Ir para conteúdo

De Curitiba a Buenos Aires de Tornado


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Já usei o Mochileiros como fonte de informações para a minha primeira viagem, junto com o Guia do Mochileiro Independente na AS. Tirei desses dois 95% das informações para uma viagem de 43 dias por Bolívia, Peru e Chile no começo de 2012, com um amigo da faculdade. Não pude completar o objetivo naquela oportunidade, que era atravessar a Argentina e o Uruguai, por falta de tempo e dinheiro.

 

Com o mesmo amigo, surgiu a ideia de um mochilão mais tranquilo, de 15 dias, de Curitiba a Buenos Aires. Porém, agora tenho uma Tornado 250cc, e gostaria de saber as possibilidades de viajar com ela. Procuro principalmente dicas e informações indispensáveis, dado que estou recolhendo as que já estão disponíveis no fórum.

 

250 cc é suficiente?

O custo com gasolina fica alto?

Vale a pena dormir em barraca?

De quais documentos preciso?

Quais os riscos com a polícia, principalmente em relação à corrupção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Krevit

 

O mochileiros também é minha principal fonte de informações nas minhas Trip.

Vou responder algumas das suas perguntas de acordo com as informações básicas em seu post.

 

Vamos lá.

 

250 cc é suficientes?

 

Você dará voltas ao mundo até mesmo com uma cinquentinha.

Porem a 250 é perfeita, você conseguira manter-se no Fluxo e com torque suficiente para algumas ultrapassagens.

Eu mesmo já viajei Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai com uma Tornado.

Respondendo tua pergunta, é suficiente sim?

 

1258627847714

 

A quase quinze anos atras e a Tornado já mostrava seu valor em Rutas Argentinas.

 

P1090268.JPG

 

Região do Rio Braço logo depois de descer a Serra do Corvo Branco.

 

Na foto acima mais uma prova que a 250 é suficiente sim, esta Lander já me levou para os quatros cantos do Brasil.

 

O Custo com gasolina fica alto?

 

A Tornado não é muito econômica, principalmente se considerar o peso extra do Garupa,

acredito numa media de consumo entre os 18 a 22 km por litro.

Curitiba a Buenos Aires mais ou menos 2000 km, calculo que tu vá gastar uma media de 90 litros de gasolina somente na ida.

Lembrando que numa viagem dessas você tenha que considerar outros custos, tais como Troca de óleo, Lubrificação da Transmissão,.

Mesmo assim levando em consideração o prazer em viajar de moto o custo é baixo, vale a pena. mais em conta somente se viajar de carona.

 

Vale a pena dormir em barraca?

 

Se você considerar somente a sensação de aventura fazendo uma Trip em que você possa acampar, preparar teu café e teu rango ao longo do caminho,

te digo logo de cara que vale a pena!! estas coisas para quem tem espirito aventureiro dão muita satisfação.

Porem, viajar de Moto e acampar não é fácil, imagine viajar o dia todo, as vezes com sol escaldante, outras vezes chovendo e frio,ai quando chegar desmontar a tralhas armar barraca, e depois no outro dia refazer tudo e seguir viagem, não compensa o tempo perdido. Te digo por experiencia que é muito mais comodo ficar em hotéis, albergues, ou pousadas, nada como chegar cansado tomar um banho descansar um pouco e depois sair para curtir os lugares.

Uma dica legal é a Hospedagem colaborativa, se inscreva para nos Sites tais como http://couchsurfing.com.br/ para receber e ser recebido, conheço vários amigos que tem economizado com hospedagem se valendo destas facilidades, No meio Motociclista também existe algo expecifico para Motociclistas em viagens eu mesmo já me hospedei em algumas tocas, um ex legal é La Posta del Viajero en Moto, Azul, Argentina, pesquise que você encontrara muita outras parecidas la fora e aqui no Brasil.

 

Agora te digo em alguns casos não existem hospedagem melhor que esta das fotos abaixo.

 

DSCN1840.JPG

 

DSCN1845.JPG

 

De quais documentos preciso?

 

Para Argentina você consegue toda informação sobre documentos para você e para o veiculo neste Site:

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/argentina

 

Quais os riscos com a polícia, principalmente em relação à corrupção?

 

Em relação a corrupção dos policiais argentinos, Não esquente você já esta familiarizado com os policiais Brasileiros, é a mesma coisa!

Se você não for pego cometendo alguma infração dificilmente vão arrancar alguma coisa de ti... Porem se for pego por ex. ultrapassando em faixa dupla, acima da velocidade permitida, se prepare vão querer algum. A melhor forma se se proteger desses que agem assim tanto lá quanto aqui é obedecendo rigorosamente as leis do Transito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado Saulo!

 

Em relação à documentação só preciso do Seguro e da PID, acho.

Vou aceitar tua recomendação sobre as barracas e dormir em hostéis mesmo, até porque estarei com garupa, e o espaço fica ainda menor. Eu não sei porque, e provavelmente é inexperiência aliada à personalidade, mas eu ainda tenho um pé atrás com couchsurfing, mesmo com muita gente dizendo que vale à pena.

 

Muito fodas as fotos, mas a primeira e a última são especialmente fenomenais.

 

Conhece algum site para dicas sobre moto? Tenho a minha há mais de um ano, mas no que diz respeito a mecânica não entendo absolutamente NADA. hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Krevit

 

Em relação aos documentos para Argentina, alguns documentos são indispensáveis.

. Identidade Original dentro do prazo de validade ou Passaporte.

. Documento do Veiculo em nome do condutor, se o veiculo for financiado e não estiver quitado, tu vais precisar de uma autorização da financeira.

. Seguro Carta Verde para Moto, este você pode fazer na Fronteira R$ 30,00

 

.PID não é necessário para Argentina.

 

Couchsurfing, também nunca utilizei, porem meu filho já utilizou varias vezes, Já ficou hospedado no Chile, Colômbia, entre outros, e também já recebeu em casa,

Franceses, Americanos, Chilenos, Colombianos e até Malaios Funciona sim,, tomando os cuidados é só se permitir.

 

Como sua Moto é uma Tornado, te indico o Tornadeiros, inclusive lá alem de fazer amigos, vai conseguir dicas de viagens e principalmente as dicas de manutenção da Moto.

http://www.tornadeiros.com.br/forum/indice

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...