Ir para conteúdo

Sal - Como obter a partir da água do mar?


Frida_ssa

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá mochileiros!

 

 

Existem vários os modos de obtenção do sal. A maioria desses processos são em larga escala como as salinas que usam a evaporação. Esse sal obtido é bem diferente do nosso sal de cozinha porque contém outras substâncias e impurezas. O nosso sal de cozinha passa por outros processos de purificação até chegar ao estado em que o utilizamos.

 

A minha dúvida é como obter SAL (em pequena escala) a partir da água do mar??? para cozinhar um alimento por exemplo???? Isso é possível????

 

Agradeço desde já os esclarecimentos! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frida,

Infelizmente não sei responder à sua pergunta, mas Amyr Klink, no seu livro "Cem Dias Entre Céu e Mar", diz que toda a comida salgada em sua viagem foi cozinhada com água do mar para economizar suprimento de água doce.

Talvez dando uma googleada se encontre algo sobre cozinhar com água do mar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Cara Frida,acredito que destilando a água do mar é possível obter não só o sal que você deseja, como também água potável, num só processo.

Faça uma fogueira, ferva a água.

Espete quatro varas no chão ao redor da fogueira para em cima delas esticar uma camiseta,logo acima do recipiente,mantendo uma distância segura das chamas.Uma fogueira pequena ajuda a evitar queimar a camiseta

Espere a camiseta ficar molhada com o vapor e torça para obter água doce.

Esperando a água evaporar completamente, deve restar apenas sal na panela.

 

Valeu.Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Cara Frida,acredito que destilando a água do mar é possível obter não só o sal que você deseja, como também água potável, num só processo.

Faça uma fogueira, ferva a água.

Espete quatro varas no chão ao redor da fogueira para em cima delas esticar uma camiseta,logo acima do recipiente,mantendo uma distância segura das chamas.Uma fogueira pequena ajuda a evitar queimar a camiseta

Espere a camiseta ficar molhada com o vapor e torça para obter água doce.

Esperando a água evaporar completamente, deve restar apenas sal na panela.

 

Valeu.Grande abraço.

 

Oi André,

 

Obrigada pela resposta!! pode estar certo que vou testar este processo.

 

Tenho pesquisado na internet muita coisa... em breve vou postar minhas descobertas, a demora é pq não quero postar aqui sem testar antes.

 

abraços!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
uma forma muito simples é espalhar uma lona no chão e encher de água e deixar evaporar, caso não tiver a lona pode ser uma caneca, mas quanto maior a quantidade de água para evaporar, maior vai ser a quantidade de sal

 

Este é o melhor método, um plástico grande de pelo menos 1,5 x 1,5 metros aberto no solo com agua do mar em cima, fazendo uma pequena depressão no centro do plástico a água não vai transbordar e com a evaporação será obtido sal em estado bruto que é melhor do que nada.

 

A quantidade de sal e o tempo de evaporação vai depender da quantidade de água e da temperatura ambiente.

 

A dessanilização da água por evaporação é precária se realizada em um único ciclo, ainda mais em pequenas quantidades de água, deve-se evitar ao máximo a ingestão de água salgada quando se tem sede. Procurar métodos alternativos para a hidratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...