Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bivaque

 

Minha mulher comprou um saco de bivaque na França, na tradicional Vieux Campeur, encomendado por mim. O Survival Bivy Lite da RAB é levíssimo, 200 gramas.

 

Depois de 10 anos fazendo trekking resolvi testar o bivaque. A vantagem é que não levamos o peso da tenda. Meu menisco do joelho direito agradece. Assim resolvi desencanar um pouco desta questão de dormir num bivaque. O pessoal diz brincando que bivouac, origem da palavra bivaque, é um termo francês que significa sofrimento.

 

Psicologicamente sempre achamos que estamos mais protegidos se temos a fina parede plástica de uma tenda entre nós e a natureza, quando dormimos. Proteção do frio, da chuva, dos insetos, dos répteis, dos roedores,...Vamos deixar a lista por aqui.

 

Isto é relativo. A onça que rasgou a tenda e devorou um pescador no Pantanal não conhecia esta teoria de que a tenda é mais segura (um caso raro porque o pessoal cevava as onças para vender pacotes turísticos). Na travessia do Villarica, Chile, peguei uma ventania na qual talvez estivesse mais seguro em um saco de bivaque.

 

Assim rumei para Cocalzinho, 130 km de Brasília, para testar o saco na travessia Cidade de Pedra - Cachoeira do Rosário, num trekking solo fácil. Cheguei sábado meio-dia e deixei o carro no sítio de uma senhora conhecida. Rumei para a Cidade de Pedra e visitei algumas formações rochosas que não tinha visto num trekking anterior com o amigo Renato. Alguns paredões são usados pelo pessoal de escalada para treinamento. Tem pedras com 4 ou mais vias. No caminho avistei uma siriema.

 

DSCN1996.JPG.351fccc2699ce24a6e6c744ad59fac29.JPG

 

Formações rochosas ótimas para bouldering.

 

DSCN2002.JPG.3878f8e914fdf2e2ba6621908727002f.JPG

 

DSCN2005.JPG.d49d580e595c0a8b81088c7be033da93.JPG

 

DSCN2007.JPG.fbaa918c3c3862ba7e4fc15eba8a9177.JPG

 

Encontrei inclusive um lugar perfeito para um bivaque sob as pedras. Mas lá não tinha água e minha reserva estava pouca. Não dava para ficar.

 

DSCN2009.JPG.d49aec2d089513b606c5b0dc51a6f99b.JPG

 

Na volta, para tomar o rumo do local onde queria bivacar, me perdi entre o labirinto de rochas. Só quando passei a usar a bússola, encontrei a saída. As vezes confiamos demais na memória visual e acabamos indo em outra direção. Mas foi bom. Apesar do atraso conheci outras formações rochosas.

 

DSCN2011.JPG.6d315d80d27aadba5a85242cfd919bee.JPG

 

Peguei uma chuva mas o poncho deu conta dela tranquilo. Este poncho, vcs verão adiante, é também a cobertura do bivaque, se ameaçar chover no acampamento.

 

Segui e fui para um córrego com mata ciliar que já conhecia. Depois de um total de 5 horas de caminhada (incluindo Cidade de Pedra) cheguei no ponto. Escolhi um local com uns lajeados de pedra bem retos, ideal para botar o isolante e o saco de bivaque. O porém é que não estava distante da margem do riacho (a água podia subir até lá) e uma chuva forte poderia provocar uma cascata de água descendo pelas lajes até o ponto que escolhi. Mas a previsão não era de muita chuva.

 

DSCN2014.JPG.b1ec7a899212d979089fc8bfbf1c291b.JPG

 

DSCN2024.JPG.4ce196ef4bac8863a2a3c0057b77a46c.JPG

 

Armei a barraca primeiro. Eu levei por segurança uma tenda. Como não tenho experiência, caso desse algo errado com o bivaque, eu teria uma opção. Armar o bivaque é brincadeira. Apenas estendi o isolante e a mochila, enchi o isolante inflável Therm-a-rest e joguei por cima o bivy, que já tinha dentro dele o saco de dormir e o liner.

 

DSCN2016.JPG.cbdf0fde34d05887e0843fb900e80aba.JPG

 

DSCN2020.JPG.ff8a6915a57d890a2712ce1f985e8eaa.JPG

 

Deixei preparado um poncho de silnylon, que poderia usar para cobrir o bivaque, se começasse a chover. O Survivor só aguenta 1.000 ml de coluna d'água. Não suporta um pé dágua muito intenso.

 

DSCN2021.JPG.b08f61d865b4ae24dbe8e515d344da1a.JPG

 

Tratei de tomar um banho. Uma sopa de missoshiro esquentou depois . Não precisei toalha, não estava frio. Vesti um underwear e fui dormir por volta de 7:30 horas, após botar repelente no rosto e nas mãos. Embora estivesse superconfortável, demorei um bocado para dormir. Aquela espectativa: será que os insetos vão incomodar, etc...

 

O meu bivy só tem uma abertura por onde se entra nele e é a mesma que deixamos o rosto de fora. Um cordolete ajusta o diámetro. Temos que vestir primeiro o liner, o saco de dormir e depois entrar no bivy.

 

Após algum tempo deitado tirei o saco de dormir. O bivy retém muito do calor corporal. Dormi a maior parte da noite só com o liner (um Reactor da Sea & Summit). Durante a noite fez algo entre 17 e 19º C. Só perto de amanhecer, quando faz mais frio, é que joguei o saco por cima, sem vestí-lo. Usei o saco durante a noite como almofada para os joelhos, porque durmo de lado e um joelho sobre o outro costuma doer.

 

Nenhuma pertubação de insetos e outros bichos, noite tranquila. Levei até um chapéu com mosquiteiro para usá-lo durante o sono, mas não foi necessário. Dormi pouco a noite, mais por conta do psicológico.

 

Mas é bonito olhar o céu e as redondezas da sua cama. Era noite de lua cheia e o clarão permitia divisar as proximidades. É uma coisa muito legal do bivaque.

 

Só do meio da noite em diante é que precisei me enfiar mais dentro do bivy. A regulação da temperatura é basicamente o quanto do seu corpo é coberto pelo saco de bivaque. Meu modelo, na busca do menor peso, não tem ziper.

 

De manhã, quando fui desmontar a barraca (uma Zolo da Doiter de um só tecido) me espantei com a quantidade de condensação dentro dela. O ar frio da noite esfriou a umidade dentro da barraca e deixou-a empapada. Talvez se tivesse dormido dentro dela meu calor corporal não deixasse a umidade condensar.

 

Não tive nenhum problema de condensação no bivaque. O material - Pertex Endurance- dizem que tem muita respirabilidade. Só com mais uso posso afirmar se é bom. Mas passou num primeiro teste.

 

Foto do saco de dormir + liner enrolado dentro do saco de bivaque. Para comparação de tamanho, ao lado minha bota. Casa e cama juntos. Não é uma economia de peso?

 

DSCN2023.JPG.111deb87f0e69fd5fcdefcb5f582f02d.JPG

 

Vou levá-lo sempre que for acampar em lugares frios. Ele aumenta bem a temperatura de uso do saco de dormir e pode representar a diferença entre morrer ou sobreviver numa emergência (tenda rasgada numa tempestade, por exemplo).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi Peter, tudo bem?!

 

Sou de Goiânia e queria conhecer a cidade de Pedra, gostei muito do seu relato e atiçou minha vontade de conhecer. Tem como você me passa as coordenadas mais certas de como chegar? Sei que é em Cocalzinho é naquela estrada que leva ao Morro do Cabeludo? Você tem o track log da trilha por gps?

 

Obrigado pela atenção.

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bruno:

 

No Google Maps peguei estas 5 coordenadas:

 

Início da estrada de terra, saindo da BR 070 antes de Cocalzinho (vindo de Brasília)

15°46'03.54"S 48°45'34.24"O

Bifurcação: pegar a estrada à direita

15°44'55.87"S 48°51'01.50"O

Sítio onde deixo o carro

15°44'31.71"S 48°52'11.68"O

Início da trilha subindo para a Cidade de Pedra

15°43'35.60"S 48°53'32.27"O

 

Você vai saber quando chegou na Cidade de Pedra...Fica 20 a 30 minutos do início da trilha.

 

Depois da Cidade de Pedra tomo o rumo Oeste para encontrar água e acampar.

 

Um ponto legal (numa vereda) fica aproximadamente em:

 

15°42'53.41"S 48°56'59.56"O

 

Ao fundo da foto do seu Avatar parece o morro da Baleia e o Buracão, não?

 

Abs, Peter

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...