Ir para conteúdo

Trilha para a Cachoeira do Mixila - Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Gente,

 

Dá pra fazer a trilha para a cachoeira do Mixila em um dia só, sem acampar?

 

Daria quantas horas de caminhada?

 

É muuuuuuito cansativo?

 

Alguém por aqui já fez?

 

Obrigada!

 

 

Não é indicado fazer esta trilha em 1 dia, é muito cansativo, não vale a pena. O ideal é fazer em 2 dias. Partindo de Lençóis com veículo percorre-se um trecho 8 a 10km até a entrada da trilha na Serra do Bode que é uma subida bem íngreme. Normalmente os guias montam acampamento para pernoite proximo a cachoeira do poção e retornam passando pelo leito do rio capivari até chegar no ribeirão do meio em lençóis.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros
Só complementando a fala da Frida, levem bastante água pq a Serra do Bode, é uma subida extensa, canso de cruzar com o povo sedento no caminho...

 

Ei cara, Tudo bem? Boa noite

 

Você possui o Tracklog para ir ao Mixila? Conhece alguem que possui esse Track? Pode enviar no meu e-mail: viniciusseabrense@gmail.com

 

Atte,

Vinicius Martins

7599086115

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoas!

Pra quem quiser fazer um trekking de longa distância durante agora a Semana Santa na Chapada, estamos formando um grupo indo para a Cachoeira da Fumaça por baixo e pela frente. Vão ser 3 dias (3, 4 e 5 de Abril) de trilha dormindo em tocas. Se tiverem interesse entra em contato comigo no contato@bahiatrekking.com que mando mais informações.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Colaboradores

Atualizando:

A primeira parte pode ser feita em veículo 4x4, motos (mototáxi) ou a pé, é o trecho entre Lençois e a comunidade Capivara, trajeto feito pela Estrada Velha entre Lençois e Andaraí (também conhecida por Trilha do Garimpo ou Trilha do Roncador). Este trecho tem aprox. 8km.

O segundo trecho é a subida da Serra do Bode, começa em aclive suave após as casas e, depois de passar por umas área de garimpo, começa uma subida fortíssima. Quase no fim da subida há uma toca de garimpeiro à esquerda da trilha. Depois da toca a subida ameniza e logo a trilha desemboca em um rego de garimpo, por onde corria a água para lavar o cascalho. Neste ponto a caminhada é super tranquila, trecho plano, sem irregularidades até passar bem rente ao Córrego Piçarras.

Depois do Córrego Piçarras, a trilha segue em aclive suave, adiante há uma bifurcação: à esquerda é o caminho mais curto para Poção ou Mixila, à direita é o caminho recomendado para quem deseja ir à cachoeira do Capivari. Independente do caminho a ser seguido, logo na sequência chega-se a um outro rego de garimpo.

Para quem deseja ir para o Capivari, basta seguir à direita neste rego de garimpo. Terá uma área de acampamento à esquerda do rego, bem sombreada. Continuando pela trilha, tem mais uma bifurcação adiante: à direita o caminho continua pelo alto da serra e leva a algum lugar que não conheço rs; descendo à esquerda a trilha desemboca no leito do Rio Capivari logo mais, bem no topo da cachoeira. Para descer ao poço é preciso caminhar paralelamente ao topo, seguindo para margem esquerda do rio, terá um caminho batido em meio ao capim. A trilha de acesso ao posto é bem acentuada, com alguns degraus. Depois de chegar ao leito do rio, basta subir pelas pedras até encontrar o poço. No topo tem uma pequena área de camping, que cabe uma barraca pequena.

Para continuar a trilha em direção ao Poção ou Mixila, basta retornar pelo mesmo caminho e continuar direto pelo rego de garimpo que existe após a bifurcação. Outra opção é subir direto pelo leito do rio até o Poção, mas não considero uma vantagem.

De volta ao rego, a trilha continua bem batida, passando por umas manilhas utilizadas para conduzir a água do garimpo. Segue em ligeiro declive, agora com ampla visão para o cânion do Rio Capivari. No final da descida, é preciso cruzar um riachinho bem minguado (caso não esteja seco). São duas as opções: descer à direita, para sair direto no Poção; ou seguir mais à esquerda e subir por uma trilha em meio à vegetação que vai direto para o Mixila e que também passa em algumas áreas de camping, acima do Poção.

Saindo no Poção (parte baixa), para acessar o topo e continuar pela trilha basta subir pelo lado direito da cachoeira. Depois das áreas de camping, a trilha segue à esquerda do Rio Capivari, por um rego de garimpo. Adiante a trilha desemboca no leito do rio, por onde é preciso continuar pulando pedrinhas. O cânion vai estreitando e chega-se a um local onde só é possível continuar nadando. Depois de atravessar o poço, é preciso subir por uma pequena queda d'água. Acima dela segue-se por um lajeado e, logo depois, é preciso cruzar mais um poço nadando. Depois do poço basta seguir rio acima, ora por lajeados, ora pulando pedras. Quase chegando no Mixila é preciso subir por outra cachoeirinha, para acessar o poço.

 

> Dá pra fazer em um dia, especialmente se o trajeto Lençois x Capivara NÃO for feito a pé. Além disso, não recomendo fazer o ataque à cachoeira Capivari na ida, somente na volta se estiver com tempo sobrando, da mesma forma para o Poção. Comece O MAIS CEDO POSSÍVEL, ou terminará a trilha a noite.

> Indo direto pro Mixila, são aproximadamente 6km entre a comunidade Capivara e a área de acampamento acima do Poção. Em ritmo bom e leve, acredito que este trajeto possa ser feito em 2h, até 2h30. Entre a área de acampamento e a cachoeira são aproximadamente 2.5km, gastei 1h10 (tenho um bom ritmo e sou bom em pular pedras rs). Considerando pequenas pausas para descanso, são cerca de 4h para chegar. Por mais que seja uma cachoeira belíssima, é duro passar muito tempo no Mixila. rs. Sol diretamente no poço somente em algumas épocas do ano e a água é fria (frio é diferente de gelado rs). A volta pode ser um pouco mais rápida pelo terreno favorável, levando cerca de 3h40 para retornar a comunidade Capivara (mantendo um bom ritmo). Ou seja, acredito que para fazer em um dia, em ritmo bom (condicionamento físico é essencial), são cerca de 9h de atividade.

> A vantagem de fazer em dois dias é o tempo maior pra poder conhecer os locais sem correria, o que possibilita conhecer a cachoeira do Capivari (que é muito bonita também) e aproveitar o Poção. Também possibilita chegar bem cedo no Mixila no dia seguinte, pegando sol no local (pelo menos batendo na cachoeira).

> É necessário saber nadar para chegar na cachoeira. Para os que não sabem nadar, recomendo levar colete. Existem dois poços onde só é possível atravessar nadando. Aproximadamente 20 metros de natação no primeiro e 10 no segundo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...