Ir para conteúdo

Bushcraft - Como fazer palha para inciar fogo


Nilton Martz

Posts Recomendados

  • Membros

Certa vez enquanto eu apontava um lápis observei a palha fina que saía do apontador. De imediato percebi que essa palha seria exelente para iniciar fogo, em meus acampamentos. Fiz alguns testes, ainda em minha casa, juntei as palhas do lapis e fiz o fogo com palito de pólvora (fósforo). A incineração foi imediata. Depois tentei com uma pederneira. Porém, as faiscas produzidas pela pederneira não surtiu o resultado esperado: a palha do lápis não pegou fogo. Neste caso tive que misturar lã de aço (Bombril/Assolan). Desse modo as fagulhas da pederneira fizeram da lã de aço uma brasa. Soprei a lã de aço até ela ficar uma brasa viva. Num instante a palha do lápis se incendiou, de modo bem rápido.

 

Pode-se usar pilha/bateria para provocar fagulha na palha de aço, ligando os dois pólos positivo e negativo, raspando a palha de aço nos dois pólos, de modo a provocar um curto-circuito. Raspar não oferece perigo; a tensão e amperagem da pilha/bateria são baixíssimas.

 

É bom juntar lápis e apontador de lapis ao kit de bushcraft. Aconselho levar dois apontadores de lápis (um de reserva) e no mínimo 6 lápis. O lápis de cor contém cera, que também queima bem. Compre, e carregue em sua mochila, uma caixa de lápis de cor, pra garantir uma boa quantidade, e porquê são vendidos em embalagem com meia dúzia, uma dúzia, ou duas dúzias.

 

Se você preferir, faça o teste antes de ir acampar/praticar bushcraft, afim de confirmar a eficiência da palha de lápis.

Serragem de madeira, encontrada em marcenarias, também é eficiente para iniar fogo.

 

* O pó de serra é bom para queimar e usar como repelente de insetos voadores; a sua queima, em brasa, é lenta e contínua, e solta uma fumacinha constante no ar, repelindo os insetos. Funciona melhor em ambiente fechado. Pode usar dentro da barraca de camping para expulsar os insetos. O inconveniente é que tudo dentro da barraca, inclusive as roupas e o saco de doemir, fica com cheiro de fumaça.

Use uma latinha de conserva (vazia e limpa) para acondicionar o pó. Acenda com fósforo ou isqueiro ou coloque uma brasa viva sobre o pó de serra; a sua queima dura muitas horas seguidas.

Você pode pedir serragem e pó de serra em marcenaria. Estes materiais são descartados pelos marceneiros e posto no lixo.

O pó de serra serve para transportar fogo, em brasa, acondicionado em um vasilhame industrializado ou colhido na natureza e improvisado como transportador.

 

IMPORTANTE: o pó de serra, a serragem, a palha de lápis e a palha de aço não podem ficar úmidos. Guarde-os em sacos plásticos e vede bem, principalmente se estiver acampando em selva com alto índice de umidade relativa do ar; em meio à neblina e durante períodos de chuvas.

 

* Outra dica:

Aquela folha fininha de madeira que se solta de compensados e móveis velhos são exelentes para iniciar fogo/fogueira. Você pode levar uma boa quantidade na sua bagagem/mochila, colocados dentro de sacolinhas plásticas, ou de saco lixo supermercados, ou em saco/embalagem (vazia) de arroz, de modo a vedar e evitar molhar, caso você "pegue" chuva na trilha. Essas folhas de madeira, para revestimento de móveis, são levíssimas.

 

* Para repelir cobras na área do acampamento enterre em um buraco raso, uma na frente da barraca ou três ou quatro no diâmetro da clareira, pedras de carbureto. Ponha a(s) pedra no buraco raso e cubra com terra fofa. Se a terra estiver muito sêca molhe-a com 50 ml de água. Se a terra estiver úmida não é necessário molhar. A umidade em contato com a pedra de carbureto provocará uma reação química. Nessa reação a pedra solta um gás do qual as cobras não suporta o cheiro. De longe elas farejam, e se afastam. Pedras de carbureto são vendidas por kg (kilo gramas) em lojas de auto peças e de tintas automotivas.

 

* Relembrando:

Todo material usado para fazer fogo deve estar seco. Embrulhe em sacos plásticos de modo a não permitir infiltração de água/umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

 

... é bom ter estes ítens: lápis e apontador de lápis, palha de aço além de isqueiro e caixas de fósforos na sua bagagem de camping. Aconselho levar dois apontadores de lápis (um de reserva) e no mínimo 6 lápis, de preferência de cor, por conter cera, que também queima bem. Compre uma caixa de lápis de cor, pra garantir. Tem embalagem com meia dúzia, uma dúzia, ou duas dúzias.

...

*O pó de serra, a serragem, a palha de lápis e a palha de aço não podem ficar úmidos. Guarde-os em sacos plásticos e vede bem, principalmente se estiver acampando em selva com alto índice de umidade relativa do ar; em meio à neblina e durante períodos de chuvas.

 

Irmão... uma técnica para produzir ninho na mata, para iniciar fogo, é a raspagem.

Vc pode raspar a lâmina da faca/facão no sentido da madeira, com a lâmina num ângulo de 90º.

Isso irá produzir fias tiras de fibra, que acendem não só com isqueiro, mas tbm com faíscas.

Quanto menos força vc aplicar na lâmina, mais finas as fitas de madeira ficam.

E mesmo com chuva, não é um problema. Pois os galhos ou troncos mortos, se tiverem um bom diâmetro, continuam secos por dentro, mesmo que a chuva tenha molhado sua superfície... então é só rachar e fazer a raspagem de dentro pra fora.

 

* Para repelir cobras na área do acampamento enterre em um buraco raso, uma na frente da barraca ou três ou quatro no diâmetro da clareira, pedras de carbureto. Ponha a(s) pedra no buraco raso e cubra com terra fofa. Se a terra estiver muito sêca molhe-a com 50 ml de água. Se a terra estiver úmida não é necessário molhar. A umidade em contato com a pedra de carbureto provocará uma reação química. Nessa reação a pedra solta um gás do qual as cobras não suporta o cheiro. De longe elas farejam, e se afastam. Pedras de carbureto são vendidas por kg (kilo gramas) em lojas de auto peças e de tintas automotivas.

 

CUIDADO!!!!!

Isso eu não recomendaria. O gás liberado pela pedra de carbureto quando em contato com água, é altamente inflamável, além de tóxico.

Não é só as cobras que evitam esse gás, mas qualquer animal que possua um bom faro, pois ele é venenoso.

Por favor, pela sua saúde, não utilize mais isso...

Ah... esse gás além de inflamável, é explosivo. Então o risco de sua barraca levantar voo é muito grande se ele entrar em contato com uma brasa estalando na fogueira ou até uma faísca entre pedras que vc chutou por acidente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agradeço pelo seu conselho, pica pau, sobre o risco de gás do carbureto.

Sei dos riscos do uso de combustíveis voláteis.

Propus usar pedras de carbureto como repelente em pequenas quantidades em terreno aberto. O vento espalha o gas em todas as direções. E por ser usado ao ar livre não haverá concentração de gás por armazenamento, com ocorre em ambientes fechados, onde a dispersão do gas não ocorre. Os animais farejam em pequenas quantidades as moléculas que contém o mínimo de odor.

Exemplo: o tubarão fareja uma gota de sangue na água à 1 km de distância.

Em um documentário que assisti na tv, um homem perdeu um cachorro em uma cidade, nos Estados Unidos. Procurou pelo animal mas não o encontrou. Então o homem retornou para sua casa, sem o cachorro. As duas cidades, onde o cachorro se perdeu de seu tutor, e a outra onde o homem mora, situam-se à uma distância de 500 km.

Passado 5 meses o cachorro conseguiu voltar prá casa de seu dono. Mas como? O cão farejou o seu dono e a sua moradia.

Nos oceanos os predadores farejam suas prêsas à muitos quilômetros de distância.

 

Para que os gases inflamáveis e tóxicos prejudiquem a saúde do humana a curto prazo, é necessário uma quantidade substancial na atmosfera local. Há quer ter concentração considerável de modo que surta efeito. Algumas pedrinhas de carbureto esparsas na área do acampamento (não dentro da barraca, ou em grutas e cavernas) creio não ser fator de risco desde que o ambiente seja arejado.

Nós inalamos gases tóxicos diariamente, expelidos pelos escapamentos de automóveis e de chaminés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...