Ir para conteúdo

Barracas de uso militar


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Riccelli!

 

Fui militar por quase 4 anos e nunca tive contato com modelos do tipo iglu ou similares (pequenas) em uso pelo Exército Brasileiro. Usam-se muitas vezes apenas lonas leves para bivacar em deslocamentos à pé, presas no chão ou em árvores. Em acampamentos de maior porte são usadas as tradicionais (e pesadíssimas, mais de 80Kg!) barracas de lona (vide foto), capazes de acomodar bem até 15 homens, dependendo do arranjo da unidade/equipamentos e são péssimas de montar. Estas costumávamos montar em 3 ou 4 homens, com prática, em 40 minutos... A impermeabilidade deixava muito a desejar. Lembro-me de várias ocasiões ela goteirar no teto mesmo com chuvas leves, especialmente na área próximo das varetas de sustentação do telhado, onde costumava empoçar água. Creio que o problema era a falta de reaplicação de impermeabilizante, material que também nunca vi em uso no EB... Nas tropas de selva sei que são usadas redes com mosquiteiro, similares ao modelo da foto abaixo. Fora essas, desconheço outros modelos...

 

 

20110201030520.jpg

 

20110201030553.jpg

 

20110201030614.jpg

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Esta última foto, da rede com telhado e mosquiteiro, é a melhor coisa para acampar!

 

Estas barracas militares das fotos acima são barracas para intendência e são totalmente ultrapassadas!

 

Na verdade permanecer dentro de uma varraca destas no teatro de operações é suicídio, estas barracas são excelentes alvos para a artilharia inimiga, especialmente morteiros.

 

Além do mais, mesmo para mera instrução em tempos de paz, são pesadas, difíceis de montar e na maioria das vezes inúteis em caso de chuva forte, até porque, como foi relatado pelo colega no comentário anterior, pela falta de impermeabilizante do tipo Scothgard.

 

Barracas atraem ursos (somente nos EUA, rsrsrsrs), atraem formigas, lobos, cachorros, ladrões, consomem tempo para montar e desmontar.

 

Redes com sobreteto e tela são fáceis de montar e desmontar, são leves, não apresentam problemas com enxurradas nem com animais rastejantes, tais como ofídios (cascaveis, sucuris, etc) e aracnídeos (aranha marrom, escorpiões, etc).

 

Pensem nisto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Meu caro Guaxinim,

 

 

Barraca sob fogo, especialmente em campo aberto é bucha na certa, seja qual for o tipo de artilharia ou mesmo fogo de metralha... É por isso que em utilização militar as barracas geralmente só são usadas em áreas de retaguarda, para apoio, longe do fogo inimigo, nunca no front, onde o mais comum para os soldados é o bivaque.

 

De qualquer forma concordo que os modelos mostrados são realmente ultrapassados, pesados, demorados de montar, pouco práticos, mas bastante robustos, e creio que esse seja o principal requisito operacional para este tipo de equipamento. Afinal vi no EB barracas com mais de 30 anos de fabricação em plenas condições de uso, descontado o detalhe da impermeabilização deficiente. Lembrando ainda que o objetivo daquelas imagens foi apenas de mostrar o tipo de "barraca" que geralmente se usa no ambiente militar, sem entrar em considerações de ordem tática ou recomendando o seu uso.

 

Voltando para a nossa realidade, no camping selvagem para suporte às nossas atividades outdoor, a barraca nos oferece o maior nível de proteção e conforto. Discordo que as barracas atraiam animais ou insetos, a não ser que você cozinhe na porta ou dentro delas, pois a comida (cheiro) é que atrai estes bichos.

 

Por óbvio, não é sempre que o uso de uma barraca é recomendável ou até mesmo possível, assim como a rede. Cada uma tem sua aplicação. Há situações de pernoite em mata fechada, por exemplo, que inviabilizam totalmente o uso de uma barraca por conta do terreno e vegetação (inclinação do terreno, presença de muitas raízes, vegetação muito densa, etc) e aí o uso da rede é a melhor (ou até a única) alternativa. Obviamente a rede deve oferecer proteção mínima contra chuva e insetos (rede com sobreteto e tela mosquiteira - como a da foto do meu post anterior, modelo usado pelo CIGS do Exército Brasileiro). O inverso também ocorre. Da mesma forma, numa montanha ou em campos de vegetação rasteira a utilização rede geralmente fica prejudicada por falta de pontos de fixação.

 

Como sempre, resumindo a ópera, de acordo com o tipo de terreno e vegetação, temos situações com exigências variadas que exigem equipamentos diferentes, adequados a cada uma delas. Não existe um só equipamento que se adapte bem a todas as situações.

 

Outra coisa: para montar corretamente uma rede com mosquiteira e sobreteto também se gasta tempo, às vezes maior do que para montar uma barraca. Vai depender, entre outras coisas, da prática e do terreno/vegetação do local.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...