Ir para conteúdo

Irã - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

EM CONSTRUÇÃO

• Moeda: Rial

• Centro do Governo: Teerã.

• Número de Estados: 28

• Número de Municípios: 295

• Número de cidades: 889

• Número de povoados: 2305

 

• Câmbio

• As moedas estrangeiras que podem ser cambiadas no Irã são: Dólar Americano, Yen e Euro. Travellers cheques e cartões de crédito (Mastercard e Visa) também são aceitos.

Proibido•

Armas e Bebidas Alcoólicas

• A importação de qualquer bebida alcoólica, armas de fogo, munições, videotapes ou qualquer outra publicação contendo material obseno é estritamente proibida.

 

Vestido Islâmico

 

• De acordo com as crenças sociais e islâmicas no Irã, a vestimenta Hejab (vestido modesto) torna-se necessário às mulheres; isto não significa que você tenha que usar um Chador. Calças largas, saias longas, camisas de manga longa, casacos longos ou um lenço envolto sobre a cabeça será suficiente.

- Se preferir, a Companhia Turística do Irã fornecerá a você um manto.

- É necessário vestir um hejab em visitas turísticas nas cidades, vestíbulos dos hotéis e nos bazares.

- É obrigatório o uso do chador em visitas a mesquitas ou lugares sagrados como Qom e Shah Cheragh, Imam Reza, etc.

- A observação das tradições e regulamentos de um país é, em parte, respeito ao povo deste país e retorno da cortesia tradicional e hospitaleira dos iranianos. Respeitando seus costumes, você os estará respeitando.

Alfândega

É permitido a cada passageiro que deixa a República Islâmica do Irã levar artesanatos persas ou outros produtos comprados no país.

Cada viajante poderá levar dois tapetes pequenos (total de 12m2) para fora do país.

A exportação de qualquer antiguidade com mais de 50 anos de idade é proíbida. Isto inclui gemas, moedas, manuscritos e outros artesanatos.

Os guias turísticos que os conduzirão pelas cidades fornecerão todos os avisos necessários para compras. Para maiores informações sobre compras favor consultar a I.T.Co (Companhia Turística do Irã).

República Islâmica do Irã.

Aeroporto

Teerã é a principal entrada para o Irã, porém, vôos internacionais também operam em outras grandes cidades também. Existem trinta aeroportos em atividade hoje, oito deles operam em vôos internacionais, são eles: Aeroporto Teerã, Mashhad, Esfahan, Shiraz, Bandar Abbas, Ahwaz e Zahedan. Alguns aeroportos foram danificados durante a guerra. Vôos para Ahwaz, Orumieh, Kermanshah e Sanandaj foram retomados somente no quarto trimestre de 1988, após muitos anos. Há um enorme projeto de construção do segundo aeroporto internacional de Teerã (Aeroporto Internacional Iman Khomeini), que irá operar com cerca de 30 milhões de passageiros por ano quando completo.

Tehran United Bus Company faz o transporte de passageiros do aeroporto para o centro da cidade. O percurso do aeroporto até o centro da cidade dura por volta de 30 a 40 minutos dependendo do tráfico.

CHEGADA: Passageiros que chegam de outros países devem trazer certificado de saúde ( distribuído no avião) e apresentá-lo no Escritório Médico; passaporte, visto e cartão de desembarque devem ser apresentados no Escritório de Imigração para serem carimbados. Formulários de alfândega devidamente preenchidos, assim como formulário de declaração de moeda estrangeira são apresentados aos oficiais da alfândega; mulheres devem estar portando um longa túnica e usando um lenço envolvendo a cabeça conforme o hijab Islâmico. Álcool é estritamente proibido e não deve ser trazido com os viajantes.

PARTIDA: Certifique-se de confirmar sua reserva e de chegar ao aeroporto na hora do Check-in. Iran Air, Aseman e a recém formada Mahan e Kish Linhas aéreas possuem vôos regulares para pequenas e grandes cidades. A expansão dos aeroportos em anos recentes tem permitido a possibilidade de comunicação aérea entre várias cidades em uma escala larga e popular.

Os preços para vôos internos são relativamente baixos se comparados com outros países. O serviço e os serviços subsidiários do Irã Air em vôos internacionais estão de acordo com padrões internacionais. Bilhetes podem ser obtidos tanto em agências de viajens como em agências privadas que estão amplamente estabelecidas em Teerã e em outras grandes cidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

República Islâmica do Irão ou República Islâmica do Irã é um país asiático do Médio Oriente que limita a norte com a Arménia, o Azerbaijão, o Turquemenistão e o Mar Cáspio, a leste com o Afeganistão e o Paquistão, a oeste com o Iraque e a Turquia, a sul com o Golfo de Omã e com o Golfo Pérsico. A sua capital é Teerão, a sua língua oficial, o persa e a sua moeda é o rial.

Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Iran (transliterado em Portugal como Irão e no Brasil como Irã), palavra que significa literalmente "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no seu sentido religioso, ligado ao arianismo). Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irão. Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado. Para uma discussão sobre a etimologia e o uso dos termos Irão e Pérsia, ver Pérsia.

Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente Médio, Cáucaso, Ásia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade entre o Leste Europeu e o subcontinente Indiano.

Política externa

A política externa iraniana baseia-se em dois princípios: eliminar influências externas na região (especialmente os EUA) e manter contatos estreitos com países em desenvolvimento e não-alinhados. O Irão não reconhece o Estado de Israel e não mantém relações diplomáticas com os EUA desde a Revolução Iraniana. Teerão está sob sanções da ONU desde 2006 devido ao seu programa nuclear. O país tem procurado projetar-se como uma liderança regional.

Finanças

A moeda do Irão é o rial, emitida pelo Banco Central da República Islâmica do Irão. Os bancos e as seguradoras foram nacionalizados em 1979, mas em 2001 o governo atribuiu duas licenças para que se constituissem dois bancos privados. Os bancos regulam-se pela lei islâmica, e como tal não praticam o juro, cobrando apenas uma comissão.

Principais cidades

A principal cidade do Irão é Teerão, capital do país e da província homónima. Situada a 1132 metros de altitude, começou por ser um subúrbio da antiga cidade de Rey que foi destruída em 1220 pelos Mongóis. Em 1788 o primeiro soberano da dinastia Qajar conquistou Teerão e fez dela a capital. O grande desenvolvimento da cidade ocorreu a partir do primeiro quartel do século XX, razão pela qual Teerão é entre as cidades iranianas a que possui um aspecto menos oriental. A parte norte da cidade corresponde à cidade nova e a parte sul à cidade do tempo dos Qajar.

No Noroeste do Irão destaca-se a cidade de Tabriz, controlada em alguns períodos pela Rússia, facto que se exprime na sua arquitectura e na presença de um caminho-de-ferro que liga o Irão à antiga União Soviética.

Shiraz, capital da província de Fars e situada num oásis dos Montes Zagros, é conhecida por nela terem habitado grandes místicos do islão. Os túmulos destas figuras encontram-se na cidade que em função disso é denominada como "Torre dos Santos".

A cidade de Isfahan, localizada a aproximadamente 350 quilómentros a sul de Teerão, é famosa pela sua arquitectura. Em 1587 Abbas I fez dela a capital da dinastia, ordenando a construção de palácios e mesquitas. Os principais monumentos da cidade estão na praça Maydan-i-Shah, destacando-se também em Isfahan a Masgid-i Gami (Mesquita da Sexta-Feira).

Património Mundial da Humanidade

O Irão possui oito sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial:

• Meidan Emam - praça de Abbas I em Isfahan;

• Persépolis - antiga capital persa, fundada por Dário I em 518 a.C.;

• Tchogha Zanbil - capital religiosa do reino elamita fundada em 1250 a.C. e que é hoje um sítio arqueólogico;

• Bam e a sua paisagem cultural - cidade do período aqueménida fundada entre o século VI e o século IV a.C.. Os seus monumentos foram danificados devido ao terramoto de 2003;

• Pasárgada - capital do império aqueménida

• Takht-e Soleyman - sítio arqueológico onde se encontram ruínas arqueológicas, como um templo sassânida dedicado à deusa Anahita;

• Soltaniyeh;

• Bisotun

A legislação iraniana estabelece que a televisão e a rádio devem ser operadas pelo Estado e devem estar de acordo com os valores islâmicos. O organismo responsável pelas estações de televisão e de rádio é o Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRBI). O IRBI opera várias estações de televisão em língua persa e nas línguas regionais, sendo a mais vista o Canal 3, dedicado aos jovens. O Irão procura também captar audiências nos países árabes do Médio Oriente através dos canais Al-Alam e Al-Kawthar. Apesar do governo ter declarado ilegal o uso de antenas parabólicas em 1995, estas são toleradas e gozam de uma ampla popularidade entre a população. Alguns dos canais captados via satélite são operados por dissidentes do regime que vivem no estrangeiro e que utilizam os canais para a crítica governamental.

A maior parte jornais estão sediados em Teerão. Os jornais mais populares são o Kayhan e o Ettelaat, para além dos jornais desportivos.

Os provedores de internet no Irão utilizam filtros que bloqueiam páginas cujo conteúdo seja pornográfico, considerado antiislâmico ou crítico do regime. Estima-se que cerca de 7 milhões de iranianos possuam acesso à internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

vistos

 

 

Dica importante

Certifique-se que não há vistos ou carimbos de autoridades israelenses em seu passaporte

A República Islâmica do Irã não reconhece legalmente o Estado de Israel. Antes de solicitar visto ou viajar para o Irã, certifique-se que não há vistos ou carimbos de autoridades israelenses em seu passaporte. Caso contrário, sua solicitação de visto, ou até mesmo sua entrada no território iraniano, poderão ser negadas.

 

Jurisdição

 

Jurisdição consular da Embaixada em Teerã

 

A jurisdição consular da Embaixada em Teerã se estende por todo território da República Islâmica do Irã.

Sua jurisidição consular NÃO inclui o território da República Islâmica do Afeganistão, que está sob a jurisdição consular da Embaixada do Brasil em Islamabade, na República Islâmica do Paquistão.

Sua jurisdição também NÃO inclui os territórios da República do Azerbaijão e do Turcomenistão, que estão, respectivamente, sob a jurisdição da Embaixada do Brasil em Âncara (República da Turquia), e da Embaixada do Brasil em Moscou (Federação da Rússia).

A jurisdição consular brasileira na República Federal do Iraque, na República da Armênia e na República da Turquia cabe, respectivamente, às Embaixadas do Brasil em Bagdá, em Ierevan e em Âncara.

 

Plantão Consular

Atendimento consular fora do horário

Fora do horário de atendimento, o Plantão Consular da Embaixada poder ser contatado a qualquer momento pelo telefone celular 091 21485200 (ligando do Brasil, deve-se discar 00+operadora+98+912+1485200).

 

Horário de atendimento

Horário de atendimento do Setor Consular da Embaixada em Teerã:

- de domingo a quinta-feira;

- das 8h30min às 14h30min.

Fora do horário de atendimento, o Plantão Consular da Embaixada poder ser contatado a qualquer momento pelo telefone celular 09121485200 (chamando do Brasil, deve-se discar 00+operadora+98+912+1485200).

Endereço

Endereço da Embaixada em Teerã

Yekta Street 26 (Corner of Bahar Street), Zafaranieh, Vali-e-Asr Avenue - Teerã, República Islâmica do Irã - Código Postal 1988633854 - Caixa Postal 19945/149

A entrada do Setor Consular está situada do lado da Bahar Street

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra

Dica recebida através do usuário Ásia

 

Os procedimentos para a obtenção do visto de turismo para o Irã são os seguintes:

 

 

 

- Acessar o site www.irembassybr.com, no menu seção consular (à esquerda) haverá um link com o formulário para visto. O sr. deve imprimir 2 vias do formulário e anexar 2 fotos 3x4,

 

 

 

- Efetuar pagamento da taxa de visto referente ao passaporte brasileiro, no valor de R$80,00 a ser depositado no Banco do Brasil Agência 1606-3 Conta Corrente 403315-9,

 

 

 

-Passaporte com validade mínima de 6 meses,

 

 

 

- Se não houver possibilidade de vir pessoalmente à Embaixada solicitar o visto, o pedido pode ser feito pelo correio, contudo, o sr. deve depositar o valor de R$ 50,00 referente ao sedex de volta,

 

 

 

- A conta para o depósito do sedex deve ser a mesma do depósito do visto,

 

 

 

Os depósitos devem ser feitos separadamente e ambos comprovantes originais de R$80,00 (visto)e o valor depositado referente ao sedex de volta(R$50,00) devem ser enviados juntamente com o restante da documentação,

 

 

 

- Se a passagem já tiver sido emitida, pede-se para enviar uma cópia do e-ticket,

 

 

 

-Se houver reserva do hotel, enviar o voucher,

 

 

 

- Seguro de viagem.

 

 

 

O prazo para processamento de visto de turismo é de 15 dias úteis, uma vez o visto sendo concedido, o sr. tem até 90 dias para entrar no Irã. Ou seja, se a viagem está programada para fevereiro de 2012, aplicar para o visto no final de dezembro/início de janeiro de 2012.

 

 

 

O endereço da Embaixada da República Islâmica do Irã é:

 

 

 

SES Quadra 809 lote 31 – Avenida das Nações

 

Brasília-DF CEP 70421-900.

 

 

 

Pede-se a gentileza de colocar no envelope “SEÇÃO CONSULAR”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...