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Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


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Oi pessoal.

 

Este é um relato dessa caminhada saindo de Tambaú (SP) até a Basílica de Aparecida com algumas dicas, informações e depoimentos em vídeo que fui fazendo ao longo do percurso.

Iniciei sozinho a caminhada no dia 27 de Maio e fui terminar no dia 10 de Junho. Passei no meio de plantações de café, cana de açúcar, trilhas na mata, trilhos de uma linha férrea e no asfalto.

Atualmente o Caminho sai de 3 lugares diferentes e sempre estão acrescentando mais cidades. Seguindo sempre as setas amarelas, o Caminho passa por mais de 20 cidades e vilas. Até a cidade de Paraisópolis fui caminhando sozinho e a partir dali continuei a caminhada com a minha esposa Márcia. Ao longo do Caminho encontrei outros peregrinos, alguns de bike e outros caminhando.

 

 

Tem um trecho de uma música do Gilberto Gil que diz: “Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá”. Acho que reflete bem sobre o que eu passei em toda essa caminhada, que me fez reunir forças para caminhar 429 Km.

Os primeiros dias foram os mais difíceis (muitas dores musculares). Começou a melhorar lá pelo 4º dia, quando caminhei 50 Km em 15 horas direto.

Na maioria dos trechos eu saia por volta das 08:00 hrs e chegava na outra cidade no final de tarde. Alguns trechos cheguei já escurecendo.

Para quem usa GPS, no wikiloc eu plotei toda essa caminhada:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=945495

 

As fotos eu dividi em vários álbuns, sendo que para cada dia eu fiz um.

 

No final de cada trecho eu também fazia uma filmagem em vídeo relatando sobre os problemas que passei, como foi o percurso e uma descrição de como é a pousada. O tempo médio de cada vídeo ficou entre 5 a 9 minutos.

Aqui estão todos os vídeos:

http://www.youtube.com/view_play_list?p=BEB6909BA9522A51

 

 

 

Abaixo um pequeno resumo dessa caminhada

 

 

1º dia: Tambaú/SP até Casa Branca/SP - 35 Km

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Trecho dos mais tranquilos, por ser plano e com poucas subidas e descidas. Ideal levar uns 2 litros de água (apesar de haver indicações e lugares onde pegar água pouco antes da divisa). Ao longo do trecho, o caminho passará por plantações de café, cana de açúcar, batata, feijão, laranjas e tangerinas.

Ao passar pelo cemitério de Tambaú, logo à frente o Caminho sai da Rodovia à direita e segue por estradas de terra até chegar em Casa Branca.

A divisa de municípios você chega depois de 11 Km, umas 3 horas depois. Cheguei em Casa Branca depois de pouco menos de 9 horas de caminhada.

A Pousada na cidade fica em uma área da Igreja Nossa Senhora do Desterro e com café da manhã simples.

Fornece jantar, mas é necessário reservar antecipadamente.

Os quartos são coletivos e enormes (sem TV), mas um local bastante tranquilo.

 

Fotos desse dia:

Vídeo:

 

 

 

2º dia: Casa Branca/SP até Vargem Grande do Sul/SP - 31 Km

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Trecho bem desgastante e cansativo, sempre com o Sol incidindo. Leve água da pousada ou compre em algum bar da cidade, pois ao longo do trecho eu não achei. Só nos Kms finais. Logo que estiver saindo da cidade e passar embaixo da Rodovia, fique atento que o Caminho pega uma bifurcação à direita e segue cruzando outras Rodovias até chegar no acostamento de uma delas e aí seguir por 6 Km até um desvio à esquerda (fique atento a isso) que agora segue por inúmeros sítios e fazendas. Com varias paradas para descanso fui chegar em Vargem Grande do Sul depois de 10 horas de caminhada. Existe somente um Hotel na cidade para receber os caminhantes: Príncipe Hotel que fornece café da manhã.

Melhor lugar para jantar na cidade é no Varanda´s Restaurante (próximo da Igreja Matriz).

Existe outra Pousada a cerca de 10 Km da cidade, que o Caminho passa ao lado: é a Pousada Da. Cidinha.

Fotos desse dia:

Vídeo

 

 

 

3º dia: Vargem Grande do Sul/SP até São Roque da Fartura/SP - 27 Km

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Trecho inicialmente no plano com subidas leves e depois de passados uns 12 Km se iniciará a árdua e íngreme subida da Serra da Fartura (existe a Pousada da Da. Cidinha no início dessa subida). Já do outro lado da serra, o Caminho segue por um pequeno trecho de asfalto, de onde já se consegue ver São Roque da Fartura ao fundo e depois volta a subir a Serra da Fartura, como se fosse um desvio. É um trecho bem desgastante, pois é só subida (o visual lá da crista vale a pena). Levei 8 horas de Vargem Grande do Sul até São Roque da Fartura.

A Pousada Cachoeira (que pertence Da. Cida) fica depois da Vila, cruzando a Rodovia e se localiza numa subida bem íngreme e oferece jantar. Se quiser fornece café da manhã também.

Fotos desse dia:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658134415908

Vídeo

 

 

 

4º dia: São Roque da Fartura/SP até Andradas/MG - 50 Km

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O trecho mais longo de todos - caminhei durante 15 horas direto até Andradas. Até o início da descida da serra em direção a Águas da Prata é quase todo no plano, passando por inúmeras nascentes e no meio de plantações de café. Saí de São Roque da Fartura pouco antes das 05:00 hrs e cheguei em Águas da Prata pouco depois das 09:00 hrs. Como encontrei a Pousada do Peregrino fechada, passei direto pela cidade. De Águas da Prata até Andradas o trecho segue por um imenso vale inicialmente no plano para depois só subida. Andradas se localiza em um grande vale entre 2 serras, por isso o trecho final é de descida íngreme e longa.

Fiquei no Hotel Pastre, mas na cidade existe outro Hotel que é melhor: o Hotel Palace.

Os dois fornecem café da manhã.

Melhor lugar para comer é no Restaurante União.

Fotos desse dia:

Vídeo

 

 

 

5º dia: Andradas/MG até Crisólia/MG - 36 Km

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Esse trecho é dividido em vários outros: de Andradas a Serra dos Limas e depois até Barra e depois até Crisólia.

O trecho de Andradas até a Serra dos Lima lembra um pouco a subida da Serra da Fartura por ser muito íngreme.

De Serra dos Lima até distrito da Barra é plano e depois descida íngreme até o fundo do vale. Já de Barra até Crisólia é uma subida íngreme muito forte, uma parte plana e pequenas descidas. Na parte final é um longo trecho plano que parece nunca terminar. Não se vê Crisólia do Caminho. Ela aparece de repente, escondida entre os morros. Saí de Andradas por volta das 07h30min, chegando na Barra pouco depois das 12:00 hrs e por volta das 18:00 hrs em Crisólia.

Na Serra dos Lima, a cerca de 10 km de Andradas fica a Pousada da Da. Natalina.

No distrito da Barra, a cerca de 20 km de Andradas se localiza a Pousada do Tio João.

Em Crisólia fiquei na Pousada da Da. Adelaide e que fornecia café da manhã.

Atualmente em Crisólia só funciona a Pousada do Peregrino, que pertence a Da. Maria.

Melhor lugar para comer em Crisólia é no Bar da Zéti.

Fotos desse dia:

Vídeo

 

 

 

6º dia: Crisólia/MG até Borda da Mata/MG - 38 Km

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Crisólia está próxima de Ouro Fino (7 Km). Esse trecho passa por dentro dessa cidade (passe no Supermercado Peg Pag e visite a Gruta de Nossa Sa. Aparecida) e depois chega a Inconfidentes (pare no Bar do Maurão – fica na entrada da cidade). Depois o Caminho segue por uns 2 Km pela Rodovia e logo sai para a esquerda, junto a um ponto de ônibus. Passa ao lado da Pousada Águas Livres e segue ora no plano, ora subidas leves. Nesse trecho, talvez você encontre o Seu Joaquim, ao lado da bica que ele fez (tem uma enorme placa em frente). O lugar é perfeito para descanso. O trecho final, de onde se enxerga a cidade de Borda da Mata é de descida e algumas partes planas, mas bem tranquilo. Saí de Crisólia as 07h30min e cheguei as 19:00 hrs em Borda da Mata.

Se puder visite a Igreja Matriz de Borda da Mata, pois os vitrais internos são lindos.

Fiquei no Hotel Village com café da manhã.

Melhor lugar para comer em Borda da Mata: Restaurante San Diego onde também funciona um Hotel.

Fotos desse dia:

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=TyTeRQK1N5A

 

 

 

7º dia: Borda da Mata/MG até Tocos do Mogi/MG - 16 Km

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Um dos trechos mais tranquilos dessa caminhada. Saí de Borda da Mata por volta das 10:00 hrs e cheguei em Tocos do Moji por volta das 15h30min.

Alguns aclives e declives bem fáceis e muita plantação de morango ao longo do Caminho (isso se estiver na época).

Não deixe de ir à Pastelaria Zé Bastião, que vende pastel de fubá. Pouco antes de chegar na cidade encontrei o Ronald (colega de uma lista de trekking da qual eu participo) e que me acompanhou até Estiva (de lá ele retornou para São Paulo).

Fiquei na Pousada do Peregrino (Da. Terezinha) que não oferece café da manhã e nem refeição.

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656209632074

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=zrHN79M3ntY

 

 

 

8º dia: Tocos do Mogi/MG até Estiva/MG - 22 Km

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Li em alguns relatos de que esse trecho seria um dos mais difíceis, mas não chegou a ser. Depois de uma subida inicial, o Caminho passa pelo distrito de Fazenda Velha e depois uma longa descida e subida pelo Vale dos Teodoros. É um dos trechos mais bonitos de todo o Caminho. Muita plantação de morango também. Saí de Tocos do Moji as 08h30min e cheguei em Estiva pouco antes das 15:00 hrs.

Fiquei na Pousada do Póka que se localiza sobre Padaria Santa Edwiges e ao lado da Igreja Matriz.

Melhor lugar para comer: Nélios Restaurante

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656220156963

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=9RLl3q9kO00

 

 

 

9º dia: Estiva/MG até Consolação/MG - 20 Km

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Trecho também bem tranquilo. Saí de Estiva as 09:00 hrs e cheguei em Consolação por volta das 15h30min. Depois de cruzar a Rodovia Fernão Dias, o Caminho segue no plano a sua maior parte. Cerca de 2 horas depois da cidade se inicia uma longa subida da Serra do Caçador por quase 1 hora. Chegando ao topo o trecho é todo no plano com descidas até chegar em Consolação.

Fiquei na Pousada da Da. Elza, que oferece jantar e café da manhã.

A cidade é bem pequena e não oferece muita coisa.

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658131337630

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=zPyrn6FpCcc

 

 

 

10º dia: Consolação/MG até Paraisópolis/MG - 22 Km

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Trecho também bastante tranquilo. Saí as 08h30min de Consolação e cheguei em Paraisópolis as 15h30min. O inicio dele é com leves descidas e todo no plano com uma ou outra subida leve. A longa subida não tão íngreme já tá quase no final, depois que o Caminho segue por uma estrada secundária. Chegando no topo é só descida até Paraisópolis, onde já se avista a Pedra do Baú de ângulo bem diferente.

Fiquei no Hotel Central que oferece café da manhã.

Melhor lugar para comer: Restaurante Choupana (simples, mas de qualidade)

Fotos desse dia:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656209731114

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=26TQDEioe6U

 

 

 

11º dia: Paraisópolis/MG até Campista/MG - 41 Km

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Sem dúvida nenhuma um dos trechos mais difíceis de todos. Aqui eu já estava com a Márcia que se juntou a mim até a Basílica de Aparecida. Por não saber como era o trecho e não encontrar relatos de outros peregrinos, já que ele foi inserido em substituição ao trecho de São Bento do Sapucaí, Sapucaí Mirim e Santo Antônio do Pinhal, caminhamos cerca de 14 horas direto. Ao chegarmos ao Distrito de Luminosa, que fica em um imenso vale, imaginávamos que a subida da serra não fosse tão extensa. Foi um desnível de 1000 metros, tendo de subir um trecho muito íngreme e extremamente cansativo no final.

Não recomendo fazer esse trecho se você não está preparado para uma longa subida.

Já quem for fazer esse trecho, deverá estar passando por Luminosa no máximo até 12:00 hrs, para chegar no asfalto antes do anoitecer, senão terá problemas - sugiro ficar na Pousada N. Sra das Candeias (Da. Ditinha) que fica ao lado da Igreja de Luminosa ou na Pousada da Da. Inez, uns 4 Km depois de Luminosa, já na subida da serra. No final da subida da serra, o Caminho segue por um trecho de mata e sem qualquer vestígio de vida humana (só com lanterna para fazer esse trecho no escuro).

A Pousada Barão Montês fica na Estrada do Campista (que liga Campos do Jordão à São Bento do Sapucaí) e tá no meio do nada.

Por não saber onde ficava a Pousada, cometemos vários erros nesse trecho.

Nem imaginávamos que a Pousada ficava longe de tudo. E para piorar nem avisamos ao proprietário da Pousada que íamos chegar durante a noite.

Por isso avise com antecedência que você vai pernoitar na Pousada para ele preparar o jantar.

Fornece café da manhã.

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658134904928

 

Vídeo 1

http://www.youtube.com/watch?v=lhWUQKTpd_8

 

Vídeo 2

http://www.youtube.com/watch?v=yjXA9ErDFWg

 

Vídeo 3

http://www.youtube.com/watch?v=OBkPI-AHOoM

 

 

 

12º dia: Campista/MG até Campos do Jordão/SP - 21 Km

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Saímos de Campista as 09:00 hrs e chegamos em Campos do Jordão por volta das 15h30min. O trecho é tranquilo e segue descendo pelo asfalto durante uns 30 minutos e ao chegar na divisa São Bento do Sapucaí/Campos do Jordão, o Caminho segue por estradas de terra à direita, agora em aclive.

Chegando na crista o visual compensa, mostrando alguns bairros de Campos do Jordão e passando próximo da Pedra do Baú, à direita. Existe um pequeno bar à esquerda, pouco depois de se avistar a Pedra do Baú. O ideal é parar aqui, pois ainda tem um longo trecho até a Pousada Refúgio do Peregrino, que oferece café da manhã.

Campos do Jordão oferece inúmeras opções de alimentação, mas dependendo da época se tornam muito cara.

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658478799316

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=gxLkCskaDCM

 

 

 

13º dia: Campos do Jordão/SP até Pindamonhangaba/SP - 42 Km

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O trecho inicial ainda é pelo asfalto com algumas subidas e descidas, passando pelo ponto culminante ferroviário do país. O trecho mais chato é quando você caminha pela linha do trem (cuidado com o trenzinho, pois sempre tem algum descendo ou subindo). Chegando na Estação Eugênio Lefreve, em Santo Antônio do Pinhal, aqui é ponto final dos trenzinhos que saem de Campos do Jordão, por isso está sempre cheia - dizem que o bolinho de bacalhau do barzinho da estação é um dos melhores. No local tem um belo mirante de todo o vale e agora o Caminho sai da linha do trem e segue por uma trilha no meio da mata - tem a opção de continuar pela linha do trem, mas é bem mais cansativo. Terminando a descida chegamos no Bairro de Piracuama, onde existe uma estação de trem e 2 Pousadas, mas no dia nenhuma tinha vaga. Se quiser pernoitar por aqui em qualquer das pousadas é necessário reservar antecipadamente. Até o centro de Pindamonhangaba são uns 20 Km e lá existem mais 3 pousadas. Saímos de Campos do Jordão as 08h30min e chegamos no centro de Pindamonhangaba por volta das 20:00 hrs. Tivemos um pequeno problema nesse trecho. Veja no vídeo.

Ficamos no Hotel Comendador, que oferece café da manhã.

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658134964888

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=O_2Kc4BSmqc

 

 

 

14º dia: Pindamonhangaba/SP até a Pousada Jovimar (Aparecida)/SP - 27 Km

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Saímos por volta das 08h30min e chegamos na Pousada Jovimar as 17:00 hrs.

O percurso foi todo no asfalto, ao lado da Rodovia que segue para Aparecida. É bem entediante, monótono e barulhento e para piorar não existem trechos de sombra (foi Sol na cabeça o tempo todo). Como não pretendíamos chegar no final de tarde na Basílica ficamos em uma Pousada a 3 Km antes, de onde ainda não se consegue ver a Basílica. O legal é que durante todo percurso sempre vão passando bikers ou peregrinos de outras cidades e ao verem eu e a Márcia de mochilas passam incentivando.

Fotos desse dia:https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157658478853556

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=6o8_9wGcKpw

 

 

 

15º dia: Pousada Jovimar até Basílica - 3Km

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Saímos da Pousada pouco antes das 09:00 hrs, já que pretendíamos participar da Missa das 10:00 hrs. Assim que nos aproximávamos da Basílica, percebíamos que estaria lotada, haja vista o número impressionante de ônibus de turismo.

Fomos subir as escadas da Basílica as 09h40min e depois da Missa fomos pegar nossa Mariana (certificado de quem conclui o Caminho da Fé) e no final da tarde voltamos para São Paulo.

 

Fotos desse dia: https://www.flickr.com/photos/augusto08/albums/72157656220376453

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=jZnqML264mg

 

 

Por hora é isso.

 

 

 

Abcs

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Blz galera.

 

Só faltou colocar algumas dicas e curiosidades sobre o Caminho atualizadas em 2013.

 

 

# Algumas das Pousadas estão dentro da cidade, outras na zona rural. Em alguns meses do ano, muita gente faz esse Caminho, por isso o ideal é de acordo com o ritmo da caminhada, ir já reservando as pousadas nas próximas cidades.

 

# Todas as Pousadas e Hotéis fornecem roupas de cama e toalhas de banho e a variação de preços é muito grande. Algumas, que são casas residenciais cobram $20,00, enquanto algumas outras Pousadas e Hotéis têm preços de até $80,00. A média de preço fica por volta de $40,00.

 

# Algumas pousadas disponibilizam locais apropriados para lavar roupas.

 

# Para ficar em algumas pousadas ou casas residenciais é necessário reservar antecipadamente. Veja a lista no site do Caminho da Fé.

 

# O ideal é antes de iniciar essa caminhada, pegar no site do Caminho da Fé a relação das pousadas com seus respectivos telefones e preços. Assim fica mais fácil já acertar os pernoites de acordo com o ritmo da caminhada.

 

# Não cometa o mesmo erro que a gente no trecho Paraisópolis-Campista. Foram várias cagadas: caminhamos demais, pensando que o trecho fosse fácil; não reservamos a Pousada Barão de Montes, pensando que encontraríamos ela em alguma vila (ela tá no meio do nada). Pensamos que encontraríamos algum restaurante próximo, se não tivesse jantar na pousada. Tudo culpa nossa.

 

# Valores das refeições é de $10,00 a $20,00.

 

# Pode ser que alguns restaurantes onde comemos não funcionem mais. Sempre é bom perguntar na Pousada os melhores lugares para jantar.

 

# Não existem áreas de camping ao longo do Caminho. Só existem as opções das pousadas, hotéis ou casas de família.

 

# Algumas cidades dispõem de caixas eletrônicos dos principais bancos. São poucas as pousadas que aceitam cartão. A maioria só aceita dinheiro.

 

# O traçado do Caminho da Fé é quase que basicamente de oeste para leste e com isso a caminhada pela manhã será sempre com o Sol incidindo no rosto. Um boné com abas é obrigatório.

 

# Um cajado é essencial, principalmente nas subidas e descidas. Ele é vendido nos locais onde é fornecido a credencial, mas procure ligar antes para confirmar.

 

# Um bom tênis com uma boa palmilha e já usado é o essencial. Não use de maneira nenhuma um tênis novo. Fui com uma bota de trekking e achei desnecessário. Use duas meias, uma fina e outra um pouco mais grossa por cima. Passe também vaselina nos dedos, para evitar as bolhas.

 

# Evite roupas grossas para a caminhada. Um bom moletom ou uma calça fina já tá bom. Jeans de jeito nenhum. Durante a caminhada o corpo esquenta facilmente e uma blusa leve já é o ideal.

 

# Cerca de 1 mês antes se prepare fisicamente realizando caminhadas regularmente. Assim ao iniciar o Caminho da Fé, o corpo já está preparado para longas caminhadas e com isso se evita aborrecimentos ou até desistências.

 

# Todo o Caminho é muito bem sinalizado pelas setas amarelas ou placas de metal a cada 2 Km onde consta a quilometragem restante até Aparecida. Essas setas estão pintadas em postes, árvores, no asfalto, cercas, porteiras, mourões. Nos cruzamentos de rodovias elas normalmente estão pintadas na parte detrás das placas de sinalização.

 

# As placas maiores indicam a direção a ser seguida, através das setas amarelas, pontos de interesse como água potável e área de descanso e características das cidades onde o Caminho passa.

 

# Na minha opinião um dos piores trechos de todo o Caminho é o de Paraisópolis até Campista, passando por Luminosa. Evite fazer esse percurso que eu fiz. Se vier a fazer, saia bem cedo.

 

# Em vários trechos do Caminho, ele passa por dentro de propriedades particulares e ao cruzar cercas, porteiras ou cancelas, deixe-as como encontrou - abertas ou fechadas.

 

# Quem não tem a disponibilidade de vários dias para completar todo o Caminho, tem a opção de fazê-lo em partes, caminhando só em fins de semana. O meu colega Ronald que encontrei próximo de Tocos do Moji estava fazendo dessa forma.

 

# Sinal de telefonia celular é fácil conseguir.

 

# A Credencial do Peregrino deve ser adquirida nos locais onde se inicia a caminhada e serve para identificar que você está fazendo o Caminho da Fé. Ela deve ser apresentada nas pousadas e hotéis em que se hospedar. É importante que ligue antes para o local onde vai iniciar a caminhada se a credencial é fornecida lá. Não esqueça também de solicitar os carimbos por onde passa. Eles são a prova de que você fez todo o percurso. Ao chegar na Basílica de Aparecida, você poderá solicitar a Mariana, que é um certificado de conclusão do Caminho.

 

# Ideal levar uma mochila com no máximo 8 Kg de peso.

 

# O que levar na mochila:

- 3 ou 4 mudas de roupa.

- vários peças de roupas íntimas e vários pares de meia.

- uma pequena toalha

- capa de chuva

- um tênis já usado e uma papete.

- chinelo.

- canivete.

- material de higiene pessoal

- alguns alimentos para serem consumidos ao longo da caminhada. Posso citar frutas secas, barras de cereais, chocolate, sucos, um sanduiche natural e uma ou outra fruta fresca. Em geral alimentos de fácil digestão.

- Kit de primeiros socorros contendo pomada anti-séptica, anti-ácidos, curativos, gaze de rolo, esparadrapo, pomada contra assadura, Gelol ou similar, protetor solar e comprimidos para dores, resfriados ou gripes.

 

# Site com as indicações das Pousadas, seus respectivos telefones e a distância de uma para outra, assim como outras informações.

http://www.caminhodafe.com.br

 

 

Curiosidade

 

# O Caminho da Fé é mantido pelas cidades onde ele passa, através de leis que foram aprovadas nas respectivas Câmaras Municipais. As contribuições variam de cidade de acordo com o número de habitantes. Regularmente o Caminho da Fé acrescenta mais outras cidades aumentando o percurso.

 

# O trecho que muita gente reclama e com razão é o de Pindamonhangaba até Aparecida. Ele é todo feito pelo asfalto e nunca será excluído, já que essa cidade é a que mais contribui e já possui uma lei aprovada.

 

 

Abcs

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  • 9 meses depois...
  • Membros de Honra

Blz Maurício.

 

Essa era também uma das grandes preocupações que eu tinha qdo planejei essa caminhada.

Mas o que eu encontrei me levaram a concluir que violencia mesmo só nas grandes cidades.

 

Todas as cidades e olha que não foram poucas sempre encontrava uma receptividade muito grande. Digo dos moradores mesmo.

E maior ainda na zona rural, qdo passava por alguma plantação onde tinham alguém trabalhando na roça.

Recebi varios pedidos ao longo do caminho e de pessoas que eu nem conhecia.

É bem legal. E nas pequenas vilas o pessoal te recebe muito bem.

 

Qdo cheguei em Campos do Jordão, o Edison (o dono da pousada) me disse que o trecho do bairro de Piracuama até o centro de Pindamonhangaba (que é feito por uma longa avenida deserta) costuma ser perigosa se vc faze-la durante a noite.

Durante o dia é tranquila.

Por isso é bom reservar uma das 2 pousadas nesse bairro para não ter que caminhar a noite por essa avenida até o centro.

Ou se vc estiver bem rapido, com certeza passará por ela durante a tarde e com isso dá p/ ficar na pousada do centro de Pinda.

 

E sozinho eu acho dificil, porque vc sempre vai encontrar com alguém ou que está um pouco mais rapido ou mais lento.

O pessoal faz de acordo com o ritmo de cada um.

 

 

Valeu.

 

 

Augusto.

Você é fera, mesmo!

Excelente seu relato!

Gostaria de saber uma coisa....

Em relação à segurança?

Não estamos no norte da Espanha....

Corremos algum risco fazendo esse Caminho sozinhos?

Obrigado.

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  • Membros de Honra

Olá Augusto,gostei muito do seu relato.

Sempre pensei,e ainda penso de fazer a caminhada de Santiago mas,ão lê seu relato e vê que temos tambem um caminho da fé(eu não tinha conhecimento),penso que se não for possivel ir até Chile poderia fazer aqui mesmo no Brasil a caminhada.abraços.

::otemo::

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  • Membros de Honra

Blz Michel.

 

O relato foi feito para servir de guia mesmo. Essa foi a minha intenção.

E pode ir tranquilo. Os trechos são bem sinalizados.

 

Abcs

Augusto !

 

Muito bacana o relato, muito rico com mapa, vídeos !! ::cool:::'> :8): ::cool:::'> :8):

 

 

 

billy.

Já li relatos de pessoas que fizeram o Santiago de Compostela e do Caminho da Fé.

Por incrivel que pareça o Caminho da Fé se revelou bem mais dificil.

Talvez pelo numero elevado de subidas e descidas de serras. Cansa muito viu.

E o de Compostela, a desvantagem é que ele é muito longo. Normalmente se faz em + - 30 dias.

O daqui + - 15 dias, dependendo de onde vc iniciar.

 

Só não temos os castelos e as igrejas, mas vale a pena.

 

 

Abcs

 

Olá Augusto,gostei muito do seu relato.

Sempre pensei,e ainda penso de fazer a caminhada de Santiago mas,ão lê seu relato e vê que temos tambem um caminho da fé(eu não tinha conhecimento),penso que se não for possivel ir até Chile poderia fazer aqui mesmo no Brasil a caminhada.abraços.

::otemo::

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  • Membros de Honra
Já li relatos de pessoas que fizeram o Santiago de Compostela e do Caminho da Fé.

Por incrivel que pareça o Caminho da Fé se revelou bem mais dificil.

Talvez pelo numero elevado de subidas e descidas de serras. Cansa muito viu.

E o de Compostela, a desvantagem é que ele é muito longo. Normalmente se faz em + - 30 dias.

O daqui + - 15 dias, dependendo de onde vc iniciar.

 

Só não temos os castelos e as igrejas, mas vale a pena.

 

Tenho uma colega de trabalho que me falou justamente isso, que se eu conseguir fazer o Caminho da Fé tirarei de letra o Caminho de Santiago !

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  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Me chamou atenção por que tenho uma amiga que está indo para a Espanha em Setembro fazer o caminho da fé.

Quanto ao teu relato, realmente pra mim que desconhecia foi uma grande informação. Eu nem imaginava como era e quando comecei a ler fui entendendo, é difícil acreditar ter placas indicativas. Parabéns.

Augusto vá gostar de andar é o segundo relato teu que eu leio.

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  • 3 semanas depois...
  • Membros

Augusto, parabéns pelo seu relato, muito detalhado e confesso que sempre tive uma vontade de fazer um caminho dessa magnetude. Minha dúvida é se tem como fazer camping para minimizar os custos e se é vantagem. E a outra pergunta este é um caminho que todos podem fazer eu tem um limite de idade para tal?

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