Ir para conteúdo

Travessia Petrópolis-Teresópolis


Posts Recomendados

  • Colaboradores

E aí, galera!

 

Tô querendo fazer um trekking em julho. Pensei em Petrópolis-Teresópolis. O que acham? Tenho algumas dúvidas:

 

1) É perigoso (ladrões)?

2) Dá para acampar?

3) Dá para fazer em quanto tempo?

4) É tranquilo em julho?

5) Outras sugestões de trilhas para iniciantes? Seria uma caminhada de 2 dias aproximadamente, acampando, etc. Sou de MG, então não poderia ser muito longe.

 

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
  • 2 semanas depois...
  • Membros

A Travessia é casca grossa!!!No caso eu fiz Teresópolis-Petropolis

Não tem perigo de assalto até porque fica longe dos centros urbanos e o lugar é de difícil acesso , tendo que se identificar na portaria dos parques.

Eu já fiz em 2008 , e estou voltando agora em maio de 2009 novamente,

1º dia: 8 horas de trilha pesada para caminhar cerca de 11km até a chegada ao pico do Sino 2880mts de altitude

2º dia: travessia Sino X Castelos do Açú: 30km em um unico dia, subindo e descendo 6 montanhas até a chegada aos Castelos do Açú, vc sai 8hs da manhã e chega por volta das 16/17:00hs nos Castelos.

3º dia: descida de 7km +- umas 4 horas de descida.

Aconselho levar saco -1º ou daí pra baixo, qdo eu fiz peguei 1 grau na madruga!!!

Uma boa bota, só levar realmente o essencial na mochila para os 3 dias, pois ela se torna a seu pior pesadelo devido ao peso, rsrsrs!!!

E só lembrando, tem que ir com alguém que tenha um pouco de conhecimento, pois existe um lugar no meio da trilha chamado de cavalinho , para os que não estão acostumados com algumas praticas em escaladas é bom ir alguém que saiba usar uma corda para a descida (no caso Tere-Petropolis)no sentido contrário é subida.

Se vc for em dupla , divida o peso da sua barraca de 2 lugares com o seu amigo.

É importante tb levar clorim para purificar a água que vc bebe, pois é possível pegar algum tipo de bacteria em aguás de lugares hostís, e lá em cima não é uma boa idéia alguém passar mal.

Traga todo o lixo de volta .

E o restante muita paisagem para tirar fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Algumas correções no post do Marcelo Braga;

 

O sino têm 2.263m segundo o site do parque

 

A travessia têm quase 30km no total segundo site do parque

 

Então são 8km no trecho sede Petópolis-Açu, 11Km no trecho Açu-sino e 11Km no trecho sino-sede do parque.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
A Travessia é casca grossa!!!No caso eu fiz Teresópolis-Petropolis

Não tem perigo de assalto até porque fica longe dos centros urbanos e o lugar é de difícil acesso , tendo que se identificar na portaria dos parques.

Pô, cara..eu ja discordo qto ao fato de ser casca grossa! Claro q pode sê-lo p/ quem ta desabituado a navegar, tiver descondicionado fisicamente ou as condicoes do tempo virarem no meio do trajeto. Fora isso, a Peterê é relativamente tranquila p/ quem faz caminhadas regularmente! A meu ver, casca grossas sao aquelas q nem trilha tem e vc tem q avançar na raça, varando mato, azimutando nalguma direcao em condicoes adversas, etc.. Serra Fina é uma delas, mas ultimamente tem pintado outras caminhadas bem mais tecnicas nesse quesito, q a deixam quase pau a pau com a Peterê, q tem a seu favoir o belo visual e o fato de ser a travessia mais famosa do pais.

Em territorio fluminense, casca grossa é a pauleira Bonfim-Sto Aleixo; em SP a travessia do Rio Claro; o Vale da Ilusao, no petar; a Ciri-Graciosa, no PR; qq uma na Serra do Quiriri, em SC; e em MG tem trocentas pauleiras q sao desconehcidas, por exemplo, a Garganta da Bocaina...

http://jorgebeer.multiply.com/photos

e por ai vai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Todos acima deram grandes dicas.

Petrô x Terê é muito complexa, o tempo muda em questão de seg...

 

Totens não tem nome, vc pode achar que ele está errado qnd não está, simplesmente está indicando para ouro pico.

 

Conselho, vá com guia, decore o caminho e depois vá, se essa é a sua vontade, mas de cara ir na coragem..Não vá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

DICA

 

realizei a travessia em outubro agora e deixo aqui algumas dicas

 

o abrigo do açu sera inaugurado agora

valor abrigo

cama $ 20

colchonete $ 15

banho quente 5 minutos $ 10

 

durante o sabado na rodoviaria de teresopolis nao esta partindo onibus para SP, entao na propria rodoviaria de teresopolis pegue um onibus para petropolis, a passagem para SP pode ser comprada em teresopolis mesmo.

 

na rodoviaria de teresopolis indico a lanchonete regina ( em frente a rodoviaria ), os salgados la sao otimos. comi 2 salgados e uma coca por $ 4,10

 

na rodoviaria de petropolis tem a opcao de tomar banho quentinhoooo com direito a toalha e sabonete ::otemo::::otemo::::otemo:: $ 4,80 tempo livre ::hahaha::::hahaha::

 

internet $ 3 hora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...