Ir para conteúdo

Trekking W em TDP (Torres del Paine) - Patagônia - Chile


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t1]Circuito W em Torres del Paine - Patagônia - Chile[/t1]

 

598d9e1fb9c40_000029(596x397).jpg.194eb1d1ab4605dae42ad140aa7e28cb.jpg

 

[align=justify]Eu e minha namorada tivémos a felicidade de estar em Torres del Paine para fazer o W, o circuito de trekking mais popular em TDP, são de 4 a 5 dias percorrendo as principais trilhas do parque que são de uma beleza ímpar. Nossa viagem em nov/dez de 2007 pela Terra do Fogo e Patagonia argentina e chilena durou cerca de 25 dias e além de TDP também conhecemos Ushuaia, Punta Arenas, El Calafate e El Chalten.

 

[t3]PUERTO NATALES[/t3]

 

Para chegar a Torres del Paine primeiro vc deve ir até a cidade de Puerto Natales no Chile, essa cidade fica cerca de 4 a 5 horas de ônibus de Punta Arenas (Chile) ou o mesmo tempo de El Calafate (Argentina). Puerto Natales é a base para os passeios em TDP, é uma cidade com muitas opções de hospedagem (hostais, residenciales, hoteis), restaurantes, lojas de equipamentos de trekking onde vc pode comprar ou alugar o que vai precisar para sua travessia e supermercado para comprar a comida da trilha.

 

Na época que fomos a cidade estava um pouco cheia e houve uma certa dificuldade de encontrar acomodação mas a sorte estava do nosso lado e depois de visitar muitos hoteis (caríssimos) e hostais/albergues (alguns umas espeluncas) encontramos o HOSTAL REYMAR (http://hostalreymar.com) onde a diária para o casal foi 45 USD em "habitacion matrimonial con baño privado" e um dos melhores cafés da manhã que tomamos (não era regulado, vc pode comer quanto quiser !!!), tudo muito limpo e um atendimento muito bom. A dica é vc já deixar reservado o hostal pra volta de TDP pois vc estará muito cansado pra ficar procurando. Quero também deixar a dica de um restaurante muito bom e barato: Picada de Carlitos, um restaurante familiar que serve comida muito gostosa a bons preços, mas tem que ter um pouco de paciência pois o lugar tá sempre lotado.

 

[t3]TORRES DEL PAINE[/t3]

 

598d9e1fbdcc0_000036(596x397).jpg.8bea90ea4a103fdef0177a903e8bc327.jpg

 

Os ônibus para TDP saem todos os dias pela manhã (7h) e existem diversas empresas que fazem esse trecho, ao preço de 20 usd / pessoa. A viagem dura cerca de 3h com uma parada em uma espécie de padaria pra tomar o desayuno. Ás 10h estávamos na Guarderia Laguna Amarga onde vc paga a entrada do parque (35usd), é nessa mesma portaria que vc deve carimbar o ingresso caso queira voltar no dia seguinte. A maioria das pessoas fica nesse ponto pois é o mais próximo da Hostería Las Torres e início da trilha para o Mirador Las Torres.

 

Como iríamos fazer o W fomos recomendados a ir até a Guarderia Pudeto onde sair o Catamaran para o Refugio Pehoe.

 

[t3]SALTO GRANDE, PUDETO, CATAMARAN E PEHOE[/t3]

 

Depois de comprar os ingressos do parque subímos novamente no mesmo ônibus de Puerto Natales para ir até o Pudeto (mais 1h de ônibus), para conhecer o Salto Grande e atravessar o Lago Pehoe de Catamaran. A Guarderia Pudeto fica bem em frente ao ponto de saída do catamaran, deixamos nossas pesadas mochilas na guarderia e caminhamos uns 20min para chegar até o Salto Grande, a visão é belíssima.

 

O catamaran parte do Pudeto às 9h30, 12h e 18h durante a temporada, pegamos o das 12h. A travessia dura 30min e é muito bonita,o preço do catamaran foi 22usd.

 

[t3]PEHOE - GREY[/t3]

 

598d9e1fc1921_000023(596x397).jpg.87a803749d81e5684fabd353c4000abf.jpg

 

O catamaran deixa vc no Camping Paine Grande (Lago Pehoe) que é um camping estruturado (muito bom por sinal) que custa 14usd por barraca. Montamos acampamento, almoçamos e iniciamos a trilha de 11Km (umas 4h) até o Mirador Grey por volta das 14h. A trilha é belíssima pois vc vai beirando o Lago Grey, cheio de icebergs, esse trecho do W é um dos menos puxados. Nossa volta ficou um pouco tarde e chegamos ao Pehoe já no escuro (21h), então recomendo sair o mais cedo possível para fazer a trilha.

 

[t3]PEHOE - CAMPAMENTO ITALIANO[/t3]

 

Esse foi o trecho mais tranquilo do W pois foram só 7,6km (2,5h) de caminhada até o Italiano. O Campamento Italiano é um camping sem estrutura e gratuíto no meio de um bosque a beira do Rio Frances.

 

[t3]VALLE FRANCES[/t3]

 

Para chegar até o Mirador del Valle Frances são 3h de caminhada (5,5km) de muita subida em pedras a beira do Rio Frances. Se não me engano o Valle Frances fica entre o Paine Grande e Los Cuernos. No Mirador vc tem a visão de trás das Torres, a frente vc tem a visão do Lago, muito lindo !

 

[t3]ITALIANO - REFUGIO LOS CUERNOS[/t3]

 

Esse trecho de 5,5Km e 3h de duração tem um certo disnível e parte dele vc faz a beira do Lago Nordenskjold, com muito vento frio. O visual não deixa de ser fantástico, mas o vento é forte mesmo... O Refugio Los Cuernos é também estruturado e pago mas os sitios para montar as barracas são ruins, pois a maioria não é plano, tem pedras e o pouco abrigado do vento. O preço é o mesmo do Pehoe (14usd) por barraca, não é possível usar a cozinha (só pagando).

 

[t3]LOS CUERNOS - HOSTERIA Y REFUGIO LAS TORRES[/t3]

 

Esse trecho é muito bacana, vc continua beirando o Lago Nordenskjold por 11km (5h) até chegar a Hosteria Las Torres onde se monta o acampamento. Hosteria Las Torres também tem um camping estruturado no valor de 14usd, a diferença aqui é que eles te fornecem madeira para a cozinha.

 

[t3]VALLE DO RIO ASCENCIO - MIRADOR TORRES[/t3]

 

Depois de uma subida forte no início até o Campamento Chileno vc passa por penhascos de dar medo principalmente pelo forte vento. A trilha fica tranquila até o Campamento Torres quando começa uma forte subida em pedras até o Mirador, no total deve ser uns 6km, umas 4h de caminhada.

 

[t3]HOSTERIA LAS TORRES - LAGUNA AMARGA[/t3]

 

Há duas opções para fazer esse trecho, a pé pela estrada (7,5km ou 1,5h) ou de van, logicamente a maioria vai de van, o que torna muito disputada. A van custa cerca de 2usd e te deixa na ponte sobre o rio Paine próxima a Laguna Amarga.

 

[li=DICAS:]- Se for fazer o W faça como a gente, comece pelo Pehoé. Por que ? Se vc começar pelas Torres fara o último dia o Grey, o Catamaran sai do campamento Pehoe às 18h30 para chegar às 19h no Pudeto de onde sai o ônibus, esse mesmo ônibus demora 1h pra chegar em Laguna Amarga, ou seja, às 20h. Vc ganha 1,5h a mais de tempo.

 

- Se pretende voltar ao parque para outros passeios, carimbe o ingresso na Guarderia Laguna Amarga.

 

- Leve comida (comprada nos supermercados de PN), as refeições nos refúgios pagos são caras e ruins.

 

- Os refúgios pagos são relativamente caros, mas te dão um conforto sem preço, um banho quente antes de dormir. Só não tomamos banho 1 noite, a que passamos no Italiano, leve lencinhos umidecidos.

 

- Deixe reservado seu hostal para a volta a Puerto Natales não rola ficar procurando hospedagem depois de andar tanto.

 

- As trilhas no parque são bem marcadas mas certos momentos é preciso ter um "olho clínico" pra não pegar trilha errada, então se não tiver pratica de trekking aguarde sempre outras pessoas para continuar a partir desses pontos.

 

- Como pode ver as caminhadas são longas e puxadas, se não tiver preparo físico e/ou não gostar de caminhar TDP definitivamente não é para vc ! Pegue um ONE DAY TOUR que vc faz uns passeiozinhos de VAN.[/li]

 

[t3]Mais Informações[/t3]

 

Guia Básico Trekking W em Torres del Paine: http://www.mochileiros.com/trekking-w-em-torres-del-paine-guia-basico-t33579.html

Perguntas e Respostas sobre Torres del Paine: http://www.mochileiros.com/dicas-torres-del-paine-t8367.html[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 144
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Amigo Michelschon,

Muito obrigado pelas informações, esta valendo muito !!!!!!!! Única dúvida é quanto eu levar na minha mochila alguns pacotes de "miojo", cafe solúvel e o meu fogareiro de benzina. Estou m,uito preocupada pois ouvi falar da proibição de entrada de alimentos de outros países e o uso de fogão de benzina no Parque.

O Amigo teria alguma informação sobre isto ????

Abraços,

Marina Teixeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marina, pra que vc quer levar os seus miojos e café daqui do Brasil ??? Nos mercados de Puerto Natales vc encontra esse tipo de produto e coisa muito mais legal pra quem faz trilha... Também encontra a benzina nas lojas de equipamentos, até porque vc não pode levar benzina no avião !!! Pode ir sem preocupação.

 

Amigo Michelschon,

Muito obrigado pelas informações, esta valendo muito !!!!!!!! Única dúvida é quanto eu levar na minha mochila alguns pacotes de "miojo", cafe solúvel e o meu fogareiro de benzina. Estou m,uito preocupada pois ouvi falar da proibição de entrada de alimentos de outros países e o uso de fogão de benzina no Parque.

O Amigo teria alguma informação sobre isto ????

Abraços,

Marina Teixeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Michelschon,

 

Muito obrigado pelo seu relato já ajudou bastante. Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc. O custo que você mencionou foi individual ou para o casal (fora a pousada)? E em 5 dias dá para aproveitar bem (fazendo o W)? No fim do percurso tem outro lugar perto para conhecer que vale a pena. De preferência que tenha uma pousadinha pois minha esposa vai estar querendo me matar. hehehehe Vamos chegar em Punta Arenas dia 02/10 as 12:00h e estamos pegando o acião de volta dia 11/10 a noite. Tem algum passeio na região que vc indica (que não seja a muiiito caro?). Obrigadão pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MUUUUUUUUITO bacana esse seu relato, deu pra ter uma boa idéia do circuito quanto ao tempo das caminhadas, legal mesmo!

 

Tenho muita vontade de fazer o W tbm, não sei se minha esposa encara comigo, tô na mesma que o Soho (no final uma pousadinha senao ela me mata! hahaha).

 

Pelo que vi, o trecho LOS CUERNOS - HOSTERIA Y REFUGIO LAS TORRES é o mais longo, é também o mais puxado???

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá ! Exceto pela hospedagem os custos são individuais... Sim, como já havia dito dá pra fazer o trekking em 4, 5, 6 dias... legal que fica menos puxado, dá pra explorar mais e aproveitar mais.... Dentro do parque rola sim os refúgios e até hotel, se não tiver limite de gastos deve ser uma boa pedida... Melhor fazer a reserva com muita antecedência.

 

Em Punta Arenas nós fizemos duas coisas: fomos até a Isla Magdalena (Monumento Nacional de Los Pinguinos) onde vimos dezenas de milhares de pinguins magalhanicos (a temporada começa em novembro) e até uma zona franca onde tem coisas (roupas, eletrônicos, bebidas, perfumes etc) a preços de zona franca... Tem também um cemitério que dizem ser bacana, mas não tivemos tempo pra ir... e uma outra pinguineira mais fraquinha chamada Seno Otway que se vai de carro....

 

Olá Michelschon,

 

Muito obrigado pelo seu relato já ajudou bastante. Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc. O custo que você mencionou foi individual ou para o casal (fora a pousada)? E em 5 dias dá para aproveitar bem (fazendo o W)? No fim do percurso tem outro lugar perto para conhecer que vale a pena. De preferência que tenha uma pousadinha pois minha esposa vai estar querendo me matar. hehehehe Vamos chegar em Punta Arenas dia 02/10 as 12:00h e estamos pegando o acião de volta dia 11/10 a noite. Tem algum passeio na região que vc indica (que não seja a muiiito caro?). Obrigadão pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nem tá tão bão assim... hehehhe.

Não achei esse trecho mais puxado não, achei a subida do Valle Frances e do Mirador Las Torres os trechos mais chatinhos...

 

MUUUUUUUUITO bacana esse seu relato, deu pra ter uma boa idéia do circuito quanto ao tempo das caminhadas, legal mesmo!

 

Tenho muita vontade de fazer o W tbm, não sei se minha esposa encara comigo, tô na mesma que o Soho (no final uma pousadinha senao ela me mata! hahaha).

 

Pelo que vi, o trecho LOS CUERNOS - HOSTERIA Y REFUGIO LAS TORRES é o mais longo, é também o mais puxado???

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro michelschon,

 

Preciso urgente de sua ajuda, pois tenho que pagar as reservas.

 

Ficarei 6 dias fazendo trekking em el chalten inclusive o trekking no gelo em cerro torre.

 

Deverei ir primeiro para TDP ou para El Chalten e El Calafate por causa também do cansaço fisico? Estava pensando em El Chalten, El Calafate, TDP e depois Ushuaia. Como foi seu roteiro?

 

Devo reservar os refugios? Acho que o amping ficara muito puxado, nao sei. Me da uma ajuda!!!

 

Preciso fechar os dias das reservas em El Chalten, El Calafate e TDP (nao sei ainda se devo reservar os refugios) ?

 

HELP ME, qual seu msn? ou a forma mais rapida de contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...