Ir para conteúdo

PARNA Serra da Gandarela - Grande BH


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal.

Dirijo-me com este post pricipalmente ao pessoal de BH, MG. Semana passada saiu no DOU a criação oficial do PARNA Serra da Gandarela - Grande BH, que inclui partes dos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Itabirito, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara, num total de 35.200 hectares, tudo muito próximo a BH.

Há alguém que já trilhou por lá e saberia dizer como é a região do novo PARNA, se dá pra realizar travessia, a quantas anda a estrutura para camping, etc...?

Sou de BH mesmo, qualquer informação sobre mais esse destino é bem vinda.

Abraços!

598dbe73016f5_Atributos_ParnaGandarela.png.959bff4fe5f5c64dc4287948a8bbe6b7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acesse: aguasdogandarela.org e saiba tudo sobre a região, infelizmente a porção norte da serra que é a mais significativa ficou de fora do parque para a Vale minerar, mas nós do movimento pela preservação da Serra do Gandarela continuamos na luta para a proteção integral da serra e para respeitarem o pedido das comunidades de criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentavel junto ao parque e que foi ignorado pelo governo federal, ainda não há estruturas para recepção turistica, mas podemos indicar locais para dormir, comer e vivenciar, sobre tudo priorizando as comunidades do entorno que merecem colher os frutos por terem preservado este lugar tão maravilhoso e diversificado que é o gandarela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Colaboradores

O post é um pouco antigo, mas vamos lá...

 

O PN Serra do Gandarela só existe no papel, pra resumir a situação. Ainda não foi nomeado diretor, nem nada. A única intervenção que percebi na região foi a colocação de um "monumento" em um dos mirantes da área do Parque. É uma região muito procurada pelo pessoal de bike, tendo até uma trilha famosa por lá, a BorboLight (algo assim).

A infraestutura na região é próxima de zero. Acontece que tem uma comunidade que vive na Serra, então existem alguns restaurantes por lá. Deve ter algumas pousadas também, mas desconheço a existência de campings.

 

É uma região muito bonita, sem dúvida, mas também muito ameaçada pela mineração, como o colega acima colocou. São muitos mirantes e cachoeiras por lá, com acesso relativamente fácil, de carro, bicicleta ou moto. Há algum tempo passei um dia pela região, indo até a cachoeira dos Viana, a Chicadona (ou Chica Dona) e pegando o por do sol em um dos mirantes mais altos da região. Detalhei bem no blog, pra quem deseja conhecer a região e não encontra informações:

 

https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2015/05/serra-do-gandarela-rio-acima-mg.html

_MG_0477.JPG.e902f6813a2a8d064033047635f96dcf.JPG

_MG_0568.JPG.e587d21a4a7490dc0b4218837b403277.JPG

_MG_0701.JPG.77f8b6f9eb52904d5989c8a6dafeceee.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...