Ir para conteúdo

Trilha Salkantay (dicas) - Outubro 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os que compartilham suas experiências aqui nesse fórum. As informações que eu consegui aqui foram muito úteis no primeiro trekking que fiz com a minha namorada: a Trilha Salkantay.

 

Esse é o meu primeiro post e vou dar algumas dicas para os que também gostariam de fazer esse percurso. Não entrarei nos detalhes nem farei um relato diário da trilha, pois aqui já tem vários posts sobre isso, porém irei dar algumas dicas e informações atualizadas.

 

Acabo de voltar do Peru e eu e minha namorada fizemos a trilha entre os dias 8 e 11 de Outubro, optamos pelos 5 dias (4 de trilha e 1 em MP). Seguem as dicas que eu gostaria de passar adiante, apenas lembrem de que essas dicas de maneira alguma estão certas ou erradas, são apenas as minhas impressões e o que eu faria diferente em outras oportunidades:

 

- Muitos já disseram aqui, mas não esqueçam, deixem para fechar o pacote da trilha em Cusco. Tem saídas para todos os dias. O melhor valor que eu vi para a trilha de 5 dias foi de U$180 (dólares)

- Eu fechei com a Inka Peru Travel (a do Rimber) mas me arrependi. Muito desorganizada, informações erradas e se eu não brigasse iria ficar sem o transporte da volta de Ollantaytambo até Cusco, o qual já estava incluso no pacote, mas quando cheguei lá não tinha carro algum esperando

- Caso queira ir de avião de LIma pra Cusco pesquise a empresa LC Peru. Consegui 2 passagens ida e volta por apenas 120 dólares (valor total das duas passagens)

- Façam aclimatização em Cusco, pelo menos 2 dias. A altitude pega mesmo, recomendo 3 dias para que aproveitem a cidade e façam um passeio pelo Vale Sagrado

- Precisa comprar equipamentos específicos? Essa é uma pergunta complicada. Eu e minha namorada compramos grande parte do equipamento pois nossa intenção é continuar nessa vida de aventura. Se você quer apenas fazer essa trilha, alugue em Cusco a maior parte (mochila, capas de chuva, etc). Invista apenas em uma bota boa

- Reforçando o que eu disse acima. COMPRE UMA BOTA DE BOA QUALIDADE. Eu comprei uma Salomon GTX e minha namorada uma Timberland. Não me arrependo. Mesmo ao fim dos 5 dias meus pés estavam muito bem, não tem nada como andar durante 8 horas, chegar no acampamento e estar com os pés secos e sem dor nenhuma

- Bastões....se você souber usá-los eles são muito úteis. Comprei um em Cusco por 20 soles.....me arrependi, quebrou assim que a trilha começou....sorte consegui comprar um bastão de madeira por 5 soles...foi perfeito. Então a dica é, a não ser que você pretenda fazer outros trekkings e queira investir em bastões bons, sugiro que você compre os de madeira logo na saída da trilha

- O que levar de roupas? Outra pergunta complicada. Eu levei roupa demais. Se fizesse novamente levaria: 5 cuecas (1 para cada dia), 4 meias (3 sintéticas e 1 de algodão), uma calça para caminhada, 1 bermuda, bota, par de chinelos, 3 camisetas Dry Fit, segunda pele (para a primeira noite e 2º dia), casaco tipo fleece, jaqueta impermeável, chapéu e quem sabe luvas (dependendo da época do ano)

- O que levar de comida? Também levamos demais, pense em 1-2 duas barras de cereais por dia e mais umas castanhas, é mais do que suficiente. Leve folhas de coca

- Não se esqueçam de protetor solar e repelente!

- Preciso ser praticante de atividades físicas para fazer essa caminhada? Depende. Tenho 32 anos, faço academia, estou no meu peso ideal e mesmo assim não foi fácil. O fim do primeiro dia e a primeira metade do segundo são bem cansativos, a altitude pega mesmo. Sugiro que você se prepare com pelo menos 3-4 meses de antecedência para aproveitar o melhor do passeio e não sofrer. Minha namorada é sedentária e no segunda dia fez a subida até o Paso Salkantay de cavalo

- O terceiro e o quarto dia de trilha são bem curtos e fáceis. Uma sugestão é fazer a trilha em 3 dias, porém eu gostei de poder ver MP e outras ruínas enquanto estava nos trilhos de trem no 4º dia

- Chegando em MP....você tem a possibilidade de subir até os portões a pé ou de ônibus...se você pretende subir WP mais tarde eu aconselho que você suba de ônibus, para se preservar. Eu não achei que fosse cansar, mas ao chegar aos portões eu estava morto

- Volta de trem....CUIDADO.....muitas pessoas sugerem a volta pelo trem Vistadome....eu comprei e me arrependo demais. Primeiro porque é muito mais caro.....segundo porque ele sai de Aguas Calientes muito mais cedo que os outros trens (o último Vistadome é 15:38), o que encurta seu tempo em MP...e último, após 4 dias de caminhada, subir MP e WP, no fim do dia você está cansado e quando chega no trem você quer dormir e não ficar vendo as mesmas paisagens que viu nos dias anteriores...ou seja, para mim não valeu a pena

 

Bom, é isso, pelo menos o que eu me lembro hehehe. Recomendo esse trekking para todos, as paisagens são demais e apenas nos motivaram mais a seguir nessa vida de trilhas!!! Fim de semana que vem estamos indo para o Pico Paraná, vamos subir o Itapiroca. Mês seguinte vamos para o Caratuva e até o fim do ano iremos acampar no PP!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Parabéns pela trip, Leo!

 

Descobrir novos destinos é massa demais!

 

Como bem você lembrou nesse post, repelente é equipamento de segurança.

 

Não podemos vacilar durante as viagens. Os casos de mochileiros que são infectados por doenças como malária, dengue, febre amarela, entre outras têm só aumentado.

 

Eu descobri, há pouco tempo, que a Icaridina é o único princípio ativo recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Portanto, eu só uso produtos com Icaridina.

 

Ela protege por cerca de 10 horas. Porém, se acaso você se molhar em rios, cachoeiras, mar, ou se estiver calor e suar muito, é ideal é reaplicá-la em menos tempo.

 

Nas roupas, a proteção dura 3 dias mas deve passar de novo se lavar antes disso.

 

Durante o sono, o é importante usar mosquiteiro impregnado com repelente. O efeito no mosquiteiro dura uma semana (7 dias), mas também deve passar de novo se lavar o mosquiteiro.

 

É isso, galera, não vamos deixar que os insetos atrapalhem as nossas viagens.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Leo.

Devo fazer a trilha Salkantay em maio/13. Gostaria de tirar algumas dúvidas com você:

 

1) Embora você recomende, realmente não há necessidade de reservar a trilha antes? Achei por cerca de USD 290 antecipado (com quarto duplo em Águas C.).

 

2) Terei que comprar algumas roupas, como camisetas Dry Fit. Bota já tenho. Rola de comprar em Cuzco? Lá mais barato que no Brasil?

 

3) Não há o risco de ficar sem hotel em Águas C. no quarto dia?

 

Abç

Thales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Maria,

 

essa semana vou postar algumas fotos só para deixar o pessoal que ainda não foi com água na boca!

 

Thales,

 

respondendo suas perguntas:

 

1) Para Salkantay não acho USD 290 um preço absurdo, mas com certeza você pode encontrar mais barato de deixar para fechar na hora. De qualquer maneira se você quer se precaver e garantir que não terá problemas, fecha o pacote aqui do Brasil mesmo. Eu acho o conceito caro e barato muito subjetivo. Se eu quero muito alguma coisa eu não me importo de pagar um pouco a mais, apenas para garantir que não haverão problemas, então se você tem o $$ disponível, vai em frente!

 

2) Cusco é uma cidade turística, então espere preços não tão atrativos e materiais de não tão boa qualidade. Se você mora em uma cidade grande aqui no BRasil, acredito que possa comprar calças de caminhada e Dry Fit em lojas como a Centauro por um preço bem mais modesto.

 

3) Não entendi bem a sua pergunta, mas se você fechar o pacote e certificar com a agência que o hotel está incluído no preço, aí não tem problema, pelo menos no meu caso não teve.

 

Houvi comentários de que Maio ainda é um mês em que há chuvas no Peru, nunca fui nessa época, então de uma lida sobre isso e garanta que terá uma boa capa de chuva e capa para a mochila também. No mais é isso, aproveita a viagem!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Oi Léo!

Aproveitando seu comentário sobre a volta de trem, no Vistadome, para Cusco e que não valeu a pena, você conhece outra opção, melhor, pra realizar o trajeto?

 

Abraço!

 

Oi Larissa,

 

todo o pessoal que foi comigo na excursão (total de 20 pessoas de todo o mundo) optaram por fazer a volta pelo trem classe turística, muito mais barato e saindo em vários horários diferentes.

 

Eu realmente não recomendo o Vistadome.

 

Qualquer dúvida estou aí, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Léo.

 

Seu relato foi muito precioso. Eu e meu esposo vamos fazer Salkantay em Abril e estávamos cm dúvidas sobre a quantidade de roupa e comida levar.

 

Em relação as agências, pretendo fechar lá mesmo. Vc tem alguma dica de Agências ? O que mais me preocupa é essa questão da organização das empresas, pq já vi alguns relatos que as pessoas tbm tiveram problemas pela falta de organização.

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...