Ir para conteúdo

Como não morrer nas matas


Guaxinim Amigo

Posts Recomendados

  • Membros

Um dia poderemos estar sozinhos ou acompanhados em alguma incursão na mata e constatarmos que estamos perdidos! ::sos::

 

O que se deve fazer nestes casos?

 

Sair correndo para ganhar tempo, evitando passar a noite na mata?

 

Gritar por socorro com todas as forças?

 

Sentar e chorar?

 

Todos os anos pessoas morrem nas matas do mundo inteiro quando poderiam sair vivas se seguissem algumas regras simples.

 

ATENÇÃO: os exemplos abaixo são baseados em indivíduos que NÃO estão portando quaisquer instrumentos de localização e apoio, tais como bússulas, GPS, lanternas, rádios, etc.

 

Vamos a algumas destas regras:

 

1) Ao perceber que se encontra perdido o indivíduo ou grupo deve manter a calma e tentar voltar por onde veio. Pode acontecer no entanto do caminho de volta ser intransponível, como por exemplo quando se desce um barranco muito inclinado ou quando a visualização dificulta a identificação do terreno, como ocorre quando está escurecendo. No caso do barranco, deve-se tentar contornar o local até chegar exatamente no ponto de descida para se ter a certeza de que não houve desvio da rota. No caso de falta de luminosidade, aguardar no local até a manhã seguinte quando só então o deslocamento deverá ocorrer.

 

2) Por força da parte final da regra acima, NUNCA se deve deslocar na mata durante a noite, principalmente em mata fechada onde a claridade da lua cheia não chegará ao solo ou se o indivíduo estiver acompanhado de pessoas feridas ou debilitadas. Mais da metade dos óbitos em mata fechada ocorre por quedas e precipitacões de lugares altos seguidas de fratura dos membros inferiores, o que impede a continuidade do deslocamento.

 

3) Mantenha a calma. Se estiver em grupo, converse o estritamente necessário. Uma buzina de carro pode ser ouvida por kilômetros e muitas vezes a saída da mata está relativamente próxima do local onde o indivíduo ou grupo se encontra, entretanto não sendo localizada a saída por conta de não se ouvir o som de carros circulando por uma estrada por exemplo.

 

4) Demarque o território com pedras amontoadas, marcas nos troncos de arvores, etc. Deste modo se depois de horas de caminhada encontrar uma de suas marcações saberá que está andando em círculos.

 

5) Procure alguma elevação do terreno para tentar se localizar e observar o território. Não suba em árvores se não tiver prática a não ser que a árvore seja de fácil escalada. Lembrar de colocar os pés na descida nos mesmos lugares por onde subiu.

 

6) Se estiver em grupo e caso algum indivíduo seja designado como batedor, os demais deverão permanecer no local pelo tempo que for necessário até o resgate. Escolher um local de fácil identificação pelo ar, deste modo o batedor poderá orientar as equipes de busca sobre a exata localização dos demais.

Um prazo mínimo deve ser dado para o resgate e este prazo, generalizando, deve ser de 15 horas, observadas as características peculiares de cada caso específico.

 

7) No Brasil como de resto na América Latina o indivíduo não precisa temer o ataque de grandes felinos durante a noite. Se o indivíduo estiver sozinho deverá procurar abrigo debaixo de alguma árvore; deverá evitar a todo custo dormir dentro de tocas e buracos pois pode ser justamente que ele esteja invadindo a "casa" de algum animal. Excetuando-se os ofídios, deve-se tomar cuidado com javalis (sul do Brasil) e onças pintadas (norte do Brasil) pois gatos do mato, pumas e lobos guarás são animais bastante tímidos que evitam ao máximo a presença do homem.

 

8 ) Cuidado com o que se come. Sempre que desejar ingerir algum vegetal desconhecido, colocar um pedaço debaixo da língua por 15 minutos. Se ficar anestesiado, se amargar ou se coçar, cuspir pois provavelmente o vegetal é venenoso. Nem tudo o que é amargo é venenoso, jiló por exemplo é comestível, por isto esta importante regra deve sempre ser direcionada para vegetais desconhecidos pois o sabor amargo na natureza via de regra denuncia veneno.

 

9) Poupar suas forças. Não adianta querer percorrer 50 km em um dia de caminhada sem planejamento. Lembrar que em terrenos acidentados 10 km podem equivaler ao esforço gasto em 30 km de terreno plano.

 

10) Não se desespere.

 

Estude técnicas de sobrevivência e principalmente pratique bastante. Manuais e livros ajudam, cursos particulares são interessantes mas nada substitue a prática do trekking e das caminhadas na mata por conta própria.

 

Se você está lendo este tópico é porque está a salvo então vou ser bastante franco e honesto com você. Em uma situação de emergência se você tiver de decidir qual o caminho a escolher você já está morto. Saiba de antemão o que deve ser feito, como agir em cada situação emergencial e não vacile.

Boa sorte!

 

::carai::::carai::::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em casos de se precisar localiza-se e encontrar algum curso de aguá, basta o seguir. Geralmente sempre se encontram construções em suas proximidades pela facilidade no dia-a-dia em que oferecem.

Caso fique cansado, pare e descanse, nuca deite-se com as costa nuas em gramados ou em lugares q desconheça. Procure lugares mais crus ou em copas de árvores para evitar visitas indesezáveis.

Em caso de tempestades ou chuvas fortes com rários, nunca, mas nunca proteja-se debaixo de uma árvore isolada, sozinha ou próximo a pontos mais altos como troncos isolados, escalpados ou torres.

Em caso de fereridos, mantenha a calma, nunca se torne mais um doente... "PARE, RESPIRE FUNDO, PENSE E AJA RAPIDAMENTE!!

Mantenha-se sempre que com suas vestes secas e sempre o mais aquecido possivél.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...