Ir para conteúdo

Trilha do Ouro - Travessia do Parque Nacional da Serra da Bocaina


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Chelly, eu fiz.

A trilha é muito fácil, mas mesmo assim vale a pena descolar um croqui e um mapa confiável.

Do início até o meio é mais uma estrada mesmo. Depois da magnífica Cachoeira dos Veados começa o pé de moleque e ela fecha. Tem muitas fazendinhas pelo caminho. Nessa época chove pacas, então tem que ficar esperto com isso.

Outra coisa, de São José do Barreiro até a a entrada do parque são 30 km de subida pura. A galera enfia a faca para levar, mas tinha um cara que tinha um fusquinha, o Zé Pescocinho, que cobra menos.

Da saída até a vila de Mambucaba são mais 20 km. É um puta rolê. A trilha mesmo tem 30 km, e vc vence fácil em 2 dias. Se vc quiser dá prá contratar alguém prá te pegar no fim.

Eu fiz tudo a pé, os 80 km em três dias, mas tava MUITO condicionada na época, e não recomendo fazer isso.

Outra coisa, nas fazendinhas vc pode descolar pouso e rango.

A Cachoeira Sto Izidro, Posses e dos Veados são obrigatórias. A dos Veados é uma das mais lindas do Brasil! Perto tem um ponto prá dormir, mas fique esperta com os micuins.

Acho que é isso, mas se tiver mais dúvidas manda ver tá?

Abraços e boa sorte!

Marina.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Chelly! De nada!

O Parque não tem não.

Puuutz, esqueci, tem que pedir autorização prá fazer essa trilha. É muito fácil, é só mandar uma carta para o Parque com seus dados, RG e talz, eu não paguei nada. O Guarda disse que não precisava.

Eu fiz a trilha só com o croqui, pq na época já navegava bem e fui com um navegador experiente tbm. Ela não tem muito o que errar, mas é bom não arriscar né?

Vou procurar uns links na Internet com os endereços e tudo mais e posto aki prá vc, blz?

Abraços e boa sorte! A trilha é linda!

Marina.

Link para o comentário
  • Membros

Ah lembrei!

Tinha uma revista Caminhos da Terra, antiga, que tinha esse mapa. Dá uma procurada em bibliotecas, lembro que na do Ibirapuera, que abre aos domingos tinha.

 

Links:

http://geocities.yahoo.com.br/danielmorju/Trilhadoouro.html

http://www.montanhasdorio.com.br/principal_historia.cfm?contador=21

http://www.ibama.gov.br

 

[;)]

Espero que ajude!

Abraços,

Marina.

Link para o comentário
  • Membros

Cara Chelly,

 

conseguir o mapa nao é difícil.. no Parque eles tem.. mas é melhor e mais fácil tirar direto na papelaria q tem a cópia.. e no proprio parque eles indicam.. se pesquisar na internet tb acha..

para quem está acostumado e com essas indicações dá para fazer tranquilo.. se nao.. existem guias competentes na região.. q de repente tornam ainda melhor o passeio..

 

Qqer outra dica, entre em contato..

 

José Luiz

Link para o comentário
  • Membros de Honra

E aí Chelly.

Eu já fiz esse percurso da Travessia da Bocaina (Trilha do Ouro), saindo de S.J. Barreiro até Mambucaba (Angra). Coloquei um relato bem explicativo em um tópico q criei em Relatos de Viagem.

Na minha opinião, um mapa é desnecessário, viu.

 

Se quiser dar uma olhada:

 

 

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=1388

 

Abcs.

 

 

Augusto

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Haha, Mariana, é isso mesmo, o Zé Pescocinho!!! Que comédia aquela caminhonete dele, pusemos 22 num espaço onde não caberiam nem 10! Nunca achei que fosse aguentar... mas sobrevivemos!

 

Chelly, é bom ir com mapa sim, apesar de ser tudo trilha batida, nos trechos em que você pega as estradas das fazendas que tem por lá é bifurcação pra tudo quanto é lado! Se não tiver um "Jão das Couve" por perto pra você perguntar vai errar e voltar pra São José do Barreiro. Mas o melhor mesmo é pegar o mapa direto na papelaria que tem por lá, são umas cinco páginas de xerox. Não tem escala nenhuma, é um croqui no maior garrancho, uma piada! Mas dá pra ir tranqüilo! Tenho até hoje aqui em casa mas tá num estado deplorável, senão escaneava e te mandava. Ah, faça o cronograma para dormir a primeira noite em barreirinha e a segunda na cachoeira dos veados, ok? É o melhor.

 

[]´s

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...