Ir para conteúdo

Saúde na América do Sul - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[info]Deixe dicas, relate experiências e tire dúvidas sobre questões de saúde envolvidas em viagens pela América do Sul[/info]

 

 

 

 

 

Pessoal, estive no Peru por quase 1 mês e, nesse tempo fiquei 4 dias com febre e 2 com diarréia. Meu noivo defecou com sangue; enfim não vou fazer um relato fisiológico da viagem. Só queria deixar um alerta (que eu mesma já sabia e apliquei em outras viagens e desta vez dei bobeira). Muito cuidado com sucos, frutas com casca, saladas, ovos e carne/frango mal passados e claro, com restaurantes 'suspeitos'.

 

Resumo da ópera: Eu e meu noivo contraímos uma INFECÇÃO por BACTÉRIA!!!

 

Até hoje não sabemos se foi em Lima ou em Huaraz, ficamos mal no quarto dia de viagem e além da adaptação à altitude tivemos mais este problema a enfrentar.

 

Fomos a um médico em Huaraz que cobrou 40 soles a consulta. Ele me receitou BACTEROL FORTE 2x ao dia, e para meu noivo CIFLOXIN 500 2x ao dia (por causa do sangramento).

O médico era muito bom vou deixar os dados aqui:

Dr. Roger C. Ramirez Rojas - Centro Médico Ramirez - Calle J. Jose de Sucre 886 - Huaraz - tel 421659

 

Muito se fala do mal de altitude, mas este certamente é um problema que deixa muita gente na mão, ou no banheiro :D, como preferirem.

 

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

O Xaliba tem razão... em viagens internacionais temos que levar os remédios de emergências (kit de primeiros socorros básico) que estamos acostumados a usar por aqui... assim evita esses problemas de dor de barriga, dor de cabeça, etc....

 

Esse é um tipo de problema que pode ocorrer em qualquer lugar, independente de ser no Brasil ou no exterior... eu já tive um intoxicação alimentar quando fui ao nordeste pela primeira vez... comi feito uma louca e o resultado foi uma baita intoxicação porque não estava acostumada com o tempero local, mas eu estava com meu kit básico e o problema foi resolvido com um remedinho e ingestão de muita água.

 

É importante ficar atendo aos alimentos ingeridos, principalmente quando é algo que não estamos acostumados a comer... outra coisa a ser avaliada é a necessidade de fazer um seguro saúde internacional, que geralmente os viajantes só fazem em viagens para Europa, pois em alguns países é obrigatório...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é.. eu acho que todo cuidado é pouco. Não é uma boa tomar suco, comer frutas sem antes lavá-las muito bem, nem as sopas que eles servem no Peru eu considero seguras. Dependendo da altutide, por mais que se ferva a água, as bactérias não são eliminadas...

Comida industrializada é o que salva, já que lá é um nojo. A mulherada cozinha no chão, naqueles mini altares (não sei como chama), do lado de onde os cachorros fazem cocô (e os humanos tbm) - eca! Carne então, um lixo.. os açougues são a céu aberto, cheio de moscas... credo mil vezes.. só de lembrar me dá dor de barriga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

E ai colegas mochileiros, estou saindo em Janeiro para uma viagem do Peru até a Venezuela, minha dúvida é sobre o seguro, gostei muito das opções da Mondial Travel, minha dúvida é: alguém já usou na América do Sul? Como foi? primeiro se paga, e depois comprova a despesa para eles e eles reembolsam? Como é a saúde pública nestes países?

 

Valews

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Com relação ao seguro saúde, eu não fiz e me arrependi em partes...me arrependi pela grana que gastei no Peru em ficar dois dias internado em uma clícina particular . U$ 300.

Viajava de Puno para Cusco quando acordei no bus de madrugada vomitando sangue, ao chegar no hostel conseguimos o contato de um médico e ele foi até o hostel me consultar...uma enfermeira colheu meu sangue lá mesmo e a tarde o médico trouxe os resultados. SALMONELA, esse foi o diaguinóstico. Tive diarréia que só saia sangue tbm, muitas dores de estomago de rolar na cama. Fui medicado, tive que tomar vários remédios mas na madrugada do dia seguinte não teve jeito, meus amigos chamaram o médico novamente, pois eu não parava de vomitar e diarréia constante.

Ele veio até o hostel e disse que meu caso era grave, por eu ainda estar com muita diarréia e vomitando eu poderia até morrer desidratado. Não tinha opção, fui internado. Nas duas primeiras horas tomei 2 litros e soro e muito antibiótico na veia até começar a ir ao banheiro urinar... eu estava sem liquído algum no corpo.

Enfim, passei dois dias internado, pedir o passeio de MachuPicchu que eu já tinha pago. Meus amigos foram e só uma amiga ficou comigo esse tempo que fiquei debilitado. Então recomendo que faça o seguro e nunca viaje sozinho.

Ainda bem que tudo isso aconteceu onde eu ainda pude contar com uma estrutura, pois em seguida segui para o Deserto do Atacama. Depois desse susto e ainda debilitado continuei a viagem por mais 10 dias e mesmo vontando a São Paulo fiquei com diarréia por uns 30 dias.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Crista , MUITO bom esse seu tópico!!! O pessoal só pensa nos equipos e passeios e esquece umas regrinhas básicas de sobrevivência em países que não levam o saneamento básico muito a sério ( vide Peru e Bolívia).

 

Àgua só engarrafada ou com purificante ( CLORIN), sempre!

Sabe aquele milho lindo, enoooorme, que só vende nos Andes? Pois bem....deve conter centenas de milhares ( ou bilhares) de coliformes fecais...

Salada crua ? Tô fora! Restaurante de aspecto duvidoso? Tô fora! ( se bem que bom aspecto vizual não significa higiene, né?) Chincha Morada? aff....sem chances...só de lembrar daquelas Cholas com umas unhas enormes e sujas junto ao tacho de Chincha já me dá nojo.

 

Levem sempre Atroveram ( pras cólicas intestinais), e IMOSEC pra possíveis diarréias...

 

O resto é contar com a sorte.

 

p.s: um amigo nosso aqui do site, que tbem é editor( mas não posso falar o nome...rsss) perdeu 11 kg devido a uma intoxicação alimentar na trip Peru;Bolivia....até hoje ele tem trauma dessa viagem..rss..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Comi de tudo que ví na rua, frito, assado, cozido, fruta, verdura, lanche, sucos, chicha morada, o milho com bilhares de coliformes fecais que a Júnia disse, comi no mercado, em restaurantes melhores, em casa ... tá eu sei, sou um avestruz mesmo.

 

O que a Milena falou alí em cima é verdade, no Peru e na Bolívia é tudo muito muito muito sujo.

 

Tive uma diarréia no Peru, provavelmente causada por alguma coisa no macarrão do LeoRJ heheheheh, porque ele também teve e só comemos isso. Então mew, essa paranóia de ai, não pode comer isso, não pode comer aquilo, acho balela. Uma intoxicação alimentar pode ser contraída em qualquer lugar e não necessariamente em um lugar sujo, apesar de ser muito mais propício.

 

O caso do Charles é mais complicado porque a Salmonela pode fazer um estrago grande em qualquer um e em qualquer lugar. Uma prima minha já foi internada em estado grave em Campinas por estar com isso.

 

Tive outra diarréia um pouco mais complicada na Bolívia. Essa quase me fez desistir da viagem, mas levei medicamento e como não tinha sangue, nem procurei um médico.

 

Uma coisa que fiz SEMPRE, foi beber MUITA MUITA ÁGUA, todo dia, toda hora, e água mineral. Quando não tinha água mineral eu tomava com CLOR-IN mesmo. Disso eu não abrí mão.

 

Outra coisa importante: CUIDADO COM O IMOSEC. Ele é recomendado para cortar a diarréia, mas se você estiver com uma infecção, pode ter sérios problemas (maiores que a diarréia). FLORATIL é o remédio adequado para repor a flora intestinal. Leia a bula que tem as contra-indicações.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu concordo em partes com o Lico, acho que o pessoal realmente exagera um pouco, com certeza a higiene lá não é das melhores, mas com certeza não é pior que o Brasil. Talvez choque um pouco ao vermos um vendedor ambulante expondo sua comida da pior forma possível, mas se olharmos bem aqui não é muito diferente.

 

Também comi de tudo, fiz refeição na Bolívia pagando R$2, bebi água de montanha que costuma ser bem forte e dar diarréia e não tive nenhum problema. Por outro lado evitava salada crua, condimentos (principalmente maionese) e todas as outras comidas críticas. Pode crer que comer qualquer coisa dessas é uma roleta russa desncessária para a viagem.

 

Uma coisa que fazia e dava super certo era pegar indicações com os nativos sobre restaurantes bons e baratos ou então ficava de olho no movimento pra ver a preferência da maioria.

 

Dá pra comer muito bem e sem correr riscos pagando pouco, é so uma questão de procurar bem .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...