Ir para conteúdo

ITABORAÍ/RJ - Voo de balão (relato)


Posts Recomendados

  • Membros

15 de Maio. Em meio a correria do trabalho no mês de celebração do aniversário de emancipação de Itaboraí, que neste ano fez 181 anos, eu, como assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, fui convocado a fazer a matéria do Festival de Balonismo, evento que pela primeira vez ocorreria na cidade, com a participação dos melhores pilotos do país, que se preparavam para o Mundial da categoria, que viria a ser disputado no último mês de Julho, em Rio Claro-SP.

 

IMG_20140515_164135.jpg

 

Comecei com minhas obrigações trabalhistas, apurando a modalidade e buscando o máximo de informação possível. Descobri que o balonismo é um esporte aeronáutico, onde o balão é considerado uma aeronave com uma matrícula registrada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu piloto deve ter habilitação especial. O objetivo das competições é alcançar alvos pré-determinados e realizar provas verticais sob orientação de GPS, instalado em todas as aeronaves.

 

Já ciente do esporte e com os dados em mãos, fui convidado pelo piloto Antônio Lourenço, um dos organizadores do evento, a voar. Juro que não queria aceitar, pois não gosto de misturar trabalho com lazer. Mas ele insistiu até para que eu pudesse embasar melhor a matéria, após ter tido a experiência completa. E lá eu fui.

 

Meu piloto foi o Lupercio Lima, que viria a ser o vice-campeão do Mundial 2014. Lupercio vive de balonismo há mais de 25 anos, competindo, realizando vôos de exibição, alugando equipamentos e cedendo seu trabalho para emissoras de televisão, sendo a referência sempre que elas necessitam.

 

lupercio_lima_1.jpg

 

Decolamos por volta das 4 horas da tarde. Saímos da antiga Arena de Eventos, no Rio Várzea, com destino a onde o vento levasse. É que o piloto tem o controle total da subida e descida, mas não se pode dizer o mesmo da direção, que depende muito da direção para qual o ar resolve soprar.

 

Para mim, que tenho medo de altura, confesso que sair do chão não foi nada tranquilo. Estou toda hora pegando aviões para um lado e para o outro, mas ser levado ao céu dentro de um "cesto de vime" não me parecia tranquilizador.

 

Nos primeiros 10 minutos, quando via o chão ficando longe e as pessoas miúdas, fiquei agarrado às bordas do cesto. Mas logo comecei a conversar com Lupercio e, à medida em que subíamos, ficava mais à vontade.

 

A paisagem, como vocês podem ver, é deslumbrante. Nunca havia visto a cidade na qual fui criado por esses ângulos. A pracinha, o Alzirão, o Comperj e, claro, minha casa, que fiquei feliz em localizar (até por me sentir enxergando muito bem).

 

Lá de cima, uma "tecnologia" interessante: creme de barbear. Juro que nunca imaginei que balonistas usavam aquilo para ajudar a medirem a direção e intensidade do vento.

 

Um voo comum de um balão de competição, como o que eu estava, só tem capacidade para levar, no máximo, duas pessoas. E tem combustível para três horas. A primeira é de voo livre. A segunda, ao se encerrar, o balonista deve descer, tendo a terceira hora de reserva para utilização em caso de emergência. Desta última não precisamos, e chegou a hora de descer.

 

IMG_20140515_171310.jpg

 

Foi em uma fazenda no Joaquim de Oliveira que nos aproximamos para pousar. Bem na hora que eu finalizava meu curto vídeo. E, conforme a aeronave se aproximava do solo, Lupercio repetia para eu me segurar no cesto. Juro que pensei que o pouso seria mais tranquilo. Na verdade, não é tanto. Você dá dois quiques no chão, sendo o primeiro para amortecer e, só no segundo, para se fixar no solo. Mas nada que impeça qualquer criança de voar, principalmente com um piloto tão experiente.

 

---------

 

Mais fotos em: http://barcadaideia.blogspot.com.br/2014/08/itaborairj-voo-de-balao.html

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...