Ir para conteúdo

Mochileiros com remédios especiais


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal!

Li o post sobre diabéticos, mas acabou não me esclarecendo muita coisa. Sou portadora de esclerose múltipla e mochileira. Nós, esclerosados, usamos medicação injetável (3 ou 1x por semana) e que precisa de refrigeração. É só mais uma mochilinha ou bolsa pra carregar, pois precisamos acondicionar a medicação em temperaturas baixas (até 10°). De resto, tudo normal.

Já viajei pelo Mercosul com minha bolsinha, mas fiquei em hotel com frigobar. Agora, estamos planejando um mochilão de mês pela Europa e estou com algumas dúvidas. Alguém tem alguma dica de como acondicionar melhor a medicação em viagens longas?

Alguém sabe se precisa ter a receita médica com tradução juramentada? Para entrar no Uruguai, por exemplo, nem deram bola pras minhas seringas. Mas pode ser que compliquem na Europa...

E o seguro-saúde? Alguém já precisou ou recomenda algum em especial, já que a doença é pré-existente?

Desde já agradeço as colaborações!

Letícia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

tenho 2 irmao diabeticos. quando viajamos colocamos gelo reutilizavel( sao umas bolinhas de plastico com liquido colorido dentro) dentro da bolsa termica. E quando paramos em algum restaurante, pedimos pra deixar o gelo um pouco no freezer. se voce for fazer mochilao de carro , tambem tem umas mini-gelareiras ( do tamanho de uma lata de cerveja) que funcionam por usb(http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.7340). que da pra ligar pelo som do carro ou adptador de celular e serve pra guardar os remedios.

Pra europa voce precisa de uma declaracao do medico com lista de remedios. preferencialmente em ingles. nao sei se tem diferenca de preco no seguro medico mas e` provavel.

p.s. meu teclado ta em ingles por isso nao tem acento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Letícia,

 

Desculpa a demora pra responder a sua MP. Resolvi postar aqui assim todos podem acompanhar.

Apesar de ser enfermeira, como não vivo essa situação, nao tenho muito como ajudar.

A minhas dicas, além das da Caroll, são pela lógica e não pela experiencia profissional.

 

Entre em contato com a companhia aérea e a embaixada do país que irá e peça as informações e procedimentos pertinentes nessa situação.

Cada companhia e cada país podem ter procedimentos diferentes em relação a esses medicamentos.

 

Leve a quantidade de seringas e agulhas que precisar. Se a empresa permitir, na bagagem de mão. Se não, coloque um xerox da receita médica junto com elas na mala. Vai lá que resolvem abrir a mala e joga-las fora por nao saberem o motivo das mesmas???

 

Em relação a refrigeraçao, use o gelo reutilizavel em caixa térmica ou de isopor. Sugiro que leve alguns saquinhos plasticos com você, pois se a viagem for muito longa e o gelo reutilizavel nao tiver fazendo mais efeito, gelo comum é facil de encontrar. Coloque-o no saquinho e mantenha a medicação refrigerada.

 

Boa sorte na viagem, e depois conte pra gente se teve algum problema. Irá ajudar outras pessoas.

 

Abraços.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Respondendo como filha de diabético insulino dependente: ( em relação a vôos internacionais)

 

Vc deve informar no balcão da cia aérea que faz uso de medicação injetável. Como vc não pode tê-las na sua bagagem de mão, eles a destinam a uma comissária do seu vôo e a mesma a acondiciona na refrigeração e caso, durante o vôo, vc necessitar, é só pedir. Sua medicação sai do avião junto com vc e a comissária até a área de desembarque.

 

O acondicionamento da insulina ( Lanthus, com um outro tipo de agulha com ajuste de dosagem, e que é peça única) era feito em bolsa térmica + bisnaguinhas de gelo em gel.

 

Espero que de alguma forma isso ajude.

 

JP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

 

diabético insulino dependente

 

 

 

Insulina é um hormônio que deve ser conservado de maneira adequada, para que se garantam suas propriedades farmacológicas.

 

Recomendações:

 

 Frascos de insulina NUNCA devem ser congelados (temperatura abaixo de 2º).

 Evite expor os frascos à luz do sol, pois a insulina pode sofrer degradação.

 Evite deixar os frascos em locais muito quentes, como o porta-luvas do carro, perto do fogão ou forno elétrico, etc.

 As insulinas devem ser armazenadas em geladeiras, na porta ou parte inferior. A insulina que está em uso poderá ser mantida em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), por até um mês. Nesse caso, deixar o frasco no lugar mais fresco da casa, como, por exemplo, perto do filtro de água.

 Não usar a insulina se notar mudança na cor e presença de grânulos.

 

Situações especiais

 

 Em caso de viagens, colocar os frascos de insulina em bolsa térmica ou caixa de isopor. Não precisa colocar gelo. Caso não tenha bolsa térmica ou isopor, leve o frasco em bolsa comum, junto a você, onde não receba a luz do sol, diretamente.

 Deve ser evitada a armazenagem em locais que não tenham geladeiras. Contudo, em situações especiais, os frascos de insulina deverão ser mantidos no local mais fresco da casa ou edifício. A insulina guardada nestas condições deve ser usada no prazo máximo de seis meses.

 Em casos de armazenagem de estoques maiores de insulina, como em unidades de saúde, o responsável pelo controle de distribuição devve estar atento para que os frascos sejam distribuídos, seguindo o sistema PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair).

 

Transporte

 

Por um período de curta duração (até sete dias) é permitido transportar a insulina em condições não-refrigeradas. Para tanto, devem ser seguidas as seguintes recomendações:

 Evitar exposição dos frascos ao calor excessivo (acima de 40ºC).

 Usar sempre veículo com isolamento térmico.

 Nunca expor a insulina ao sol, diretamente.

 Preferir o transporte noturno.

 Não congelar o produto.

 Não transportar a insulina com gelo seco.

 Não deixar o veículo estacionado ao sol se o mesmo não tiver ventilação ou isolamento térmico.

 Colocar a insulina na geladeira, logo que chegar ao seu destino.

 Em viagem de avião, não despachar os frascos com a bagagem, pois a baixa temperatura do compartimento de cargas pode congelar a insulina.

 

Atenção:

 

Uma vez aberto o frasco de insulina ou refil das canetas, só utilizar no máximo no período de 30 dias.

 

FONTE: http://www.saude.rio.rj.gov.br/media/cons.pdf

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Pessoal

 

Tenho transtorno bipolar e pretendo fazer uma viagem para Europa. Preciso levar a medicação, assim como alguns outros remédios (anti concepcional, neosaldina, enfim..)Alguma recomendação?

 

Aproveito para elogiar o pessoal do site, que é perfeito para marinheiros de primeira mochilagem como eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...