Ir para conteúdo

Comparação: fitz roy 75+15l x Cargueira 85l


Posts Recomendados

  • Membros

Oi galera eu estou comprando a minha primeira mochila, minha intenção é fazer um mochilão no Brasil/Peru e algumas trilhas.

Fiquei MUITO indeciso entre esses dois modelos: (Não tenho como prová-los)

 

http://www.altoestilo.com/site/cargueira

 

http://www.conquistamontanhismo.com.br/catalogo_detalhe.asp?idPublicacao=13

 

Sem levar muito em consideração as marcas, qual modelo é melhor (no sentido de materias, conforto, formato, resistência...)?

 

Agradeço qualquer ajuda

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Lucas!

 

Conheço as duas mochilas que citou. Já tive uma Conquista Cerro Torre (60+10) - praticamente igual à Fitz Roy 75+15 e já provei a Cargueira M12 da Alto Estilo (ambas aqui de Curitiba, por sinal). Sem dúvida são excelentes opções de cargueira porém vou a minha opinião, baseada no meu uso (Conquista) e percepções (caso da Alto Estilo):

 

1. Conquista Fitz Roy:

Perde da Alto Estilo no quesito conforto das alças, especialmente para pessoas de maior estatura. A parte acolchoada das alças é um tanto curta e estreita em sua porção final, "pegando" um pouco na cava dos ombros, mesmo na regulagem máxima, o que é um pouco desagradável com peso elevado nas costas, especialmente em trilhas onde se precisa subir e descer pedras ou escalaminhar. Mesmo assim não é uma mochila desconfortável, pelo contrário. Perde também na barrigueira, que poderia ser um pouco mais larga na região do ilíaco. Outra coisa é a sua litragem: apesar de indicar 75+15 não parece ter essa capacidade, pois se comparada com outras mochilas de litragem menor ela perde em volume útil...

 

Ganha da Alto Estilo no quesito peso (é cerca de 300g mais leve) e sua largura nas costas é menor, tornando-se mais "esguia" o que pode ser legal em trilhas mais fechadas ou com muito mato por reduzir a possibilidade de se enroscar. Ainda que os bolsos laterais elásticos não sejam uma unanimidade (e os da Conquista também não sejam nenhuma maravilha) eles existem, ao contrário da mochila da Alto Estilo. Neles se pode carregar uma armação de barraca externamente à mochila ou acomodar garrafas de água, isolante, etc...

 

2. Alto Estilo Cargueira M12:

Ganha da Conquista nas alças, mais largas e com melhor acolchoamento, além de acolchoamento um pouco mais longo, o que proporciona mais conforto nos braços/ombros, especialmente para pessoas de maior estatura. A barrigueira também é melhor. Sua litragem é muito boa e ampla, superior a alguns modelos que dizem ter 80-85 litros. O material de sua construção também é muito bom. Ganha também no preço, já que no mercado dificilmente se acha a Conquista Fitz Roy por menos de R$ 450,00...

 

Perde da Conquista no quesito peso (cerca de 2,5 Kg contra 2,2 Kg aproximadamente) e pela ausência de bolsos laterais elásticos, úteis para acomodar garrafas de água e outras coisas.

 

As duas possuem armação interna em alumínio, visando distribuir melhor o peso carregado na mochila. No geral ambas são boas aquisições. Se EU fosse escolher uma delas hoje preferiria a Cargueira M12 da Alto Estilo, pelos pontos citados, especialmente pela questão das alças e barrigueira.

 

Abraço e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Olá Lucas!

Conheço as duas mochilas que citou. Já tive uma Conquista Cerro Torre (60+10) - praticamente igual à Fitz Roy 75+15 e já provei a Cargueira M12 da Alto Estilo (ambas aqui de Curitiba, por sinal). Sem dúvida são excelentes opções de cargueira porém vou a minha opinião, baseada no meu uso (Conquista) e percepções (caso da Alto Estilo):

 

1. Conquista Fitz Roy:

Perde da Alto Estilo no quesito conforto das alças, especialmente para pessoas de maior estatura...

...

 

2. Alto Estilo Cargueira M12:

Ganha da Conquista nas alças, mais largas e com melhor acolchoamento, além de acolchoamento um pouco mais longo, o que proporciona mais conforto nos braços/ombros, especialmente para pessoas de maior estatura.

Abraço e espero ter ajudado.

 

Grande gvogetta! muito bom seus comentários. O fator "altura da pessoa" é super importante. E o fator "quantos QUILOS", também. Uma boa mochila de mesma litragem está preparada para 15 kilos confortáveis, e outra mochila de mesma litragem, está preparada para 30 kilos. Se colocar 30 QUILOS na primeira, vai ser um martírio nos ombros, a barrigueira não funciona, etc.

 

Aprendi isto no treinamento para ir para TDP. A então confortável Conquista Alpina 77, que meu filho (1,81 metro de estatura), usava feliz com 15 kilos, com 25 kilos virou um martírio nos ombros, sem regulagem nos ombros ( para sua altura). A barrigueira super apertada não resolveu como antes. Todas as regulagens possíveis não adiantava. No kilometro 15 tivemos que esvaziar todas as garrafas de água que serviam de lastro. Fizemos 21 km de treino... Ele sofreu nos ombros...

 

No forum "equinox", fiz um comentário, e Ogum respondeu.

link mochilas-equinox-t11172-30.html#p644864 pag. 3

 

Agora com suas observações, já sei que comprarei a "M12 Mochila Cargueira 85L" da Alto Estilo. Alías, as fábricas do Sul estão de parabéns. Diante das observações e comentários, não vejo razão de comprar uma "super" Deuter Air contact, super pesada (3,3 kg) e muito mais cara (quase mil pratas), enquanto a super acolchoada M12 está na faixa de 420 reais, e mais leve, 2460g...

Valeu !!!

(Fica aí o alerta de ver também qual o peso vai levar..., qual a estatura do carregador, quais regulagens para isto...).

 

E NADA substitui a simulação do que vc vai fazer !!!

Meu filho, super forte, 20 anos, preparando na Academia todo dia (step, etc ) não queria fazer o simulado de ontem. Foi a salvação ter ido... Senão teria o martírio de 10 dias em TDP, ::hãã:: , ou voltar antes da hora... :cry:

abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá André!

 

Realmente fundamental a questão estatura x peso... Foi assim que percebi, com o uso, que a minha Conquista Cerro Torre não era tão confortável como eu a via. Foi colocar mais peso e o conforto desaparecer justamente pela questão regulagens e material das alças... Lembrar também que nada substitui a prova "ao vivo" da mochila. Experimentar o modelo pretendido, na loja e com algum peso antes de comprar geralmente poupa tempo e muitos problemas.

 

Chegou a ir ver pessoalmente a M12? Conversa com o pessoal da fábrica, eles são bem acessíveis. Nas lojas daqui estão difíceis de achar pronta entrega.

 

Excelente sua idéia de preparar-se usando as mochilas no peso máximo. Assim, no extremo de peso, realmente se percebe o que é confortável ou não. Excelentes dicas!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...