60,00 (você deve pagar em dólares mesmo! Não aceitam outra moeda, ao menos é o que está no Lonely Planet) e ela sai às 14hs, demorando cerca de 02hs de viagem. Há uma balsa mais lenta e mais barata (custa +_ uns U$ 45,00) que saem ao meio-dia, demorando umas 04hs de viagem.

 

Chega-se a Aqaba em horário que não se consegue bus para Petra, então, seria necessário pernoitar em Aqaba e seguir para Petra no dia seguinte. Na verdade, esta última informação eu recebi de um cara, não foi pelo Lonley Planet até porque o meu sobre a Jordânia não chegou ainda...mas tão logo tenha esta info, eu posto aqui...

 

De Aqaba até Petra são umas 02hs30 de viagem...molezinha.

 

Quais as datas que vc vai???

 

Tô programado para ir dia 18/12? Qual seu itinerário? A princípio vou com minha namorada, mas ela ainda não deu certeza, tanto é que nem comprei a passagem dela...

 

QQ dúvida ou dica que tenha, poste aqui...

 

Se precisar me escrever pode mandar mail no andre.taka.rinaldi@gmail.com

Bjs,

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muito obrigada André. Assim fica bem mais fácil entender.

Estava eu pensando com meus botões, será que se eu ficasse em algum hotel em aqaba talvez eles não teriam excursões do tipo day trips para Petra e também Wadi Rum ?

quantas noites você vai ficar em Petra ?

 

Agora eu fui inventar que quero também ir a Jerusalém, mas coisa rápida até porque não sou muito religiosa, mas gostaria de conhecer assim por cima. Aí a coisa fica um pouco mais complicada. A parte de chegar até Petra eu entendi bem com a sua ajuda... agora falta de Petra até Jerusalem e voltar de Jerusalém para o Cairo. Li em algum lugar que tem onibus de jerusalem para o Cairo direto, será ????

 

Enquanto pesquisava achei um site interessante http://www.penguindahab.com

É um hotel em Dahab, não muito caro e eles tem tours tanto para Jerusa como Petra. Passei e-mail solicitando os valores dos tours... se eles responderem eu coloco aqui.

 

Se não ficar um preço exorbitante, vou pensar seriamente em reservar. Até porque provavelmente estarei sozinha e tendo pacotes assim fica bem mais seguro e pratico. Apesar de ser mais caro.

 

Voc~e já viu hotel em Dahab ???

 

Eu pretendo viajar 28 ou 29/11.

 

A principio, vou comprar um tour com Cairo x Luxor x Aswan x talvez quem saiba com o cruzeiro no Nilo. Depois faço day trip Alexandria e sigo sem tour para Dahab.

Verifiquei o tour completo, mas achei meio caro uma vez que tenho que pagar o adicional de single.

 

Muito obrigada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então, Andréia, há sim ônibus Cairo-Jerusalém e Jerusalém-Cairo.

 

Se for até Aqaba, pode ir até Petra e de Petra até Ammãn. De Ammãn pode seguir até Jerusalém, mas sinceridade, não sei como é a questão de visto. Acho que vindo da jordânia para Israel é sem erro, pois se viesse do Iraque, por ex., não sei se permitiriam a entrada (pelo que me falaram).

 

Em Dahab vou ficar no Red Sox alguma coisa...depois posso ver para vc...um quarto de casal compartilhando o banheiro sairá uns U$ 10,00, se não me engano.

 

Creio que deve haver day trip desde Aqaba até Petra e de lá para Wadi Rum...provavelmente vou ver como será o esquema quando chegar...

 

Com relação à Petra, meu taí uma pergunta que eu estava me fazendo hoje...será que um dia é suficiente para Petra? Será que dois dias ficarão cansativos demais? Será que um bate e volta de busão vale à pena? Vale à pena pernoitar na região? Um day trip ficará cansativo? Sabe, essas perguntas que só quem foi lá pode dizer...se vc tiver alguma idéia, me dê um help, purfa...

 

Valeu,

 

André Taka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá,

Não sei se pode colocar preços aqui e fazer propagandas e tal... mas qq coisa o editor apaga se for o caso.

 

Quanto aos tours do hotel em Dahab, eles me responderam com valores dos tours:

 

The prices for the trips are:

 

- Blue Hole - day trip: 25 Eur

- Ras Abu Galum - day trip: 25 Eur

- Mt. Sinai and St. Catherine - night trip: 13 Eur

- Israel - day trip: 130 $

- Petra & Wadi Rum - 2 days/1 night: 420 $

 

Petra & Wadi Rum achei bem carinho ... mas vou pensar direitinho ... se eu for alone, vai ter que ser assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Eu fui para a Jordania, Egito e Jerusalem ano passado.

Meu esquema foi ir de Dahab, no Egito, para Nuweiba de van do Penguin Divers hotel, e de lá pegar o ferry até Aqaba. Mas se preparem, pois o fery sempre sai com atraso. O meu saia as 14 hs e só saiu as 18h. Chegou em Aqaba as 20h mais 2 horas para desembarcar e pegar visto, sai do terminal quase a meia noite. Recomendo pernoitar em Aqaba para não ter problemas. De Aqaba se pode pegar um taxi ou onibus até Wadi Rum e de lá pegar um acampamento no deserto. Vale muito a pena. De Wadi Rum tem onibus para Wadi Musa, mas sai as 8hs da manha e nem sempre tem. Ou seja é um pouco arriscado. Vc pode alugar um taxi e dividir com outros turistas até Wadi Musa. Petra é pertinho de Wadi Musa, dá para ir a pe. Recomendo pelo menos 2 dias em Petra. Se tiver 3 melhor ainda. È um lugar gigante com muita coisa pra se ver principalemente caminhadas.

A moeda da Jordania é cara, mas os preços ali não são absurdos. Dá pra se fazer muita coisa com pouco dinheiro.

De Wadi musa tem alguns onibus que vão para outras cidades, mas se quiser aproveitas vc pode alugar um taxi, de novo, para ir parando nos lugares, como os antigos castelos cruzados ou monte Nebo, até Madaba ou ir direto até Amman.

Não recomendo comprar pacotes de Dahab para Petra ou Wadi Rum são caros e muito corridos. E nem sempre saem devido a pouca procura. É muito mais fácil ir por conta ou contactar um dos acampamentos em Wadi Rum. Em Wadi Musa é tanquilo, a cidade tem tudo e muitos hoteis. Eu fiquei no Petra Gate. Do hotel se pode ir a pé para Petra ou pegar um taxi, dá uns 5 minutos.

O povo da Jordania é educado e hospitaleiro, mas são bem mais tradicionais que os egipcios. As mulheres devem se vestir com moderação.

Eu fui para Jerusalem de Madaba, com um taxi até a fronteira. Creio que levou 1 hora. Mas de Amman também é possivel ir de onibus. Cruzar a fronteira Jordania /Israel é facil. O problema é passar na imigração em Israel. Cheguei as 11 horas e sái de lá as 15hs. É tudo muito desorganizado, mas de proposito creio, com toda aquela gente. Além de ter q passar por toda a segurança e perguntas antes do carimbo do visto. Se tiver algum visto de paises árabes, com exceção do Egito, Jordania e Turquia, pode esquecer vc não entra. Creio q podem até deixar entrar mas vão te dar um chá de cadeira pior que o meu.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi heka,

 

Dicas de ouro!! obrigada!

Uma dúvida, pegar taxi para amman e ir parando nos lugares, será que sai muito caro?

2 dias e 1 noite é ok em Wadi RUm?

O que é vestir-se moderadamente na Jordânia? Para mulheres só calças largas e blusas manga comprida ou dá pra por uma bermuda ou uma saia abaixo do joelho e camiseta manga curta?

Você viu muitas mulheres viajando sozinhas por lá?

Obrigada de novo!!

 

Stella

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá,

 

Não sei quanto sairia um taxi direto de Wadi Musa até Amman, pois eu fui parando em vários lugares. Eu fui de taxi de Wadi Musa até Dana e de Dana até Madaba e Madaba até a fronteira, que seria a mesma distancia ate Amman. Fazendo as contas acho que daria algo em torno de 80 JOD ou algo em torno de 12 euros? No total. Mas eu acabei dividindo com mais 3 espanhois q conheci e o valor saiu bem mais em conta.

A jordania é bem conservadora e recomendo na maioria das vezes calças longas e blusas de manga, nada justo. E levar um lenço para cobrir a cabeça. Muitos lugares exigem isto, além de proteger do sol. Mas de vez em quando, quando estava com outros turistas eu usei bermuda e camiseta.

Eu viajei sozinha, mas acabei me enturmando com estes espanhois. Quase não vi mulheres sozinhas, geralmente estavam com amigos ou eram casais.

Em Petra há um hotel que não é recomendado para mulheres, que está no Lonely Planet, acho q é o Valentine Inn, devido a muitos casos de assédio.

2 dias 1 noite é suficeinte para Wadi Rum. Paguei uma noite lá cerca de 20 dólares, com passeio de jipe, café da manhã , almoço e jantar. Fiquei no sunset camp. O dono de lá é um negociante nato, por isto não se envergonhe em barganhar.

Espero q vc aproveite bem a Jordania, é um lugar muito bonito

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi,

Na Jordania eu fui a Wadi Rum, Wadi Musa (petra), Dana e Madaba. Não fui pra Amman.

Pra entrar na Jordania , eu entrei pelo porto de Aqaba, e peguei o visto lá mesmo. Não me fizeram perguntas. Só pegaram meu passaporte e sumiram com ele,( o meu e de meus amigos) por quase 1 hora. Até que ficamos tentando achar onde estava pra conseguir-los de volta. Finalmente achamos e o oficial nos liberou com os vistos.

Entrar para Israel pelo aeroporto é muito mais rápido. Mas eu fui por terra, por isto a demora. Se vc sair de Israel para a Jordania é muito mais fácil e rápido. A imigração do lado da Jordania, quando eu passei, me pareceu organizado, diferente do porto de Aqaba, que fica ao sul.

 

Em Wadi Musa há vários hoteis. Eu fiquei no Petra gate por ser barato. Os quartos eram limpos e organizados, mas fazia muito calor e só tinham ventilador. Eles eram também bem simpaticos e o jantar servido no hotel, em sistema de buffet era muito bom. O café da manha era simples. Antes de viajar pesquisei outro hotel chamado Petra Moon hotel, que é mais perto do portão de entrada de Petra, mas é um pouco mais caro. O link http://www.petramoonhotel.com/

 

Boa viagem!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...