Ir para conteúdo

Dia das crianças no parque Itatiaia! Agulhas, Prateleiras e Couto!


Posts Recomendados

  • Membros

Eu nem lembro direito quando foi a última vez que fiz um relato e larguei aqui... acho que até sei... foi um relato que eu fiz quando fiz a trilha em Salkantay, mas eu voltei pro Brasil querendo voltar e acho que acabei fazendo o relato por "osmose". Mas eu acho que faz teeeeeempo que senti esse "ziriguidum" louco dentro do meu peito!

Sabe aquela agitação toda que você não se aguenta consigo mesmo? Voltei pra casa feliz da vida! Cheguei no trabalho gritando feito uma louca em plena segunda-feira "BOM DIA PESSOAS!!! EU TÔ VIVA!!!"

 

e agora tô aqui... enquanto não "vomitar" toda essa explosão de sentimentos, acho que não vou conseguir voltar pro meu estado normal.

Eu não sou muito boa para passar informações técnicas, até por que existem outros relatos aqui com essas informações. Acho que a minha intenção é mostrar que existe muita coisa além da nossa zona de conforto. muita coisa além da rotina casa-trabalho ... enfim... acho que a minha intenção é fazer com que outras pessoas se encantem pelo Parque Itatiaia assim como eu me encantei!

 

Eu já falei um zilhão de vezes isso aqui e quem acompanha os meus insanos relatos já tá mais que acostumado... sempre uso o mochileiros.com como o meu "queridinho" para tirar dúvidas sobre os roteiros que fico bolando... e quando volto... gosto de contar as atrapalhadas pra todo mundo dar risada! Como desgraça pouca é bobagem... SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA! haha

 

Minha primeira viagem sozinha foi pra Chapada Diamantina. Lá eu conheci a Pamela! Trocamos face e nos falávamos com frequência, mas nunca mais conseguimos fazer uma trilha juntas.

 

chapada-diamantina-primeira-viagem-sozinha-com-mala-de-rodinhas-e-levando-maquiagem-na-bagagem-t79207.html

 

em uma das minhas "andanças pelo facebook" comecei a trocar ideia sobre trilhas e equipamentos com um cara e comecei a acompanhar os videos dele... achei bacana e tal.

dai eu descobri que ele era namorado da Pamela! Pronto! Já conclui na hora : ela é legal! ele tb deve ser! ::otemo::

 

Marcamos de ir pra Agulhas Negras! Sonho de qq maluco, né?!

Não queríamos contratar guia. conseguimos equipamentos emprestados pq já tinham me avisado que existe "um cume falso" e o "cume verdadeiro" onde fica instalado o livro.

Nunca usei equipamento de rapel. mas eu tinha a certeza que não era nada mega impossível. Só prender as cordas no lugar certo e tava tudo lindo! SÓ QUE NÃO! kkk

 

Bom... consegui fazer as reservas pro camping do abrigo rebouças nesse link. Fiz com 1 mês de antecêdencia! Ficamos a semana inteira acompanhando a previsão do tempo... Fiquei um tempão xavecando São Pedro pra ver se ele colaborava! O FDS foi incrível! Pedrão merece até um beijo na boca ::lol4::

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas.html

 

Mochila prontinha... era só cair na farra! feriado do dia das crianças no parque Itatiaia! ::lol4::

 

00.jpg.7c6ee02d068a35bdf1a9dc8a3a8d9ea1.jpg

Chegamos no parque por volta das 7h da matina no sabado. Tivemos uma desistência e paguei a multa equivalente ao valor da estadia de uma pessoa fora o ingresso. Isso tem tudo detalhadinho no site.

eu não vou ficar entrando muito em detalhes pq eu mesma me perco na minha própria explicação! ::essa::

 

Decidimos fazer couto e prateleiras no sabado (dia 12/10) dia e agulhas no domingo (13/10).

Perna pra que te querooooooooooooooooo

 

02.JPG.97787ec1fc2fb6ea93127777f9dd4b78.JPG

 

13.JPG.ef910d7b044c8d537aad4b1c37c63993.JPG

 

20.JPG.cadf37d8f880193795b17a58ed05645a.JPG

 

Posso falar? A vista do Couto é incrível e a subida é mamão com açúcar!

Dizem que o Couto é o 9º pico mais alto do Brasil. Charmoso a beça! eu fiquei apaixonada!

 

33.JPG.fdd8e7b0c4ddd0fa529512cbb925a259.JPG

 

Depois de barrinhas e sessão fotos... hora de descer a pirambeira, né?!

 

35.JPG.1cdf68a1cb076eb695ac10cc230b8060.JPG

daí você olha essa foto e pensa "por favor... defina mamão com açúcar!" ::mmm:

 

Passeio sussa!!! De meio dia!!! vale a pena e super recomendo!!! Seguimos para prateleiras!

Bom... aqui começa a minha saga! Prateleiras é lindo! Uma graça! Um charme! Encantador!!!! Ela lá e eu aqui! hauahauhauhauahauhauahauhauhauhauah

 

Eu tenho um amigo que diz "quando a Montanha chama, você tem que ir!"

Na boa? Eu não ouvi a Imponente Prateleiras me chamar! Fui de bedelhuda! Eu queria muito subir Agulhas, Couto e Sino.

Pico do Sino ficava inviável pra gente... muito distante e como Couto era passeio de meio dia, topamos ir pra prateleiras. Mas eu não ouvi em nenhum momento o som da Montanha me chamar. ::sos::

 

38.JPG.f89aa5194fc4baacfed9fe9900f8497f.JPG

 

Subimos! Subimos! Subimos! Era pedra que não acabava mais! Um frio que me matava! odeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeio frio! que fiquei bem claro! kkk

 

Dai você começa a olhar pra um lado e não tem nem ideia de como "montar" naquele amontoado de pedras! Olha pra outro e só pensa no giro do macgyver.

Cara! nunca apanhei tanto! ou talvez já tenha apanhado o suficiente pra esquecer de tudo! kkk

 

44.JPG.b9f07a4a2ed0850aae041c88de61b901.JPG

 

46.JPG.5597acf5faa6c84386e2e1bf64337dba.JPG

 

Imagina a seguinte situação.... você precisa passar pro cima de uma pedra grande... beeeeeem grande e seu pé não alcança. Você meio que dá um pulinho e não alcança e volta pra dar impulso.

Você olha pra baixo e vê um vão enorme. Um monte de pedras ... uma em cima da outra... TRAVEI! Meu irmão.... posso falar? acho que mais um pouquinho eu me borrava ali mesmo! ::lol4::

meu olho encheu d´agua! Dai eu falei que não queria continuar. Não sei... não queria, parei e comecei a chorar!

Dali mais uns pouquinho eu pensei "poxa! todo mundo vai e a vista de lá de cima deve ser incrível". A Pamela voltou, me buscou. O Samuel me ajudou a descer da tal pedra que eu tava empacada e grudada feito mula e continuamos.

 

Eles já tinham ido até o cume umas duas vezes. Mas em um determinado trecho "nos perdemos". Não estávamos sozinhos lá... tinha uma galera escalando.

Eu olhava pra cima.. naquele paredão que não via fim e de repente a pessoa sumia no meio das nuvens. Cara! quase me borrei - parte 2! hauahauhauahauhaauhauahuahauh

 

Samu pediu pra gente esperar um pouquinho pra tentar achar o acesso. eu e a Pamela ficamos um tempinho lá batendo papo e eu .. me acalmando...kkk

Uma outra pessoa que tava lá escalando com o grupo ajudou a encontrar o acesso e seguimos. Cruzamos o caminho com outros grupos que estavam voltando, batemos papo... aquela coisa de sempre que todo mundo que se enfia nessas roubadas tá mais que acostumado...kkk

 

51.JPG.23ede19ad37658c00f39be48e0a96874.JPG

 

Continuamos a subir! Subir! Subir!

 

na boa... não sei o que aconteceu comigo... eu olhava pra um lado e via um monte de pedras gigantes amontoadas. Eu não tinha nem coragem de tirar foto. Eu só ficava pensando como aquelas pedras tinham parado lá "Desmoronamento. é óbvio"

Daí meu brilhante raciocínio chegou a uma não tão brilhante conclusão: "se desmoronou uma vez, pode desmoronar novamente!"

 

grudei na pedra e chorei! chorei! chorei! "Deus!!!! nunca matei! Nunca roubei! sou muito nova pra morrer!!!"

 

O bagulho ficou tenso pro meu lado! ::lol3::

 

Dai eu acalmava e subia! faltando 100 metros para atingir o cume (detalhe importante... parece que lá em cima tem um trecho chamado de pulo do gato e precisa de equipo de rapel) eu comecei a ficar nervosa! Faltou ar! sentei! e tremia mais que vara verde! ::essa::

 

Dai o Samuel e a Pamela decidiram voltar pq viram que eu tava com medo de verdade... até então... eu não tinha dado conta que estava assustada com tudo aquilo!

Na minha cabeça eu só estava impressionada... atolada com um monte de problemas pessoais e só tava precisando relaxar, descansar!

Tava achando um pouco de frescura e que logo, logo tudo aquilo ia passar!

 

Daí o Samu falou "Carol! A montanha estará aqui pra sempre. E você só tem uma chance com a sua vida! Você não tá legal... você tá com medo! Depois quando vocÊ pegar mais confiança a gente volta!"

E descemos... ai gente... fiquei me sentindo uma frouxa, sabe?! A 100 metros do cume e eu desço?

Mas o Samu veio conversando de boa comigo "não é competição... você não é melhor ou pior que ninguém! você não precisa provar absolutamente nada! A gente só tá aqui pra curtir!"

 

Fiquei frustrada, mas quando comecei a descer senti um alivio que vocês não tem ideia! ::Ksimno::

 

Pegamos o caminho da roça e voltamos pro camping! Ah! posso falar? Aquela história que pra descer todo santo ajuda... BALELA! maior mentira do mundo! ::putz:: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Armamos a barraca correndo pq tava quase na hora de anoitecer.

no camping não tem iluminação, mas tem a área de banheiro + cozinha! Bem bacana e dá pra descartar o lixo lá também!

 

jantar? CACHORRO QUENTE DE SOJA!!!! ::otemo::

Eu e a Pamela somos vegetarianas... mas o Samu não reclamou! hauahauhauhauahauhauahauhauhauahauha

 

56.JPG.c5f8e9b1f4eef4c8b51fdbb64e7b3fb5.JPG

 

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! eu já ia me esquecendo!!!!!!! tenho que contar.....

rasguei minha calça toda! hauahauhauhauahauhauahauhauahuah

Eu sentava na pedra pra poder apoiar e descer, né?! Gente... não deu outra! só comecei a sentir um ventinho! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Lembrei agora pq ia comentar... um frio do Mal! frio mesmo! frio a beça, sabe?! Chegou a negativo no camping.... daí antes de dormir... tava lá com todas as roupas do mundo, enrolada no saco de dormir e costurando as calças! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ::Cold::

Então minha gente... dica preciosa que aprendi com uma amiga querida (que AINDA não conheço pessoalmente): kit reparo (linha, agulha e silver tape) ::sos::

 

de repente eu só escuto o Samu falando : "Cara! olha o tamanho desse rato?! Ele tá aqui olhando pra mim e não vai embora!" kkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

bom... depois do rato, depois da calça costurada igual a minha cara, depois do susto.. dormi feito uma criança... SÓ QUE NÃOOOOOO! que frio era aquele???? ::Cold::

eu tava com muita roupa! nem conseguia me mexer direito. tava com um coberto ainda e um saco de dormir bom e mesmo assim o frio não me deixava em paz! ::grr::

 

de manhã acordei com a claridade! o solzinho gostoso tava invadindooooo a minha barraca. mas ainda não tava esquentando...kkk

mas mesmo assim... eu tava tão feliz por ver o solzinho!kkk

 

58.jpg.091ce69eb5b9062bb7d38c4d1e06ad6b.jpg

 

59.JPG.35c4af5978a1bf9e6c52cb8cce174fc4.JPG

 

60.JPG.6d7dcd92e67dcb8890f5bb8f1cb42404.JPG

 

Deixamos tudo bem arrumadinho no carro e partimos para o "ataque" 8)

 

64.JPG.1e5cfdb60b958d34b3386ff16349f6bf.JPG

 

65.JPG.78d3a2030ddf3657495182ba4bb651d4.JPG

 

68.JPG.1e2c7457cdcd66af57258f2f2ddbba25.JPG

 

73.JPG.d19a5d0aef5ef6f705f62f22b68b26e2.JPG

 

75.JPG.4a6c85364c04a2a652dff5c7b8e9a16c.JPG

 

Posso falar? Essa trilha é pra gente grande! Agulhas Negras chega a ser apavorante em alguns trechos, mas eu tava bem mais tranquila que Prateleiras.

Claro que a Pamela e o Samuel estavam de olho em mim a todo tempo pq eles devem ter percebido que tenho um certo "medinho de altura", mas até então... a minha ficha não tinha caído.

Usamos a corda que o Samu tava carregando pra subir um trechinho "canaleta" que não dava aderência alguma...kkk

 

81.JPG.1e2ebbcbbc86700d9debd0f9bc88a689.JPG

 

E em seguida esperamos o Samu guardar a corda para continuarmos.

Quando eu vi o que estava esperando a gente, comecei a suar frio de novo! Naquele momento eu tinha percebido que tinha muito medo de altura!

Imagina a cena: Do meu lado direito um imenso paredão. Do meu lado esquerdo uma pedra bem baixa e bem ingrime (acho que se eu rolasse ali, não morreria, mas daria um certo trabalho...kkk)

dai no meio do caminho uma fenda de aproximadamente um metro. Só que você tem que passar essa fenda em pé pq do outro lado entre o tal paredão e a tal pedra baixa tem um vão de aproximadamente uns 15 metros.

 

Samuel com toda paciência do mundo estendeu a mão e falou "vem Carol! Tamo juntos! Vai ser tranquilo!"

Ai gente... só de lembrar meu olho enche d´agua de novo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

passinho por passinho! Samuel falava pra eu não olhar pra baixo. Dai a Pamela já começava a rir : "se ela não olhar pra baixo, como ela vai saber onde tem que pisar!"

Ai eu não sabia se ria ou se chorava!

Meu coração acelerou! Comecei a suar frio! Meu olho encheu d´agua e fui andando de ladinho... passinho por passinho! Respiração completamente ofegante!

Quando consegui atravessar o tal trechinho cabuloso, sentei no chão e fiquei.... fiquei... fiquei.... ::mmm:

 

85.JPG.70690e12d8dad1dfdac9f98834a68c79.JPG

 

Voltamos pra trilha... subimos... subimos... subimos... era pedra que não acabava mais! ::mmm:

 

87.JPG.f6bd80b870683a536ba201cd65e1bbd5.JPG

 

88.JPG.682c61bbee207d65f21a028b9e172892.JPG

 

89.JPG.2c62b9e1404e20ee5fcfd54b598ec580.JPG

 

91.JPG.6580442f94f24a7c7fe0321558f4acda.JPG

 

92.JPG.e53d459a00c28e2506c0f917526beb7f.JPG

 

94.JPG.c5e530d2ec26b9d823d4cdac0e0f58f7.JPG

 

E depois de todo o sacrifício.... O tão desejado PICO DAS AGULHAS NEGRAS!!! ebaaa!!!

Estávamos tãooooooo felizes!!!!!!! tão felizes!!!! tão felizes!!!! que nem cabia na cara o sorriso de tão largo!

Mas daí a gente começou a caminhar (o que é bem difícil) lá em cima e percebemos que o livro estava no outro cume! Nossa! Naquele momento tudo fez sentido! ::putz::

 

Lembra que eu tinha falado que o meu amigo tinha me avisado? Tinha o tal "cume falso" e o "cume verdadeiro" onde o livro estava instalado?

Na hora o sorrisão largo sumiu da minha fuça! kkk

 

Quando eu olhei o tamanho da fenda, vi o trecho que precisaria ser percorrido com o equipamento de rapel, falei "Aqui é meu limite! Se vocês quiserem ir até lá pra assinar.. eu fico aqui esperando bonitinha! Mas eu não arredo o pé daqui!" kkk

 

A Pâmela também não tava muito confortável com a ideia de ir até o outro cume. Samuel olhou, olhou e disse que tava tranquilo até ali! hahahahaha

Sinceramente... eu não sei se eles queriam ir até lá. Claro que eu queria, né?! Mas os cumes tem aproximadamente 1 ou 2 metros de diferença de altura!

Eu precisei infelizmente reconhecer minhas limitações e entender que morro de medo de altura pra não colocar em risco a minha vida!

 

mas posso falar? Me senti vitoriosa quando cheguei lá em cima! Olhei pra baixo... fiquei admirando tudo que estava ao redor!

Eu acho que posso ficar falando aqui durante dias.... mas eu não vou conseguir explicar o "ziriguidum" louco que bate dentro da gente!

Eu tava tão feliz... tão contente com tudo o que estava vendo... tava me sentindo plena! realizada!

 

Eu só gritava.. agradecia a Deus mais uma vez por ter conseguido chegar no cume com segurança!

Pamela e Samuel foram meus anjinhos da guarda! Sempre tenho "alguns deles" me ajudando, me estendendo a mão pra que eu nunca me esqueça que nunca chegaremos a lugar nenhum sozinhos!

O dia tava lindo e irradiante... e a previsão do tempo tava dizendo que ia rolar nuvens durante o dia... bobagem! São Pedro foi parceirão e não nos deixou na mão! kkk

 

Eu acho que não existe explicação lógica pra tentar entender pq subo ou desço montanhas... mas quando escuto o som delas chamando... apenas vou.... cantarolando .. feliz da vida... as vezes passando perrengue... as vezes sento pra chorar no caminho... mas sempre tenho um amigo no caminho pra me estender a mão, me levantar e me ajudar a continuar.

Toda vez que eu chego lá em cima (não importa se é o 6 maior do Brasil ou uma pirambeira louca que tá no caminho) lembro do quão feliz sou por estar viva e poder aproveitar tudo isso!

Toda vez eu lembro da importância de ser grata a tudo o que me acontece e principalmente.. me lembro o quanto é bom poder conquistar tudo isso ao lado dos meus amigos!!!

 

Pamelita !!!! Samuuuu!!!! AMO VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::::love::

 

115.JPG.992f7792e08d9ea295a76e47c092d01c.JPG

 

100.JPG.2613cf782a281aed6225860e5ce2e412.JPG

 

101.JPG.5ee2a4ec0f6c9522d94b293a8d3595e8.JPG

 

106.JPG.13c965802ffc4cd61f831954513bc191.JPG

 

122.JPG.e2c013344d5378b15b1902b07b03387d.JPG

 

123.JPG.a14f31f804f84d1a8d4adbce2d0b0968.JPG

 

124.JPG.d3ce3c9543618ecf9d65473566fe108e.JPG

 

 

Nem preciso falar que o caminho de volta pra casa nem foi tão facil assim, né?! Tô com a perna roxa até agora por causa de um tombo! ::lol3::

mas tudo bem! eu tô feliz porque Agulhas me chamou e eu fui!!!!!!!!

 

 

Esse pico (apesar de não ter conseguido assinar o livro) foi a minha vitória, sabe?!

E essa eu vou dedicar ao meu sobrinho lindo que sempre me recebe com um sorriso lindo no rosto! Apesar de nem ter completado 3 anos é a pessoinha que mais me ensina que a vida é simples e não precisamos chorar por causa das pequenas bobagens!

Se ele estivesse lá comigo, com certeza ele faria como sempre faz comigo.. me puxado e falado "Titia.. não chora! tá tudo bem!" rsrsrsrsrs

 

Super recomendo Agulhas, viu gente!

Mas só subam se ela chamar...rsrsrs

 

Próxima parada? Ainda não sei, mas tô escutando o som do Pico da Bandeira me chamar!!!!

 

 

beijão a todos!!!

Carol Montoaneli

 

 

https://www.facebook.com/CarolDeMochila

97.JPG.fdaf306c7fd9969acda25a33260ac372.JPG

97.JPG.91fe08414437106efef8ea836ab0fecb.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Pois é Carol...rs

 

A região ali é mto chuvosa, no fds msm q fomos, a gente arriscou (e boa parte do grupo q iria subir com a gente desistiu por causa da previsão de chuva)...

 

Tem até gente q sobe leve pra fazer bate-volta, mas acho q compensa passar a noite lá, com certeza (Afinal, ñ é todo dia q a gente dorme no ponto mais alto possível do nosso país.... ::otemo:: )

 

E mande um alô qdo for fazer a Pedra do Sino de Itatiaia, tá nos meus planos tb (estou querendo fechar 9 dos 11 picos mais altos do país, já q os 2 primeiros são inacessíveis, e o Sino é um deles....)

 

Bjão!!!

Link para o comentário
  • Membros

Rooooooooooooooooooooo!!!!!!

então... inacessível mesmo eles não são. Já jogou no youtube? vi alguns videos.... confesso que deu até dor de barriga de medo! hahaha

Maaaaaaas ainda estão nos meus planos!

 

Sino eu não sei se dá pra fazer ainda este ano. quem sabe, né?! Mas aviso sim! estou bem afim de ir lá!

Qq coisa, me dá um toque!? rs

 

beijo!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Carol....

 

Então, qdo disse inacessível é pq os índios não estão mesmo deixando adentrar a região (o pico se localiza em reserva indígena, então, são necessárias autorizações do Ibama e da Funai pra conseguir chegar lá...)

 

Mas eu procuro acompanhar sempre, pq deve ser o meu auge em trilhas essa expedição (normalmente se leva entre 10 e 15 dias pra fazer todo o percurso, ida e volta). Então, é acompanhar e torcer pra liberarem logo.... ::otemo::

 

O Sino, realmente ñ sei ao certo se rola esse ano, tá acabando a temporada de montanha, né....rs... Mas, como é relativamente perto, pode ser q role sim... Mas era interessante ter alguém q conhecesse o caminho, pq é uma trilha pouco batida no Parque...

 

E, vou confessar, já fui 2 vezes no Parque e até hj ñ subi o Agulhas Negras..... ::essa::

 

Bjs

Link para o comentário
  • Membros

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh agora entendi. Desculpa!kkk

Eu já tinha escutado essa história, mas como não está nos meus planos (curto prazo) parei de pesquisar um pouco...rsrsrsrs

 

qto ao Sino... já me disseram isso tb. bom... este ano... ano que vem.... ainda não sei... só sei que eu vou quando o pico me chamar! hahahaha

 

beijão!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...