Ir para conteúdo

Acampamento Selvagem: Perguntas e Respostas


Guerreiro da Luz

Posts Recomendados

  • Membros

alguém tem dicas sobra acampamentos selvagens?

Exemplo: como espantar bixos, mata fechada ou virgem, o que comer, como se localizar....

Alguém poderia relatar um acampamento deste porte? Como foi e onde foi? Tenho dúvidas e sinto maior vontade de um dia fazer um, só que as informações estão espalhas aos poucos nos tópicos e não tem um local exclusivo para elas.

Diz ae qual foi sua sensação? O que você aprendeu com a experiência? O que você levou pra tal façanha?

você ja fez ou conhece quem o fez?

 

Ajuda ae

 

::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
alguém tem dicas sobra acampamentos selvagens?

Exemplo: como espantar bixos, mata fechada ou virgem, o que comer, como se localizar....

Alguém poderia relatar um acampamento deste porte? Como foi e onde foi? Tenho dúvidas e sinto maior vontade de um dia fazer um, só que as informações estão espalhas aos poucos nos tópicos e não tem um local exclusivo para elas.

Diz ae qual foi sua sensação? O que você aprendeu com a experiência? O que você levou pra tal façanha?

você ja fez ou conhece quem o fez?

 

Ajuda ae

 

::sos::

 

não existe "acampamento selvagem".

 

o que existe é acampamento em locais delimitados e acampamento em locais não delimitados ou até mesmo proibidos.

a tua sensação de que as informações estão indevidamente espalhadas é por achar que exista esse troço aventureiro do tal acampamento selvagem.

 

nós passamos por diversas situações, as mais esquisitas, pelos mais diversos motivos. normalmente os ditos perrengues são resultado de mal planejamento ou de mudanças repentinas de condições, como acidentes ou mudanças climáticas. vc cria bolahs no pé, passa a andar mais lento e tem que acampar no meio da trilha, antes de chegar ao local apropriado, pq anoiteceu. ou está explorando uma trilha e acha um canto pra montar sua barraca. ou uma ventania rasga sua barraca e vc se vê obrigado a improvisar.

 

agora, cada situação é diferente, por isso não dá pra reunir infos todas num lugar só. vou tentar dar uma resposta resumida a algumas de tuas perguntas.

 

1. o que comer: ora, o que se leva pra comer. esse negócio de sobreviver do que a selva dá só funciona em emergência e olha lá.... até índio leva comida quando entra no mato. claro, eventualmente ocorre algo que te faz ficar mais tempo, e vc racionaliza a comida. mas apenas especialistas em bontânica podem sair dizendo o que se pode comer e o que não se pode. manuais de sobrevivência na selva da FAB, por exemplo, têm exemplos pra situações em que o avião cai no meio do mato, por exemplo. mas o ideal é planejar direito pra não ter que recorrer a isso, o que há na mata deve bastar aos seus moradores: os animais. é melhor não concorrer com eles, a não ser em necessidade,pra não prejudicar a vida deles.

 

2. como espantar bichos: normalmente nossa presença já o espanta. o problema maior é com insetos, e manter a barraca fechada e usar repelente é o ideal. só isso. quem acampa na mata no hemisfério norte pode ter problemas com ursos, e eles usam um recipiente especial pra guardar a comida, e longe da barraca, e não têm problemas com ursos que fuçam campings pelo cheiro da comida. procure "bear can" no google e verá o que eles usam pr aisso.

 

3. sensação: olhe nos relatos, vc verá pelo que as pessoas passam. evite literatura sensacionalista, ou não embarque em furadas. o jon krakauer escreveu o "na natureza selvagem" pra alertar as pessoas sobre esse romantismo sobre a vida selvagem que leva a acidentes e mortes. virou filme e muita gente tá entendo a mensagem exatamente oposta, e querendo dar uma de mccandless-supertramp, esquecendo o final dessa fatídica história. uma coisa é coragem, outra é irresponsabilidade. a diferença entre uma e outra é o planejamento, a calma diante das situações de risco. outra é achar que se vive a vida inteira num mundo industrializado e se vira um "selvagem" independente da noite pro dia. muita gente confunde o seu desconforto com aprórpai vida, suas frustrações procura uma "fuga" pra esse mundo selvagem, e se ferra.

 

4. como se localizar: ou vc já sabe onde está, ou vc está perdido. um dos melhores manuais sobre orientação é um livrinho fininho do sérgio beck, chamado "manual de orientação do excursionista perdido". leia. fala até sobre navegação pelas estrelas. mas o ideal é pegar um mapa e estudar muito antes de entrar no mato. e saber usar bússola, gps ou o que for.

 

5. o que levar pra tal façanha: sei lá, cada excursão tem suas necessidades específicas. mas não é façanha. façanha é escalar o K2, é o que fez o tenzing norgay e o hillary subindo o everest a primeira vez, é o pedro álvares cabral chegando no brasil naquelas caravelas minúsculas sem mapa. façanha é viver de salário mínimo. acampar em orres del paine e idferente de acampar na serra dos órgãos. tem equipos parecidos, ma snão necessariamente iguais. eu gosto de barraca e de rede, cada caso é um caso diferente. mesmo que seja no mesmo lugar.

 

leia os relatos, pra facilitar sua vida, eu coloco um link pr aum relato dum dia em que eu fiz m. na trilha, sozinho, de noite:

pico-do-parana-17-a-19-07-08-a-noite-e-de-rede-t28518.html#p317320

 

um do jorge soto, em outro site, que é bem didático:

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=188&CatID=27

 

um da negrabela, num primeiro trekking:

sem-limites-na-travessia-s-francisco-xavier-x-monte-verde-t35971.html

 

leioa é vá coletando infos. é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Ogun pelas dicas vou ler o post e estudar mais a fundo mesmo.

So que acho interessante sobrevivência na mata tipo iniciação no exército etc...

Não largar tudo e ir morar na amazonia ou coisa similar, mas um acampamento realmente diferente em local quase q intocavel.

Obrigado mais uma vez pela dica

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Ogum

Boa lembrança do Krakauer, uma boa pedida tembém é "No Ar Rarefeito"...

 

Recomendo também para quem encontrar os livros "Velhos Tempos" e "A Arte de Acampar" do Eduardo Festugato, não sei se alguem encontra fora do RS.

 

Lá tem relatos, dicas, historias interessantíssimas dos chamados acampamentos selvagens, que no meu ver nada mais é do que acampar em locais sem infra nenhuma...

 

Aqui na Serra Gaucha, acampamos as margens do Rio Lajeado Grande, Rio das Antas, acampavamos na Fortaleza quando era liberado... São lugares sem NADA, entravamos de jeep campo adentro e no local mais aprazível montávamos acampamento.

 

A refeição era basicamente churrasco, carreteiro, pão, salame, queijos e frutas... A orientação era pela experiência mesmo, "sei de que lado vim, sei para que lado ir". Banhos só de rio, agua do rio tb, de um ponto mais acima e fervida. Para dormir, barracas comuns. A iluminação era da bateria dos jeeps, fluorescentes compactas ligadas em bancos de baterias no jeep já projetados para isso (a bateria para o motor ficava isolada).

 

Os bichos maiores nem aparecem, nossa presença espanta eles, lontras oportunistas sempre aparecem, porem é só proteger bem a comida. Insetos só na base do repelente e do "boa noite".

 

Quanto a sensação, bom, ae é um negocio muito pessoal, porem falo por mim e por minha antiga turma de acampamentos...

 

Não há nada, mas nada mesmo, melhor do que uma noite de inverno na beira de um rio, a no mínimo 100 quilometros da cidade mais próxima, junto aos amigos noite adentro conversando, dando risada ao redor de uma fogueira. É impressionante a quantidade de estrelas no ceu, é impressionante o silencio da noite, um silencio esmagador, intimidador... Os dias de inverno nos campos de cima da serra com temperaturas próximas a zero e as noites com temperaturas negativas sempre foram um tempero a mais para minha antiga turma, afinal, acampar no verão todo mundo acampa, e no inverno tinha desculpa para ficar pertinho da menina linda da turma... Os melhores momentos de minha juventude foram em situações assim...

 

Pesa também o fato de conhecermos a região muito bem, de os jeeps terem PX e VHF para emergencias...

 

Abs

 

Edit: Faltou dizer que hoje ensino a meus filhos tudo isso, o verdadeiro valor da vida ao ar livre, o respeito a natureza, o valor das coisas simples, o valor da amizade e do companheirismo. Hoje levo eles acampar sempre que chega o verão, em campings... Logo logo começo a levar eles para o mato também. Lá no facebook Marcio Vargas tem algumas fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi amigo, nao concordo com esta primeira resposta que vc recebeu, camping selvagem existe sim, é praticado em vários paises, inclusive no Brasil, internacionalmente é chamado de BUSHCRAFT -( pesquize no google, wikipedia, youtube, etc. ) No you tube procure os canais destas pessoas para começar >>> COLHANE - GIUTONIOLO - BUSHCRAFTpt - REDBUSHCRAFT (os videos sao em portugues)

Sobre a comida nao se preocupe tanto com ela, pois o ser humano sobrevive 3 semanas sem ela, preocupe-se mais com a agua e onde dormir sem se molhar ou passar frio, para saber o que comer nao precisa ser biologo coisa nenhuma, procure filtrar a agua com camisetas e outros tecidos o melhor que puder, se for possivel ferve-la melhor ainda, sobre comer NA SITUAÇAO EXTREMA DE FOME faça o seguinte >> observe os passaros e outros animais, as plantas e frutas que eles estiverem comendo vc pode comer tambem.

Parabens por se interessar por este assunto, quanto mais coisa vc leva na cabeça, menos tem que carregar na mochila.

NAO SEJA UM EXTRATERRESTRE EM SEU PROPRIO PLANETA, PRATIQUE BUSHCRAFT.

Valeu!!! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Amigo, venha para o Vale do Paraíba, são mais ou menos 3h de viagem da capital de SP pra cá.

Tenho um blog, que está um pouco desatualizado, mas contém alguns lugares legais.

http://www.valetrekkers.blogspot.com/

 

É bom que você se acostuma um pouco com os lados de cá.

E outra dica para camping selvagem, como nosso amigo alí de cima disse, pratique BUSHCRAFT.

Aprenda técnicas de sobrevivência e as ponha em prática, junte-se á algum grupo de bushcraft, pois marinheiro de primeira viagem que anda sozinho só vai pra se afogar mar a dentro.

 

Este site é novo e extremamente completo, é o único do Brasil somente de bushcraft.

http://www.bushcraftbr.com.br/

 

Não precisa ter medo da selva, basta conhece-la.

Boa sorte, SELVA !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bom dia amigos,

 

Gostaria de conhecer o vale do Paraiba, porem queria falar com você, para que se possivel pudesse,

você exclarecer algumas duvidas minhas antes de partir, pois eu sou

de Campinas.

 

Obrigado pela atenção,

 

Meu contato segue abaixo:

E-mail: treinamento@pakmatic.com.br

MSN: boullevarde@hotmail.com

Twitter: twitter.com/boullevarde

Facebook: facebook.com/boullevarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acampamento selvagem é arrumar pouso e/ou parada num lugar sem estrutura, sem auxílio de outras pessoas, em ambientes naturais e distantes da civilização. Ele pode ser feito de duas maneiras:

De carro, jipe, mula... que levará os equipamentos necessários (barraca, fogareiro, comida, saco de dormir, etc...) até o local do acampamento, que pode ser a beira de um rio, o topo de uma montanha ou no meio da mata. Ou a pé, aonde você levará seus equipos na mochila.

O bushcraft é uma maneira de acampar utilizando os recursos da natureza para comer, se abrigar, aquecer...ou seja, a mochila vai mais leve. :mrgreen:

São maneiras diferentes de encarar o mato e/ou trilha: o trekker/montanhista gosta do contato com a natureza, mas tira dela apenas água, e muitas fotos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...