Ir para conteúdo

Trilhos na Serra Veranópolis-Bento


Posts Recomendados

  • Membros

e ae

 

Existe na serra entre Veranópolis e Bento uma estrada de ferro, que percorre toda a serra, já desativada (eu acho) com tuneis, paisagens, vilazinhas...

 

Estou pensando em fazer essa estrada a pé, sair de um ponto e percorrer todos os trilhos até outro ponto, mas não tenho nenhuma informação de onde vai dar esses trilho, como é percorrer, os pontos de sair, como fazer enfim não tenho nada.

 

Alquem já fez esse caminho ou tem alguma informação?

 

Abraço mochileiros

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Mauro:

Eu sou de Bento Gonçalves e não sei responder esta pergunta, mas te passo o endereço eletrônico duma pessoa que com certeza vai poder te dar todas as informações necessárias, pois faz trilhas com grupos de pessoas. O nome dele é JAIR LUIS, email: zorzijl@terra.com.br . Espero ter ajudado. Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Alemão

A chefa começou a meter o bedelho em post meu também ::toma::

E tudo por culpa tua ::carai::::lol4::

 

Editando: Tomo a liberdade de colocar o link do relato da travessia escrito pelo Cacius, aliás muuito bem escrito!!!

 

Relato da Travessia do Ramal Bento-Jaboticaba escrito por Cacius

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia Mauro, tudo bem?

Esta estrada está desativada sim, desde 1993, para trens.

Hoje ela está bastante degradada mas ainda permite caminhadas.

Costumamos fazer caminhadas em parte deste trecho, que no total é de 48 km.

O trecho que percorremos tem 17 km, mas inclui os principais túneis e viadutos.

Se quiseres fazer esta caminhada posso te dar umas dicas ou até te acompanhar.

 

Um abrassssssssssssss...

 

Jair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Essa estrada ao contrário do que tem sido falado aqui no fórum, essas estradas de trem da Serra não estão desativadas. No fim de 2009 fiz uma pequena caminhada, em um túnel situado em Santa Tereza com extensão de cerca de 3 Km, e na volta nesse túnel, passou um trem, e tivemos que esperar em refúgios dentro do próprio túnel!!! Estou colocando o vídeo no Youtube, assim que estiver concluído posto o link!!! Segue algumas fotos abaixo:

 

Foto da parte interna do túnel!!!

20100613124352.JPG

 

Foto do trem passando enquanto estávamos dentro do túnel!!!

20100613124520.JPG

 

A melhor parte para se fazer a caminhada é de Guaporé, até o viaduto do treze. Procure no Google fotos do viaduto do Treze, do viaduto da Mula Preta, e você verá as duas maiores atrações dessas ferrovias!!!

 

Espero ter ajudado!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rapa, qual das estradas que tu fala? Tem o TPS, que realmente não está desativado, tem a Ferrovia do Trigo, que não está desativada, tem a Ferrovia do Vinho, ou da UVA, que está fazendo rota turística de Bento pra Carlos Barbosa, mas no seu outro trecho, que é comentado aqui, entre Bento e Veranópolis, ela está, sim, desativada.

Lá no fim dela, quando ela divide um túnel com o TPS, vc verá trens, sim, mas no TPS.

Basta uma olhada no relato da travessia que o Edver agilizou, aí na minha assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...