Ir para conteúdo

Passa Um - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Uns tempos atrás vi no programa Globo Rural, uma reportagem sobre os tropeiros mineiros que vão até a região de Visconde de Mauá-RJ em comitivas à cavalos, onde carregam todos produtos(queijos, doces, mel, salame.....), que são oriundos das chácaras/fazendas do lado mineiro.

Nesta mesma reportagem, o repórter acompanhou eles(também, a cavalo). Naquela ocasião, eles fizeram uma montagem de como era o PASSA UM(na crista da montanha, tem um caminho que passa somente um cavalo por vez, se por acaso outro vier no sentido contrário, um dos dois tem que retornar.... dos dois lados abismos tremendos, se por acaso cair ali, morre mesmo!

Farei um breve relato, pois o trecho é curto(nem deve dar 35(ida/volta), fizemos em um dia.

 

O local base para fazer o Passa Um, é o distrito de Maromba-SP, depois de Maringá, ambos distrito do município de Visconde de Mauá-RJ.

 

Como chegar a Maromba

Na estação rodoviária de Resende, pegá-se ônibus, mas não é dentro da rodoviária, e detrás, juntamente com os ônibus coletivos que servem a cidade.....se informe.

O preço da passagem entre Resende x Maromba é de +- R$7,00 por pessoa pela Empresa Resendense. Desça na última parada, na praça principal de Maromba.

 

Maromba:

Pequeno distrito, mas tem uma infinidade de pousada, de todos preços, inclusive tem um hostel na praça principal.

Tem restaurantes, pizzarias, lanchonete, mas cuidado, geralmente fecham mais cedo....

Ficamos na Pousada Águas claras, também na praça principal, camas boas, tv aberta, wi-fi com sinal fraco, lareira no quarto, banheiro privado e limpo, camas boas, a pousada serve refeição...preço: R$100,00 com ótimo café da manhã.

 

O caminho:

Saímos da praça central de Maromba... subimos pelo asfalto, depois começa estrada de terra, onde tem placa indicativa para acesso a cachoeira de escorrega, começa, novamente o asfalto, vira-se à direita, logo a seguir, atravessamos uma ponte de madeira..... na primeira porteira Á DIREITA, entramos numa chácara, logo a frente, à esquerda, ao lado de uma horta tem uma porteira(colchete), atravessamos..... ali começa um trecho com vários caminhos.... mas todos vão terminar no caminho certo, logo à frente.... depois continuamos a subir, estava bem úmido, subida bem forte.... dentro da mata..... assim que chegamos a uma cerca de arrame, vira-se à esquerda.... trecho com algumas subidas leves...mas no geral é quase reta(vc fica na crista da serra) lindo visual, apesar da neblina...... muitas valas, pedras.... trecho perigoso, pois é abismo dos dois lados.....

Um tempo depois vimos uma placa indicando que tinha uma bica d'água, do lado direito, era o sinal que o PASSA UM estava bem perto..... ..andamos mais um pouco, e estava ele lá.....tenso viu.....apesar das árvores esconder o perigo, se o indivíduo cair ali, é morte na certa, por isso na reportagem, a esposa de um deles ficava orando para Deus protegê-los..... como ainda estava cedo, atravessamos o PASSA UM, e seguimos mais adiante, onde começava uma descida(estávamos a quase 2.000 msnm), uma espessa neblina cobria toda a montanha, começou uma chuva fina....resolvemos voltar...... .. a chuva começou a ficar forte....chegamos a maromba molhados...sorte que protegemos nossa bagagem.....

 

Algumas fotos:

Ponte de madeira que dá acesso a chácara, vira a direita, logo a seguir porteira do lado direito

683_zps5a88c278.jpg

Porteira que dá acesso a chácara

684_zps2c3a496f.jpg

A porteira(colchete) do lado direito da horta, dentro da chácara, início da subida

717_zps8a0cba3c.jpg

Início da subida...vários caminhos...mas chega no mesmo lugar

685_zps45f5e35a.jpg

Caminho dentro da mata

688_zps3aa3e59d.jpg

Chegada a cerca de arame...vira-se a esquerda

689_zps111ad961.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...